Acompanhar as novidades do Facebook é essencial para estar antenado na evolução das redes e tendências do mercado.
O problema é que o social media passa um perrengue para se manter informado.
Tem que acessar blogs da área, seguir profissionais de marketing digital nas redes sociais, ler o blog do Facebook, percorrer um labirinto infinito até descobrir o que o Mark Zuckerberg está trazendo de novidades.
A gente entende a sua dor e por isso que criamos este post.
Aqui vamos reunir as principais notícias sobre a rede social e atualizar o texto sempre que tiver novidade. Então, dá uma passadinha aqui sempre que puder para ficar em dia! 😉
Novidades do Facebook em 2022
2022 está sendo um ano de muitas reviravoltas no mundo das redes sociais, o Facebook perdeu usuários pela primeira vez em 18 anos
Mas a rede não deixou de lançar algumas funcionalidades até o momento. Veja agora quais são as principais delas!
Facebook agora tem avatares 3D no Brasil
Essa função foi anunciada maio no Meta Summite Latam.
Será permitido criar seu próprio avatar 3d personalizado pela rede e utilizá-la nas postagens.
É possível customizar tom de pele, cabelo, roupas e acessórios. E com essas imagens 3d você pode criar figurinhas, comentários, fotos de perfil e muito mais.
A iniciativa vem de uma necessidade de representação virtual após a ascensão do metaverso e já tem até uma loja virtual para roupas.
O nome da loja é Meta Avatars Store e já conta com algumas marcas como Balanciaga.
Facebook lança Reels
O Facebook Reels chegou após a criação do Instagram Reels, ambos surgiram para competir com o Tik Tok, que foi pioneiro na viralização de vídeos curtos.
Diferente do app vizinho que já tem possibilidade de criação de vídeos com até 3 minutos, o Facebook Reels permite apenas postagem de vídeos com até 60 segundos.
No geral, este formato vem mostrando que tem grande poder para gerar conexão, dinamismo e inovação para a comunicação nas redes e para o marketing digital.
Encerramento de podcasts e áudio
Em 2021, o Facebook lançou o Soundbite e Live Audio Rooms, recursos de áudios curtos e podcats para competir com a ascensão do ClubHouse e outras redes durante a pandemia.
O formato não teve a aderência do público e por isso, o Facebook descontinuou este recurso e encerrou os investimentos em formatos focados em áudio.
Publicação anônima em grupos
Inspirado em um site de fóruns, o Facebook lançou um recurso para publicações anônimas em grupos.
A funcionalidade garante que a pessoa não seja identificada na publicação, mas precisa passar pela avaliação dos administradores do grupo para que seja postada.
Novidades do Facebook em 2021
Rolou muita coisa nova na rede social do tio Mark Zuckerberg em 2021.
Dá uma olhada no compilado que fizemos sobre nas atualizações do ano passado!
Facebook lançou novo design das páginas comerciais
Logo no início do ano de 2021, o Facebook anunciou uma mudança no design das páginas.
O objetivo era que o layout fosse mais intuitivo e fácil de navegar.
Se liga nas alterações que foram feitas:
- acesso a Insights e notificações mais simples e relevantes sobre a audiência;
- modificações nas publicações, que agora podem ter o formato de FAQ, com perguntas e respostas;
- flexibilização do gerenciamento de páginas. Agora, é possível conceder acesso total ou parcial a outras pessoas, para que ajudem a gerenciar a página;
- facilidade para transitar entre a página e o perfil pessoal;
- desenvolvimento de um feed de notícias dedicado para que os moderadores possam criar conversas, acompanhar assuntos relevantes e interagir com outras páginas e fãs.
Facebook disponibilizou novas integrações do Oculus Quest com o Messenger
EEm 2014 o Facebook comprou a Oculus, empresa de realidade virtual, e afirmou que, aos poucos, a plataforma se integraria à ede social.
Essa previsão tem se concretizado e a companhia de Mark Zuckerberg anunciou algumas novidades para quem tem os óculos Quest 1 e Quest 2.
Os usuários que fizerem login na plataforma Oculus usando a conta do Facebook têm acesso a uma experiência diferenciada.
Agora, é possível conversar com qualquer amigo no Messenger (mesmo que ele não tenha o serviço da Oculus) usando os óculos de VR, digitar em um teclado virtual ou usar a função para transformar texto em fala.
Caso todos os participantes do chat estiverem usando os óculos, é possível criar uma Oculus Party, uma sala privada para que todos joguem juntos. Chique, né?
Facebook otimizou descrições de fotos para usuários com deficiência visual
Com o objetivo de tornar a rede social mais inclusiva, o Facebook fez atualizações no recurso de Alt Text Automático para otimizar as descrições dos posts.
