Sabe quando você passa horas pensando no melhor copy, abordagem, uma imagem incrível para um post de redes sociais e… o cliente reprova porque não era bem o que o briefing pedia?
Ou pior, quando você perde uma data comemorativa superimportante para o segmento do cliente e não tem mais volta?
Pois é, chega a dar tristeza…
Mas ter um fluxo de trabalho bem delimitado e organizado pode reduzir esses problemas.
O workflow mLabs foi pensado exatamente para minimizar esses cenários e potencializar as chances de aprovação e sucesso do seu trabalho.
Entenda agora como dar adeus aos problemas na comunicação, expectativas não atendidas e falta de sintonia entre o seu time por meio do Workflow!
O que é o workflow?
Workflow ou fluxo de trabalho é o nome que se dá à organização de uma série de etapas que sequenciais que são definidas para a conclusão de um projeto.
Na gestão de redes sociais feita por agências, predefinir um fluxo é essencial, pois normalmente envolve-se diferentes profissionais no projeto como: social media, designer, atendimento, mídia e o próprio cliente.
Mas existem casos, onde uma única pessoa é responsável por todas as etapas de um gerenciamento de redes sociais. Já pensou? Quem já viveu sabe. 🫠
É o que chamamos de “eugências”, e são casos em que se faz ainda mais necessária a priorização de um fluxo de trabalho bem delimitado e documentado.
Qual é a importância do Workflow na gestão de redes sociais?
Como já falamos, a gestão de redes sociais envolve algumas etapas importantes. No caso da produção de um conteúdo para rede social, basicamente são necessários os seguintes passos:
- elaboração do briefing;
- produção do copywriting da arte e da legenda;
- definição de hashtags;
- criação da peça gráfica da publicação;
- aprovação do conteúdo;
Em cada uma dessas etapas é necessário garantir que o profissional responsável compreenda os objetivos do post, como impactar a persona, os prazos e ajustes.
Além disso, é importante documentar todas as mensagens trocadas — por e-mail ou Whatsapp —, inclusive aquelas que “passam batidas” pelo cliente.
Elas são preciosas para diminuir os riscos de problemas na comunicação e insatisfação futura do cliente. Além de garantir que o gerenciamento de redes sociais seja mais eficiente e esteja claro para todos os envolvidos.
No workflow da mLabs você pode centralizar todas essas tarefas importantes, com funções para criação de demandas e histórico de todo o andamento do processo.
Como usar o workflow mLabs?
O workflow da mLabs foi pensado para facilitar a entrega, garantir produtividade, economia de tempo e mais inteligência para os processos.
Entenda como começar a utilizar todo esse potencial no seu dia a dia!
1º Passo: Cadastre seu time na plataforma
Para fazer o seu fluxo de trabalho correto dentro da plataforma, o primeiro passo é registrar toda a sua equipe.
Para isso, siga o tutorial:
1. Clique em “Gerenciar usuários” no canto superior direito da tela inicial mLabs e clique em “Adicionar Novo”;
2. Na tela seguinte, insira o e-mail e nome da pessoa que você deseja adicionar. Feito isso, clique em “Continuar”;
3. Agora, configure as permissões que essa pessoa terá, se estará tudo liberado ou se você deseja personalizar o acesso, depois clique em “Próximo”;
4. Por fim, basta selecionar quais apps mLabs essa pessoa terá acesso e clicar em “Salvar”.
2º Passo: Criando uma demanda
Agora sim estamos prontos para ir até o workflow da mLabs! Essa função está na parte superior, no menu principal da plataforma.
Ao clicar em “Workflow”, você será redirecionado para uma página com um botão escrito “Adicionar demanda”. É neste botão que você clicará para adicionar um novo fluxo de trabalho.
Agora aqui é tudo muito intuitivo, viu?! Basta ir preenchendo os campos.
Primeiro, defina o título da demanda; depois selecione o perfil da demanda; em seguida os canais que essa demanda será publicada e defina a data e horário da publicação.
Depois, selecione se será um agendamento automático, defina as tags e escreva o briefing, podendo anexar arquivos. 😉
3º passo: Adicionar usuários para trabalharem na demanda
A próxima fase de criação da demanda consiste em incluir os membros da sua equipe no projeto. Você pode escolher entre os usuários que já têm permissão para acessar os perfis da sua conta ou adicionar um novo membro utilizando o botão “Adicionar novo”.
Vamos mostrar a você no tutorial:
1. Selecione a Equipe de Criação, ou seja, os usuários responsáveis por adicionar texto e imagem nas demandas;
2. Selecione até 2 Aprovadores Internos, que são os usuários da equipe que aprovam a demanda internamente;
3. Selecione até 2 clientes (Aprovadores Externos), que são os usuários responsáveis por aprovar a demanda externamente, por exemplo, clientes. Nessa etapa é importante frisar que ao incluir dois aprovadores (internos ou externos), o segundo aprovador só poderá realizar a sua aprovação após o primeiro aprovador concluir a sua ação.
Depois de preencher todos os campos obrigatórios, você pode escolher entre “Salvar como rascunho” e “Finalizar”. Ao clicar em “Finalizar”, sua demanda será criada e ficará disponível na coluna de Conteúdo, para que a Equipe de Criação possa trabalhar no post.
E pronto! Sua demanda foi criada com sucesso! 😊
Configurações extras do Workflow
Além de adicionar demandas, o Workflow conta com configurações extras que facilitam a navegação.
Filtros
Clicando em “Filtros” é possível filtrar as demandas de acordo com o perfil, período e status, bem como criar filtros avançados clicando em “Filtro avançados”.
Incrível, né?!
Visualização
Você pode optar por visualizar o Workflow em painel ou em lista, basta clicar na opção.
Configurações
Clicando em “Configurações” você pode habilitar ou desabilitar ações.
O que acontece quando finaliza uma demanda no workflow da mLabs?
Como vimos, uma demanda de fluxo de trabalho dentro da plataforma da mLabs envolve diferentes etapas.
Quando todas estão finalizadas, as informações e todo o histórico ficam salvas. Você pode ver todas as mensagens trocadas dentro da plataforma: os pedidos de ajustes, a data que a tarefa chegou para determinado profissional, o que foi pedido para ajustar, etc.
Sabe quando você fala que o cliente disse “x” e ele fala que apontou “y”?
Pois é, esse é o fim do dilema. Com todas as informações armazenadas o trabalho fica mais transparente e é possível mostrar todos os caminhos e alterações que foram necessários.
Inclusive se houve atraso ou não em alguma etapa do fluxo de trabalho.
Quais as vantagens neste fluxo de aprovação?
O tamanho dos times de profissionais responsáveis pela estratégia de marketing digital pode ser beeeeem variável, né?
Enquanto algumas agências contam com até mais de 10 profissionais, existem “eugências” que prestam o serviço completo para os clientes.
Mas tanto em grandes equipes, como em trabalhos individuais, a desorganização é um grande fator prejudicial. O workflow, portanto, garante vantagens como:
- organização das ações de marketing;
- tempo de trabalho otimizado;
- agilidade e facilidade na comunicação;
- aproximação do cliente;
- entregas mais acertadas e eficientes.
Agora que você aprendeu tudo sobre o workflow da mLabs e os benefícios que ele pode proporcionar, aproveite para fazer o teste grátis!