O sucesso do marketing digital depende de uma série de fatores, principalmente de um bom planejamento. Nesse processo, produzir conteúdo de qualidade e definir uma frequência de publicação é importante para divulgação na internet. Mas como definir o calendário de publicações para mídias sociais?
O calendário editorial é um mecanismo eficiente para garantir que as suas publicações cheguem ao seu público com certa constância, além disso, ajuda a controlar o fluxo de informação e os processos de avaliação dos resultados. Dessa forma, é um instrumento necessário para uma boa estratégia online.
Neste artigo vamos explicar como montar um calendário de publicações para mídias sociais. Quer saber como? Acompanhe os próximos parágrafos!
1. Planejando a campanha
Um calendário editorial só funciona se houver conteúdo para publicação, portanto é importante começar o seu planejamento definindo quais os assuntos serão abordados em suas redes sociais durante o período da campanha – que pode variar conforme o interesse da empresa.
Nesse processo, é preciso levar em consideração o conteúdo que o seu público deseja consumir, quais temas se encaixam no escopo de trabalho da empresa, quais serviços pretende divulgar e as prioridades do negócio.
2. Criando a campanha
O planejamento editorial deve levar em conta sempre o interesse do seu público-alvo. Definindo os assuntos que irá tratar, deve dar início à produção desse conteúdo: pesquisar temas relacionados e caprichar bastante na escrita.
Desenvolva um título que chame a atenção, utilize imagens que ajudem a ilustrar o que está no artigo e aposte na qualidade do seu material. Além disso, pesquise palavras-chaves que ajudem o seu conteúdo a chegar mais facilmente ao seu público-alvo.
3. Definindo datas e horários
O primeiro passo é saber qual a quantidade de conteúdo consegue produzir. Não adianta publicar artigos ao longo de uma semana e, na outra, não ter nenhum material. A frequência das postagens é bastante importante para o sucesso da campanha.
Publique ao menos um conteúdo novo por semana em seu blog – nas redes sociais deve-se fazer postagens com mais frequência, em média três na semana. Além disso, fique atento a datas comemorativas que envolvam seu negócio, elas são excelentes para gerar novos materiais.
Também é importante testar para ver quais os dias em que seu público tem mais acesso nas redes sociais e quais os horários que estão conectados. Essa informação apontará os melhores dias da semana e quando colocar o conteúdo no ar. As métricas das redes sociais ajudam neste processo.
4. Mensurando resultados
A mensuração de resultados é essencial no marketing digital. Por meio dessas análises você consegue entender qual a melhor rotina de publicação e quais tipos de conteúdos agradam o seu público-alvo.
Ter uma rotina de análise de métricas ajuda a orientar a produção de conteúdo e melhorar a sua estratégia de comunicação. Além de ter influência direta na montagem do seu calendário editorial. Não deixe de fazer esse trabalho.
5. Automatizando processos
Para facilitar o processo de publicação e garantir que não perca as suas datas de postagens é interessante automatizar seu processo. As mídias sociais permitem programar datas e horários de postagens. Utilize essa estratégia.
O Facebook possui esse sistema para fan pages, porém, outras mídias sociais, como o Instagram, não contam com esse recurso, portanto utilize programas para fazer agendamento (como a mLabs).
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