O mercado da educação é um dos mais competitivos que existem, e para você se destacar perante a concorrência ter ferramentas certas de marketing digital e redes sociais faz toda a diferença.
Se você está procurando ideias e técnicas eficientes para captar alunos, saiba que antes você precisa conhecer algumas estratégias de marketing educacional.
O marketing para escolas não é exatamente uma novidade, mas o modo como ele precisa ser executado mudou!
Não dá para chamar a atenção e atiçar a curiosidade dos alunos com distribuindo panfletos e fazendo propagandas no rádio ou na TV, concorda?
Se você quer despertar a atenção de novos alunos você precisa pensar em como usar canais de relacionamento mais atuais para isso, como as redes sociais por exemplo.
Para se fazer presente no dia a dia dos alunos você precisa estar onde eles e os seus responsáveis estão! Então, veja neste post como fazer isso com 5 dicas certeiras.
Acompanhe!
1. Conheça bem a sua persona
Não dá para tratar o seu público-alvo como se ele fosse um conjunto de pessoas iguais, concorda?
Tentar agradar a um grupo muito variado pode levar você para uma ação generalizada e isso certamente não vai trazer os resultados desejados.
Para superar esse problema, crie as personas ideais para a sua escola.
As personas são personagens semifictícios. Elas são caracterizadas com base nos clientes que seriam ideais para a escola conquistar.
Se você vai começar do zero, uma boa opção é usar informações dos alunos que são mais engajados com a instituição para a partir daí desenhar a persona oficial.
Para conhecer sua persona a fundo, é preciso descrever detalhadamente quem é esse personagem, sua história de vida, sua idade, a profissão, o que faz no tempo livre, como usa suas redes sociais etc.
É assim que você começa a pensar em estratégias que realmente geram identificação com as pessoas que você busca atrair.
Lembre-se: nos casos de alunos dos ensinos infantil e fundamental, a persona não é a criança, mas seus pais.
É preciso saber, portanto, quem são essas pessoas, se elas trabalham fora, o que valorizam na educação dos seus filhos e outros pontos. Dessa maneira, você consegue falar a mesma língua que o seu cliente. 😉
2. Entenda as dores do seu público
Todo mundo que procura uma escola nova tem uma razão, ou seja, algo que motiva a busca pela mudança.
Em alguns casos, a insatisfação com a qualidade da escola anterior é uma razão, em outros, é a necessidade de encontrar uma escola mais perto de casa.
Os motivos são diversos, e você precisa identificar essas necessidades e entender tudo sobre as motivações do seu público.
No marketing educacional, não basta oferecer o básico: os potenciais clientes estão atrás de algo que ainda não encontraram, e isso é um bom indício pois existe uma demanda que você provavelmente pode atender.
Procure entender por que as crianças estão sendo trocadas de escola, o que os pais valorizam no ensino e, principalmente, quais são as demandas que a concorrência não está conseguindo atender.
3. Use o diferencial da instituição a seu favor
Sua campanha de marketing pode ser bem estruturada, com um design incrível e um conteúdo de primeira, mas são se você não usar o seu ponto forte e mostrar o seu diferencial as chances de você se destacar despencam.
Sabe quem pode te ajudar nessa missão? Os alunos e os pais que já escolheram a escola, use a opinião deles a seu favor. 👊
Colete os depoimentos das famílias que já fazem parte do dia a dia da escola e utilize isso para gerar credibilidade e ainda mais interesse nas outras pessoas.
Procure colher depoimentos sobre todos os aspectos da instituição e depois use esses dados para enriquecer a sua campanha nas redes sociais. Veja algumas informações que você pode questionar:
- o plano de ensino;
- as atividades extracurriculares;
- os espaços físicos;
- a convivência e tudo mais.
Você vai receber comentários positivos e negativos de quem já conhece a rotina e o posicionamento da instituição. Os comentários positivos você pode usar para atrair potenciais clientes e mostrar o quanto as informações são verídicas e confiáveis.
Já os comentários negativos te dão Insights para futuras melhorias nas suas estratégias e na estrutura da instituição como um todo.
4. Foque no bom relacionamento com o público
Já mencionamos aqui a relevância do uso de redes sociais para captar o público certo.
Depois de definir a sua persona e entender as principais dores dela, é hora de ir para as redes e criar um plano de relacionamento com o seu público.
Você pode adotar diversas estratégias para isso, como a criação de grupo no Facebook para debater assuntos internos, eventos educativos entre outros.
Desta forma, envolvendo alunos, pais de alunos e até mesmo a comunidade, de maneira participativa, demonstrando o seu interesse em ouvi-los.
O melhor é que isso ajuda não só a atrair a atenção das pessoas, mas a fidelizar os alunos que já estudam na escola.
Além disso, você pode usar e abusar das postagens, tanto nos feeds quanto em Stories e Status de WhatsApp para deixar a comunicação com o cliente mais fácil, personalizada e pessoal.
O ideal é que você faça o gerenciamento dos comentários nas redes sociais e responda a todos os interessados em questão de minutos, criando proximidade com as pessoas.
No marketing educacional, o relacionamento é o que desperta a confiança dos pais para que eles matriculem seus filhos.
Esse relacionamento acontece em várias direções, incluindo os pais, os alunos, a instituição, os professores e os demais funcionários.
Quanto mais positiva for essa troca, maior é a probabilidade de gerar identificação, engajamento, indicação e recomendação da instituição.
5. Ofereça conteúdo interessante
Muitos pais têm uma vida corrida e nenhuma ideia de como utilizar o pouco tempo disponível para contribuir com a vida escolar os filhos.
Você pode e deve ajuda-los! O simples fato de criar e alimentar um blog com assuntos relevantes já é uma mão na roda para para muitos pais que precisam de informações de confiança.
E, com técnicas de SEO bem aplicadas, além de estreitar o relacionamento com o público você ainda consegue gerar trafego para o blog, aumentando as chances de atrair novos clientes.
Confira alguns assuntos que você pode abordar:
- customização do material de escola;
- educação dos filhos;
- orientações para o desenvolvimento da inteligência emocional das crianças etc.
As possibilidades são infinitas para trabalhar ações de marketing de conteúdo!
Gerar conteúdo de valor para o seu público faz com que a instituição se torne uma referência na área de educação e mostra o compromisso dela com os pais e com os alunos.
Quanto mais leve e descontraída for a sua abordagem, mais fácil vai ser a aproximação e o engajamento com os potenciais clientes.
Seguindo as dicas listadas neste post, certamente você vai dar um passo importante no marketing educacional para atrair a atenção dos pais e alunos, e se tornar uma instituição desejada por eles.
Como você viu, o marketing para escolas pode ajudar muito na captação de potenciais alunos. Agora, se você quer ir além, assista ao Webinar sobre Como usar Marketing Local para vender mais e aprenda estratégias específicas para atrair um público superqualificado!