Com a novidade, a ferramenta de inteligência artificial usada pela plataforma está mais robusta e consegue descrever as imagens em som de forma mais específica, oferecendo mais detalhes sobre o cenário e a composição das fotos.
Essa medida fará com que usuários com deficiência visual tenham uma melhor experiência no Facebook, independentemente de usarem a versão para desktop ou mobile.
Facebook fez integração entre o Messenger e o Direct do Instagram
Tudo junto e misturado! Com a integração do Messenger ao Direct do Instagram, os usuários podem trocar mensagens e participar de videochamadas com amigos das duas redes sociais, usando qualquer um dos aplicativos.
A novidade também acompanhou novos recursos, e existe a possibilidade de:
- criar e enviar figurinhas de selfies em uma conversa;
- responder a mensagens específicas, como acontece no WhatsApp;
- enviar mensagens com efeitos animados;
- definir quem pode ou não enviar mensagens diretamente para você;
- usar o modo temporário, que deleta a mensagem do chat assim que ela é visualizada pelo contato;
- usar a função “Assistir Juntos” durante uma chamada de vídeo. O recurso sincroniza vídeos do Facebook Watch, IGTV, Reels e programas de TV, permitindo que amigos acompanhem juntos em tempo real.
A atualização acontece de forma automática para todos os usuários do Facebook.
Facebook liberou atualizações na monetização de vídeos, Stories e lives
O Facebook permite que todos os tipos de vídeo gerem receita dentro da plataforma.
A atualização vale para influenciadores digitais, empresas de diversos portes, gamers, instituições culturais e outros segmentos.
Em vídeos curtos, com até um minuto de duração, os anúncios são inseridos aos 30 segundos da reprodução. Vídeos mais longos, com 3 minutos ou mais, têm a publicidade exibida nos primeiros 45 segundos do conteúdo.
A plataforma também alterou os critérios para que os usuários tenham acesso à monetização. Agora, as páginas precisam ter 600 mil minutos totais de visualização nos últimos dois meses e 5 ou mais uploads de vídeo ativos ou lives gravadas previamente.
Facebook lançou medidas para tornar os grupos mais seguros
Para diminuir a disseminação de conteúdo prejudicial, como incitação ao ódio e as fake news, foram iniciadas diversas medidas para tornar os grupos do Facebook mais seguros.
Grupos que frequentemente violarem as regras da comunidade serão excluídos permanentemente, e aqueles potencialmente prejudiciais não serão recomendados aos usuários, para que menos pessoas os descubram.
Além disso, quando alguém estiver prestes a ingressar em um grupo que viola os padrões da rede social, o Facebook exibirá um aviso informando sobre as práticas daquela comunidade, para que o usuário possa repensar se deseja ou não participar.
Em relação aos membros que fizerem comentários ou postagens que vão contra as regras, o Facebook informou que vai impedir que o usuário poste ou comente por um determinado tempo em qualquer grupo. Os infratores também não poderão criar grupos na plataforma.
Facebook criou ações para incentivar a vacinação contra o Coronavírus
O Facebook implementou uma campanha global para conscientizar e incentivar a população a se vacinar contra a covid-19.
No Instagram e no Facebook, por exemplo, existe uma central de informação sobre o coronavírus em que é possível acessar atualizações e dicas de prevenção à doença.
Em posts sobre covid e vacinação são adicionadas, automaticamente, tarjas brancas que direcionam o usuário para mais informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nos Estados Unidos, a plataforma também lançou uma ferramenta no feed de notícias que, por meio de uma pesquisa rápida, permite que o usuário saiba quando e onde ele pode se vacinar.
Facebook liberou novidades no feed de notícias
A rede social lançou duas atualizações no feed de notícias que darão aos usuários um maior controle sobre suas contas.
Agora, é possível visualizar os posts em ordem cronológica, fugindo do padrão definido pelo algoritmo do Facebook. Para ativar a função, basta acessar o menu de configurações, no aplicativo, e selecionar “Mais recentes”.
Outra novidade é a possibilidade de gerenciar comentários, que dá ao usuário mais controle sobre quem comenta seus posts públicos.
Funciona assim: no menu do post, clique nos três pontinhos e selecione suas preferências. As opções variam entre “Todos”, “Apenas Amigos” e “Perfis e páginas marcados”.
Facebook lançou ferramentas para administração de grupos
Para facilitar e otimizar a moderação de comunidades dentro da plataforma, o Facebook lançou algumas ferramentas.
Um novo sistema, chamado de “alerta de conflitos”, usa inteligência de máquina para identificar discussões tóxicas nos grupos, notificando as ocorrências aos administradores.
