Se você quer que seu conteúdo vá bem nas redes sociais, você precisar ser estratégico sobre o que vai publicar e quando quer publicá-lo. São inúmeros pontos para prestar atenção ao fazer o seu planejamento de conteúdo. Além dos assuntos que pretende tratar, é fundamental conhecer os hábitos e preferências de seu público-alvo, onde eles consomem informações e quais os dias e horários que estão conectados.
Quais os tipos de conteúdo mais compartilhados?
A ideia, linguagem e como fazer para chamar a atenção de seu público são pontos cruciais para construir o conteúdo ideal. Existem 5 tipos de conteúdo que são mais fáceis de compartilhar pois são mais objetivos e instrutivos. São eles:
Como fazer:
Mensagens que introduzem um problema e oferecem uma solução. Normalmente é um “passo a passo” para o público aprender como funciona um produto ou tema especifico. Este tipo de conteúdo é fantástico para instruir e compartilhar conhecimento com seus seguidores, que estão sempre com fome de conhecimento. Isso passa a imagem de uma empresa que pensa em seus fãs, que fazem questão de oferecer sempre informações importantes para agregar conhecimento e algo de valor em suas vidas.
Listas:
Se concentram em um tema particular e oferecem uma série de pontos sobre o assunto, finalizando com uma breve conclusão. Além de ser objetivo, claro e fácil de memorizar, os conteúdos em lista são excelentes para ranking no Google.
Detalhes:
Para as redes sociais, compartilhe algo breve e criativo. Para os blogs, inclua mais detalhes sobre o tema discutido, para que o seu leitor tenha todas as informações que precisa sobre o assunto abordado. Abra sempre para discussão os assuntos e interaja com seus fãs sempre que possível. Esta interação contínua, além de fidelizá-los, oferece informações importantes sobre o comportamento de seu público que podem repercutir em melhorias organizacionais e de produtos.
Imagens:
Uma imagem atrativa é muito importante para prender a atenção de seus fãs. É ela que, em meio a tantas mensagens que recebemos todo tempo, pode te encantar e fazer com que você consuma aquele conteúdo. Posts com imagens tem 90% mais chances de serem compartilhados do que posts somente com textos. Para blogs, aposte nos infográficos, que contam histórias das marcas ou novidades dos produtos de uma forma diferenciada, criativa e que chama bastante a atenção.
Vídeos:
Cada vez mais utilizados, os vídeos são autoexplicativos e proporcionam ao público dinamismo para discutir um tema dentro de um artigo ou nas redes sociais. O Facebook, atualmente, está dando mais ênfase nos vídeos corporativos que sejam relevantes para seu público. Imagens que possuem movimento em alguma parte, além de criativas, são excelentes formas de oferecer um conteúdo diferenciado para àqueles que te seguem.
O tipo de conteúdo que funciona para uma padaria pode não funcionar para uma empresa de carros. Por isso, é importante verificar o histórico de postagens e analisar os resultados. O mLabs aponta qual tipo de conteúdo mais funciona em suas redes sociais! Assim, você pode apostar no que seu público mais gosta nas suas páginas corporativas, além de saber quais os melhores dias e horários para postar. Conte sempre com a tecnologia ao seu favor para você sempre surpreender seu público e divulgar o melhor conteúdo.