Time lapse é uma técnica que transforma uma sequência de frames em vídeos. Você provavelmente já viu um como essa, que o Discovery Channel usou para mostrar a construção do novo estádio para a Copa do Mundo em Manaus.
E, acredite: o time lapse é um recurso incrível pro marketing! O formato tem espaço no Instagram, que conta com app nativo dedicado ao time lapse!
Se você quer saber mais sobre o assunto e entender como o usar o time lapse do Instagram em suas estratégias, fique com a gente!
Como fazer time lapse no Instagram?
Se você ainda não é um social media expert ― que entende de superproduções de vídeos e de ferramentas profissionais de edição ― não se preocupe! Dá para publicar time lapse no Instagram apenas com o celular na mão e uma boa ideia na cabeça!
Existem vários aplicativos que fazem essa função, inclusive, o Instagram lançou um app próprio para reproduzir essa técnica: o Hyperlapse from Instagram. Com ele você pode condensar um vídeo longo em apenas alguns segundos e ainda produzir um efeito cinematográfico, por meio do corte de frames.
A má notícia para quem usa Android, é que o Hyperlapse está disponível apenas para iOS. Ainda assim, a Play Store tem uma série de aplicativos à disposição para fazer o mesmo trabalho. Veja algumas opções:
Para você ter uma ideia de como funciona esse tipo de aplicativo, preparamos um passo a passo usando o app Time Lapse Camera.
Ao abrir o aplicativo, você deve escolher entre Create Photo Lapse (você vai tirar fotos) ou Create Video Lapse (você vai filmar um vídeo). Ao escolher o Video Time Lapse, você já pode começar a gravar.
O app apresenta opções de configuração de resolução do vídeo, intervalos de frames (de 0.1s a 60s), duração máxima, timer (para iniciar a gravação) e filtros de edição. Quando começar a gravar, o app te dá a opção de reduzir o brilho da tela (já que a filmagem pode demorar um pouco).
Depois de finalizar a gravação, o aplicativo mostra o time lapse pronto, e você pode salvá-lo, adicionar uma música ao vídeo, ou já compartilhar na rede social.
5 ideias para aplicar o time lapse do Instagram nas suas estratégias de marketing
O Time lapse no Instagram não serve apenas para fazer vídeos bonitos, essa técnica pode ser bastante eficiente para conquistar a atenção dos usuários e engajá-los com o perfil da marca. Por isso, trouxemos algumas ideias de como usá-lo nas estratégias de marketing nas redes sociais. Confira!
1. Mostrar os processos de produção
O processo criativo de um site pode demorar bastante tempo, assim como a produção de um novo produto. E, para os clientes, pode ser bastante interessante saber como os produtos que eles compram são feitos, não é mesmo?
Então, o recurso audiovisual do Instagram pode ser usado para isso. A Life Cykle, por exemplo, mostrou o crescimento dos cogumelos com que trabalha para instigar os seus seguidores:
https://www.instagram.com/p/ByXTRYJALnL/
Já esse perfil, de arte botânica, mostrou como foi o processo de criação de um desenho do início ao fim:
https://www.instagram.com/p/ByX3mcoAU8u/
2. Mostrar os bastidores da marca
Todo mundo gosta de saber o que se passa atrás das cortinas! Então, você pode usar o time lapse para dar esse gostinho ao público.
Uma ideia bacana é percorrer as salas e corredores mostrando o dia a dia da empresa. Isso sacia a curiosidade dos seguidores e humaniza a marca, pois mostra que ela é feita por pessoas. Veja, por exemplo, como a Cosmopolitan mostrou os seus bastidores:
https://www.instagram.com/p/sNVGQCCBcN/
3. Mostrar a participação em eventos
Eventos envolvem vários ambientes e várias apresentações ― seja um festival de música ou um seminário corporativo. Para mostrar tudo o que aconteceu, você pode criar um vídeo longo de 10 minutos e entediar a sua audiência, ou você pode condensar tudo em um time lapse e transmitir a ideia de uma maneira mais rápida e interessante.
4. Gerar expectativa
Se a marca para qual você trabalha oferece algum tipo de experiência aos clientes, utilize o time lapse no Instagram para gerar expectativa. Você pode dar um gostinho (afinal, o vídeo é rápido!) de como vai ser essa experiência junto à marca ou ao produto.
A Disney, por exemplo, sabe muito bem como fazer isso:
https://www.instagram.com/p/sOA53-KM2N/
Já a Mercedes Benz procura mostrar não exatamente o seu produto, mas como é a experiência de dirigir os seus carros:
https://www.instagram.com/p/sOlWsmS3uV/
5. Entreter o público
Nem todo conteúdo precisa ser informativo ou educativo. Redes sociais também foram feitas para se divertir! Então, você também pode usar o recurso de vídeo do Instagram para mostrar algum conteúdo leve, divertido ou visualmente interessante.
Esse vídeo da GoPro mostra como um acontecimento banal do dia a dia pode ganhar ares de cinema quando o time lapse é aplicado:
https://www.instagram.com/p/BxvbpSdHCNk/
Viu como o time lapse no Instagram pode ser um grande aliado nas suas estratégias de marketing digital? Com o planejamento de conteúdo voltado para o público alvo, você pode criar um impacto visual e conquistar a atenção dos usuários na plataforma.