O Instagram é um fenômeno, não há como negar!
Quando surgiu em 2010, o aplicativo era usado para compartilhar momentos e histórias, como qualquer outra rede social da sua geração.
Mas com o passar dos anos, tornou-se uma das maiores e mais completas plataformas de negócios para marcas, liderando a preferência do público e das empresas.
Ele é um gigante no mundo das mídias sociais e como todo gigante, possui números expressivos: mais de 1 billhão de usuários ativos, 60 milhões de fotos postadas por dia, 1,6 bilhões de curtidas diariamente e um engajamento 15 vezes maior que de outras plataformas.
Esses dados atraíram muitas empresas e profissionais que enxergaram na rede social uma oportunidade para se aproximar do público, expandir sua visibilidade, construir relacionamento e fazer negócios.
Hoje, existem mais de 25 milhões de perfis corporativos no Insta, mais de 2 milhões de anunciantes e 8 a cada 10 usuários seguem alguma marca na rede social.
Não é por acaso que todas essas empresas estão lá: o Instagram oferece muitas oportunidades para elas!
E você, já está aproveitando?
Neste post, vamos te dar um panorama completo e atualizado sobre o Instagram e te ajudar a explorar o melhor dessa rede para fortalecer o poder da sua marca e o relacionamento com a sua comunidade.
Vamos lá?
Afinal, o que é Instagram?
O Instagram é um aplicativo gratuito de compartilhamento de imagens e vídeos. A partir dele, você pode tirar fotos e gravar vídeos, aplicar filtros e compartilhar com os seguidores.
Você também pode adicionar legendas em suas postagens e usar hashtags estratégicas baseadas em localização ou palavra-chave para indexar seus posts e torná-los “pesquisáveis” por outros usuários do aplicativo.
Assim como em outras redes sociais, você pode curtir, comentar e marcar pessoas nas publicações, além de enviar mensagens privadas para usuários por meio do Direct, um dos recursos que mostraremos a seguir.
O Insta não é apenas uma ferramenta para pessoas, mas também para empresas. O aplicativo oferece às empresas a oportunidade de iniciar uma conta comercial gratuita para promover sua marca e produtos.
Os usuários com contas comerciais têm acesso às métricas gratuitas e a opção de criar anúncios para ampliar o alcance das suas publicações.
Sabemos que cada rede social tem um propósito para os negócios, dependendo do perfil de público e das oportunidades que oferece. No caso do Instagram, o propósito principal é o engajamento por meio dos formatos preferidos do público: fotos e vídeos.
História do Instagram
Novos aplicativos e redes sociais surgem a todo o momento. Mas por que, entre eles, o Instagram se destacou tanto? Vamos retomar um pouco da história dessa rede social para entender como ela chegou até aqui.
Em 6 de outubro de 2010, a primeira versão do aplicativo foi lançada, sob o comando dos co-fundadores do Instagram, o norte-americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger.
Apenas no primeiro dia, 25 mil pessoas já se cadastraram na rede. Esse número saltaria para 1 milhão em apenas 2 meses!
Àquela época, o aplicativo era mesmo apenas uma rede social de compartilhamento de fotos. Dizia a sua descrição: “tire uma foto e depois escolha um filtro para transformar sua aparência em uma memória a ser guardada para sempre”.
Era esse o espírito da rede social — visual, simples e instantânea. E isso não mudou. Porém, à medida que a comunidade cresceu, novas funcionalidades foram acrescentadas para melhorar a experiência do usuário.
De olho na popularidade e no potencial do Instagram, Mark Zuckerberg — o criador do Facebook — fez uma proposta. Em 9 de abril de 2012, saiu o anúncio oficial: o Instagram havia sido comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares.
A partir daí, o aplicativo alcançou outro patamar. Zuckerberg seguiu investindo em atualizações e novas funcionalidades — como a publicação de vídeos (junho de 2013), o Boomerang (outubro de 2015), os Stories (agosto de 2016) e o IGTV (junho de 2018). Até a logomarca do Insta mudou!
