O X (falecido Twitter) é a rede social conhecida pelos seus textos curtos publicados em tempo real, seja para comentar assuntos em alta ou fazer reclamações (risos).
Para além de textos, o X possui outros formatos de mídia, como imagens, vídeos, áudios, espaços de voz, mensagens diretas, etc.
A rede, criada em 2007, contava com 237,8 milhões de usuários ativos diariamente em 2022, antes de ser comprada por Elon Musk.
Além disso, segundo um relatório de 2023 divulgado pela SimilarWeb.com, o Twitter (X) tinha 6,4 bilhões de visitas mensais, sendo o 4º melhor tráfego da internet, ficando atrás apenas para o Google, YouTube e Facebook.
Os dados não mentem: o Twitter (X) é uma rede social de peso, muito acessada mundo afora. Mas não é tão simples aproveitar todo o potencial dessa rede, já que ela possui desafios por ser baseada em uma comunicação bem particular.
Para que marcas entre em conversas, se relacionam e até convertam pelo Twitter, é necessário estar o mais próximo possível da humanização e da linguagem dos usuários.
Se você é um profissional de marketing e está buscando conhecer mais essa rede, suas mudanças ao longo dos últimos anos e como ser mais estratégico, esse texto foi feito para te ajudar! 😉
Confira o que você vai encontrar:
Sumário
- De Twitter à X: a história da rede
- Polêmica: Elon Musk e o surgimento do X
- Toda marca precisa estar no Twitter (X)?
- Qual metodologia de marketing aplicar no Twitter (x)?
- 8 dicas essenciais para o marketing no Twitter (x)
- 4 ideias de publicações para o Twitter (X)
- 4 exemplos de marcas no Twitter (X) para se inspirar!
- Perguntas Frequentes sobre o Twitter (X)
De Twitter ao X: a história da rede
O Twitter, agora conhecido como “X”, é uma rede social e plataforma de microblogging criada por Jack Dorsey, Noah Glass, Biz Stone e Evan Williams.
Lançado em 2006, o Twitter se tornou uma das principais plataformas de comunicação global, permitindo aos usuários enviar e ler mensagens curtas, chamadas “tweets”, com um limite inicial de 140 caracteres, posteriormente aumentado para 280 caracteres.
Em 2022, o bilionário Elon Musk adquiriu o Twitter, e em 2023 a plataforma passou por uma reformulação significativa, incluindo a mudança de nome para “X”.
Essa mudança faz parte da visão de Musk de transformar o Twitter em um “super app”, similar ao WeChat na China, oferecendo uma ampla gama de serviços além de mensagens e interações sociais, como uso de Inteligência Artifical e busca de empregos.
Ou seja, o “X” tem se tornado uma rede social bem diferente do que o Twitter era inicialmente.
Polêmica: Elon Musk e o surgimento do X
A compra do Twitter por Elon Musk gerou diversas polêmicas, envolvendo tanto questões financeiras quanto preocupações sobre liberdade de expressão, governança corporativa e a direção futura da plataforma.
Abaixo, algumas das controvérsias:
- Demissões em massa: após assumir o controle, Musk demitiu grande parte da equipe executiva e demais funcionários do Twitter.
- Políticas de Trabalho Remoto: Musk reverteu a política de trabalho remoto do Twitter, exigindo que os funcionários voltassem aos escritórios
- Liberdade de Expressão: Musk se posicionou como um “absolutista da liberdade de expressão”, prometendo menos moderação de conteúdo e revertendo algumas políticas de banimento.
- Reintegração de Contas Banidas: Musk restabeleceu contas que haviam sido banidas anteriormente por violações de políticas.
- Modelo de Assinatura (Premium): Musk implementou um modelo de assinatura para verificação de contas, o Premium.
- Mudança de Marca e Identidade: o rebranding do Twitter para “X” e a visão de transformá-lo em uma “super app”.
Toda marca precisa estar no Twitter (X)?
A resposta para essa pergunta, de forma bem direta é: não necessariamente.
Estar presente ou não no Twitter (X) vai depender de dois fatores cruciais que você deve avaliar:
- Seu público-alvo está no Twitter (X)?
