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Como conectar uma conta do Instagram na mLabs – passo a passo!

Como conectar uma conta do Instagram na mLabs – passo a passo!
Avatar de Aline Cecília Santos

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Como uma plataforma de gestão de redes sociais homologada, que opera via APIs oficiais das mídias sociais, todas as operações da mLabs no Instagram e Facebook dependem da correta conexão das suas contas sociais em nossa plataforma.

Para te ajudar a entender como conectar um perfil comercial do Instagram à mLabs, criamos esse artigo com o passo a passo dessa conexão. Nele, você aprenderá:

  1. Vantagens e porquê você precisa ter um perfil comercial no Instagram;
  2. Requisitos para conectar uma conta do Instagram à mLabs;
  3. O que é o Gerenciador de Negócios do Facebook e porquê você precisa ter um;
  4. Passo a passo para conectar uma conta do Instagram à mLabs;
  5. Principais dificuldades que você pode encontrar e como proceder.
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Certifique-se de ter uma conta comercial no Instagram

Para garantir que a conexão da sua conta no Instagram seja feita da forma correta na mLabs, certifique-se de que ela seja uma conta comercial.

Contas pessoais e de criador de conteúdo não são suportadas pela API da rede social e, por isso, os serviços da mLabs têm algumas limitações para essas modalidades.

Criadores de conteúdo, por exemplo, poderão visualizar os relatórios e interagir com seguidores, mas não poderão programar posts no Instagram. Já as contas pessoais não terão acesso a nenhuma das funcionalidades da mLabs.

A boa notícia é que converter uma conta pessoal em comercial no Instagram é muito simples e traz inúmeras vantagens para quem aposta no Instagram como canal de marketing. Conheça algumas!

Acessar métricas

A primeira, e uma das mais importantes vantagens de ter um perfil comercial no Instagram, é poder acompanhar métricas para entender e otimizar os resultados da sua estratégia na rede social.

Com um perfil comercial você poderá acessar dados como alcance, impressões, atividades dos seguidores, visualizações de vídeos, dados demográficos e muito mais!

👉 Entenda mais sobre métricas do Instagram e saiba quais você deve acompanhar para garantir uma boa performance.

Conhecer o seu público

As métricas te ajudarão a conhecer melhor o seu público e, claro, otimizar (ou construir) suas buyer personas.

Pelas ferramentas de análises das redes sociais, conhecidas como social analytics, você obtém dados precisos sobre o seu público como idade, gênero e localização.

Também é possível descobrir informações comportamentais, por exemplo, os horários e os dias em que os seus seguidores ficam online.

Conhecendo melhor as características do seu público e como ele se comporta no Insta, você conseguirá otimizar sua estratégia e investir em abordagens que trazem mais resultados.

Inserir botões interativos

Outra vantagem de ter um perfil comercial no Instagram é poder inserir, além do link na bio, botões interativos com telefone e e-mail da empresa.

Mais uma forma de ajudar seu público a te encontrar, certo?

Fazer anúncios

Uma das vantagens mais legais de ter uma conta comercial no Instagram é poder fazer anúncios pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook ou promover suas publicações diretamente do Instagram.

Além de poder segmentar para que tipo de público o post será mostrado, você terá acesso aos dados e relatórios de cada post patrocinado.

👉 Veja mais sobre Instagram Ads com o nosso guia completo de como anunciar no Instagram!

Requisitos para conectar uma conta do Instagram na mLabs

Agora que você já sabe os benefícios de ter uma conta comercial no Instagram, certifique-se de ter os requisitos necessários, listados abaixo, para conectar a sua conta do Instagram na mLabs.

Veja o tutorial completo para conectar a sua conta do Instagram na mLabs! 👇

Mas afinal, o que é o Gerenciador de Negócios do Facebook?

O Gerenciador de Negócios do Facebook, também conhecido como Business Manager, é uma plataforma completa com várias ferramentas de negócios para ajudar profissionais de marketing no gerenciamento de publicações orgânicas e pagas no Facebook e Instagram.

É por meio do gerenciador que você controla o acesso de vários usuários a recursos adicionais, como à sua conta do Instagram e aos catálogos de produtos do Facebook. Confira as principais funcionalidades do Business Manager:

  • manter atividades comerciais separadas de perfil pessoal: para que você não precise se preocupar em postar no lugar errado;
  • rastrear os anúncios feitos no Facebook: para que você tenha acesso aos relatórios detalhados que mostram o desempenho de seus anúncios;
  • liberar acesso às páginas de anúncios: para que fornecedores, parceiros e agências tenham acesso às suas páginas e contas de anúncios;
  • garantir a privacidade da sua conta: para que os colegas de trabalho não vejam as suas informações pessoais do Facebook, tendo acesso apenas ao seu nome, e-mail comercial, páginas e contas de anúncios.