Mas, mais importante que isso: ele aplicou a inteligência e o modelo de negócios do Facebook para tornar o aplicativo rentável. Dessa forma, o Instagram se transformou em uma plataforma de negócios para as empresas, que podem criar anúncios segmentados para a base de usuários da rede.
Características do Instagram
O Instagram tem algumas características muito particulares, que o diferenciam de outras redes sociais. Entenda quais são elas!
Visual: A regra “uma imagem vale mais que mil palavras” vale mesmo para o Instagram! Isso porque ele é uma rede social essencialmente visual. O texto entra em segundo plano para complementar a imagem, que deve ser encantadora para os seguidores.
Criativo: A criatividade aparece nos filtros das fotos, nos recursos dos Stories, nos emojis, num ângulo diferente, na maneira de contar uma história. O Instagram estimula os conteúdos mais criativos!
Interativo: Você pode interagir por meio de curtidas, comentários, marcações, stickers dos Stories, mensagens diretas, além de explorar novos conteúdos pelas hashtags e por geolocalização.
Móvel: As publicações são feitas, principalmente, em smartphones, que estão sempre junto das pessoas no dia a dia. Mas vale saber: já existem formas eficientes de publicar na rede via desktop.
Atualizado: O Instagram passa por atualizações constantes para melhorar a experiência dos usuários e das empresas na rede.
Primeiros passos na rede: como o Instagram funciona?
Agora que você já entendeu o que é o Instagram e como esta rede social é relevante para as empresas, é hora de saber como participar dela. Vamos ver, então, quais são os primeiros passos — rumo ao sucesso! — que a sua empresa deve dar.
Como criar uma conta no Instagram?
Ainda não tem um perfil no Instagram? Então vamos lá:
Primeiramente, cadastre-se na rede para criar uma conta e escolha um nome de perfil que represente você ou a sua empresa.
O termo que você escolher irá para a URL do perfil, então escolha um nome fácil de lembrar. (Lembrando que você precisará baixar o APP do Instagram, disponível para Android e iOS).
Depois, adicione uma foto de perfil nas medidas 180 x 180px, para conhecer as outras medidas da rede, acesse o nosso guia completo e atualizado com os tamanhos de imagens, vídeos e outros formatos para Instagram.
Adicione também uma descrição na sua biografia. A bio do Instagram é o primeiro contato que o usuário terá com a sua página, ela influencia diretamente na decisão de seguir ou não o seu perfil.
Você ainda pode inserir um link clicável na bio e usá-lo nas suas estratégias de marketing para direcionar os seguidores para outros canais da marca, como site, blog, loja virtual ou outras redes sociais.
Como mudar para um perfil comercial no Instagram?
Faça a mudança para um perfil comercial, se você for uma empresa, influenciador digital ou profissional de outras áreas, como criador de conteúdo, arquiteto, advogado, entre outros.
Uma das principais vantagens de ter um perfil comercial no Insta, é poder acompanhar métricas para entender e otimizar os resultados da sua estratégia na rede social.
Essas métricas te ajudarão a conhecer melhor seu público e, claro, otimizar (ou construir) suas buyer personas.
Entendendo as características do seu público e como ele se comporta, você conseguirá otimizar sua estratégia, investir nos formatos e abordagens que trazem mais resultados e, claro, mudar a rota sempre que for preciso.
Outras vantagens de ter um perfil comercial no Instagram é poder inserir botões interativos com telefone e e-mail da empresa, promover suas publicações diretamente do Instagram e visualizar gráficos e relatórios sobre o seu desempenho.
Para isso, veja nosso post específico sobre o tema e aprenda como mudar o seu perfil pessoal para comercial na prática.
Como conquistar seguidores no Instagram?
Quem não quer seguidores, não é mesmo?
