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Resumo no LinkedIn: dicas e exemplos para deixar o seu mais interessante

Resumo no LinkedIn: dicas e exemplos para deixar o seu mais interessante
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Atualizar o resumo no LinkedIn é fundamental para quem está em busca de novas oportunidades de trabalho ou conexões profissionais na rede, mas isso não se faz de qualquer jeito. Não basta só preencher o campo e deixar por isso mesmo.  

O resumo é a chance de ouro para mostrar quem você é e o que você pode oferecer. Com mais de 68 milhões de usuários brasileiros no LinkedIn, segundo pesquisa Digital 2024 Brazil, a competição é grande, e a primeira impressão conta muito. 

Pensando nisso, separamos dicas e exemplos para você se inspirar e escrever um resumo no LinkedIn que ajude a alcançar os seus objetivos. Dá uma olhada! 

Como funciona o resumo no LinkedIn?  

O resumo no LinkedIn é o conjunto das informações que aparecem no topo do perfil pessoal do usuário na plataforma. São as seções do perfil que incluem nome, foto, título, destaques e texto “Sobre” com até 2.600 caracteres

Essas informações formam a primeira visão que os visitantes têm sobre você, funcionando como uma introdução que pode destacar habilidades, experiências e conquistas de forma resumida.  

É nesse pequeno espaço que o usuário pode causar uma boa primeira impressão e definir o tom do seu perfil, mostrando o que faz e o que te motiva. Veja um exemplo: 

resumo-no-linkedin-1: print linkedin

Por mostrar rapidamente quem o usuário é e o que ele faz, esse trecho do perfil pessoal pode ser ótimo para captar a atenção de recrutadores, clientes ou novos parceiros. 

Como editar o texto do resumo no LinkedIn? 

Para criar o texto ou atualizar o texto da seção “Sobre”, siga o passo a passo

  1. Na página inicial do LinkedIn, clique no ícone “Eu” com a sua foto no canto direito superior; 
  1. Clique em “Ver perfil”; 
  1. Role a página até a seção “Sobre” e clique no ícone de editar; 
  1. Na janela pop-up, preencha suas informações na caixa de texto; 
  1. Clique em “Salvar”. 

Recentemente, o LinkedIn passou a oferecer o recurso “Receba sugestões de IA” para atualizar o resumo da seção “Sobre”. Mas, para aproveitar esse recurso de inteligência artificial, é preciso adquirir uma conta do LinkedIn Premium. 

Por que vale a pena montar um excelente resumo do LinkedIn?  

Abaixo, veja por que vale a pena dedicar tempo e atenção a essa parte tão importante do seu LinkedIn. 

Otimização para buscas dentro da plataforma  

87% dos recrutadores usam o LinkedIn para encontrar candidatos, segundo os dados de uma pesquisa realizada pela Jobvite.  

Ou seja, se você é um profissional que está atrás de emprego, um resumo bem elaborado, que inclui palavras-chave relacionadas à sua área de atuação, aumenta a chance de seu perfil ser encontrado nas buscas internas da plataforma.  

O uso de termos e frases que são comuns nas descrições de vagas ou nas pesquisas dos recrutadores permite que o algoritmo do LinkedIn reconheça essas palavras e possa exibir o perfil mais frequentemente para os recrutadores que buscam por esses termos.  

Primeira impressão conta muito 

A primeira impressão é o momento em que as pessoas decidem se querem continuar no seu perfil ou seguir para o próximo. No LinkedIn, essa impressão é criada majoritariamente com o resumo, que é uma das primeiras seções que as pessoas veem ao visitar um perfil. 

Um bom resumo é capaz de mostrar de forma concisa principais conquistas, habilidades e valores de maneira que faça com que o leitor queira saber mais sobre você

Credibilidade e confiança  

Um ponto importante sobre resumo no LinkedIn é que você não precisa de anos de carreira para passar credibilidade a novos visitantes. Mesmo quem está começando pode usar o resumo para mostrar conquistas e construir uma imagem sólida

Pense nas suas experiências na faculdade. Talvez você tenha participado de um projeto que trouxe resultados relevantes, como uma pesquisa que foi apresentada em uma conferência ou um trabalho em grupo que foi elogiado pelos professores.  

Ou quem sabe você tenha conseguido uma bolsa de estudos, que é uma prova concreta do seu empenho. Essas são experiências que dizem muito sobre suas habilidades, e elas merecem ser destacadas no seu resumo. 

