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Marketing no Tumblr: a rede social que morreu, mas passa bem

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Marketing no Tumblr: a rede social que morreu, mas passa bem
Avatar de Raphael Alves

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Muita gente acabou esquecendo que o Tumblr ainda existe. O número de usuários ativos está bem abaixo de redes menores, como Threads e Snapchat.

A pergunta que fica para marqueteiros e estrategistas é: vale a pena investir em uma plataforma que está em declínio (detalhe, há pelo menos uma década)? 🤔

A resposta, como tudo no marketing, depende. O público do Tumblr é pequeno e específico, mas algumas estratégias podem surtir resultados inesperados em termos de engajamento.

Vamos explicar mais sobre as razões pelas quais investir em marketing no Tumblr ainda pode ser útil, mas também deixar claro que, como qualquer ferramenta, seu uso depende de uma análise e de uma adaptação estratégica.

O que é Tumblr?

O Tumblr é uma plataforma de microblogging e rede social criada em 2007 por David Karp. A ideia por trás do Tumblr surgiu a partir da popularidade dos “tumblelogs”, pequenos blogs focados em postagens curtas e diversificadas, como textos, imagens, vídeos e citações. 

Desde o início, a ideia era oferecer um espaço onde as pessoas pudessem compartilhar de tudo: textos, fotos, vídeos, GIFs, citações e o que mais quisessem, com a liberdade de personalizar cada detalhe do seu blog. 

À época, a proposta da rede social atraiu muita gente, e o Tumblr rapidamente se tornou popular entre jovens e criadores de conteúdo.

Interface do Tumblr.

Fonte: Tumblr Help

Em 2012, o site alcançou o impressionante número de 120 milhões de usuários, consolidando sua posição como uma das redes sociais mais queridas da época.

Tumler chega aos 120 milhões de usuários em 2012.

Fonte: Techtudo

Ao longo dos anos, o Tumblr passou por várias mudanças de propriedade. Em 2013, foi comprado pelo Yahoo! por 1,1 bilhão de dólares, mas a plataforma enfrentou dificuldades em manter o crescimento durante essa gestão. 

A chegada de outras redes sociais desviou a atenção de muitos usuários, e o Yahoo! não conseguiu implementar estratégias eficazes para manter o crescimento. Aos poucos, o número de usuários ativos começou a cair.

Mais tarde, em 2017, o Yahoo! foi adquirido pela Verizon, que incorporou o Tumblr ao seu portfólio. Em 2019, o Tumblr foi vendido para a Automattic, empresa dona do WordPress, por um valor menor, marcando uma nova fase para a plataforma.

Uma mudança na história do Tumblr aconteceu em 2018, quando a plataforma decidiu banir conteúdo adulto. A decisão impactou drasticamente sua base de usuários, já que muitos utilizavam o Tumblr por causa da liberdade que ele oferecia. 

Mas, em 2022, o Tumblr flexibilizou novamente suas regras para permitir certo tipo de conteúdo adulto, mas com restrições, na tentativa de reconquistar parte do público perdido.

Apesar da base de usuários fiel por anos, a plataforma nunca foi exatamente lucrativa. A administração do Yahoo tentou entrar no negócio de venda de anúncios, mas a presença de conteúdo adulto na plataforma ainda afasta potenciais anunciantes.

Em 2024, o banimento do X, antigo Twitter, no Brasil, ajudou a ressuscitar o Tumblr. no Brasil. Segundo o site TechCrunch, o serviço teve aumento de 350% no número de usuários.

TechCrunch anuncia que o Tumblr teve 350% de crescimento após o ban do X no Brasil.

Fonte: TechCrunch

Não há dados atualizados sobre a base de usuários brasileiros, mas a chance é baixa de o Tumblr estar no ranking das redes sociais mais usadas no país.

Apesar dos altos e baixos, a rede social mantém uma base global de 612,3 milhões de usuários e 8 milhões de publicações diárias, segundo dados do próprio Tumblr.

Como funciona o Tumblr?

Ao criar uma conta, o usuário do Tumblr pode começar a seguir outros usuários, blogs e até tags específicas que te interessam. 

  • A interação é uma parte importante da rede. Você pode curtir, reblogar (compartilhar a postagem de outra pessoa no seu próprio blog) ou comentar em postagens.
  • Os blogs no Tumblr são perfis personalizados nos quais os usuários publicam conteúdo variado como textos, imagens, GIFs, vídeos, citações e links;
  • No painel inicial, os usuários encontram uma linha do tempo com postagens dos blogs que seguem, além de conteúdo recomendado com base em seus interesses;
  • Há uma sensação de comunidade em torno de nichos, então se você tem um interesse específico – seja arte, música, moda ou qualquer outro tema – provavelmente encontrará outros blogs que compartilham o mesmo gosto;
  • O Tumblr organiza os usuários principalmente através de “seguindo” outros blogs ou tags. 