Na vontade de crescer a base rapidamente, muitos caem na armadilha de comprar seguidores. Só que essa prática traz muitos perfis que não têm interesse na sua marca, não interagem com os seus posts ou são seguidores falsos. Sem contar que você ainda pode ser penalizado pela rede.
Então, nem precisamos dizer que essa é uma péssima ideia, né?
Em vez de dar esse tiro no pé, construa a sua base de seguidores conforme as boas práticas da rede.
O Instagram oferece opções de publicidade para aumentar seu alcance rapidamente, mas você também pode crescer organicamente com boas publicações e interações. Neste post temos 7 dicas de como conquistar mais seguidores na rede.
Como ter uma conta verificada do Instagram?
Sabe aquele famoso selo azul na frente no nome do perfil? Então, é ele!
Esse recurso foi liberado pela rede social em agosto de 2018 com o objetivo de identificar perfis de pessoas famosas, celebridades e marcas, garantindo aos usuários e autenticidade dessas contas.
Mas, com tantas atualizações, agora já é possível que qualquer perfil (comercial ou não) possa solicitar o selo de verificação. Mas, que fique claro: isso não significa que todo mundo pode ter uma conta verificada no Instagram.
O selo continua restrito às figuras públicas, entidades e marcas conhecidas pelo público. Porém, agora isso pode ser solicitado, o que tornou o processo de entrega dos selos um pouco mais rápido e democrático.
Principais funcionalidades do Instagram
Agora, vamos ver as principais funcionalidades que o Instagram oferece, desde as mais simples às mais complexas:
Publicação de fotos, vídeos e carrossel
A essência do Instagram é o compartilhamento de fotos. Porém, em 2013, ele passou a permitir vídeos (de até 1min) e, em 2017, carrosséis de imagens (de até 10 fotos ou vídeos).
Filtros e edições
Ao publicar fotos ou vídeos, você poderá aplicar filtros e fazer edições que tornarão as imagens muito mais atrativas, são vários filtros disponíveis para você aproveitar.
Geolocalização
O Instagram também permite que você adicione a localização de uma publicação e trabalhe estratégias de geomarketing na rede. Ótima maneira de extrair a localização dos usuários e otimizar o direcionamento das campanhas na rede social.
Marcações
Se outras pessoas aparecem na sua foto, você pode marcá-las no post. Essa publicação, então, aparecerá também no perfil delas, em uma aba específica.
Para isso, selecione “marcar pessoas” e toque em um ponto específico da imagem para marcar um amigo, digite o @ na aba de buscas e pronto, ação concluída.
Compartilhamento
No momento de publicar, é possível compartilhar o post do seu perfil em outras redes, como Facebook, Twitter e Tumblr.
Salvar
Caso você veja um post que precisa ser guardado ou merece ser lembrado daqui a um tempo, você pode salvá-lo, e ele aparecerá na aba “Salvos” e apenas você poderá vê-lo.
Explorar
Na aba de pesquisa, é possível buscar manualmente por perfis, hashtags e locais, assim como receber sugestões do Instagram sobre posts de quem você ainda não segue.
Instagram Direct
Esse é o recurso de inbox do Instagram, que permite enviar mensagens diretas a algum perfil pessoal ou comercial. Mais do que um recurso para facilitar a interação entre os usuários, ele também pode deve ser usado por empresas de forma estratégica.
Muitas marcas já aderiram ao Direct para ganhar visibilidade, se relacionar com o público e, é claro, gerar negócios. Para algumas, inclusive, ele chega a ser o principal canal de vendas da empresa.
Instagram Ads
Para perfis de negócios, o Insta permite a criação de anúncios com o recurso Instagram Ads, indispensável para uma estratégia de marketing eficiente que permita à empresa alcançar mais pessoas e mostrar seus serviços para um público qualificado.
Em breve mostraremos todos os detalhes sobre o recurso de anúncios da rede social. 😉
Stories
Os Stories do Instagram foram lançados em 2016, inspiradas no sucesso do concorrente Snapchat. São publicações que duram apenas 24h e podem ser personalizadas com frases, filtros, Emojis, máscaras e Stickers sobre as imagens.
