Aprenda tudo sobre como usar as postagens de Photo Dump para deixar a marca mais autêntica e divertida no Instagram.
Como as pessoas começaram a compartilhar cada vez mais fotos de uma só vez no Instagram, sem passar pelo processo de seleção ou edição, surgiu a necessidade de uma expressão que capturasse bem essa ideia: foi assim que surgiu o Photo Dump.
O movimento de publicar fotos sem grandes preocupações com edição pode parecer, em um primeiro momento, uma tendência nichada ou até algo passageiro, mas o fato é que o Photo Dump não é um conceito novo e grandes marcas já abraçaram o formato.
Então, se você trabalha com social media e tem interesse no assunto, não perca nosso guia. Aqui, vamos explicar o que você precisa saber para integrar o Photo Dump nas estratégias de marketing nas redes sociais.
Tire suas dúvidas sobre essa tendência que veio para ficar!
O que é Photo Dump?
A tendência conhecida como Photo Dump consiste em publicar (no story ou no feed do Instagram) uma seleção aleatória de fotos.
A beleza do Photo Dump está na autenticidade e, muitas vezes, no humor que pode surgir na sequência de fotos postadas de uma só vez.
Em vez de passarem horas selecionando e editando para alcançar a postagem perfeita, muitos estão preferindo simplesmente fazer um “photo dump” para compartilhar rapidamente com seus seguidores uma série de momentos legais.
É uma tendência que reflete uma mudança na forma como as pessoas usam as redes sociais, uma vez que está levando os usuários a reconsiderarem quanto tempo estão gastando escolhendo e editando fotos.
O que significa “Photo Dump”?
Em tradução livre do inglês para o português, a expressão “Photo Dump” significa algo como “despejo de fotos”. Ela vem da palavra “dump”, que quer dizer “colocar” ou “lançar” muitas coisas de uma vez só.
O Photo Dump começou no Instagram em 2020, durante a pandemia da Covid-19, mas continuou com força total na rede depois que a pandemia acabou.
Isso pode ser atribuído, em parte, a tendências do Instagram, como a popular figurinha “Sua vez” e as correntes temáticas, como a “Your November Photo Dump”.
Essas tendências encorajaram os usuários a compartilharem fotos de acordo com um tema específico ou um período determinado, o que contribuiu para a disseminação das sequências aleatórias de imagens.
O ressurgimento do Photo Dump também pode ser interpretado como uma resposta à declaração de Adam Mosseri, diretor do Instagram, de que a plataforma “não é mais um app para compartilhar fotos”.
Afinal, com o passar dos anos, o Instagram introduziu uma variedade de recursos, como Stories e Reels, ampliando sua capacidade além da postagem de imagens estáticas.
Nadando contra a maré, a moda do Photo Dump pode ser vista como uma maneira de os usuários resgatarem o foco nas imagens do cotidiano, deixando de lado as produções mais elaboradas e se concentrando em momentos autênticos e espontâneos.
Exemplos de Photo Dump no Instagram
Dê uma espiadinha em como o Photo Dump tem tomado conta das redes sociais! Aqui estão alguns exemplos de como instituições e marcas têm aproveitado essa tendência para compartilhar momentos autênticos e engraçados.
Presidência dos Estados Unidos
Em 2022, o Instagram oficial da presidência dos Estados Unidos surpreendeu os seguidores ao postar no feed um carrossel com a legenda “Photo Dump 1.23 – 1.29”.
Em um movimento que certamente levantou algumas sobrancelhas (e talvez alguns smartphones), Biden nos mostrou que até mesmo a figura mais proeminente da política pode apreciar um bom e velho Photo Dump.
A sequência de fotos, aparentemente sem curadoria, é um esforço para se conectar de forma mais autêntica com o público, transcender as barreiras da política formal e fornecer uma janela para a vida cotidiana na Casa Branca.
Netflix
Uma publicação de 2022 do Instagram da Netflix é um bom exemplo de como uma marca pode usar a tendência do Photo Dump para engajar seus seguidores.
A postagem consiste em uma variedade de fotos dos bastidores e selfies dos atores, todas relacionadas a um tema específico: a renovação da série “Heartstopper” por mais duas temporadas.
As imagens capturam momentos que transmitem uma atmosfera descontraída e o trabalho árduo durante as gravações, ao mesmo tempo em que revelam a interação entre os membros do elenco.
Crocs
A marca Crocs arrasou com um Photo Dump em seu perfil no Instagram! Ela compartilhou um carrossel com várias fotos de pessoas usando diferentes modelos de calçados Crocs.
