Criar relatórios de redes sociais exige saber quais são as métricas e KPIs de cada etapa da jornada e analisá-los conforme os objetivos da marca. Saiba mais!
O principal desafio em criar relatórios de redes sociais é saber exatamente quais informações cruzar para obter insights valiosos.
O relatório não é somente um compilado de números de curtidas, compartilhamentos e comentários, mas sim, o que está por trás dessas métricas.
Um bom relatório de mídias sociais só é possível ser feito, por um profissional que entende a diferença entre métricas e KPI’s. Veja o que o especialista em dados, Rafael Kiso, afirma sobre:
Não basta apenas ver o número de likes ou comentários, é essencial entender o que eles significam para sua estratégia.
Monitorar adequadamente pressupõe ter objetivos claros e metas definidas. É como ter um mapa para saber para onde você está indo. Assim, ao acompanhar as métricas, você pode ir ajustando o curso conforme necessário e garantir que está no caminho certo.
Importante lembrar que cada etapa da jornada tem suas próprias métricas-chave e KPIs. Monitorar e analisar esses dados é o que realmente faz a diferença para alcançar o sucesso nas mídias sociais.
Neste post, você entenderá, de uma vez por todas, a como montar um relatório estratégico capaz de trazer informações relevantes para a atuação nas mídias sociais.
O que é um relatório de redes sociais?
Os relatórios de redes sociais são documentos feitos para entender o desempenho de uma marca, pessoal ou empresarial, nas plataformas de mídias sociais, com base em métricas e KPIs.
Criar relatórios promove maior controle, redução de riscos e otimização de investimentos. Além de possibilitar entendimento mais estratégico da atuação da marca nas redes sociais e aprimoramento das ações.
Normalmente, é possível extrair relatórios por meio de plataformas de gerenciamento de redes sociais. Essas plataformas centralizam as atividades de várias mídias e oferecem o recurso de tratamento de dados, disponibilizando as informações em dashboards e gráficos visuais.
Qual é a diferença entre métricas e KPI’s?
Antes de entender como fazer um bom relatório é essencial distinguir as métricas e KPI’s. Em nosso curso sobre “como analisar e otimizar posts de redes sociais”, Rafael Kiso ensina sobre essa diferença:
- Métricas: são números absolutos que mostram a fotografia do momento, podendo fornecer controle por meio dos dados certos.
- KPI’s: se trata do cruzamento de uma métrica e uma meta.
Para exemplificar essa relação, pensaremos no painel de um carro, no qual as informações de quantidade de combustível e velocidade serão encaradas como as principais métricas.
Suponhamos que você precisa ir do ponto A ao B — uma distância de 100 km/h — que precisa ser percorrida em 30 minutos.
Todo carro tem uma taxa de consumo de combustível por distância, o carro da suposição gasta 1L a cada 10 km rodados.
Com essa informação podemos concluir que para chegar ao ponto B é preciso percorrer a distância em uma velocidade mínima de 50 km/h e ter pelo menos 10 litros de combustível no tanque.
Acabamos de fazer um cruzamento das métricas (combustível e velocidade) com o nosso KPI (taxa de consumo de combustível) e a meta (percorrer distância de 100 km em 30 minutos).
Dessa forma, chegamos ao que precisamos fazer para alcançar o objetivo: percorrer o trajeto a uma velocidade de 50 km/h e abastecer o carro com 10 litros de combustível.
Criar relatórios não consiste apenas em trazer o contexto de uma marca nas mídias sociais. A lógica está em extrair informações com base no cruzamento de métricas e KPI’s, e entender o que é necessário fazer para alcançar o objetivo estabelecido.
Quais são as principais métricas das redes sociais?
Métricas são números absolutos. E, quando se fala em redes sociais, existem muitas delas. O que faz uma métrica ser realmente importante e digna de entrar para o seu relatório é o fato dela estar relacionada, ou não, com o seu objetivo.
Abaixo, separamos uma lista das principais métricas para relatórios de redes sociais.
- Engajamento: curtidas, comentários, compartilhamentos, respostas a enquetes ou perguntas.
- Alcance: alcance total, alcance orgânico, alcance pago.
- Seguidores: ganhos de seguidores ou perda
- Conversões: vendas, leads, cadastros em newsletter.