Esses pequenos capítulos podem ser postados de forma ilimitada, ao longo do dia e permitem explorar todo o seu potencial criativo.
Para ver os Stories, o usuário precisa clicar na foto do perfil, tanto da sua marca, quanto de amigos que ele segue. Sempre que houver novas histórias com fotos e vídeos, aparecerá um anel colorido em volta da foto de perfil.
Lives
As transmissões ao vivo são outro sucesso da plataforma. Esse recurso permite criar um vídeo ao vivo e compartilhar momentos em tempo real por meio do Stories.
Ao iniciar uma transmissão seus seguidores serão notificados e poderão interagir com comentários durante a Live.
Close friends
É um recurso do Insta que permite selecionar uma quantidade de seguidores para criar uma lista de compartilhamento de Stories, chamada de close friends ou melhores amigos, em português.
O objetivo é fazer com que os posts divulgados nos Stories fiquem visíveis somente para uma parcela selecionada dos seguidores.
Isso funciona bem para pessoas com muitos seguidores que desejam que apenas pessoas próximas tenham acesso ao conteúdo, ou para marcas que desejam criar uma comunidade para compartilhar conteúdo personalizado, de primeira mão.
Destaques
São coleções de stories selecionados para que seus seguidores, antigos e novos, possam acessar e assistir no momento que quiserem.
Ao contrário dos stories normais – que desaparecem após 24 horas – os destaques do Instagram permanecem no seu perfil até que você decida tirá-los.
Além disso, por causa da sua localização privilegiada, abaixo da biografia do perfil e acima do feed, ele é perfeito para direcionar os seguidores para seus conteúdos mais valiosos e interessantes.
Instagram Analytics
É uma ferramenta que fornece dados preciosos para análise da performance de um perfil comercial na rede social.
Por meio dela, você tem acesso aos dados de sua conta, comportamento dos seguidores e novas ideias ou ajustes e modificações que precisam ser realizados na plataforma.
Em outras palavras, que o Instagram Analytics é a bússola que aponta o Norte de todas as atividades (ou a tocha que ilumina o caminho) de um social media.
Instagram Shopping
É um recurso que permite realizar vendas pelo próprio aplicativo. Para isso, é usada uma nova aba no feed da página, com o ícone que imita uma “bolsinha”.
Nesse espaço, é possível colocar os produtos que estão para compra já informando o preço deles.
Assim, não há mais a necessidade de vender somente pelo link da bio do perfil, por exemplo. Com a aba do Instagram Shopping, fica mais fácil divulgar um produto, já que o caminho para isso foi encurtado.
Reels
O Reels permite que os usuários criem vídeos curtos e envolventes, geralmente com duração de até 60 segundos e oferece uma ampla gama de recursos, como: trilhas sonoras, efeitos especiais e ferramentas de edição que possibilitam a produção de conteúdo criativo e cativante.
Além disso, ele se tornou uma plataforma para a expressão pessoal, compartilhando desde momentos engraçados e inspiradores até tutoriais úteis e tendências da cultura pop, sendo uma parte integral da experiência das redes sociais para muitos usuários.
Por ter uma capacidade de alcance e impacto gigantesca, o Reels representa uma maneira inovadora de se conectar com a audiência e contar histórias de maneira visual e envolvente.
Guias
As guias do Instagram permitem aos usuários criar e compartilhar coleções selecionadas de postagens, produtos ou lugares na plataforma. Eles foram projetados para ajudar os usuários a descobrir, aprender e comprar com seus criadores, marcas e organizações favoritas.
Existem esses três tipos de guias: lugares, produtos e postagens.
- As guias de lugares permitem que os usuários recomendem lugares em sua cidade ou ao redor do mundo.
- Já as guias de produtos permitem que os usuários destaquem produtos de suas marcas favoritas ou de sua própria loja.