- Você vai conseguir nutrir conteúdo em mais uma rede social?
Saber onde está seu público-alvo é importante, pois pode ser que eles tenham maior presença em outras redes sociais, então por que gastar energia e tempo em um meio que não será proveitoso?
Por exemplo, se seu público-alvo são pessoas com mais de 40 anos, pode ser que o Twitter (X) não seja uma opção de rede social para estar presente, visto que 75% dos usuários tem 18 a 30 anos.
Estar atento aos dados demográficos do seu público e da rede social é essencial.
Além disso, é importante pensar se você será capaz de produzir conteúdo para nutrir mais uma rede social.
Vale a pena criar um perfil só por criar? Claro que não! É preciso manter o perfil ativo para estar sempre interagindo e atraindo usuários.
Então se você pretende criar uma conta no Twitter (X) apenar para ter um perfil em mais uma rede social, sem intenção de planejar conteúdos para essa rede, pode deixar essa ideia de lado.
Nesse caso, é melhor despender energia investindo nas redes que você já está presente.
Qual metodologia de marketing aplicar no Twitter (x)?
O Twitter (X) pode ser usado para o marketing em qualquer momento da jornada do consumidor.
Vamos te mostrar como funciona a jornada segundo o Unbound Marketing, uma metodologia que mistura Inbound e Outbound, disseminada aqui no Brasil pelo fundador e CMO da mLabs, Rafael Kiso.
As etapas dessa metodologia podem ser aplicadas em todas as redes sociais para conseguir melhores resultados.
1º) Descoberta
Essa etapa é o primeiro contato da marca com o público, em que o usuário de fato descobre a existência da marca ou do produto.
Nesse momento inicial, investir em mídia paga é fundamental para colocar uma marca no radar do público. Aqui entrariam os anúncios no Twitter (X).
2º) Consideração
Após o estímulo da descoberta, o interesse já foi despertado no consumidor e ele começa a pesquisar e a descobrir sites, blogs, redes sociais e conteúdos relacionados à marca.
Nesse momento existe a necessidade de gerar encantamento para que a persona entenda que a marca, produto ou serviço, é o que ela precisa para solucionar seu problema ou desejo.
Assim, o usuário pode acessar o perfil da marca no Twitter (X) e conferir os conteúdos, e caso se identifique, comece a seguir e a acompanhar a marca.
3º) Conversão
Nessa etapa é necessário esclarecer e validar os atributos que farão com que a persona perceba valor e confie na qualidade no produto/serviço divulgado.
A comprovação social, compartilhar depoimentos no perfil do Twitter (X), trabalhar com influenciadores e UGC, é um ótimo meio de convencer o público da qualidade que a marca entrega.
4º) Experiência Própria
A experiência própria está ligada ao pós-venda e tem papel importante para que a persona, que nesse momento já se tornou cliente, continue se envolvendo com a marca.
Nessa etapa é importante estabelecer educação sobre a marca, gerar senso de comunidade e exclusividade.
5º) Experiência Compartilhada
Na experiência compartilhada, o seu cliente se torna um promotor, indicando seu produto/serviço, gerando conteúdo e promovendo sua marca por meio dos canais digitais, inclusive no Twitter (X).
Dessa forma, essa etapa gera um novo estímulo em sua rede de contatos, tornando toda a jornada uma espécie de bumerangue. Ou seja, ao chegar no fim da jornada de compra, o cliente se torna um dos propulsores para que o seu negócio alcance mais gente e o processo todo se repita.
Aqui vale compartilhar no perfil do Twitter (X) da marca o feedback positivo que os usuários dão espontaneamente.
8 dicas essenciais para o marketing no Twitter (x)
Dado esse panorama geral do Unbound Marketing, vamos para o que é preciso para construir uma boa estratégia de marketing no Twitter (X):
1 – Conheça sua Persona
Saber com quem você está falando, conhecer suas dores, personalidades, desejos e preferências, é indispensável.
Afinal, como se conectar com alguém sem tratar dos assuntos que são do interesse da pessoa?