As tags são como palavras-chave que categorizam o conteúdo, o que facilita encontrar postagens relacionadas a temas específicos. Por exemplo, se você ama fotografia, pode seguir a tag #fotografia, e toda postagem que utilizar essa tag aparecerá no seu painel. 

O que torna o Tumblr “único” é que ele é muito voltado para a expressão individual: cada usuário crie seu próprio espaço online com um estilo único. 

Qual é o diferencial do algoritmo do Tumblr?

Ao contrário de outras redes sociais, como Twitter ou TikTok, em que curtidas aumentam a visibilidade do conteúdo, no Tumblr, o papel das curtidas é bem limitado. 

Elas ajudam a armazenar postagens que você gostou e a aumentar a visibilidade de um post nos resultados de pesquisa, mas não são determinantes para a disseminação.

O maior impulsionador da visibilidade no Tumblr é o reblogue. Para que uma postagem atinja mais pessoas, ela precisa ser reblogada, ou seja, compartilhada no blog de outro usuário, como explica esse usuário do Tumblr:

Usuário ativo do Tumblr explica o funcionamento do algoritmo.

Fonte: post no Tumblr

O compartilhamento é importante no Tumblr, pois a maioria do conteúdo que aparece no painel do usuário (o “dash”) vem de reblogs. O usuário também explica:

Usuário ativo do Tumblr explica a importância do reblog (compartilhamento) na rede social.

Fonte: post no Tumblr

Além dos reblogs e tags, o algoritmo leva em consideração a maneira como os usuários interagem com o conteúdo que aparece no painel deles. 

A frequência de visualizações, reblogs e interações com um determinado tipo de conteúdo pode influenciar o tipo de postagens que o algoritmo mostra para o usuário.

O que é o Tumblr Ads?

O Tumblr Ads é a plataforma de publicidade do Tumblr por onde marcas podem anunciar de forma bem integrada ao conteúdo que já aparece no feed dos usuários. 

Uma característica interessante dos anúncios no Tumblr é que eles usam o formato nativo, ou seja, um anúncio aparece no feed do usuário como se fosse uma postagem normal, mas com o selo de patrocinado. É uma experiência “menos intrusiva” de mostrar os anunciantes.

Assim como acontece na maioria das redes sociais, os anúncios são mostrados para os usuários com base nos interesses e comportamentos deles. Os principais formatos são:

Postagens patrocinadas (Sponsored posts)

São anúncios que aparecem como posts no feed dos usuários. Como usam o formato nativo da plataforma, eles se parecem como qualquer outra postagem. Eles podem ser imagens, GIFs ou textos.

Postagens de vídeo patrocinadas (Sponsored video posts)

Nesse caso, o anúncio é em vídeo e começa a rodar automaticamente no feed. Os usuários podem interagir com o vídeo, curtindo, reblogando ou comentando.

Dia patrocinado (Sponsored day)

Esse formato coloca a marca no topo do painel dos usuários por 24 horas. O objetivo é alcançar a máxima visibilidade para quem acessa o Tumblr.

Por que investir em marketing no Tumblr?

Apesar de não ser tão popular quanto outras redes sociais, o Tumblr ainda pode ser um recurso valioso para estratégias de marketing. 

Listamos algumas das vantagens da plataforma a seguir.

Público jovem e engajado

O Tumblr tem uma base de usuários majoritariamente jovem. Segundo dados da própria rede social, cerca de 48% dos usuários pertencem à Geração Z (pessoas nascidas entre o final da década de 1990 e o início da década de 2010).

O público ativo tende a interagir bastante com conteúdo criativo e autêntico, o que é perfeito para campanhas que buscam engajamento real.

Diversidade de formatos 

No Tumblr, você pode usar diversos tipos de conteúdo: imagens, GIFs, vídeos, textos… tudo isso ajuda a adaptar a mensagem da sua marca ao estilo preferido do público. 

As opções são muitas para criar campanhas que realmente chamem a atenção de quem uma marca quer atingir.

Segmentação avançada

O Tumblr oferece ferramentas de segmentação detalhadas, que permitem direcionar anúncios com base em dados demográficos, interesses e comportamentos dos usuários dentro da plataforma.

Apesar de ser o “básico” para a segmentação de anúncios, são filtros que ajudam a aumentar a precisão das campanhas e a alcançar o público-alvo.

Comunidade autêntica

O Tumblr é aquele tipo de plataforma onde as pessoas estão porque gostam de estar lá

Ao contrário de outras redes sociais que estão sempre tentando seguir tendências e modismos, o Tumblr tem uma vibe única: quem está por lá, geralmente, está porque se identifica com o estilo e com a liberdade criativa que a plataforma oferece. 