- As guias de postagens permitem que os usuários compartilhem dicas, conselhos ou histórias usando suas próprias postagens ou postagens de outras contas.
Para criar uma guia, os usuários precisam tocar no ícone de adição em seu perfil e selecionar “Guia” no menu.
Em seguida, podem escolher o tipo de guia que desejam criar e adicionar um título, imagem de capa e introdução.
Depois, podem selecionar as postagens, produtos ou lugares que desejam incluir em seu guia e adicionar uma descrição para cada um.
Por fim, podem publicar seu guia ou salvá-lo como rascunho. Os usuários também podem editar ou excluir seus guias a qualquer momento.
Conteúdos Colecionáveis
As NFTs (Non-Fungible Tokens) chegaram ao Instagram como uma maneira empolgante de criar, compartilhar e comercializar ativos digitais exclusivos.
Com as NFTs do Instagram, os usuários podem transformar suas imagens e vídeos em itens digitais únicos e colecionáveis, garantindo a autenticidade e a propriedade exclusiva desses conteúdos.
Os criadores podem monetizar seu conteúdo de maneira inovadora, vendendo NFTs de suas melhores postagens, permitindo que os fãs adquiram uma parte exclusiva de sua história digital.
Como funciona o algoritmo do Instagram?
O algoritmo do Instagram, assim como os de outras redes sociais, reorganizou os feeds das pessoas, para que elas teoricamente vissem mais conteúdo relevante para elas.
Por isso, ele leva em consideração diversos fatores para fazer com que seus posts cheguem a mais ou menos pessoas, já que seus seguidores não conseguem visualizar todos os posts no feed.
Então, a partir de critérios baseados em machine learning, o Instagram e seus robôs começaram a colher novas informações a seu respeito a cada curtida, direct, tempo que você passa vendo uma foto e outros diversos fatores.
Por meio de todo esse estudo é que eles decidem quais posts aparecerão primeiro e com qual frequência. Alguns critérios que são levados em consideração são:
- tipo do conteúdo;
- nível de envolvimento;
- tempo de visualização;
- perfis preferidos;
- ordem cronológica;
- contas pesquisadas;
- compartilhamento via Direct;
- uso do Instagram;
- quantidade de perfis seguidos, entre outros;
Lembrando que essas informações são atualizadas constantemente pela rede social.
Marketing no Instagram: usar a rede social para gerar novos negócios?
Depois da compra do Instagram por Mark Zuckerberg, a rede se tornou ainda mais relevante para os negócios. Se antes a sua marca já conseguia se aproximar dos consumidores, agora existem muitas outras funcionalidades para fortalecer esse relacionamento.
Para isso, além de poder investir em publicidade, você também pode fazer Stories, Lives, Reels, carrosséis, entre outros diversos formatos.
Tudo isso serve para engajar o público em torno da sua marca, mas também trabalhar o branding e até gerar leads e vendas. Os resultados, porém, dependem de uma boa estratégia para o Instagram, com a definição de objetivos, métricas e cronogramas.
É o planejamento que dá a base para o sucesso da sua presença na rede, com consistência e coerência, gerando impacto positivo para o negócio.
Instagram for Business
Anteriormente, perfis pessoais e empresariais não eram diferenciados no Instagram. Porém, as empresas passaram a demandar algumas funcionalidades específicas, que permitissem gerar mais oportunidades de negócios na rede.
Em 2016, então, foi lançada uma atualização marcante: o Instagram for Business. Com ele, os negócios podem agora migrar para perfis comerciais, que dão acesso a ferramentas essenciais para aumentar o alcance e otimizar a performance na rede social.
Uma delas é a possibilidade de inserir opções de contato (telefone, e-mail e endereço) nos perfis comerciais, o que não é possível nos perfis pessoais. Assim, o consumidor interessado na sua marca pode falar com você facilmente.
