A cada dia, mais de 5 bilhões de pessoas estão conectadas à internet, e uma parte desse tempo é dedicada a acessar as plataformas de mídias sociais.
Em números precisos, mais de 66% da população global está conectada à internet, e são 5,35 bilhões de usuários de mídias sociais em todo o mundo, segundo dados do DataReportal.
Essas plataformas oferecem muito mais do que uma simples troca de mensagens, e por isso merecem a nossa atenção. Por lá, encontramos conversas globais, tendências e grandes movimentos de massa.
Desde o momento em que você abre seu feed até o instante em que interage com um anúncio, as mídias sociais moldam a experiência online e influenciam suas decisões.
Mas você sabe realmente como elas funcionam e a relevância delas para as marcas?
É o que entenderemos! Continue a leitura e veja como dominar essas plataformas para melhorar os resultados em marketing e vendas.
O que são mídias sociais?
As mídias sociais são ferramentas que usamos para compartilhar conteúdos com outras pessoas. Elas funcionam como canais de comunicação por onde podemos fazer ideias chegarem a uma infinidade de pessoas via textos, imagens, vídeos ou áudios.
Embora existam formas de divulgar conteúdos há muito tempo, o conceito de mídias sociais ganhou destaque devido às interações que as ferramentas digitais permitem.
Antigamente, para compartilhar algo com um grande número de pessoas, era preciso usar meios mais tradicionais, como jornais, revistas ou rádio.
Com a chegada da internet, surgiram novas possibilidades de comunicação, e as mídias sociais se tornaram a principal forma de conectar pessoas e compartilhar informações.
O foco principal dessas ferramentas é compartilhar conteúdos com inúmeras pessoas.
Embora também ofereçam outras possibilidades de interação entre os usuários, como comentários e mensagens, o objetivo central é a disseminação de informações para a maior audiência possível.
Tome o YouTube como exemplo. Nele, tudo gira em torno do compartilhamento de vídeos.
Quando um criador publica um novo vídeo, o objetivo principal é que esse vídeo seja visto por muitas pessoas.
As funcionalidades de interação, como os comentários e as curtidas, são importantes porque permitem que os usuários expressem suas opiniões e interajam com o conteúdo.
No entanto, essas interações são secundárias ao propósito principal da plataforma, que é garantir que o conteúdo chegue a um público vasto.
Qual a diferença entre mídias sociais e redes sociais?
Apesar de serem usadas como sinônimos, as redes sociais têm um foco diferente das mídias sociais. Elas também podem ser usadas para divulgar conteúdo, mas isso sempre é feito com a função de estimular a interação entre os usuários.
Em redes sociais como Facebook e Instagram, as mídias, como fotos e vídeos, são utilizadas no contexto de interação social.
Os usuários se comunicam entre si, compartilham atualizações e participam de discussões, e o compartilhamento de conteúdo faz parte da experiência social mais ampla.
Assim, podemos dizer que as redes sociais são um tipo de mídias sociais, com um foco maior na interação entre os usuários.
Qual a relevância das mídias sociais para as marcas?
A importância das mídias sociais para as empresas está na oportunidade de fazer o cliente avançar na jornada de compra, seja consumindo os conteúdos das marcas pela primeira vez, seja fortalecendo o seu relacionamento com ela.
Em números, o maior exemplo desse impacto é, sem dúvida, o YouTube. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Statista, 26% dos profissionais de marketing afirmaram que o YouTube gera o maior retorno sobre investimento (ROI) entre as mídias sociais, ficando atrás apenas do Facebook e Instagram.
O algoritmo do YouTube entrega de forma orgânica o vídeo de uma marca a usuários que têm maior probabilidade de se interessar, o que significa que ela pode continuar nutrindo um relacionamento com esses espectadores ao longo do tempo.
As marcas ainda podem usar anúncios no YouTube Ads para atingir diretamente aqueles que estão mais próximos de tomar uma decisão de compra. Segmentando audiências, é possível converter espectadores interessados em clientes efetivos.
Nas mídias sociais, você encontra uma variedade de formas que ajudam as empresas a avançar na jornada de compra dos clientes por meio do conteúdo, desde a primeira interação até a conversão.
Além do Youtube, outras plataformas de mídia social também desempenham papéis importantes nesse processo de construção e fortalecimento de marcas. Blogs, Pinterest e TikTok, por exemplo, oferecem, cada uma à sua maneira, oportunidades para alcançar e engajar audiências.
O TikTok se encaixa no conceito de mídia social por seu foco no conteúdo. Embora seja uma plataforma na qual a interação entre usuários também desempenhe um papel importante, o principal objetivo é criar e compartilhar vídeos virais:
Rafael Kiso, CEO da mLabs, explica como isso tem acontecido na prática:
“Você entra no TikTok em busca de conteúdo, não necessariamente de pessoas. À medida que você assiste ao conteúdo, o algoritmo começa a entender suas preferências, seus interesses e o que realmente te cativa.”