Quer saber mais sobre o Gerenciador de Negócios do Facebook? Veja as informações disponibilizadas pelo próprio Facebook sobre o tema.

imagem: banner publicitário com chamada para teste grátis do agendamento para Instagram

Como adicionar uma conta comercial do Instagram na mLabs – passo a passo

Após atender a TODOS os requisitos de conexão do Instagram, siga o nosso tutorial para conectar a sua conta do Instagram na mLabs.

  1. Acesse a dashboard da mLabs e clique em “Conectar” no campo do Instagram.
como-conectar-uma-conta-do-Instagram-na-mLabs-1: tela mLabs

2. Realize o login e clique em “Continuar”.

como-conectar-uma-conta-do-Instagram-na-mLabs-2: tela mLabs

3. Na proxima tela, prossiga com o login no Facebook.

como-conectar-uma-conta-do-Instagram-na-mLabs-3: tela mLabs

4. Selecione a conta que você deseja gerenciar e clique em “Conectar Facebook e Instagram”.

como-conectar-uma-conta-do-Instagram-na-mLabs-4: tela mLabs

5. E pronto! Sua conta foi conectada e você já pode agendar posts.

como-conectar-uma-conta-do-Instagram-na-mLabs-5: tela mLabs

Checklist: certifique-se de ter realizado todos os requisitos de conexão

Se mesmo depois de seguir as nossas orientações (requisitos e tutorial) você não conseguir conectar a sua conta do Instagram na mLabs, é provável que você tenha pulado alguma etapa do processo.

Então, para evitar que os erros de conexão persistam, fizemos um checklist com todas as ações que você deve tomar para garantir que sua conta seja conectada com sucesso. Confira!

✅ Ter uma página no Facebook para cada perfil comercial do Instagram

Caso você não tenha, acesse facebook.com/pages/create, escolha uma categoria, forneça as informações necessárias e crie a sua página.

como adicionar perfil na mlabs: imagem de uma página do Facebook

✅Ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook

Caso você não tenha, entre no business.facebook.com, clique em “Criar conta”, coloque o nome da empresa, selecione a Página principal e digite seu nome e endereço de e-mail profissional. Preencha os campos restantes necessários para avançar no fluxo de integração.

como adicionar perfil na mlabs: imagem da página criar conta no Gerenciador de Negócios do Facebook

Ter a sua página do Facebook e a sua conta do Instagram adicionadas no Gerenciador de Negócios

Não adicionou as suas páginas ainda? Então, acesse business.facebook.com, clique no menu em “Contas” e em “Páginas”, em seguida clique no botão “Adicionar” e selecione “Adicionar uma Página”. Siga os passos da plataforma para concluir.

como adicionar perfil na mlabs: imagem da página de configuração da conta no Gerenciador de Negócios do Facebook

Para adicionar a sua conta do Instagram acesse business.facebook.com, clique no menu em “Contas” e em “Contas do Instagram”, em seguida clique no botão “Adicionar” e conecte a sua conta do Instagram. Siga os passos da plataforma para concluir.

como adicionar perfil na mlabs: imagem da página de configuração da conta no Gerenciador de Negócios do Facebook

✅ Ter a sua página do Facebook e a sua conta do Instagram como ativos do Gerenciador de Negócios

Para fazer com que essas páginas sejam “ativos” no Business Manager acesse business.facebook.com, clique no menu “Usuários” e “Pessoas”, clique no botão “Adicionar ativos” e selecione a página do Facebook e a conta do Instagram que deseja adicionar. Siga os passos da plataforma para concluir.

como adicionar perfil na mlabs: imagem da página de configuração da conta no Gerenciador de Negócios do Facebook

✅ Ter a sua conta comercial do Instagram vinculada à sua página do Facebook

Se você ainda não fez essa vinculação acesse a sua página do Facebook, clique no menu “Configurações” e “Instagram”, selecione “Conectar conta”. Garanta que a opção “Permitir acesso a mensagens do Instagram na Caixa de Entrada” esteja ativada e clique em “Continuar”.

como adicionar perfil na mlabs: imagem da página de configuração da conta no Gerenciador de Negócios do Facebook

Principais dificuldades para conectar uma conta do Instagram à mLabs

Confira as principais dificuldades dos usuários para conectar uma conta do Instagram na mLabs e previna-se desses problemas.

1. Atingir o limite de contas no Gerenciador de Negócios do Facebook

O Facebook exige que qualquer conta comercial do Instagram esteja dentro de um Gerenciador de Negócios.

Esse processo acontece de forma automática, quando você converte a sua conta do Instagram para comercial, o Facebook automaticamente cria um Gerenciador de Negócios para a sua conta do Instagram.