Também se abriram as possibilidades de anunciar no Instagram e de avaliar métricas mais significativas sobre a performance na rede. A seguir, você vai saber mais detalhes sobre essas funcionalidades.
E, fica a dica: vale a pena acompanhar o blog oficial do Instagram for Business para ficar por dentro das novidades e cases voltados para negócios.
Recursos dos Stories para empresas
Confira alguns recursos do Instagram Stories que são perfeitos para usar nas estratégias de marketing da sua marca.
Localização, hashtags e stickers
Os adesivos dos Stories foram lançados em 2017 e eram muito mais divertidos do que úteis. Desde então, o Instagram adicionou várias funcionalidades aos adesivos, incluindo a capacidade de procurar Stories por localização e hashtag.
Essas atualizações fizeram uma enorme diferença para as empresas. Enquanto no começo você só podia compartilhar histórias com seus próprios seguidores, esses novos recursos possibilitam que qualquer pessoa veja seus Stories do Instagram.
O mesmo vale para adesivos de hashtag. Quando um usuário codifica uma hashtag em suas Instagram Stories, ela aparece na página de hashtag correspondente.
Links clicáveis
O Instagram agora permite adicionar links ao Instagram Stories. Desta forma, você pode adicionar um link ao seu perfil que não seja o link da bio!
O que aumenta a capacidade de direcionar tráfego para páginas de destino específicas, uma ação extremamente útil para o marketing do Instagram.
Seja uma página de produto ou uma nova postagem no blog, você pode usar esse recurso para direcionar o tráfego do Instagram para todos os tipos de páginas de destino relevantes.
Marcar Stories patrocinados
Esse recurso de parceria paga do Instagram facilita a identificação de empresas em seus Stories patrocinados.
Ao pedir para um influenciador marcar a sua empresa nos Stories, você facilita a descoberta do seu perfil por novos usuários, que só precisam tocar no @ para descobrir mais sobre a marca.
Sticker de perguntas
O sticker de perguntas do Instagram Stories estimula a interação com os seguidores. Algumas dicas para usá-lo nas estratégias de marketing é pedindo as opiniões dos seguidores sobre produtos ou serviços para esclarecer as principais dúvidas do público.
Desta forma, você pode coletar feedback sobre seus produtos ou ideias de fontes coletivas e se envolver com sua audiência no Instagram de uma maneira mais engajada.
Sticker de contagem regressiva
Esse adesivo interativo faz a contagem regressiva nos Stories e pode ser usado nas suas estratégias de marketing para gerar um senso de urgência nos seguidores.
Ele é muito usado na divulgação de novos acontecimentos, como a inauguração de uma filial, o lançamento de produto, a participação em um evento, entre outros.
Seus seguidores podem se inscrever no seu evento de contagem regressiva, o que lhes enviará um lembrete quando o tempo acabar e a contagem regressiva terminar!
Anúncios no Instagram
O Instagram oferece a possibilidade de crescer seu perfil organicamente. Porém, o investimento em anúncios na rede pode potencializar ainda mais os seus resultados. Entenda melhor agora como funciona:
Benefícios de investir em Instagram Ads
O Instagram é a segunda rede social com mais usuários ativos do mundo, atrás apenas do Facebook. Portanto, a plataforma de anúncios do Instagram oferece uma base enorme de consumidores para aumentar o alcance, o reconhecimento e as conversões da sua marca.
Porém, é impossível (e inviável) anunciar para todo mundo. Por isso, o Instagram oferece várias opções de segmentação do público com base no perfil, interesses e comportamentos dos usuários. Assim, você atinge apenas quem deseja para alcançar os objetivos da sua estratégia.
Além disso, um detalhe muito importante diferencia os posts pagos: a possibilidade de incluir uma chamada para ação clicável nos anúncios.
Assim, você consegue inserir um link para uma página de venda ou um botão para entrar em contato, por exemplo, e direciona o usuário para a conversão desejada.
Possibilidades de anúncios. Como anunciar no Instagram?
