Texto originalmente publicado na newsletter do LinkedIn de Rafael Kiso
Você já se fez a seguinte pergunta: sua página de conversão está acima ou abaixo das taxas do seu setor?
A variação das taxas de conversão por segmento de mercado revela insights importantes. Por exemplo, eventos e entretenimento lideram com 12,3%, enquanto SaaS (Software as a Service) fica em 3,8%.
Essas diferenças refletem as expectativas e jornadas de compra distintas em cada setor.
O estudo mostra que o setor de Educação também apresenta boa taxa de 8,4%. Isso sugere uma eficácia na captura de leads tanto dentro do contexto de lançamentos de cursos digitais quanto fora.
Vale a reflexão: em sua experiência, o que mais impacta a taxa de conversão, uma boa página de vendas com copy ou um bom criativo na campanha que atrai mais pessoas?
💬Analisar e ajustar a jornada do usuário e as chamadas para ação pode ser o diferencial no seu desempenho de conversão. Faz sentido?
Simplificar é essencial
E por falar em copy, você sabia que simplificar seu copy pode aumentar suas taxas de conversão?
Estudo mostra um decréscimo impressionante em torno de 24,3% nas taxas de conversão com o aumento do uso de palavras difíceis. Para esta análise, definiram “palavras difíceis” como palavras com três ou mais sílabas.
Surpreendentemente, landing pages que utilizam um vocabulário de nível 5ª a 7ª série tiveram uma taxa média de conversão de 11,1%, muito superior à média de um copy de nível universitário, que é de apenas 5,3%.
De 2020 para 2024, houve um aumento de 62% na correlação entre palavras difíceis e quedas nas taxas de conversão. Isso pode estar apontando para o impacto da diminuição da capacidade de atenção e da tolerância à complexidade.
🧠 Uma pesquisa da The Science Survey mostra que a capacidade de atenção diminuiu de aproximadamente 2,5 minutos em 2004 para apenas 47 segundos em 2024. Isso significa que, na maioria das vezes, um copy simples converte.
Ou seja, simplificar não é apenas uma opção, é uma necessidade para engajar e converter eficazmente seu público!
O poder do e-mail: relevância ainda maior do que você imagina
Olhando para as taxas de conversão média em landing pages por meio de campanhas pagas, vemos que o e-mail lidera com impressionantes 19,3%. Isso levanta uma questão importante: será que subestimamos o poder do e-mail no marketing digital atual?
Enquanto banners têm a menor taxa de conversão com 4,1%, e mídia social e pesquisa paga ficam entre 10,9% e 12%, o e-mail marketing se destaca. A chave para seu sucesso parece ser a capacidade de atingir diretamente os consumidores de forma mais personalizada.
💡Considerando esses dados, é importante ter sua própria base de dados, com o e-mail e WhatsApp dos seus leads e clientes, dessa forma você pode integrar mais eficazmente o poder da mensagem direta e personalizada ao seu mix de mídia para maximizar a conversão.
Mobile domina, mas o desktop converte mais
Em qual dispositivo você converte mais? Já analisou isso?
🔍 Enquanto 82,9% dos visitantes chegam via mobile nas landing pages, são os dispositivos desktop que lideram com uma taxa de conversão 8% superior.
Isso sugere que, apesar da dominância mobile, as LPs não são tão amigáveis para os dispositivos móveis, a experiência é ruim, ou o desktop facilita a leitura e a conversão.
Afinal, será que estamos projetando nossas landing pages pensando na experiência do usuário? Se você está concentrando esforços apenas no mobile, pode estar perdendo conversões significativas no desktop e vice-versa.
Simplificando, você não pode se dar ao luxo de não otimizar suas landing pages para dispositivos móveis. Uma lacuna de 8% nas taxas de conversão é significativa, mas fica ainda pior quando você olha para o número de conversões perdidas. Se todos os setores otimizassem suas páginas, o estudo declara que as LPs teriam tido 1,3 milhão de conversões a mais.
E onde os cliques realmente viram conversão?
A taxa de conversão para campanhas pagas nas mídias sociais varia significativamente de plataforma para plataforma. Instagram e Facebook lideram o jogo com 17,9% e 13%, respectivamente, enquanto LinkedIn está em último lugar com apenas 3,1%.
Por que a taxa de conversão no LinkedIn é tão baixa? Alguém aí já teve um caso de sucesso nessa rede? Muitos relatam que é mais caro anunciar por lá, mas pelo menos a taxa de conversão deveria ser mais alta, não é mesmo?
Cada plataforma serve a um propósito distinto e pode valer a pena explorar o valor de cada conversão, especialmente em plataformas como o LinkedIn, onde as taxas são menores, mas o ticket médio pode ser maior.
Na Meta cada vez mais o Advantage, IA de anúncios, está assumindo as rédeas ajudando a diminuir o CPL e aumentar a taxa de conversão. Você já usa?
Tem novidades vindo por aí nessa área, nos dias 30 e 31 de outubro vou falar sobre elas.
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Em um cenário de marketing digital em constante evolução, entender as nuances das taxas de conversão e os desempenhos das diferentes plataformas é crucial para otimizar resultados. Aproveitar essas informações pode ajudar a refinar estratégias e explorar oportunidades de crescimento.
Ao ajustar as abordagens com base nas especificidades de cada canal, você pode elevar a eficácia das suas campanhas e maximizar o impacto junto ao público. O caminho para o sucesso passa por adaptar-se às tendências e estar sempre pronto para evoluir.