Em 2020, o Twitter registrou um crescimento de 186 milhões de usuários, um aumento de 34% em relação a 2019 — segundo a própria companhia. Esse crescimento ajuda a potencializar as estratégias do Twitter para empresas que apostam na rede social para o seu marketing.
Para conseguir ter o máximo proveito do Twitter é preciso entender como ele funciona e quais as suas atribuições para as empresas.
Afinal, não adianta ter um perfil no Twitter se ela não for pensada estrategicamente para a realidade da sua marca.
O que é Twitter para empresas?
A escolha das redes sociais de uma marca depende do público — é preciso estar onde seu público está —, dos objetivos da marca e, obviamente, da sua capacidade de trabalhar naquela rede social do jeito certo.
O Twitter tem uma pegada mais rápida se comparada às outras redes sociais. Os usuários compartilham opiniões, notícias e momentos com agilidade. Para se fazer presente, a marca precisa manter a frequência de informações e o timing que a rede social demanda, senão seus posts simplesmente vão desaparecer no meio da avalanche de Tweets.
Os tweets são mensagens curtas que se assemelham com um microblog, são textos de até 280 caracteres sobre qualquer assunto. Nessas publicações é possível incluir imagens, gifs e vídeos e outros recursos visuais.
No Twitter for Business é possível contar com todos os recursos disponíveis para contas de usuários comuns, aumentando as chances do seu “tuite” se lido e compartilhado.
Ah! É importante ressaltar que não há barreiras criadas pelos algoritmos, isso significa dizer que a sua mensagem é entregue para 100% dos seus seguidores. Porque choras, Facebook e Instagram?
Em uma estratégia de marketing, o Twitter se tornou um ótimo canal para receber e acompanhar feedbacks, monitorar o sentimento dos clientes com a sua marca, gerar engajamento, entrar na conversa das pessoas de forma mais rápida, entre outras coisas.
Outra questão importante: ao criar o perfil no Twitter for Business você vai ter acesso detalhado a dados do Twitter Analytics e possibilidades de fazer campanhas com o Twitter Ads. Duas ferramentas capazes de potencializar a sua presença na rede social.
Como criar um Twitter para empresa?
Criar uma conta no Twitter para empresas é bem parecido com iniciar um perfil pessoal. O que muda é a necessidade de ter um cuidado um pouco maior, oferecendo informações mais precisas e detalhadas sobre a sua empresa.
Todos esses dados ajudam a criar um sentimento de segurança nas futuras interações que você vai ter com os seus seguidores. Validando que aquele perfil é, de fato, da empresa.
Para criar o seu perfil, é só seguir o passo a passo:
1. Defina o nome da sua “@”
Todos os nomes de usuários no Twitter são acompanhados por uma “@”. Será ela quem vai facilitar todas as suas futuras interações na rede: mentions, retweets, reply ou Direct Message.
Ele é limitado em 15 caracteres, podendo adicionar alguns especiais como “_”, “-“ ou até números.
É muito importante escolher uma @ que esteja relacionado à sua marca, assim os usuários farão uma direta associação com o seu perfil e à sua marca.
Algumas marcas renomadas que têm uma @ clara são o @pontofrio e a @NetflixBrasil.
2. Escolha o nome do seu perfil
Depois de escolher a sua @, chegou o momento de escolher o nome do seu perfil. Sim, são diferentes!
O nome do perfil pode ser um pouco mais extenso, podendo conter emoticons e caracteres especiais. Ele acompanha a “@” e ficará em destaque no seu perfil.
Ah! Vale dizer aqui que o nome do perfil pode ser trocado posteriormente, encaixando dentro da realidade vivida — como aconteceu na pandemia do covid-19, na qual as marcas acrescentaram um emoji de casa em seus perfis 🏡.
Um exemplo de @ diferente do nome do perfil é do Magazine Luiza. Enquanto a @ carrega a marca da empresa — @magazineluiza — o perfil tem referência a Lu — Lu do Magalu (em 🏡).
3. Escolha uma foto de perfil
A foto do perfil é muito importante. Na timeline do Twitter, os usuários veem apenas as mensagens postadas acompanhadas pelo nome do perfil, pela @ e a foto.
Por isso, é fundamental que seja algo que gere fácil compreensão e relação com a sua empresa.
No exemplo citado do Magazine Luiza, a empresa optou por colocar uma foto da Lu, visto que o nome do perfil também faz referência a personagem.
