Não adianta, por mais que você já tenha atualizado todos os canais de comunicação da marca, é preciso estar atento aos tamanhos de imagens para redes sociais porque eles são atualizados constantemente! O tamanho da capa do YouTube entra nessa lógica.
Apesar do atemporal e popular ditado “nunca julgue um livro pela capa”, sabemos que na prática não é bem isso que acontece, principalmente como consumidores, as capas e embalagens são muito importantes na decisão de compra.
São tantos canais e conteúdos no YouTube, que fica difícil optar pelo mais interessante, sem ter que assistir um por um e, convenhamos, ninguém tempo sobrando pra isso, né?
Por isso, a capa é um elemento fundamental para transmitir a identidade do canal. Além de informar os usuários sobre a identidade canal, ela serve como um elemento informativo, e pode ser utilizada para divulgar eventos, horários de publicações dos vídeos e outros comunicados.
Portanto, veja neste post qual é o tamanho ideal de capa para o YouTube e algumas dicas para conquistar os corações dos usuários ao entrarem em seu canal. 🧡
Afinal, qual é a importância de personalizar a capa do seu canal no YouTube?
Como falado anteriormente, a capa passa uma mensagem ao usuário, ela é um campo que exerce forte impacto na escolha do usuário em conhecer o canal e fazer com que ele ganhe mais visualizações.
Por meio dela, utilizando-se de recursos visuais marcantes, você consegue atrair o olhar do usuário e criar certa empatia com o canal, mas não pense que é só isso!
Apesar de ser uma “simples” imagem, a capa é muito utilizada para fins publicitários, divulgando campanhas importantes, eventos ou a periodicidade de publicações na rede social.
Tudo isso, ajuda o usuário a entender melhor o canal e se atualizar sobre novidades e possíveis eventos ou publicações.
Quer saber como isso funciona na prática? Confira, alguns exemplos de marcas que exploram muito bem o espaço da capa do YouTube.
O Nubank, mais uma vez, demonstrou excelência em sua estratégia de comunicação. A marca utilizou sua capa no YouTube para comunicar a periodicidade de publicações que mantém na rede social.
A Heineken é outra empresa que se destaca na comunicação de marca, ela usou a sua capa para divulgar uma imagem do cotidiano e, claro, mostrando o seu principal produto na rotina do consumidor.
Já a Skol utilizou sua capa no YouTube para divulgar uma nova série que será lançada no canal, na imagem de cover a marca informou, além do nome da série, quem é o parceiro e qual o dia do lançamento.
Qual o tamanho da capa do YouTube?
Sem mais delongas, vamos direto as medidas! O tamanho da capa do YouTube recomendado é2560 x 1440 px. Lembrando que a área de segurança mínima para textos e logotipos é de 1546 x 423 px, independente do tamanho da tela.
Uma dica para otimizar o espaço da capa, é manter os principais elementos centralizados, para evitar ultrapassar a margem de segurança ou fazer com que a foto de perfil não esconda alguma informação relevante.
Lembre-se também de considerar a visualização da capa em todos os dispositivos como celulares, tablets, computadores e smart TVs.
Como atualizar a capa do YouTube?
Para te ajudar a atualizar sua capa novinha em folha, fizemos um tutorial completo do YouTube pelo computador.
Na página inicial do YouTube, clique no ícone de perfil e depois em “Seu Canal”.
Em seguida, clique em “Personalizar Canal”.
Ao passar o mouse em cima da capa aparecerá o ícone de um lápis, clique nele e, na sequência, clique em “Editar arte do canal”.
Agora, você pode fazer o upload de uma foto ou selecionar um arquivo do seu Google Fotos! 😉
Pronto, bem rápido, não é mesmo?
4 dicas para mandar bem na capa do YouTube
Agora, que você sabe o tamanho ideal e como alterar sua foto de capa no YouTube, dá uma olhada nas dicas que separamos para você mandar bem na escolha da capa do seu canal!
1. Pesquise os melhores canais do seu segmento
Primeiro, você precisa identificar o segmento que pretende trabalhar com seu canal e fazer uma análise de como os concorrente se comportam no YouTube.
Se o seu canal for sobre culinária, você deve pesquisar os canais que mais bombam no segmento e tentar entender a estratégia deles na rede social e o que os levou a ter sucesso.
Observe se a capa deles traz algum Insight valioso para criar a sua própria capa.
Veja como eles trabalham as imagens de cover, mas lembre-se de sempre inovar e trazer algum diferencial, isso é fundamental para se destacar de outros canais no mesmo nicho.
2. Defina um estilo de layout padrão
Se você já possui um perfil em outras redes sociais como Instagram e Facebook, provavelmente tem uma identidade visual definida para a marca.
Caso não tem ainda, comece a pensar nisso o quanto antes para trabalhar o seu posicionamento da marca nas redes sociais.
A criação de um layout padrão colabora não só com a divulgação da identidade de marca, mas também no caso de haver necessidade de alterações e atualizações nas informações da capa.
Assim, você já define as dimensões certas e distribuição dos elementos, para não ter que se preocupar com isso na hora de alterar a foto novamente.
3. Desperte o interesse do público com uma frase de impacto
PRESTE BASTANTE ATENÇÃO AQUI!
Apesar de ser um exemplo simples, a frase acima serve para mostrar que frases impactantes costumam atrair a atenção dos usuários.
Você pode usar frases de impacto, como esta, para chamar atenção para as informações importantes no canal.
Lembre-se que a mensagem deve ser clara e adequada ao perfil do público que está inscrito no seu canal no YouTube. Entendendo o seu público, é mais fácil chamar sua atenção com frases que despertam o interesse e tenham relação com seus interesses.
4. Entregue informações relevantes do seu negócio
Por fim, conforme foi falado durante o artigo, a capa é um recurso que pode ser explorado como meio de comunicação, alertando sobre atualizações, periodicidade e outras informações relevantes da marca.
Aproveite a capa para demonstrar um pouco do que você faz no canal e comunicar informações que acredita serem importantes para os usuários.
Isso colabora bastante com o entendimento do canal e a criação de uma relação periódica com os seus usuários, que sabem exatamente o dia e a hora para acessar o canal e assistir novos vídeos, por exemplo.
E aí? Está pronto para criar imagens no tamanho ideal para a capa do YouTube? Aproveita as nossas dicas para explorar a sua criatividade!
Quer conhecer as outras medidas da rede social para deixar o seu canal com a harmonia perfeita? Confira nosso guia completo sobre tamanhos de imagens, vídeos e outros formatos para o YouTube e personalize o o seu canal!