- Impressões: número de vezes que um post apareceu para na tela do usuário
- Menções: quantas vezes a marca foi mencionada
- Cliques: links da publicação, perfil, biografia
- Visualizações: quantidade de pessoas que viram um vídeo ou publicação.
Quais são as principais KPI’s das redes sociais?
Já os KPI’s, quase sempre, são dados qualitativos e aparecem como números percentuais.
Veja os principais KPI’s para redes sociais:
- Taxa de Cliques (CTR): porcentagem referente ao número de cliques comparado ao número de pessoas alcançadas pela publicação.
- Taxa de engajamento: porcentagem referente a quantidade de pessoas que fizeram alguma ação de engajamento comparada à quantidade de pessoas alcançadas.
- Taxa de conversão: porcentagem da quantidade de conversões comparada à quantidade de pessoas atingidas pela publicação.
- Sentimento do Público: comentários positivos/negativos mais frequentes e feedback sobre produtos/serviços.
- Taxa de crescimento de seguidores: comparativo mensal de crescimento de seguidores.
- Taxa de visualizações: comparativo do número de visualizações pelo número de alcance.
Como criar um relatório de mídias sociais estratégico?
Criar um relatório estratégico, está relacionado com a capacidade de fornecer informações decisivas para o resultado nas mídias sociais.
E partindo da premissa que o resultado é subjetivo, não é possível estabelecer uma regra na hora de criar relatórios. Porém, é possível seguir uma lógica que funciona!
Para te explicar uma das lógicas que podem funcionar para você, usarei a fórmula que usamos aqui na mLabs para a criação de relatórios de redes sociais.
Nessa lógica, toda a análise é relacionada com a etapa da jornada para qual um post foi criado e publicado.
Na tabela, estão as etapas da jornada, o objetivo, as métricas e KPI’s. Ou seja, um post ou ação realizada para a etapa de descoberta será analisada conforme seus objetivos, métricas e KPI’s, isso se estenderá para todas as outras ações e etapas.
Etapa da jornada | Objetivo | Métricas | KPI |
Descoberta | Criar awareness de marca | Alcance Likes Visualizações Contas alcançadas (não seguidores) | Taxa de visualizações Taxa de penetração |
Consideração | Aumentar lembrança de marca | Impressões Salvamentos Começaram a seguir | Taxa de alcance Frequência |
Conversão | Aumentar intenção de compra | Visitas ao perfil Respostas Inbox Respostas Stories | Taxa de cliques |
Experiência própria | Aumentar retenção de clientes | Comentários | Taxa de engajamento real |
Experiência compartilhada | Aumentar número de clientes | Compartilhamentos | Taxa de engajamento pública dos UGC’s |
Por que é importante criar relatórios de redes sociais?
Às vezes, pode parecer que relatórios são recursos úteis apenas para as grandes marcas com muitos seguidores, mas isso não poderia estar mais longe da verdade.
Independentemente do tamanho de uma marca, os relatórios são importantes para entender como ela está se saindo nas mídias sociais e como pode triplicar os seus resultados — seja em vendas ou engajamento do público.
É o que defende nosso Fundador e CMO, Rafael Kiso:
É comum pensar que relatórios tem mais importância para marcas com grandes equipes e recursos. Mas essa mentalidade pode estar limitando o seu potencial!
Independentemente do tamanho da empresa, os relatórios são uma ferramenta essencial para entender o desempenho nas mídias sociais. Eles não apenas fornecem insights valiosos sobre o que está funcionando e o que não está, mas também ajudam a identificar áreas de melhoria e oportunidades de crescimento
Mesmo que pareça desafiador para um pequeno negócio, começar a analisar dados desde cedo é fundamental para estabelecer uma base sólida e aprender com o tempo. Ao registrar e analisar o que está acontecendo, você pode fazer comparações ao longo do tempo e ajustar sua estratégia conforme necessário.
Portanto, não subestime o poder dos relatórios, mesmo que você tenha um número limitado de seguidores. Eles podem ser a chave para otimizar seu desempenho e alcançar resultados cada vez melhores.
Se ainda não se convenceu da necessidade dos relatórios, confira três motivos para adotar esses recursos na sua gestão de mídias sociais hoje mesmo.