Ou seja, essa imagem precisa estar diretamente relacionada à estratégia que você adotará para todo o perfil da empresa.
Ah! E vale lembrar que o tamanho máximo da imagem é de 400 x 400 pixels. Cuidado para não perder a qualidade, ok?
4. Faça uma bio atraente
A bio do Twitter é um espaço muito importante. O espaço é limitado a 160 caracteres, mas precisa ser o suficiente para se apresentar para os seguidores.
Aproveite para colocar um link para o seu website, mostrando não apenas a veracidade do perfil, como também fazendo um convite para acessar o site.
Essa atitude pode ajudar a gerar visibilidade e um aumento de tráfego para o seu site.
5. Defina uma foto de capa
A escolha da foto da capa do perfil precisa conversar com a identidade visual da empresa.
Escolha uma imagem clara e agradável aos olhos, capaz de apresentar a sua empresa de forma rápida e instantânea.
O tamanho dessa capa não é muito grande (600 x 200 pixels), por isso vale a pena trabalhá-la para não perder qualidade.
6. Mantenha um tweet fixado
Com tanta publicação feita, é comum que algumas informações fiquem perdidas no seu perfil.
Por isso, uma dica é fixar um tweet com informações que você acredita ser interessante para o seu público. Podem ser links, tópicos, dados, uma apresentação etc.
O importante é colocar uma mensagem que mostre e gere valor para os seus seguidores e outros usuários que podem acessar o seu perfil sem te seguir.
Para fixar um tweet basta clicar no botão “mais” em uma mensagem já publicada e, em seguida, na opção “fixar tweet no perfil”.
7. Faça a verificação da sua conta
Esta etapa não é feita imediatamente a se criar o seu perfil no Twitter, entretanto, ela é fundamental para garantir a veracidade e referência do seu perfil na rede social.
Para conseguir ganhar o selinho azul — que indica uma conta verificada — é preciso ter todas as informações preenchidas:
- número de telefone e endereço de e-mails verificados via SMS e e-mail;
- uma bio preenchida;
- uma foto do perfil;
- um website;
- tweets definidos como públicos nas configurações.
Com todas as exigências preenchidas, você deve solicitar a verificação no site: verification.twitter.com.
Outro caminho é clicando no menu Conta, depois em “Informações pessoais” e, em seguida”, “solicitar verificação”.
Não são todas as contas que podem ser verificadas, para conseguir o selo você preciso mostrar que o seu perfil tem alguma relevância com o público. Por isso, deixe para fazer a verificação depois que já estiver atuando na rede social.
Como usar o Twitter para empresas?
Depois que você criou o seu perfil, chegou a hora de começar a usá-lo!
O Twitter precisa estar dentro de toda a estratégia de marketing, ou seja, antes de iniciar as publicações pense no tom de voz que será adotado, quais serão os modelos de publicações, quem serão as personas que você dialogará.
Essas informações vão servir como um verdadeiro guia para suas publicações futuras.
Além disso, para ter os melhores resultados possíveis, é preciso ter atenção com alguns recursos e ferramentas da rede:
Acompanhe o trending topics
O trending topics é o lugar onde você verá quais são os assuntos do momento dentro do Twitter. Ou seja, sobre o que as pessoas mais estão falando por lá.
É ali que você conseguirá tirar insights para suas publicações.
Fale sobre os assuntos do momento (quando tiver relação com a sua marca, é claro) e tente trazê-los o mais próximo para o seu segmento.
Você pode também tentar entrar no trending topics lançando uma # que todos usem. Não precisa necessariamente ser o nome da sua marca, mas também algum conceito ou campanha.
Use hashtags do seu nicho
Você também pode usar hashtags no Twitter para tornar seu tweet mais fácil de ser achado e comentando pelas pessoas certas.
Não se esqueça de ter uma periodicidade em seus posts e, claro, interagir com comentários. Ter conteúdo atualizado é uma premissa para o Twitter dar certo para empresas.
Tenha personalidade própria e use um tom mais informal.
Uma boa dica é evitar o uso de muitas hashtags, elas contam como parte dos 280 caracteres de cada publicação. Além disso, os tweets de melhores performances tendem a ter — no máximo — duas hashtags.