O problema é que existe um limite de apenas duas contas de negócio por usuário do Facebook.  Então, ao tentar converter a sua conta do Instagram para comercial várias vezes, automaticamente, você atinge o limite de contas de negócio e o Facebook não permite que você converta a sua conta do Instagram para comercial.

O vídeo abaixo, do James William, traz uma explicação mais detalhada sobre o tema e um direcionamento para solucionar esse problema.

2. Encontrar erro ao adicionar uma página do Facebook no Gerenciador de Negócios

Se ao adicionar uma página do Facebook no Gerenciador de Negócios você encontrar a seguinte mensagem:

“Você não pode adicionar essa Página à sua conta do Gerenciador de Negócios porque é a Página principal de outro negócio”.

Saiba que isso acontece porque só é permitido ter uma página principal do Facebook por Gerenciador de Negócios. Nesse caso, provavelmente, a página do Facebook já está ativa em um Gerenciador de Negócios e você não consegue adicioná-la a outro.

3. O perfil do Instagram não aparecer na lista de canais para adicionar na mLabs

Para que o seu perfil do Instagram apareça na lista de canais você precisa criar uma página de Facebook para cada perfil comercial do Instagram. Ou seja, não é permitido ter vários perfis do Instagram para uma única página do Facebook.

Essa é uma das premissas da nova API do Instagram para realizar a conexão em ferramentas terceiras.

4. Cliente não autorizar a criação de uma página no Facebook

Outra dificuldade comum entre os usuários é a resistência ou a negativa dos clientes para a criação de uma página no Facebook (ação obrigatória para vincular à conta comercial do Instagram).

Se esse é o seu caso, saiba que é possível criar uma página no Facebook, mas não publicá-la. Nela, você pode dar as permissões aos administradores e conectar o perfil do Instagram. Isso soluciona o problema dos clientes que não querem ter a Fanpage ativa.

5. Conectar a conta do Instagram errada na mLabs

Para esses casos, não se preocupe, você pode fazer o seguinte procedimento para reverter a situação:

Acesse aqui > clique no app da mLabs > Editar > role até o final > clique em REMOVER > Deixe a caixa EXCLUIR PUBLICAÇÕES vazia (sem checar) > clique em REMOVER. 

Feito isso, volte no dashboard da mLabs e clique no botão de conectar o Instagram. Escolha a conta certa e mantenha todas as autorizações.

6. O ícone de reconexão do Instagram não aparecer na mLabs

Se o seu ícone do Instagram no dashboard da mLabs está na cor cinza (inativo), provavelmente, você está como convidado na plataforma e convidado não tem permissão para conectar contas na plataforma.

Para resolver esse problema, você precisa pedir para o usuário da conta principal (administrador), acessar a plataforma e fazer o processo de conexão.

Limitações de recursos da API oficial do Instagram

Além do agendamento e publicação de posts apenas para contas comerciais no Instagram, tivemos que nos adaptar à uma série de limitações de recursos não suportados pela nova API do Instagram.

De maneira que, sem opção de escolha, tivemos que retirar as funcionalidades da plataforma por imposição à adequação aos termos do Facebook. Confira quais são as restrições:

  • limitação de 25 postagens publicadas pela API em um período de 24 horas para cada conta;
  • as imagens devem estar na taxa de proporção entre 4:5 e 1,91:1. Sendo a largura mínima de 320 e largura máxima de 1.440 (se necessário, a foto será redimensionada para atender ao tamanho mínimo e máximo). A altura varia conforme a largura e a taxa de proporção;
  • agendamento e publicação de Stories, Reels, IGTV e formato Carrossel para o feed não são suportados;
  • agendamento e publicação de posts com marcação de produtos no Instagram Shopping (Tags de compras) não são suportados;
  • filtros não são suportados.

Quando o Facebook lançar esses recursos na API nós voltaremos a ter na mLabs. 👊

Mas, você também pode nos ajudar pedindo esses recursos para o Facebook aqui: https://www.facebook.com/help/contact/268228883256323

Os posts no feed nos formatos de imagem e vídeo estão funcionando normalmente e serão publicados no dia e horário previamente agendados. 😉

Nosso time já está trabalhando em uma solução, suportada pela nova API do Instagram, para ajudar na você na programação dos Stories e Reels.

Como a API oficial ainda não permite a publicação automática, teremos um fluxo com alerta na plataforma da mLabs. Essa solução não funciona exatamente como o agendamento antigo, mas estamos confiantes que ajudará a minimizar o impacto na sua rotina. 🧡

Caso você encontre algum outro problema de conexão da conta do Instagram na mLabs, que não se encaixa em nenhuma das informações passadas neste artigo, compartilha com a gente nos comentários!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

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