E o mais legal? Todas essas fotos foram enviadas pelos próprios clientes, ou seja, usaram a estratégia conhecida como UGC, ou Conteúdo Gerado pelo Usuário.
Quem melhor para mostrar o quão incríveis são os produtos de uma marca do que os próprios clientes satisfeitos?
As fotos reais criam uma conexão genuína entre a Crocs e seu público, pois as pessoas podem se sentir parte da história e da identidade da marca.
Afinal, por que integrar esse tipo de conteúdo ao marketing?
Por mais que as publicações de Photo Dump pareçam despretensiosas e sem sentido, elas mostram que há um desejo por autenticidade nas relações dentro das redes sociais, algo valioso para o marketing das empresas.
Hoje, muitas pessoas recorrem ao Instagram para acompanhar e se comunicar com marcas, e um simples ato de identificação com o público já pode ser o suficiente para criar empatia e construir confiança.
Em pesquisa da Opinion Box sobre o Instagram no Brasil, 79% dos participantes acreditam que a rede social mais usada no país pode aproximar pessoas e empresas, enquanto 44% já usam a rede para conversar com suas marcas preferidas
Isso mostra que a comunicação autêntica com o público, mais do que um diferencial, acabou se tornando uma necessidade para manter um público fiel. Isso pode acontecer de diversas formas, e integrar o Photo Dump pode ser um detalhe que aproxima o público.
Então, mostre os bastidores, momentos engraçados da equipe ou até mesmo alguns percalços do dia a dia se você quer criar uma conexão emocional com os seguidores.
Como as marcas podem aproveitar o Photo Dump?
As marcas podem ser casuais, engraçadas e bem-sucedidas usando as trends que estão surgindo nas redes sociais — vemos isso cada vez mais hoje em dia.
É claro que abandonar as fórmulas para deixar a reputação da marca um pouco mais leve nem sempre é simples e pode parecer um desafio.
Porém, com um pouco de criatividade e estratégia, é possível aproveitar o Photo Dump e arrasar nas redes sociais. Confira algumas dicas abaixo!
Usar a fórmula tradicional, o Photo Dump do mês
Que tal mostrar os momentos mais importantes do mês para a empresa, como lançamentos de produtos e momentos divertidos da equipe?
Assim como os usuários compartilham suas lembranças favoritas do mês em uma única postagem, as marcas podem fazer o mesmo para aumentar o engajamento.
Fazer Photo Dump de eventos
Já participou de um evento tão incrível que teve vontade de compartilhar cada momento no Instagram? Agora, imagine se uma empresa também capturasse toda a emoção de um evento em uma série de fotos.
As marcas podem incorporar esse tipo de Photo Dump em suas postagens no Instagram para mostrar aos seguidores bastidores de lançamentos de produtos, participação em feiras, entre outros eventos.
Criar seu próprio tipo de Photo Dump
Se até o Instagram do presidente dos Estados Unidos começou a tendência do “Photo Dump presidente”, por que uma marca não pode criar seu próprio Photo Dump?
Não exagerar na legenda
Menos é mais! A beleza do Photo Dump está na capacidade de contar uma história visualmente, sem a necessidade de muitas palavras.
As pessoas estão acostumadas a rolar rapidamente o feed, então uma legenda curta é mais fácil de ser absorvida pelo público.
E uma coisa legal é que você pode usar só emojis na legenda ou mesclar emojis com palavras. Isso deixa a legenda ainda mais atrativa! Aqui estão mais alguns exemplos:
- Verão ☀️
- Fevereiro ✓
- Sorria 😄
- Noite divertida 🎉
- Amor ❤️
- Dia ensolarado 🌞
- Aventura ao ar livre 🏞️
Agendar as postagens Photo Dump
Assim como outros posts no Instagram, programar posts de Photo Dump garante que as publicações sejam compartilhadas quando o público está mais ativo e engajado.
Com uma ferramenta de gerenciamento de mídias sociais, você escolhe a foto que quer postar, escreve a legenda e define o dia e a hora da publicação.
Existem outras funcionalidades importantes, como análises de desempenho das postagens, sugestões de melhores horários para postar, e até mesmo a possibilidade de gerenciar várias contas de redes sociais em um só lugar.
Se você chegou até o final, é porque tem o interesse de aproveitar o Photo Dump para se conectar de maneira genuína com o público no Instagram, mas lembre-se: o agendamento é o que fará a marca alcançar o máximo de engajamento e visibilidade.
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