O trendsmaps é uma ferramenta que pode ajudar você a encontrar hashtags para usar, ela apresenta as tendências por localização indicando algumas opções que você pode incluir nas suas mensagens.
Interaja com o público e com famosos
Uma das coisas mais fortes do Twitter é a interação e como as pessoas se conectam, encontram pontos em comum e fazem amizades.
Por isso, responda tweets, monitore o que as pessoas estão falando sobre você e interaja com elas (tanto seu público quanto famoso).
Em uma pesquisa rápida dentro da rede, você consegue fazer um monitoramento das menções que estão fazendo sobre uma marca. Além disso, também dá para conhecer um pouco mais sobre os interesses da galera que segue sua marca e ajustar o conteúdo para agradar ainda mais.
Você pode curtir os tweets e até dar RT. Isso fará com que os usuários se sintam próximos de você e engatem uma conversa, que possivelmente chamará a atenção de outras pessoas também.
Sobre estar em contato com famosos, é importante para a visibilidade. Um exemplo que aconteceu com marcas foi a disputa dos bancos pelo padre Fábio de Melo.
Ele twittou que sobre um acontecimento que teve com o Bradesco e, logo em seguida, o Nubank aproveitou a situação para indicar seu cartão – fazendo, é claro, trocadilhos com o padre.
Logo em seguida, Banco do Brasil, Banco Inter, Itaú e Santander fizeram o mesmo, respondendo o tweet e causando barulho na rede social.
Faça conteúdos com imagens e vídeos para aumentar engajamento
O Twitter é como uma praça, na qual as pessoas vão falando e outras pessoas replicam o que ouviram.
A chances de se tornar viral nesse cenário é grande, se comparada com as outras redes. Principalmente por conta da agilidade da plataforma.
Conteúdos com imagens e vídeos tendem a conseguir melhor performance do que mensagens com texto apenas. O próprio Twitter afirma que “fotos alcançam em média 35% a mais de retweets”.
Fazer vídeos personalizados, por exemplo, é um convite para chamar os seus seguidores a darem RT e aumentarem o alcance da sua publicação. Inclusive apresentando seu perfil para outros usuários.
Crie listas de seguidores e usuários
Fazer listas é ótimo para quem tem o sol ou ascendente em Virgem, mas não é só a organização que é privilegiada por essa estratégia.
No Twitter, você pode criar várias listas e separá-las conforme o interesse e o sentimento dos seus seguidores. Assim, você consegue criar um plano de ação específico, fazendo interações mais direcionadas e com chances de melhorar a performance.
Essas listas podem facilitar o monitoramento das impressões dos usuários sobre a sua marca, tornando mais fácil entender quem são esses seus seguidores.
Faça buscas avançadas
Outro recurso oferecido pelo Twitter que pode ajudar muito no entendimento dos seus seguidores é a busca avançada.
Você pode selecionar a região, o número de seguidores, se o perfil que você está buscando é verificado ou não, e muitas outras opções.
As buscas avançadas do Twitter oferecem inúmeras possibilidades para mergulhar e ter Insights para estratégias de crescimento e envolvimento do seu perfil.
Por exemplo, você pode encontrar perfis com mais de 10 mil seguidores que citam a sua marca sem utilizar a sua @ ou que falem sobre o seu nicho de mercado. Surge aí uma oportunidade de parceria!
Por que usar o Twitter para na estratégia de marketing da sua empresa?
Segundo pesquisa, 80% dos usuários do Twitter já mencionaram alguma marca em seus tweets. Incluir a rede social na sua estratégia de marketing ajuda a monitorar essas menções e encontrar novas oportunidades de negócio.
Além disso, o Twitter tem várias possibilidades oferecidas para uma estratégia bem formulada.
Investir nessa plataforma pode oferecer benefícios como:
- aumentar a presença on-line da sua empresa;
- aproximar dos seus clientes e seguidores;
- oferecer um SAC rápido e eficiente para consumidores insatisfeitos;
- obter feedbacks rápidos e em tempo real dos seus clientes;
- acompanhar os concorrentes.
Agora que você já tem uma visão panorâmica do Twitter para empresas, não perca mais tempo e faça uma conta hoje mesmo para garantir vários negócios vindos do ambiente digital.
Se você gostou deste post e quer aprender mais, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre uma das novidades do Twitter, as Threads — recurso que está bombando na rede e ajuda a concentrar dados e informações correlacionadas em uma sequência de tweets!