Para isso, é necessário criar a buyer persona da marca, que nada mais é que a personificação do cliente ideal.
Para entender o passo a passo de como criar uma buyer persona, clique aqui!
Busque identificar como é o estilo de vida do seu público, o quanto usa e qual sua relação com o Twitter (X) e quais conteúdos e formatos mais consome.
2 – Defina uma linguagem
Com a buyer persona criada, o próximo passo é definir o tom de voz e linguagem da marca.
E aqui não tem segredo: o tom e a linguagem deverá ser semelhante ao que se conecta com a persona, para que haja uma conexão.
O público usa gírias? Memes? Escreve mais formalmente? Usa abreviações? Identifique as variáveis para definir a linguagem que mais faça sentido.
3 – Interaja com seus seguidores
Interagir com os seguidores é essencial para estabelecer relacionamento e humanizar a marca.
Para isso é necessário monitorar comentários de publicações e menções à marca, o que pode ocorrer de forma mais intensa no Twitter (x).
4 – Utilize a DM
Utilizar a DM é ótimo canal para ter uma conversa mais direta e privada com seu público.
No caso do Twitter (X), a DM geralmente é usada para fins de SAC.
Utilizar a DM para este fim é uma medida que busca manter uma boa reputação ao demonstrar interesse na resolução do problema e diminuir a exposição do problema em conversas públicas.
É o que marcas como Buser e Claro fazem. Confira:
5 – Tenha uma frequência de postagem
Criar um Twitter (X) para fazer algumas publicações e nunca mais usar a rede está fora de cogitação, hein?!
Criou uma conta no X? Tem que sustentar!
Busque fazer posts toda semana para mostrar ao público e ao próprio algoritmo que você está ativo na rede. Assim você estabelece posicionamento e aumenta as chances de obter credibilidade.
6 – Invista em Twitter (X) Ads
Você pode – e deve – fazer anúncios no Twitter (X). Por meio deles que você consegue alcançar mais pessoas.
O que você precisa definir são os objetivos por trás de cada anúncio.
Você pretende se conectar com mais pessoas, trazer maior consciência de marca ou promover um produto/serviço?
Claro, é possível fazer todas as opções com campanhas distintas se você quiser, basta delimitar o público ideal para cada objetivo.
Para saber mais sobre anúncios no Twitter (X), clique aqui.
7 – Faça fios, ou “threads”
Os fios, ou em inglês, threads, nada mais são do que uma sequência de tweets, afinal o limite de caracteres por tweet de perfis que não são Premium é de 240.
Logo se você tem muito a dizer sobre um mesmo assunto ou queira construir um storytelling, basta você construir um fio.
É possível inserir fotos, vídeos, gifs, links, nos tweets do fio para tornar seu conteúdo mais rico!
8 – Compartilhe feedbacks positivos!
Busque o que as pessoas estão falando sobre a marca, produtos e/ou serviços.
Viu algum elogio? Compartilhe no seu perfil para que seus seguidores e visitantes vejam. Afinal, fedbacks positivos dão mais credibilidade à marca. 😉
4 ideias de publicações para o Twitter (X)
O Twitter (X) é uma rede social famosa pelos seus textos curtos publicados em tempo real. Mas ele é muito mais que isso!
Você pode utilizar imagens, vídeos, GIFs e até mesmo áudios para compor os conteúdos dos posts.
E aqui, vamos te mostrar algumas opções de conteúdo para abordar no X. Confira:
1 – Memes e assuntos em alta
Tem algum meme rolando no nicho do seu público-alvo?
É uma ótima estratégia utilizar esse meme e readaptá-lo para falar da marca, produto/serviço ou até mesmo de assuntos relacionados ao universo do seu público.
Confira um exemplo que o Serasa fez com um meme que surgiu do filme “Divertidamente 2”:
Saiba como fazer marketing com memes aqui.
