Você pesquisou, escreveu, revisou e publicou um artigo no seu blog com cuidado. Mas os dias passaram e parece que ninguém está acessando o conteúdo. Então, você se pergunta: como divulgar meu blog?
A verdade é que só a produção de conteúdo para blog não basta. Com a alta quantidade de conteúdos disponível na Internet, é preciso investir em divulgação para chegar até o público interessado no seu blog. E uma ótima forma de fazer isso é utilizando as redes sociais.
O Brasil é o país mais conectado às redes sociais na América Latina, de acordo com uma pesquisa da Comscore divulgada em julho de 2019. Dentre as redes sociais mais acessadas estão Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Certamente o público do seu blog está nesses canais, concorda?
Se você quer saber como divulgar seu blog nas redes sociais, leia o artigo e aprenda como fazer!
Como divulgar meu blog nas redes sociais: crie um planejamento em 3 etapas
As redes sociais são ótimos canais para divulgar seu blog, no entanto isso requer um planejamento que otimize seu tempo. É esse plano que também vai garantir que você tenha uma frequência de publicações definida. Assim, aquela fanpage recém-criada não acaba abandonada poucos dias depois.
É possível fazer esse planejamento em 3 etapas. Primeiro, pensando em uma estratégia. Depois, produzindo os conteúdos. Por fim, fazendo a análise para melhorar continuamente. Saiba mais sobre cada uma dessas etapas.
1. Crie a estratégia
Antes de começar a criar o texto das suas publicações, é preciso investir um tempo pensando na sua estratégia. Primeiro, tenha um objetivo com o seu planejamento de redes sociais. Se a ideia é divulgar o blog, o seu pode ser atrair tráfego para o seu blog, por exemplo.
Outra parte da estratégia é definir métricas para saber se está alcançando os seus objetivos. Se a ideia é atrair tráfego, um objetivo pode ser aumentar em 30% o número de visitantes vindos desses canais.
Depois, é hora de montar um calendário editorial, que é, basicamente, uma agenda com os posts de cada dia. Para isso, você pode usar uma ferramenta como o Trello, que é gratuita e facilita a visualização do calendário. No seu calendário, inclua a quantidade de posts a serem feitos para cada rede social, definindo as datas de publicação.
Muita gente se pergunta sobre a frequência ideal para fazer publicações nas redes sociais. Há quem diga que o ideal é postar no Facebook pelo menos uma vez por dia e no Twitter 5 vezes por dia, por exemplo. Mas, mais do que se preocupar com frequência, preocupe-se em ter consistência.
Nessa etapa, aproveite também para otimizar o seu perfil, uniformizando a identidade visual em diferentes canais e incluindo descrições e links para o seu blog.
2. Produza os conteúdos
Com tudo isso definido, fica mais fácil produzir conteúdos voltados para o seu objetivo de divulgar o blog. Na hora de escrever, atente para as especificidades de cada rede social.
Você pode divulgar seus posts de blog em todas elas, mas é preciso, pelo menos, fazer uma adaptação no copy, aquele textinho que vai junto com a publicação. Conheça as principais redes sociais usadas no Brasil e as particularidades a observar na hora de criar seus posts.
No Facebook, posts podem conter até 10 mil caracteres. Mas são os primeiros 480 primeiros que o usuário consegue ver sem clicar em “Continuar lendo”. Por isso, limite seus posts a esse número de caracteres. Além disso, invista em imagens, que ajudam a aumentar o alcance das publicações na rede social.
Convide os seguidores para comentarem e participarem da conversa. Há quem diga que a frequência para publicar no Facebook é uma vez por dia, mas, mais uma vez, guie-se pela quantidade de posts que tem disponível, focando na consistência. Faça testes de horário para descobrir o que funciona melhor com a sua audiência.
No LinkedIn, é possível publicar no perfil e nas Company Pages. Nessas páginas voltadas para a empresa, é possível publicar textos de até 600 caracteres. No entanto, o usuário precisa clicar para ler além de 150 caracteres. Por isso, seja sucinto na rede social, e publique sempre posts com imagem. Seja engajador, fazendo perguntas e encorajando os seus seguidores a interagirem.
O Instagram mostra imagens nos tamanhos vertical e horizontale as legendas podem ter até 2200 caracteres, dos quais apenas 3 linhas aparecem no feed de notícias. Por isso, o melhor é comunicar sua mensagem nestes 155 caracteres.
No Instagram, as hashtags são importantes. Você pode usar as palavras-chave do seu blog como hashtag para que mais usuários possam encontrar com facilidade os seus posts. O Instagram não mostra links clicáveis, mas é possível direcionar os usuários ao link do seu último post na bio.
Apesar de ter aumentado o tamanho dos posts de 140 para 280 caracteres, o Twitter continua tendo como característica as mensagens curtas. Por isso, seja breve ao divulgar seus posts na rede social. Adicione algumas hashtags, que vão tornar seus tweets indexáveis. E lembre-se de incluir um Call-to-Action para estimular a conversa.
Como no Twitter o conteúdo é mais breve e o consumo mais rápido, você pode publicar algumas vezes por dia, caso haja conteúdo disponível.
3. Analise os resultados
Por fim, é hora de analisar os resultados. Isso é importante para saber como foi o seu desempenho no último mês e como é possível melhorar no próximo. Volte aos objetivos que tinha definido e veja se conseguiu alcançá-los. Veja onde você falhou e corrija os erros no próximo mês.
Para facilitar a análise, você pode contar com uma ferramenta de gerenciamento como a mLabs, que permite gerar relatórios, fazer o agendamento de posts e mais.
E, além de divulgar os seus posts organicamente, você pode ir além e investir em outras formas de promover conteúdo digital nas redes sociais, usando, por exemplo, o impulsionamento de publicações.
Para saber mais, leia também o post 7 passos para criar uma campanha de marketing nas redes sociais. Neste post, procuramos mostrar como uma estratégia efetiva de divulgação pode impactar positivamente nos acessos de um blog.
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Este Guestpost foi escrito por Beatriz Almeida, CMO da Gummy Conteúdo Digital.
Beatriz é co-fundadora da Gummy Conteúdo Digital, produtora de conteúdo especializada em Inbound Marketing. É consultora sênior em SEO e dentro da Gummy já atuou em estratégias de clientes como Engie, Harman, LogmeIn e Hostgator.