Isso pode ser algo importante para marcas: as pessoas que frequentam o Tumblr são bem leais à plataforma e ao tipo de conteúdo que ela oferece. 

Se a marca entrar lá tentando seguir tendências de maneira forçada ou criar conteúdo genérico, pode ser que não tenha tanto impacto. 

Mas, se você se dedicar a ser criativo, compartilhando e oferecendo algo autêntico e que realmente ressoe com essa comunidade, as chances de engajamento aumentam.

Como fazer marketing no Tumblr?

Agora vamos entrar em algumas estratégias para integrar o Tumblr nas estratégias de marketing. A ideia é fazer com que a marca realmente consiga gerar valor na plataforma e ganhe engajamento. Confira!

Comece entendendo se vale a pena investir na plataforma

A decisão de fazer marketing no Tumblr não é algo a ser tomado de forma impulsiva. 

Embora a plataforma tenha características interessantes, como um público jovem e engajado, ela nem sempre é a escolha mais estratégica para todas as marcas. 

Se a marca oferece produtos ou serviços direcionados a um público mais velho ou com interesses muito convencionais, o Tumblr pode não ser a melhor escolha.

  • Marcas que vendem, por exemplo, produtos financeiros ou serviços voltados para uma audiência mais conservadora podem ter dificuldade em gerar engajamento genuíno no Tumblr, onde a liberdade criativa são mais valorizadas do que o conteúdo corporativo ou institucional;
  • Se a marca está alinhada com tendências jovens ou subculturais, o Tumblr pode ser uma oportunidade. Empresas que atuam no universo da moda, arte, música ou produtos alternativos podem se beneficiar de uma plataforma que foca na expressão pessoal e na descoberta de nichos.

Ou seja, antes de embarcar em qualquer tipo de campanha, a recomendação é considerar se sua marca e seus produtos realmente se alinham com o perfil da comunidade do Tumblr.

Aposte em colaborações e parcerias

No Tumblr, as colaborações entre marcas e criadores de conteúdo são comuns e podem ser uma ótima estratégia para chamar atenção e conquistar um público.

Se você conhece algum influencer ou usuário com um blog que compartilha interesses semelhantes aos da marca, entre em contato e proponha uma parceria.

Pode ser um post conjunto, uma promoção cruzada ou até uma campanha de conteúdo co-criado. Parcerias ajudam a expandir a visibilidade e alcançar novos públicos.

Seja consistente, mas não exaustivo

Postar no Tumblr é importante, mas também é fundamental manter a qualidade. Evite a tentação de publicar demais e garantir apenas quantidade.

Em vez disso, foque em criar postagens que realmente agreguem valor para sua audiência. Mantenha uma frequência regular, mas sem exagerar. 

Se possível, use uma ferramenta de gerenciamento de mídias sociais como a mLabs para criar um calendário e fazer posts automáticos.

As pessoas no Tumblr gostam de conteúdos que fazem sentido para elas, então, mantenha a consistência, mas sem cair na armadilha de “postar por postar”.

Reaproveite conteúdo 

Uma das maneiras de manter seu fluxo de conteúdo ativo no Tumblr sem ter que criar tudo do zero é reaproveitar conteúdo de outras redes sociais. 

Se você já está criando postagens para o Instagram, X ou outras plataformas, por que não adaptá-las para o Tumblr?

Um bom exemplo de marca que causa um impacto no Tumblr com essa estratégia é Manscaped, marca que produz produtos de higiene e conforto para homens.

Investindo tempo e recursos em tráfego orgânico e pago, a marca tem entrado em cena com sua estratégia na plataforma.

O diretor de mídia social da Manscaped, Tyler Wentworth, identificou a Geração Z como um “segmento central” de seus seguidores e clientes.

Marca Manscaped no Tumblr.

Fonte: Tumblr

A Manscaped começou seu perfil no Tumblr em julho de 2020. Ela se concentra em conteúdo reaproveitado do X (antigo Twitter) ou conteúdo leve no estilo meme.

Ok, chegamos ao final do nosso guia sobre como fazer marketing no Tumblr.

Fica claro que investir em marketing no Tumblr pode ser uma boa opção para algumas marcas, mas não é para todo mundo. 

A plataforma tem uma comunidade bem específica e voltada para nichos, o que significa que, se o seu público não se encaixa nesse perfil ou se seu conteúdo não for criativo ou autêntico o suficiente, as chances de engajamento diminuem bastante.

Então, antes de investir tempo e recursos, entenda se realmente vale a pena para sua marca. Se sim, ótimo, mas se não, talvez seja melhor procurar redes sociais alternativas que se alinhem mais com seu público, como Discord, Pinterest e Threads.Ainda não ouviu o Papo Social Media, o podcast da mLabs? Confira aqui compilado de todos os episódios e venha aprender tudo sobre mídias sociais.

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