Você já pensou em integrar atividades de marketing online e offline para aumentar os ganhos da sua empresa?
Usar a estratégia de integração multicanal é muito importante porque permite fortalecer sua marca, entender melhor as necessidades dos seus compradores e oferecer o produto certo quando seus potenciais clientes estão realmente prontos para comprar.
Se você nunca integrou marketing online e offline em uma única estratégia e quer descobrir mais sobre isso, leia este artigo. Aqui você verá algumas estratégias de marketing úteis que o ajudarão a atrair mais clientes e aumentar seus lucros. Acompanhe!
Entenda o seu objetivo
A primeira pergunta que você deve fazer é: por que integrar as atividades de marketing online e offline? Isto é: o que você quer obter com isso? Qual sua intenção final?
Há muitas razões pelas quais você pode usar essa estratégia, por exemplo:
- direcionar tráfego offline diretamente para seu negócio online e/ou para um produto ou serviço específico;
- aumentar a conscientização do cliente sobre seus produtos;
- fortalecer sua marca;
- aumentar sua credibilidade;
- aumentar suas vendas.
Lembre-se também de que boa parte do tráfego online é gerado por atividades promocionais offline. Portanto, é crucial que um usuário que conheça seu produto offline possa encontrá-lo na rede com o mesmo preço.
É essencial integrar atividades de marketing online e offline para evitar que potenciais compradores, ao não encontrar o que procuram no seu site, procurem no concorrente.
Escolha as mídias certas
Há uma vasta gama de ferramentas disponíveis que você pode escolher para promover seu negócio, mas é recomendável que você utilize apenas algumas, de modo que se concentre no objetivo final, otimize os recursos e tenha sucesso ao realizar um bom trabalho.
Exemplos de recursos offline:
- panfletos;
- publicidade via rádio ou televisão;
- outdoors;
- mala-direta etc.
Entre as ferramentas online, há também várias opções:
- e-mail marketing;
- anúncios nas redes sociais;
- banners publicitários em sites;
- artigos promocionais etc.
Integre marketing online e offline
Essa é a parte mais complexa e mais importante. Uma vez estabelecidos os objetivos e os meios, é necessário pensar em como implementar a estratégia. Veja algumas dicas úteis para integrar as ações de marketing online e offline de modo eficaz.
- Lance sua campanha online e offline ao mesmo tempo e com a mesma mensagem, assim você terá pleno controle sobre os produtos que está promovendo e poderá garantir a consistência entre seus anúncios.
- Procure integrar atividades de marketing online e offline de um ponto de vista gráfico também. Seus clientes podem ficar confusos com discrepâncias visuais.
- Lembre-se de sempre analisar criticamente sua campanha e a forma como ela é anunciada online e offline. Avalie seus esforços e calcule o aumento de tráfego no seu site. Dessa forma você verá quais são as fraquezas da sua campanha, podendo melhorá-la de acordo.
- Estude seus potenciais clientes e quais são suas necessidades para promover e anunciar os produtos certos, em uma linguagem efetiva e familiar. Também é importante que você sempre se dirija ao mesmo público, tanto online quanto offline.
- Use ferramentas online para identificar quais são os produtos mais vendidos e a mensagem mais eficaz. Há uma variedade de ferramentas que você pode usar para encontrar informações úteis sobre seus potenciais clientes e as palavras-chave que melhor funcionam. Tente incorporar as mensagens mais eficazes, mesmo em promoções offline.
- Alavanque seus canais online para incentivar os clientes a irem à loja para ver produtos recém-chegados ou em promoção, anunciando ofertas e eventos.
Como você vê, há muitas possibilidades de integrar atividades de marketing online e offline. O importante é ter seus objetivos pautados, saber escolher as mídias mais adequadas e botar a mão na massa.