Já ouviu falar no WhatsApp marketing? Bom, que todo mundo usa o WhatsApp hoje em dia muita gente sabe, não é verdade? Em um bate-papo amigável, compartilhando arquivos, ou simplesmente enviando aquela mensagem de bom dia no grupo da família.
O que nem todos sabem é que o aplicativo também é uma excelente ferramenta para facilitar relações comerciais e fazer negócios.
Por que o WhatsApp marketing está bombando?
Desde setembro de 2018, o WhastApp superou a marca do Facebook e liderou o ranking dos aplicativos mais usados do mundo, nos celulares com sistemas operacionais Android e IOS.
De acordo com o relatório global da empresa de análise de mercado App Annie, o aplicativo possui cerca de 200 milhões de usuários ativos por mês.
E como acontece em todos os canais de massa, logo eles começam a ser utilizados para o marketing. Este é o caso do WhatsApp! Cada vez mais empresas estão apostando na ferramenta para se comunicar com seus clientes e vender mais!
Se você quer saber como utilizar o famigerado “Zap Zap” como instrumento de divulgação, suporte e atendimento, continue a leitura! Neste artigo, você descobrirá todas as vantagens que o app pode trazer para uma empresa! Bora lá?
1. Ampliação da rede de contatos
Tudo bem, sabemos que a rede voltada às buscas comerciais é o LinkedIn. Apesar disso, poucas aplicações se encaixam tão bem no meio corporativo quanto o WhatsApp.
O grande diferencial da plataforma é que você pode enviar uma mensagem e a pessoa responde quando for conveniente. Assim, desconfortos são evitados.
Já imaginou ligar para um cliente bem no meio de uma reunião ou fora do horário de trabalho? Não dá, né? Uma das maiores vantagens é poder enviar e receber mensagens sem precisar agendar reuniões ou aguardar o momento mais propício.
Como o app já caiu nas graças do usuário, você pode ampliar a sua rede de contatos e compartilhar ideias ao longo do dia. Isso inclui clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, patrocinadores e qualquer outro stakeholder.
2. Pesquisa de mercado
Seguindo a mesma linha de raciocínio, o WhatsApp se apresenta como um ótimo recurso de coleta de feedback. Se quiser utilizar um termo comercial: a pesquisa de mercado.
A ferramenta é considerada uma plataforma de micromomentos. Ou seja, a pessoa utiliza em intervalos, como na fila do banco, na hora do lanche ou nos 5 minutinhos de descanso da técnica pomodoro.
Nesse caso, enviar perguntas relacionadas ao que a sua empresa vende pode ser uma ótima ideia. As chances de resposta são maiores do que com um formulário, já que têm um tom mais pessoal.
3. SAC Social
A grande pepita de ouro do WhatsApp marketing é o SAC Social. Como você sabe, na web, as pessoas querem tudo de maneira imediata.
Portanto, não querem esperar alguns minutos ao telefone ou acessar um site para falar com a empresa. Isso realmente pode irritá-las.
O webconsumidor quer respostas ao alcance das mãos, ou seja, em seus smartphones. Para facilitar ainda mais, em aplicações já instaladas.
Caso você não tenha percebido, acabamos de descrever o WhatsApp. O app é uma poderosa arma para suporte e atendimento, já que é prático e está à distância de um toque.
4. Vendas
Não são poucas as empresas que já utilizam o WhatsApp para vendas diretas. Inclusive, há aplicações que conectam o chat do site diretamente com o aplicativo em sua versão web, o que é ótimo.
Acredite: muita gente prefere esse formato de comunicação “descompromissada”, sem horário e hora para falar. Esse novo panorama se apresenta como parte do comportamento do consumidor.
Visto que, uma ligação pode interromper alguma de suas atividades. Um e-mail sem autorização pode ser considerado invasivo. E não precisamos nem falar que o porta a porta já não tem a mesma eficiência de outrora, não é mesmo?
Agora, se você fornece o número do seu WhatsApp no site para solicitação de orçamentos, por exemplo, o possível cliente negocia em seu próprio ritmo.
5. Nutrição de leads
Muitos empreendedores estão acostumados a utilizar o Inbound Marketing. Um blog atrai um visitante, que se torna um lead quando se inscreve em uma newsletter. Você provavelmente conhece a jornada.
Mas a verdade é que o e-mail é apenas um dos canais de comunicação que pode ser utilizado para se relacionar com as pessoas que solicitam mais informações.
Nesse sentido, o WhatsApp também funciona muito bem. Por meio das listas de transmissões você pode enviar artigos úteis, links de referências, anúncios de lançamentos e muito mais.
Ou seja, o app é um canal para gerar autoridade e alimentar relacionamentos com os consumidores. Exatamente como o e-mail.
Então, não se prenda aos métodos citados como mais tradicionais. Inove e forneça à sua audiência experiências únicas.
6. Ferramenta de interação
Lembre-se que o WhatsApp é uma “mídia social”. Foque na segunda palavra do termo, “social” significa que a aplicação é voltada às interações.
Um dos principais objetivos ao adentrar no maravilhoso mundo das redes sociais é justamente aproximar-se dos usuários. Então, por que não utilizar o aplicativo mais usado do Brasil para tal?
Nesse sentido, uma boa ideia é a criação de grupos. Selecione as pessoas mais influentes da sua comunidade ou os advogados da marca e trate-os com atenção especial.
Leve até eles informações exclusivas e novidades. Mas lembre-se: eles também querem ser ouvidos!
Interaja, recolha feedbacks, mostre que eles são importantes e fazem parte da construção do seu negócio. Certamente essa é uma estratégia que aumentará o amor à sua marca.
7. Divulgação
Por fim, mas não menos importante, o WhatsApp também pode ser utilizado como utensílio de divulgação de produtos, serviços, eventos e qualquer outra coisa.
Aqui há uma dica especial: tente não invadir a privacidade do consumidor. Apenas o faça mediante solicitação do usuário.
Muitas casas noturnas e restaurantes já adotam essa ação em suas estratégias. Os clientes regulares têm a opção de inscrever-se em listas de transmissão, canal pelo qual recebem novidades, programações e até mesmo promoções exclusivas.
8. Integração com ferramentas
Para facilitar ainda mais o trabalho de quem utiliza o WhatsApp como recurso de marketing, há algumas ferramentas que ajudam na execução das tarefas.
Um bom exemplo é a mLabs. Com ela é possível gerenciar as mensagens privadas do Facebook, Instagram e WhatsApp em um só lugar. Isso significa, na prática, que é possível responder todas as mensagens do WhatsApp pela plataforma e ainda usar recursos avançados de SAC social como:
- Salvar respostas prontas para não ter que ficar digitando;
- Taguear conversas;
- Atribuir conversas de um atendente para outro;
- Se comunicar com outros atendentes sem que o usuário na outra ponta veja, entre outros.
Como você viu, o WhatsApp é um aplicativo extremamente dinâmico. E existem algumas boas opções de ferramentas que podem te ajudar a utilizá-lo no marketing! A mLabs é uma delas!
Quer ver como tudo isso funciona na prática? Teste a mLabs grátis!