O algoritmo faz com que o TikTok seja uma ferramenta interessante para criar conteúdos que façam os usuários continuarem ouvindo as marcas e realizarem ações imediatas.
O que esperar para o futuro das mídias sociais?
O futuro das mídias sociais está à nossa porta, e você não quer perder o que está por vir. Confira algumas das principais tendências para os próximos anos.
Maior tempo de uso diário das mídias sociais
A popularidade das mídias sociais atinge seu nível mais alto de todos os tempos e não mostra sinais de desaceleração. Em 2024, usuários em todo o mundo gastam uma média de 143 minutos por dia nessas plataformas.
No período de 10 anos (2014-2024), esse tempo aumentou em 39 minutos, o que significa que nos próximos dez anos podemos chegar a mais de 180 minutos dedicados às mídias sociais diariamente, o equivalente a 3 horas por dia.
Diversificação das plataformas de mídias sociais
Os usuários estão distribuindo o tempo dedicado às mídias sociais entre diversas plataformas diferentes. O Facebook continua sendo a líder de mercado com mais de 3 bilhões de usuários ativos mensais no mundo todo, segundo pesquisa da Statista.
O YouTube conta com 2,5 bilhões de usuários ativos mensais, enquanto o WhatsApp e o Instagram têm 2 bilhões de usuários por mês.
Por outro lado, há o potencial para que esse ranking mude drasticamente nos próximos anos. Um gráfico do The Information mostra quanto tempo o TikTok demorou para alcançar 1 bilhão de usuários mensais quando comparado à mesma marca no Instagram.
A marca de 1 bilhão de usuários ativos que o Instagram levou 8 anos para alcançar desde o seu lançamento, o TikTok alcançou em 4 anos, ou seja, na metade do tempo.
Em número de usuários, prevê-se que o crescimento do TikTok seja superior a todas as outras redes sociais até 2025:
Mais privacidade
Parece que as coisas estão realmente mudando rapidamente. Em um artigo de 2023 do The New York Times, “O futuro das mídias sociais é muito menos social”, um especialista na área declarou que “as plataformas como as conhecemos acabaram”.
Em vez de grandes plataformas de mídias sociais que centralizam toda a atenção dos usuários, a previsão é que plataformas menores e mais especializadas atraiam um grande número de usuários nos próximos anos.
Ao mesmo tempo em que a rede de vídeos virais cresce exponencialmente, para interações entre si, há uma tendência de que os usuários prefiram plataformas menores.
No ano de 2019, em post no Facebook, Mark Zuckerberg apostou que “o futuro da comunicação mudará cada vez mais para serviços privados e criptografados, onde as pessoas podem ter certeza de que o que dizem umas às outras permanece seguro e suas mensagens e conteúdo não ficarão para sempre”.
Anos depois, as contas fechadas no Instagram, os conteúdos exclusivos para assinantes premium e o lançamento do Whee, rede social focada em “amigos próximos”, são alguns indícios de que os usuários estão realmente mais focados em comunidades menores.
Integração da Inteligência Artificial
As preocupações com Inteligência Artificial (IA) também têm o potencial de revolucionar o espaço das mídias sociais.
Os algoritmos alimentados por IA analisam grandes quantidades de dados para personalizar a experiência do usuário, desde a personalização de feeds de notícias até a recomendação de conexões e conteúdo.
No entanto, à medida que os usuários usam esses espaços, eles deixam para trás um rastro de dados que, quando analisados pela IA, podem revelar detalhes íntimos sobre suas preferências, comportamentos e relacionamentos pessoais.
Em 2024, a Meta anunciou que começou a usar dados de usuários do Instagram e do Facebook para treinar sua inteligência artificial (IA). No entanto, a empresa não ofereceu contrapartidas nem informações detalhadas sobre onde a ferramenta poderá ser usada.
As implicações éticas da IA nas mídias sociais têm um amplo espectro, desde questões de privacidade até preconceito, transparência e o impacto geral em comportamentos individuais.
Em resumo, podemos dizer que o cenário das mídias sociais tem sido dominado por alguns fatores-chave, mas várias mudanças importantes podem levar à necessidade de mudanças drásticas em estratégias de marketing e vendas nessas plataformas.
As marcas que têm a chance de continuarem competitivas nesse cenário são aquelas que melhor entendem como possíveis mudanças podem impactar seus resultados, como explica Rafael Kiso em publicação recente no Instagram:
“À medida que os algoritmos e as mídias sociais evoluem, o comportamento dos usuários também se transforma. Compreender essas mudanças de comportamento é fundamental para você se adaptar, se não, você corre o risco de ficar para trás no jogo. Testar e ajustar são as chaves para permanecer relevante em meio às mudanças.”
Se você gostou de saber um pouco mais sobre as mídias sociais, aproveite para aprender sobre: marketing de conteúdo nas mídias sociais!