O Marketing Digital surgiu há mais de uma década e já sofreu diversas mudanças e adaptações até chegar ao que conhecemos hoje. Atualmente, vender um produto a qualquer custo já não funciona mais. É necessário pensar na melhor forma de oferecer conteúdo de qualidade e soluções para o público-alvo. Para melhorar suas estratégias de negócio, separamos cinco dicas de marketing digital para você se atualizar. Confira!
1. Invista em SEO
SEO é a sigla de Search Engine Optimization, ou Otimização da Ferramenta de Busca, em português. Essas três letrinhas mágicas possuem várias estratégias de marketing digital que podem melhorar o desempenho do seu site dentro dos resultados de buscadores, como o Google e o Bing, por exemplo.
Com algumas táticas, como o uso de palavras-chave, subtítulos e linkagens internas, é possível fazer com que os robôs dos buscadores indicarem que seu conteúdo tem mais relevância perante a concorrência.
Porém, os mecanismos já são tão inteligentes que conseguem identificar se o seu conteúdo é, de fato, interessante para os consumidores. Ou seja, de nada adianta você encher seu texto de palavras-chaves se ele não está passando uma informação clara e relevante.
Por isso, um blog pode ser a porta de entrada para atrair mais clientes para o seu negócio!
2. Fique de olho na concorrência
Pode parecer uma dica um pouco óbvia, mas é fato que muitas pessoas não dão valor a isso, sabia?
Mas vale a pena gastar tempo e esforço analisando seus concorrentes. Fique de olho nas estratégias usadas por eles e qual o foco dado em seus conteúdos. Isso vai lhe ajudar a se situar dentro do mercado e perceber para que lado a maré está levando naquele momento. Assim, é possível entender o que o público está desejando consumir e em quais aspectos você está ficando para trás.
3. Adapte-se ao mobile
Quando uma pessoa navega por um site via seu smartphone, significa que ela está realizando uma navegação mobile. Esse meio está crescendo cada vez mais. Atualmente, o número de internautas brasileiros que acessam a rede pelo celular ou tablet já superou o de quem usa o desktop — segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2017, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mais de 58 milhões brasileiros acessam internet apenas pelo celular.
Com a correria do dia a dia, as pessoas buscam por conteúdos de fácil acesso e que naveguem bem em seus celulares. Por isso, adaptar seu site ao mobile é uma das dicas de marketing digital que são indispensáveis!
Também chamado de design responsivo, apostar nesse tipo de visualização garantirá que seus serviços e produtos cheguem com qualidade aos visitantes.
4. Utilize uma plataforma de gestão de mídias
Uma das estratégias de marketing digital recomendadas é utilizar um gerenciador de redes sociais. A plataforma da mLabs abre um leque de possibilidades no que se refere aos meios de comunicação em que as pessoas passam a maior parte do tempo na internet, sendo o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube, Pinterest, entre outros.
Com isso, é possível centralizar em um só lugar todas as redes sociais, o que irá otimizar o tempo, melhorar a organização e facilitar processos.
Com o uso da plataforma da mLabs você ainda gera relatórios detalhados, dados simplificados de evolução e faz o serviço de relacionamento com os clientes.
5. Use o funil de vendas
Conhece a estratégia de Inbound Marketing? Ela é maravilhosa para alavancar seus resultados!
Uma das etapas é utilizar um funil de vendas. Sabe o que isso significa? Vamos lá.
Você precisa de estratégias para captar leads. De nada adianta apenas jogar seu conteúdo na rede e não fazer nada com isso. Ao alcançar possíveis clientes, é necessário nutrir esse relacionamento. Fazemos isso com o funil de vendas.
Uma das formas de começar é utilizando landing pages em algum conteúdo do blog para que o cliente se inscreva e entre em sua base de dados. Você pode oferecer um e-book gratuito para quem se cadastrar! A partir daí, você começa a nutrir esse relacionamento com estratégias de marketing.
Feito isso, chegará à etapa em que o cliente está completamente interessado no seu negócio e sabe que você oferece soluções para ele e, assim, você conquistará sua confiança e conseguirá atingir o resultado final: vendas!
Gostou de nossas dicas de marketing digital?
A mLabs é uma plataforma de gestão de mídias sociais ideal para a sua marca. Você vai centralizar seu trabalho, otimizar sua rotina e ganhar tempo. Sem falar na qualidade de relatórios e dados disponibilizados.
Não perca mais tempo! Coloque nossas dicas de marketing digital em prática e aproveite para usufruir de sete dias de graça para experimentar! Isso mesmo, você leu certo. Serão sete dias totalmente gratuitos para você conhecer a plataforma. Temos certeza que vai adorar e perceber o quanto será útil aos seus negócios!
Conte pra gente o que achou e embarque nessa conosco!