Muita gente subestima o valor dessas experiências acadêmicas e acaba não mencionando-as no perfil, o que é um erro. Incluindo essas realizações, você mostra que, mesmo no início da carreira, já tem conquistas que reforçam sua credibilidade. 

7 dicas para mandar bem no texto do seu resumo no LinkedIn 

O texto ideal para o resumo varia muito: cada pessoa tem que olhar para si e se perguntar o que a torna única, quais são seus talentos, principais conquistas e o que deseja na carreira. Por isso, evite resumos prontos na internet. 

Existem algumas estratégias que podem ser úteis no processo de elaboração e finalização do texto. Aqui, você vai precisar de um pouco de introspecção, ok? Confira nossas dicas! 

1. Comece com planejamento 

A vontade de sair escrevendo é grande, mas antes faça um planejamento do seu resumo no LinkedIn. Pense que você vai escrever uma peça de marketing — é a sua marca pessoal, afinal — e precisa de estratégia para dar certo. 

Então, pergunte-se

  • Quais são seus objetivos (exemplos: mudar de emprego, ser promovido ou atrair clientes)? 
  • Quem esse resumo deve conquistar (exemplos: marcas, consumidores ou recrutadores)? 
  • Quais concorrentes ou colegas da área se destacam? 

Perceba que é preciso olhar para o mercado para entender o perfil do seu público e ter boas referências. Estudar os seus objetivos, público-alvo e benchmarking vai direcionar o caminho que você deve seguir no seu resumo. 

2. Organize as informações 

Depois desse momento de pesquisa e reflexão, a dica é selecionar e organizar as informações principais do seu currículo. 

Se você já descreveu uma experiência profissional, por exemplo, tente resumi-la em uma frase, sem compromisso ainda com o texto final. Não importa se você tem 1 ou 10 formações acadêmicas, tente também resumir em uma frase. 

Assim, você começa a sintetizar o que é mais importante. Pense que apenas as 3 primeiras linhas do resumo ficam visíveis ao acessar um perfil no LinkedIn. Para ler o restante, os visitantes precisam clicar em “Ver Mais”, mas só farão isso se forem atraídos de primeira.  

3. Conte sua trajetória 

Com 2.600 caracteres à disposição, o campo de resumo do LinkedIn é bastante generoso. Mas o importante é contar o que você acha que merece destaque, como: 

  • experiências; 
  • formações; 
  • aprendizados; 
  • projetos; 
  • habilidades; 
  • conquistas  
  • interesses. 

Muita gente adota uma ordem cronológica para contar sua trajetória, mas não é uma regra. Você pode começar falando da sua atividade atual ou da sua maior conquista na carreira, por exemplo.  

Em todos os casos, lembre-se que as três linhas iniciais são determinantes para engajar o leitor, pois definem se ele vai ficar engajado o suficiente para querer clicar em “visualizar mais”. 

4. Saiba o que escrever no título 

O título do seu perfil acompanha o seu nome por toda a rede social: no perfil, nos posts, nos comentários, nos resultados de pesquisa – no LinkedIn e no Google – e nas menções ao seu nome. 

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Aqui você pode colocar a sua atividade, cargo na empresa e até alguma conquista, como o título de “LinkedIn Top Voice”, por exemplo. Explore o que melhor descreve você dentro de 120 caracteres! 

5. Imprima sua personalidade 

Você tem a chance de se aproximar de quem lê, dar um toque pessoal ao currículo e mostrar sua personalidade. Para isso, não importa apenas o conteúdo, mas também a linguagem que você usa no resumo do LinkedIn.  

Uma boa dica é escrever em primeira pessoa para mostrar que a sua história é única. Usar o storytelling também pode ser uma boa solução para envolver o leitor. 

Conte uma história que faça sentido e conecte os pontos. Afinal, mesmo que sua carreira não seja linear, todas as suas experiências contribuíram para formar quem você é hoje, não é mesmo? 

Um lembrete importante: para contar uma boa história, você não precisa usar marcas de oralidade e informalidade no texto. Acima de tudo, é essencial que um resumo profissional tenha uma escrita correta do ponto de vista gramatical. 

6. Use palavras-chaves estratégicas 

Palavras-chaves no LinkedIn são termos que identificam a sua área de atuação, talentos, profissão ou empresa. Elas devem ser usadas no resumo e ao longo do currículo de maneira natural por dois motivos: 

  • reforçar a associação do seu nome com aquele termo na mente da pessoa; 
  • acionar o seu perfil nos resultados das buscas relacionadas a eles. 

Dessa maneira, seu perfil será mais lembrado, e o algoritmo do LinkedIn dará mais visibilidade a ele nas buscas. 