Quem já está acostumado a anunciar no Facebook não terá dificuldades em fazer isso também no Instagram, pois as ferramentas são as mesmas.
No Gerenciador de Anúncios, basta você integrar a sua conta do Instagram e selecioná-la como um dos posicionamentos do anúncio.
Também é possível anunciar diretamente no aplicativo, pelo botão “promover”, porém as opções de configuração são mais limitadas.
Na hora de configurar a sua publicidade, você pode selecionar qual resultado deseja para o seu negócio, entre as seguintes opções:
- reconhecimento: reconhecimento da marca ou alcance;
- consideração: tráfego, envolvimento, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastros ou mensagens;
- conversões: conversões ou vendas do catálogo.
Ao escolher um desses objetivos, a plataforma otimiza o desempenho com foco no resultado que você deseja. Por exemplo, se você quer tráfego, talvez não tenha tanto envolvimento, pois o Instagram vai priorizar quem clica no link, não tanto quem curte ou comenta o post.
Os anúncios do Instagram aparecem no aplicativo como posts patrocinados, em quatro diferentes possibilidades de formatos:
- foto;
- vídeo;
- carrossel;
- stories.
Aqui, vale um destaque para os Stories Ads — funcionalidade que foi liberada em março de 2017. Mais de 300 milhões de pessoas usam o Instagram Stories, então o potencial de alcance é enorme.
Além disso, a mídia ocupa a tela inteira do celular, o que torna a experiência com o anúncio mais imersiva e gera mais envolvimento com o público.
Métricas do Instagram
Com o surgimento do Instagram for Business, as métricas para acompanhar o desempenho dos posts no Instagram se tornaram mais completas e acessíveis.
Antes, apenas curtidas, comentários e visualizações podiam ser avaliados. Agora, outros dados ainda mais relevantes estão disponíveis. Eles ajudam a conhecer melhor os seus seguidores e saber quais posts têm melhor performance junto a eles.
Conheça agora as principais métricas do Instagram:
- Informações sobre os seguidores: gênero, idade, localização e dias da semana em que estão mais ativos no Instagram.
- Informações sobre publicações: impressões, alcance, envolvimento, curtidas, comentários e posts salvos.
- Informações sobre Stories: impressões, alcance, toques para avançar, toques para voltar, saídas, respostas e deslizadas.
Para ter acesso a essas métricas, é só ir até o seu perfil comercial do Instagram e clicar no ícone com quatro barrinhas, que fica no canto superior direito da tela. Você também pode clicar em “visualizar informações” em cada post para ver os dados individuais das publicações.
Além disso, quando você cria uma campanha de anúncios para o Instagram, as métricas de desempenho podem ser avaliadas diretamente no Gerenciador de Anúncios.
Relatórios do Instagram
Os relatórios do Instagram cumprem um papel muito importante para empresas que possuem objetivos de marketing na rede social.
Eles permitem acompanhar o desempenho da marca na rede, saber se as estratégias estão dando certo, corrigir erros e colher os resultados do trabalho.
Os dados são disponibilizados de forma gratuita pela plataforma, sendo possível extraí-los e organizá-los em um documento, de acordo com as métricas acompanhadas na rede social.
Mas, para isso, é preciso planejar o relatório, identificar os objetivos, público-alvo e saber como definir as informações de maneira organizada.
Boas práticas para o marketing no Instagram
Agora que você já conhece as principais funcionalidades e possibilidades do Instagram, já deve estar a fim de colocar a mão na massa, né?
Mas, antes, confira algumas dicas para obter os melhores resultados na rede:
Seja uma marca autêntica
O Instagram não é o melhor lugar para usar fotos compradas em bancos de imagens ou para replicar o panfleto impresso da sua empresa.
O que as pessoas querem ver é a essência da sua marca. Por isso, essa é uma boa oportunidade para torná-la mais humana e próxima dos consumidores. Então, invista em conteúdos autênticos, que gerem identificação com o público, e não distanciamento.