2 – Temas relacionada à cultura pop
Você também pode utilizar assuntos em alta da cultura pop para produzir um conteúdo. Temas relacionado à filmes, música, influencers, famosos…
Veja só um exemplo que o Twitter (X) do Duolingo fez relacionando ao lançamento do álbum “Brat” da cantora Charlie XCX que várias pessoas estavam falando sobre:
3- Conteúdo informativo
Criar conteúdo informativo em forma de fios (ou “threads”) no estilo de matéria de artigos, é uma opção para elevar o nível de consciência ao público sobre sua marca e aumentar a percepção de valor.
Veja esse exemplo do Nubank:
4 – Links para blog/site e cupons
Outra forma de gerar conteúdo no Twitter (X) e também promover a marca, é publicando links de matérias, sites ou produtos da marca.
Além disso, você pode aproveitar esse recurso para divulgar uma promoção ou cupom de desconto.
Dê uma olhada no exemplo da Buser:
4 exemplos de marcas no Twitter (X) para se inspirar!
Vamos mostrar exemplos de como grandes marcas se comunicam no Twitter (X) para você se inspirar. 😉
Um ponto em comum entre elas é o tom informal, afinal, o X é a rede social mais recheada de memes e humor, mas lembre-se: investigue o seu público e entenda o que é mais estratégico.
Bora conferir?
Netflix
A Netflix é um dos melhores exemplos quando o assunto é se conectar com o público através de memes e gírias da internet.
Com uma linguagem muito jovem e carregada de referências do universo das redes sociais, a Netflix comunica com seu público jovem de igual para igual, como se fosse uma pessoa cheia de personalidade, opiniões e desejos.
Ao usar gírias e memes comuns de determinados nichos da internet, a marca deixa bem nítido que seu público no Twitter é mais jovem, dos 18 aos 30 anos.
E como falamos anteriormente, conhecer o público, saber do que ele gosta e como se comunica é um fator essencial para se conectar com ele!
Veja só alguns exemplos:
A Netflix muda a biografia de tempos em tempos, a depender dos últimos lançamentos na plataforma.
Em junho de 2024, sua bio no Twitter (X) estava relacionada à uma frase dita no Reality Show “Casamento às Cegas: Brasil”.
Entre os jovens, existe uma piada sobre a calvície, logo, a Netflix, ao optar por utilizar essa frase, busca ser divertida e humorada.
Para o lançamento da nova temporada da série “Bridgerton”, a Netflix realizou uma parceria com diversos criadores de conteúdo.
Um deles foi a Lara Santana, uma atriz que faz vídeos divertidos no Instagram e possui um personagem chamado Cadu, um homem “héterop top” que utiliza a gíria “vapo” em diversas ocasiões.
Confira:
Nesse sentido, os seguidores da Netflix utilizaram a referência ao Cadu e a Netflix foi na onda respondendo “vapo”.
Aqui vemos mais um exemplo de como a Netflix trabalha referências populares do Twitter (X).
A gíria “Essa é pra quem diz que (…) não pode (…)” é bem versátil e pode ser utilizada para diversos contextos.
O meme surgiu em uma apresentação da cantora Mallu Magalhães no programa da Globo “Encontro”, que rapidamente virou alvo de críticas e piadas por uma parte dos usuários do Twitter, visto que a cantora inicia sua apresentação dizendo “Essa é pra quem é preconceituoso e diz que branco não pode tocar samba”.
Essa fala, na internet, foi readaptada e é constantemente usada, assim como fez a Netflix.
Duolingo
O Duolingo é uma plataforma de aprendizado de idiomas. Apesar do fato que geralmente associamos aprendizado a uma comunicação mais séria para passar autoridade, o Duolingo é o completo oposto disso.
Com uma linguagem muito coloquial, carregada de gírias, memes e humor, o perfil do Duolingo possui um alto engajamento dos usuários com os posts, sendo um case de sucesso no Twitter (X)!
A maioria das publicações tem a presença do personagem, Duo, o passarinho verde animado e feliz. Também existe a Lily, uma garota apática e rabugenta, que também é protagonista de alguns posts.