7. Explore os sinais gráficos  

Quer saber outra forma de se destacar perante outros perfis? Utilize sinais gráficos! 

Bullet points, emojis (😉), estrelinhas (★) e sinal de visto (✅), por exemplo, são elementos que você pode usar para destacar alguma informação, tornar a leitura do texto mais agradável e diferenciar o seu resumo de outros. 

Porém, a caixa de texto do LinkedIn não dá essas opções de edição. Você precisa escrever o texto em um editor, no Word, por exemplo, e depois colar na rede social

8. Use comandos do ChatGPT que ajudam na escrita 

Se você está quebrando a cabeça para criar um resumo, que tal pedir uma ajudinha ao ChatGPT? Com alguns comandos simples, você pode usar a inteligência artificial a seu favor para melhorar a escrita e até encontrar a palavra perfeita quando faltar inspiração. 

O ChatGPT pode te ajudar a reescrever frases, sugerir sinônimos ou até mesmo revisar o que você já escreveu, apontando melhorias.  

Mas, como em tudo na vida, é importante usar essa ferramenta com cautela. O ChatGPT pode ser útil para dar um up no seu texto, mas não deve fazer todo o trabalho por você. Afinal, seu resumo deve refletir quem você é, com sua voz e personalidade. 

9. Não copie e cole trechos do currículo no resumo 

Pode até parecer tentador pegar aquele trecho prontinho do seu currículo e colar no resumo do LinkedIn, mas nossa dica é resistir à tentação. O resumo não é um lugar para simplesmente repetir o que já está no currículo.  

Copiar e colar trechos pode acabar deixando seu resumo com cara de documento formal, sem aquele toque pessoal que faz toda a diferença. 

No LinkedIn, você tem a liberdade de se expressar de maneira menos engessada e falar diretamente com quem está lendo, mostrando quem você é como profissional e, também, como pessoa. 

10. Faça um esboço antes publicar seu resumo 

Em vez de escrever diretamente na seção “Sobre” do perfil, vale a pena dar um passo atrás e fazer um esboço. Sim, aquele bom e velho rascunho pode ser seu melhor amigo na hora de organizar as ideias e garantir que o texto final seja conciso e informativo. 

Você pode usar ferramentas como o Google Docs ou o Word, que têm corretores automáticos integrados, para evitar erros de digitação e gramática. 

Se preferir passar o texto por um corretor gramatical, também é uma ótima ideia para garantir que tudo esteja no ponto. 

Exemplos de melhores resumos no LinkedIn 

Agora, confira alguns exemplos de resumos para se inspirar. Depois de ver essas referências, é a sua vez de escrever um resumo atraente para o LinkedIn, ok? 

O primeiro exemplo é da empreendedora Duda Razzera, que sabe usar as primeiras linhas do resumo para engajar o leitor como ninguém. 

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Outro exemplo é o resumo do Conrado Adolpho, criador do Método 8Ps do marketing digital. Logo no início, ele destaca a criação das suas metodologias para treinamentos e consultoria em Marketing, sugerindo que esses são os trabalhos pelos quais ele deseja ser mais reconhecido. 

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O resumo da Camila Farani, investidora e empresária que compõem a bancada do reality Shark Tank, é um exemplo bacana de como uma história pode ajudar as pessoas a entender uma trajetória profissional.  

Veja como a Farani usa a história de quando ela propor o aumento nas vendas da cafeteria da família para se tornar sócia da empresa. 

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Agora, um exemplo de fora, em inglês, mas nós traduzimos para vocês. Katrina Ortiz conta como sua carreira migrou do sonho de ser revisora para o sucesso como desenvolvedora.  

O texto mostra bem como conectar os pontos e transmitir entusiasmo com a profissão. 

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A gente sabe que falar sobre si mesmo nem sempre é tão fácil quanto parece. No resumo do LinkedIn, essa tarefa pode ser ainda mais complicada porque você precisa sintetizar tudo o que você é em poucas palavras. 

Mas, com as nossas dicas, você tem uma luz de como iniciar esse processo, que pode ser muito importante para o seu sucesso no LinkedIn.  

Seja para conseguir um emprego, atrair clientes, crescer na carreira, fazer networking ou construir sua marca pessoal, tenha certeza que o resumo vai ajudar você a atingir seus objetivos! 

Gostou, mas sente que está faltando algo? Se quiser entender como “turbinar” o perfil inteiro do LinkedIn, veja um jeito fácil de como fazer isso com o nosso guia completo! 

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