Já ouviu falar no YouTube stories, também chamado de Youtube Reels?
O recurso é uma novidade na plataforma que permite compartilhar vídeos curtos no mesmo formato dos stories (como vemos no Instagram e Facebook).
Porém, tem alguns pontos de diferença e hoje veremos melhor como funciona o YouTube Stories!
YouTube stories: como funciona?
Buscando novas formas de oferecer aos seus usuários experiências positivas e, é claro, que aumentem as taxas de retenção e adesão, o Youtube vem se atualizando e está de olho nas mudanças de mercado.
Outras redes, como o Instagram, com a criação do IGTV — onde os usuários podem fazer seus próprios canais para vídeos — vem ganhando força e a concorrência aumenta.
Dessa forma, mesmo ainda sendo a plataforma de vídeos em streaming mais acessada do mundo, o YouTube vem passando por transformações contínuas e uma delas foi a criação do chamado “Stories do YouTube”.
O recurso aproxima a rede ao formato tradicional de redes sociais, dando aos usuários novas formas de interação.
Isso ajuda a fomentar o engajamento, o aumento do tempo de permanência e a atratividade da plataforma, pontos importantes para a estratégia de monetização da plataforma de compartilhamento de vídeos.
Mesmo sendo chamado de stories do YouTube, o recurso batizado de Reels funciona de forma diferente do que já acontece em outras redes sociais em determinados pontos.
O recurso abre a possibilidade dos donos dos canais com pelo menos 10 mil inscritos fazerem vídeos curtos com duração de até 30 segundos e que possam permanecer na plataforma o tempo que desejar (não ficam disponíveis apenas por 24 horas, uma das características mais marcantes dos stories).
Além disso, o Reels fica em uma parte separada e não no topo do perfil dos usuários.
Também é possível fazer linkagens dentro dos vídeos com outros stories já feitos e adicionar músicas, textos, filtros, stickers, entre outros.
Entenda melhor sobre o YouTube Community
O YouTube Reels é uma novidade assim como o recém-lançado YouTube Community.
Na comunidade do canal os usuários podem postar textos, imagens, fazer enquetes e interagir por meio de comentários, curtidas e descurtidas. Funciona como a timeline do Facebook, por exemplo.
Dessa forma, o YouTube vai expandindo suas atividades e aumentando o tempo que os usuários passa na plataforma, oferecendo ainda mais recursos e se tornando uma rede mais completa.
Isso também representa um salto e tanto em termos de possibilidades de marketing digital e social selling pela rede.
Confira a seguir algumas das possibilidades ao usar o YouTube Community:
- responder e interagir com os seguidores;
- mostrar os bastidores, envolvendo ainda mais seus seguidores e se aproximando ao público;
- criar enquetes e pesquisas para novas ideias de conteúdo e feedback do que já está sendo produzido;
- elaborar GIFs usando momentos dos seus próprios vídeos. Isso ajuda ainda mais na divulgação e alcance;
- alcançar novas pessoas que ainda não seguem seu canal, já que as atualizações que posta podem aparecer no feed da página inicial.
Que tal começar a explorar essas novidades hoje mesmo em seu canal? Agora que já sabe sobre o stories do YouTube, caso você tenha mais de 10 mil inscritos no seu canal, pode experimentar o recurso!
A cada novidade, iremos te atualizar!
Fique de olho no blog da mLabs para ficar antenado a tudo o que acontece no mundo digital! Aproveite e confira sobre os vídeos de realidade virtual que podem ser feitos no YouTube.