Confira alguns exemplos:
🚨URGENTE: Mascote do Duolingo se envolve em briga no São João de Caruaru com outros mascotes de espuma gigantes pic.twitter.com/4K10JCwck2
— Duolingo Brasil 🇧🇷 (@DuolingoBrasil) June 21, 2024
O Boticário
O Boticário é uma marca de cosméticos e produtos de beleza. Diferente dos outros exemplos, essa marca não é tão humorada, porém é bem atualizada, engajada e participa das “trends” que rolam no Twitter (X).
Nos exemplos, é exatamente o que a marca fez, aproveitou o boom de alguns assuntos para promover produtos.
Além disso, também utiliza posts específicos contendo palavras-chaves relacionadas aos seus produtos para poder promovê-los, consequentemente interagindo com os usuários da rede.
Natura
A Natura é uma marca de cosméticos e produtos de beleza. No Twitter (X), possui uma personagem que materializa a brand persona da marca, a Nat.
Assim, o X é o canal utilizado pela Nat, sendo uma mistura de promoção de produtos da marca e blog pessoal da Nat, contando com seu estilo de vida e interação com os usuários como se fossem seus próprios amigos.
Ter a personagem da Nat, cheia de personalidade e com um estilo de vida específico, ajuda na identificação e conexão com o público.
Dê só uma olhada no perfil:
Perguntas Frequentes sobre o Twitter (X)
Aqui você encontra respostas para perguntas frequentes de usabilidade do Twitter (X). 😊
Confira:
Como criar uma conta
- Vá para o site do X: Clique no botão “Inscrever-se” ou “Sign up”. Insira Suas Informações: digite seu nome, número de telefone ou e-mail e data de nascimento.
- Personalize sua Experiência: O X pode solicitar que você personalize suas configurações de conta. Faça suas escolhas e clique em “Próximo” ou “Next”.
- Verifique seu Número de Telefone ou E-mail: O X enviará um código de verificação para o seu número de telefone ou e-mail. Digite o código recebido para confirmar.
- Crie uma Senha
- Escolha um nome de usuário único que será seu identificador no X. O sistema avisará se o nome escolhido já estiver em uso.
- Complete o Perfil: Adicione uma foto de perfil e uma biografia, se desejar. Isso pode ser feito durante o processo de inscrição ou posteriormente.
Como baixar vídeos
- Encontre o Vídeo no X: Navegue até o tweet que contém o vídeo que você deseja baixar.
- Copie o Link do Tweet: Clique na seta para baixo ou no ícone de compartilhamento no tweet e selecione “Copiar link do Tweet”.
- Acesse um Site de Download de Vídeo, por exemplo: Twitter Video Downloader; SSSTwitter; SaveFromNet.
- Cole o Link do Tweet: No site de download, cole o link do tweet copiado no campo designado.
- Baixe o Vídeo: Clique no botão de download. Você pode ter a opção de escolher a qualidade do vídeo antes de baixar.
Como privar a conta
- Acesse o Menu de Configurações;
- Clique em “Mais” e selecione “Configurações e privacidade”;
- Clique em “Público, mídia e marcação”;
- Selecione a opção “Proteger suas publicações”.
Como silenciar termos
- Acesse o Menu de Configurações;
- Vá em “Mais” e clique em “Configurações e privacidade”;
- Clique em “Privacidade e segurança”;
- Selecione “Silenciar e bloquear”;
- Depois, selecione “Palavras silenciadas”;
- Clique no ícone de “+” (mais) para adicionar um novo termo;
- Digite a palavra ou frase que deseja silenciar;
- Escolha onde deseja silenciar (linha do tempo ou notificações);
- Escolha a duração do silenciamento (para sempre, 24 horas, 7 dias, 30 dias);
- Clique em “Salvar”.
Como deletar a conta
- Acesse o Menu de Configurações;
- Clique em “Mais” no menu lateral esquerdo;
- Selecione “Configurações e privacidade”;
- Clique em “Sua conta”;
- Selecione “Desativar sua conta”;
- Leia as informações sobre o que acontece quando você desativa sua conta;
- Clique em “Desativar” na parte inferior;
- Digite sua senha, se solicitado, e confirme a desativação.
O que é o selo azul no perfil do Twitter (X)?
