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Saiba como utilizar o Facebook e Instagram para vender mais na Black Friday!

Saiba como utilizar o Facebook e Instagram para vender mais na Black Friday!
Avatar de Brenda Dionizio

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As campanhas de Black Friday vêm sendo cada vez mais presentes nas mídias digitais e, por isso, a concorrência aumenta a cada ano. 

De acordo com uma pesquisa publicada pela We Are Social, já são 4.62 bilhões de usuários de mídias sociais ao redor do globo. 

Entenda agora como você pode se destacar no meio da multidão e utilizar o Facebook e Instaram para gerar mais vendas nessa Black Friday!  

Quais foram os aprendizados da última Black Friday?  

Em 2021 o faturamento da Black Friday foi de 7,5 bilhões de reais e o consumidor com mais de 51 anos se tonou mais adepto às comprar pela internet, de acordo com o Reclame Aqui.  

A classe que mais consumiu durante a data, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Globo, foi a C com 60%. Já as classes A e B consumiram cerca de 40%.  

Sem dúvidas, as compras pela internet receberam destaque e esse ano a expectativa é ainda maior! 

Dicas para usar o Facebook e Instagram na sua campanha de Black Friday 

Agora que você já ficou por dentro de alguns números, bora entender como se destacar no Facebook e Instagram e bombar na Black Friday?  

Se liga em algumas dicas! 

Entenda a jornada do seu cliente 

Saber o que seu público pensa, pergunta e quais canais acessa, antes e depois de consumir seu produto ou serviço, é essencial, não só para uma campanha de Black Friday, mas para qualquer ação de marketing.  

Se você ainda não entende o passo a passo da jornada do seu cliente, essa Black Friday é a oportunidade que você estava precisando para começar investir e obter mais inteligência através dessa ferramenta.  

Aqui na mLabs, nós usamos a jornada com 5 passos: 

  • Descoberta: o público entra em contato com a sua marca e se identifica com uma solução ou conteúdo que você oferece.  
  • Consideração: o público se encanta pela solução que você oferece ou pelo conteúdo que você domina e continua te acompanhando.  
  • Conversão/Compra: o público valida a ideia de que você realmente é a solução que ele precisa e compram o seu produto ou serviço.  
  • Experiência Própria: o cliente entende se a experiência que teve foi negativa ou positiva. 
  • Experiência Compartilhada: o cliente passa a compartilhar com outras pessoas a experiência que ele teve com sua marca. 

Além das ações, tenha em mente que a persona tem dúvidas, pensamentos e necessidades em cada etapa da jornada.  

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Invista em uma estratégia de conteúdo 

Além de pensar na jornada do seu cliente, é necessário trabalhar uma boa estratégia de conteúdo nas redes sociais para que sua campanha seja fortalecida.  

Em nossas redes sociais, utilizamos os três pilares de conteúdo: Help, Hub e Hero.  

Cada um desses H’s é uma modalidade que vai atingir certas dores da persona e vão conversar com a jornada. 

Help 

O conteúdo tipo Help tem como foco economizar o tempo da persona ao buscar sobre algum assunto.  

Ele é perfeito para trabalhar em blogs, em conjunto com estratégia de hashtags, vídeos curtos (reels) e anúncios.  

Hub 

Já o conteúdo tipo Hub é aquele que vai aprofundar a experiência e aumentar a conexão entre marca e consumidor para gerar uma conversão.  

Nessa modalidade, é muito estratégico apostar em formatos de Feed, Stories, Carrossel, vídeos de 1 e 3 minutos, guias, collabs, lojas, Live Shopping e Ads de conversão.  

Hero 

Chegamos ao momento de se apresentar como o herói da sua persona.  

Na categoria de conteúdo tipo Hero, o foco é transformar seus clientes em defensores da marca para gerar mais controle e aumentar o capital social. 

Neste tipo de conteúdo, é ideal trabalhar Stories para listas segmentadas, Direct Message, Comentários, Feed, Lives Q&A, Ads no Reels, Ads de Engajamento e compartilhamento de depoimentos.    

Quer se aprofundar ainda mais nessa estratégia de planejamento de conteúdo? Faça agora o Curso Gratuito de Planejamento para Social Media  

Faça Live Shopping 

Esse formato não é tão novo assim, ele está há um tempo na TV com marcas que ficaram famosas por explorarem esse tipo de divulgação ao vivo.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Warc e Publicis Groupe: 82% dos entrevistados concordam que é conveniente poder comprar durante uma live shopping e 70% preferem live shopping do que outras mídias sociais para comprar.  

No Instagram já existe a possibilidade de fixar produtos em uma live e você pode criar conteúdo ao vivo para: 

  • Tirar dúvidas ou fazer tutoriais sobre seus produtos ao vivo; 
  • Divulgar promoções exclusivas apenas para participantes; 
  • Lançar um produto novo. 

Apostar em Live Shopping na Black Friday pode ser uma ótima forma de conquistar audiência e vender mais.  

Facilite as formas de pagamento 

Existem vários meios de pagamentos online que facilitam muito a compra, o PIX é um exemplo disso.  

Se sua marca ainda não conta com um processo de vendas que contemplem formas atuais de pagamento, aproveite a Black Friday para começar a implementar e gerar mais resultados. 

Otimize seus catálogos e lojas online 

Não deixe os produtos desatualizados em sua loja online ou catálogo nas mídias sociais.  

É imprescindível que o cliente tenha todas as informações corretas, pois você pode perder a venda e todo o trabalho de divulgação por um simples detalhe errado.  

Conte com a ajuda da mLabs para sua Black Friday! 

Sabemos que não é tão fácil conciliar todas as atividades que envolvem a criação de uma campanha para a Black Friday. 

 Por isso, preparamos um Kit com diversas ferramentas para ajudar na criação da sua campanha para as mídias sociais.  

Com este kit, você tem acesso a: 

  • Planilha de Planejamento e datas importantes de novembro 
  • Planilha de Calculadora de Mídia Paga e ROI 
  • Planilha de Controle de Orçamento 
  • Planilha de Hashtags 

Além disso, ainda existem diversas aulas de tendências e dicas neste kit e elas são ministradas por Rafael Kiso, Fundador e CMO da mLabs.  

Acesse gratuitamente agora mesmo o Kit Campanha Black Friday para Social Media! 

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