Interaja com os seguidores
Não seja apenas um publicador de posts que não dá ouvidos aos seguidores. Redes sociais foram criadas para conectar as pessoas e estreitar relacionamentos.
Portanto, você também deve responder comentários e mensagens, republicar posts de usuários, seguir outros perfis e curtir outras publicações. Os consumidores gostam de ser ouvidos e valorizados pelas marcas que eles admiram.
Explore os diferentes formatos
Neste post, você conheceu diversos formatos de publicação do Instagram, como fotos, vídeos, carrosséis, Lives e Stories.
Cada um deles tem suas particularidades e geram impactos diferentes, então você pode mesclar publicações de diferentes formatos para obter os melhores resultados. Experimente as possibilidades e entenda quais têm melhor aceitação junto ao seu público.
Publique nos melhores dias e horários
Sabemos que o Instagram é uma das praças mais frequentadas do mercado digital, o que representa a existência de uma grande audiência, mas também de uma ampla concorrência.
Logo, publicar nos melhores dias e horários garantirá maior interação com o público e melhor desempenho do post de maneira orgânica.
Para descobrir quais são os melhores horários para postar na rede social você precisará levar em consideração alguns aspectos que são só seus. Cada conta do Instagram possui a sua audiência única, com perfis, preferências e hábitos de acesso diferentes entre si.
Por isso, descobrir os melhores horários para postar no Instagram é um processo que exige testes, pesquisas e, claro, ferramentas.
Capriche na qualidade dos posts e imagens
Lembre-se de que o Instagram é uma rede social que prioriza a estética. Por isso, todas as atenções se voltam para as imagens, que devem encantar os usuários.
Na hora de produzir uma imagem, você pode contar com um fotógrafo ou um designer. Mas não tenha medo se precisar fazer produções caseiras. Elas podem ser ainda mais interessantes — desde que você tenha sempre um cuidado com a qualidade.
Atente-se também aos tamanhos recomendados para os posts da linha do tempo (1080×1080 pixels) e das Stories (1080×1920 pixels). E, no caso de anúncios, não abuse de textos na imagem, que prejudicam o alcance do post.
Faça uma boa segmentação para os anúncios
Para aproveitar melhor o potencial do Instagram Ads, você precisa explorar os recursos de segmentação do público. Eles ajudam a otimizar o desempenho das campanhas, por atingirem apenas os seguidores desejados.
Existem inúmeras opções de segmentação. A integração com o Facebook permite que praticamente qualquer dado que uma pessoa fornece na rede — gênero, idade, localização, páginas curtidas, dispositivos usados etc. — seja usado como filtro.
Conheça os criadores de conteúdo do seu mercado
O Instagram é uma das redes sociais mais usadas pelos influenciadores digitais, que são considerados as celebridades atuais, com uma legião de fãs e seguidores.
A sua marca também pode aproveitar o poder de alcance e engajamento desses perfis. É só compreender quem são as personalidades com maior influência no seu mercado e estabelecer uma parceria comercial com elas.
Adote uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais
O Instagram é um aplicativo para celular, e boa parte das ações só pode ser feita em dispositivos móveis. Porém, no caso de empresas, agilidade e praticidade são essenciais para profissionalizar a atuação nas redes sociais.
Por isso, conte com uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais, que permita programar posts, responder mensagens e analisar relatórios, entre outros recursos. Assim, você otimiza sua rotina e aumenta sua produtividade com a gestão de todas as redes sociais — inclusive o Instagram — em uma única plataforma.
Então, gostou de saber tudo sobre o Instagram? Agora você já pode começar a usá-lo estrategicamente na sua empresa. Essa é uma oportunidade valiosa para se aproximar do seu público, fortalecer a sua marca e gerar resultados positivos para o seu negócio.
Agora, se você ficou com alguma dúvida ou quer nos falar sobre a sua experiência, deixe um comentário para a gente conversar um pouco mais sobre o Instagram!