O selo azul no X (antigo Twitter) indica que uma conta é verificada e autêntica, geralmente pertencendo a figuras públicas, organizações, empresas ou influenciadores.
Com as mudanças implementadas por Elon Musk, a obtenção do selo azul agora está ligada ao serviço de assinatura Premium.
Como ter o selo azul no perfil?
- No menu lateral esquerdo, clique em “Premiuim”;
- Confira as opções de plano de assinatura e escolha a que melhor te atende;
- Inserir as informações de pagamento;
- Após a assinatura, siga as etapas para enviar a verificação de sua identidade, se necessário.
O plano básico, é o único que não possui o benefício do selo azul. Caso você queira o selo azul, é preciso assinar o plano Premium ou Premium+.
O que é e como utilizar os “Espaços”?
Os “Espaços” no Twitter (X) são salas de áudio ao vivo onde os usuários podem participar de conversas em tempo real.
Funciona de maneira semelhante a um programa de rádio ao vivo ou um podcast interativo, permitindo que os usuários ouçam, falem e interajam em tempo real.
Qualquer usuário pode criar um Espaço, e outros usuários podem entrar como ouvintes ou falantes.
Os ouvintes podem solicitar permissão para falar, e os anfitriões podem gerenciar quem fala.
Veja como utilizá-los:
Criar um novo Espaço
- No menu à esquerda, clique em “Espaços”;
- Toque em “Iniciar um Espaço” ou “Host a Space”;
- Dê um nome ao seu Espaço;
- Se desejar, adicione tópicos ou uma descrição para informar aos participantes sobre o que será discutido;
- Escolha se você quer gravar o Espaço para disponibilizá-lo posteriormente no seu feed;
- Escolha se você deseja ativar gravação de vídeo também;
- Toque em “Iniciar” para começar seu Espaço;
- Convide pessoas tocando no ícone de compartilhar e enviando convites para seus seguidores.
O que são os Trending Topics?
Os “Trending Topics” são tópicos, hashtags, ou palavras-chave que estão sendo discutidos intensamente em um determinado momento.
Esses tópicos refletem as conversas mais populares e os assuntos mais comentados na plataforma em tempo real, tanto globalmente quanto em locais específicos.
Você pode conferir os Trending Topics acessando a página de pesquisas do Twitter (X).
O que é o Grok?
O Grok é uma ferramenta de inteligência artificial exclusiva para assinantes Premium que oferece recursos de chatbot e assistente digital.
Desenvolvido pela empresa de inteligência artificial xAI, fundada por Elon Musk, o Grok utiliza a tecnologia avançada de IA, semelhante à GPT-4, para responder a perguntas, fornecer informações e auxiliar os usuários em diversas tarefas.
O Grok AI representa um avanço significativo no campo da inteligência artificial, indo além de simplesmente entender e responder à linguagem humana.
Ele também incorpora humor em suas interações, sendo capaz de envolver os usuários de forma mais interativa e divertida, fazendo piadas, trocadilhos e comentários sarcásticos, além de fornecer informações relevantes e atualizadas.
E não para por aí: as capacidades do Grok AI vão além da comunicação básica. Ele foi projetado para ajudar os usuários em uma ampla gama de atividades, desde tarefas diárias até cenários mais complexos.
Sua versatilidade o torna uma ferramenta valiosa para diversas aplicações, adaptando-se às necessidades dos usuários e oferecendo respostas personalizadas que superam as funcionalidades padrão dos modelos anteriores de inteligência artificial.
Essa combinação de personalidade, humor e habilidades avançadas de processamento posiciona o Grok AI como uma inovação revolucionária no campo da inteligência artificial conversacional.
O que são fios (ou threads)?
Os fios, ou em inglês, threads, nada mais são do que uma sequência de tweets, um respondendo o outro, publicado por um mesmo perfil.
Como fazer um fio no Twitter (X)?
Criar um fio é muito simples.
No desktop, basta publicar um tweet, responder esse tweet, depois responder a resposta do tweet, e assim por diante, construindo um fio.
No celular já fica mais fácil. Digite o tweet e no canto inferior direito, clique no símbolo de “+” para adicionar uma sequência.