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Transmissão ao vivo no Instagram: como fazer e porque isso é fundamental no marketing!

Transmissão ao vivo no Instagram: como fazer e porque isso é fundamental no marketing!
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Concorde comigo: o Instagram é uma febre. A rede que conquistou mais de um bilhão de usuários no mundo, tem quase um milhão de usuários ativos só no Brasil.

E, quando falamos “ativos”, é bem sério. De acordo com a pesquisa realizada pelo OpinionBox, 63% dos usuários brasileiros afirmam conferir seu perfil várias vezes ao dia. E quem sou pra desmentir! ?

E o APP não para de evoluir! Em meio a Stories e selfies, um recurso valiosíssimo foi incorporado à plataforma: a transmissão ao vivo no Instagram.

Não é nenhuma novidade que essa funcionalidade venha ganhando força nos últimos tempos. Com o smartphone às mãos, ficou bem mais fácil encurtar caminhos e trazer pessoas para vivenciar momentos ao seu lado.

E se você quer saber tudo sobre esse recurso, continue a leitura! Neste post, você vai ver:

  • como fazer uma transmissão ao vivo no Instagram (passo a passo);
  • porque as lives do Instagram são tão importantes para as empresas;

Bora?

Como fazer uma transmissão ao vivo no Instagram?

Para fazer uma transmissão ao vivo no Instagram, siga os seguintes passos:

  1. Toque no ícone de câmera no canto superior esquerdo do aplicativo.
  2. Na parte inferior da tela (abaixo do botão de captura), rotacione as opções, selecione “Ao vivo” e clique em “Iniciar vídeo ao vivo”.
  3. Depois, seus seguidores receberão uma notificação alertando sobre a transmissão. O número de pessoas visualizando é exibido no canto superior da tela, ao passo em que os comentários são exibidos na parte inferior. Para transmitir em conjunto com outro usuário, clique no ícone com dois rostos na barra inferior. Se você quiser também pode transmitir para grupos, clicando no ícone de seta. Já para bloquear os comentários, basta clicar nas reticências e “Desativar comentários”. Para encerrar o vídeo ao vivo, basta selecionar “Encerrar”.
  4. Você também pode salvar o vídeo clicando na opção “Salvar” depois do encerramento. Além disso, o conteúdo pode continuar disponível no Stories durante 24 horas. Para isso, clique em compartilhar. Para deletá-lo imediatamente, clique na chave e, a seguir, em “Descartar”.
transmissão ao vivo no Instagram

E isso é tudo! Dica: é uma boa ideia promover a sua live com antecedência e em outros canais, como o Facebook e outras redes sociais, site oficial e e-mail.

Por que usar o live video no Instagram?

Se você ainda não está convencido a utilizar os vídeos ao vivo no Instagram, aqui traremos algumas boas razões pra isso:

algoritmo do aplicativo tende a priorizar os vídeos em streaming. Como você pôde observar no tópico anterior, diferente de qualquer outro formato de postagem, seus seguidores serão instantaneamente notificados quando você iniciar uma live.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Por ser um formato ainda em crescimento, as transmissões ao vivo chamam mais atenção. Mas esses não são, nem de longe, os principais motivos para o sucesso do formato.

Se formos analisar mais profundamente porque as live video são tão interessantes, chegaremos ao ponto principal: esse recurso aproxima as pessoas. Um usuário que faz uma live durante uma viagem, por exemplo, reproduz a experiência e a sensação similar à do viajante. O mesmo vale para eventos, palestras, aulas, lançamentos ou qualquer outro momento especial em que se possa fazer uma transmissão ao vivo.

E tudo isso faz das transmissões ao vivo no Instagram um recurso imprescindível para as marcas que já entenderam a importância do Marketing de Relacionamento. 

A partir do momento que uma empresa consegue usar os recursos digitais para compartilhar experiências de valor com seu público, ela humaniza a marca e consegue o que talvez seja o elemento mais importante para o sucesso de sua estratégia: engajamento.

Seguidores engajados em uma transmissão ao vivo fazem perguntas, trazem opiniões, curtem o conteúdo e interagem com as respostas.

Mas se isso ainda não foi suficiente pra te provar o valor do formato, talvez os dados a seguir o convençam:

  • As pessoas gastam 8 vezes mais tempo assistindo a vídeos ao vivo do que gravados (Tubular Insights);
  • 80% dos usuários preferem assistir vídeos corporativos ao vivo do que ler um blog post (New York Magazine) ;
  • 82% dos usuários preferem vídeos do que posts sociais regulares (New York Magazine);
  • O tempo médio gasto no consumo de vídeos em dispositivos móveis é 2.8 minutos para vídeos gravados e 3.5 minutos para transmissões ao vivo (LiveStream);
  • O consumo de vídeos ao vivo cresce 113% ao ano, mais do que qualquer outro formato de vídeo (AdMarketing).

Se você é um profissional observador, certamente já percebeu que esse é o futuro da comunicação. Com as conexões à distância cada vez mais rápidas esses números se tornarão ainda mais promissores.

Você já entendeu que uma transmissão ao vivo no Instagram tem muito a oferecer. E, se quer entender melhor como usar outros recursos do Instagram, confira os posts abaixo:

Como Postar Várias Fotos e Vídeos no Instagram Stories de Uma só Vez?

Instagram IGTV: saiba como aproveitar esse recurso!

Como usar o Direct do Instagram no Marketing?

Como anunciar no Stories do Instagram? 

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