O moderador também pode limitar temporariamente o número de postagens dos membros, diminuindo o ritmo das conversas em momentos em que se sinta sobrecarregado e impossibilitado de acompanhar os comentários.
Além disso, é possível restringir comentários de determinados usuários, filtrar conteúdo promocional, proibir a divulgação de certos links e acessar uma página de resumo sobre cada membro do grupo e suas atividades. Demais, né?
Facebook criou medidas que penalizam contas que propagam fake news
O Facebook muda a forma como notifica os usuários sobre contas e páginas que publicam conteúdo enganoso. O objetivo é frear a disseminação de notícias falsas na rede social.
Antes, o sistema sinalizava apenas publicações individuais que continham fakes news, mas a novidade é que a plataforma aplicará punições mais severas aos autores que publicarem conteúdos falsos com frequência.
Agora, ao visitarem páginas penalizadas, os usuários são notificados com um aviso explícito, informando que aquela conta compartilha informações falsas. Além disso, tais páginas tem o alcance das publicações reduzido significativamente.
Os autores dos posts são notificados pelo Facebook e a plataforma envia um artigo correspondente ao publicado, mas com as informações corretas. O usuário também será informado sobre as consequências, caso repita a infração.
Facebook lançou Live Audio Rooms, salas de áudio ao vivo
Lançado nos Estados Unidos, o Live Audio Rooms é um recurso de salas de áudio ao vivo no Facebook.
Com a funcionalidade, é possível transmitir áudios em tempo real pelo aplicativo do Facebook.
Não há limites de número de ouvintes e até 50 palestrantes podem falar ao mesmo tempo. Os anfitriões das salas podem convidar pessoas para conversar com eles.
Facebook lançou o Soundbite, plataforma de áudios curtos
Em 2021, o Facebook lançou o Soundbite, uma plataforma de áudios curtos dentro da rede social.
Com o recurso é possível navegar em um feed semelhante ao do TikTok e Reels, que mostrará apenas áudios curtos criados por outros usuários. Os áudios poderão conter, por exemplo, piadas, pílulas motivacionais e pequenas reflexões.
A ideia é que os criadores possam aplicar efeitos sonoros, transcrições e outros recursos em seus conteúdos.
Facebook disponibilizou podcasts dentro da plataforma
Mark Zuckerberg está de olho na ascensão das experiências com áudio na internet. Por isso, o Facebook anunciou que é possível escutar podcasts dentro da rede social.
A ideia é que apresentadores possam vincular seu programa de podcast ao Facebook. Após essa integração, os novos episódios são compartilhados automaticamente em um feed personalizado e aparecerão em uma aba chamada “Podcasts”.
A rede social também permite que os criadores façam pequenos cortes, de até um minuto, para divulgar os episódios na plataforma.
Os usuários podem ouvir os programas sem sair do aplicativo do Facebook e reproduzi-los em segundo plano, enquanto navegam pela rede social.
Principais novidades do Facebook em 2020
Confira, a seguir, a lista das principais novidades anunciadas pela rede social em 2020:
- Lançamento de novos adesivos e efeitos para o mês do orgulho LGBTQ
- Lançamento do próprio sistema de pagamentos no Brasil, o Facebook Pay
- Compra da Giphy e integraração doserviço
- Lançamento para aplicativo de jogos – Twitch
- Lançamento do recurso para comerciantes criarem lojas na rede social
- Lançamento da reação de “força” para expressar empatia na pandemia
- Lançamento da plataforma de videoconferência, o Messenger Rooms
- Lançamento do modo “humor” para Stories
- Facebook lança novo app do Creator Studio
Resumo das principais novidades do Facebook em 2019
Finalizando nossa lista com as novidades do Facebook ao longo dos últimos anos, confira os lançamentos da plataforma em 2019:
- Lançamento dos anúncios de Realidade Aumentada;
- Lançamento dos anúncios nos Stories do Facebook;
- Lançamento dos anúncios reproduzíveis que permitem “testar antes de comprar”;
- Início dos eventos nos Stories do Facebook;
- Lançamento do recurso de recomendações de página;
- Criação das páginas redesenhadas no celular;
- Atualizações das métricas de vídeo;
- Início da venda de ingressos no Facebook com o Eventbrite.
Então, gostou de saber das últimas novidades do Facebook? Saiba que estamos sempre de olho nos anúncios e lançamentos da rede social e vamos trazer as informações para cá sempre que tiver novidade!
Agora, continue lendo o nosso blog! Aqui você sempre vai encontrar conteúdos, dicas e novidades do universo de social media e marketing digital.
Facebook Comments