Você pode identificar o que realmente está funcionando
Os relatórios oferecem uma oportunidade para identificar as estratégias que estão gerando resultados positivos para a marca nas redes sociais.
Examinando os diversos indicadores, como engajamento, alcance e conversões, é possível entender como os conteúdos estão ressoando com o seu público-alvo.
Quer ver como isso acontece na prática? Um bom exemplo é o caso de marcas que estão no processo de descoberta de quais são os melhores horários para postar nas redes.
Sem saber como se comporta o público, muitas optam por seguir padrões de horários de pico sugeridos por pesquisas feitas com o Instagram, Facebook e outras plataformas.
Porém, o que muitos profissionais se esquecem é que esses horários não consideram as particularidades de cada público ou segmento. Por isso, não são orientações que podem ser simplesmente copiadas e colocadas em prática.
A solução mais fiel à realidade é usar relatórios de redes sociais para identificar os horários com maior taxa de engajamento do seu público.
Com a análise dos relatórios, a marca pode reconhecer o padrão de horários que está por trás do sucesso de algumas postagens e replicá-lo no calendário editorial.
Esse é apenas um caso de como as métricas disponíveis nos relatórios podem ser úteis para identificar estratégias que funcionam nas redes sociais.
Também fica mais fácil reconhecer o que não está funcionando
Muitas vezes é difícil admitir que uma ideia, por mais promissora que pareça, simplesmente não esteja funcionando como esperado.
Afinal, investimos tempo e esforço nela, e a perspectiva de abandoná-la pode ser (muito) desanimadora.
Contudo, é importante reconhecermos que fazer ajustes e até mesmo deixar de lado estratégias que não estão gerando os resultados desejados é parte integrante do processo de crescimento, especialmente quando se trata de marketing nas redes sociais.
Os relatórios de desempenho acabam contribuindo com essa jornada de aprendizado contínuo no marketing digital, uma vez que esses documentos permitem examinar de perto métricas que indicam o que não está funcionando.
Podemos comparar o desempenho de diferentes campanhas ao longo do tempo e observar, por exemplo, se houve uma diminuição no engajamento ao longo das semanas ou meses, e isso pode indicar a necessidade de revisar a estratégia de conteúdo.
Melhor maneira de testar hipóteses nas redes sociais
Os relatórios oferecem um meio de experimentar hipóteses e avaliar sua eficácia com base em dados concretos.
Considere o caso de uma empresa de produtos de beleza, que possui como hipótese uma oportunidade de aumentar taxas de engajamento com a criação de tutoriais de maquiagem, comparados às simples postagens de produtos.
Para testar a hipótese, a marca pode criar e publicar alguns tutoriais de maquiagem em seus perfis em determinados dias e horários específicos.
Analisando os relatórios, ela pode determinar se a hipótese se confirmou ou não com base em métricas como curtidas, comentários, compartilhamentos e número de seguidores.
A marca ainda tem a possibilidade de usar os insights dos relatórios para refinar a abordagem e experimentar novas estratégias, como mudar os horários de postagem, alternar legendas, escolher outro formato para o vídeo, etc.
Sem os relatórios para analisar os resultados de suas postagens, a marca não teria essa possibilidade de afinar sua estratégia com base em resultados exatos.
Porém, é esse ciclo de validação de hipóteses a base para a inovação e para o crescimento das empresas nas redes sociais. É isso que Rafael Kiso explica no vídeo abaixo. Dá uma olhada!
Quais dados é possível analisar pelos relatórios da mLabs?
Qualquer profissional que trabalha com redes sociais sabe que coletar dados pelas plataformas, não é uma tarefa rápida, nem fácil.
Com os nossos recursos, é possível obter um tratamento de dados de forma simples e prática, além da possibilidade de acessar o desempenho de diversas mídias como: Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok, Google Meu Negócio e Google Analytics, em um só lugar.
Além disso, os relatórios personalizáveis permitem que os usuários se concentrem nas métricas que mais importam para seus objetivos específicos, otimizando o tempo e os recursos investidos em análises.
Entenda quais são os dados que você poderá acompanhar pela mLabs:
Resumo Geral
A primeira tela que você encontrará ao chegar na tela de acompanhamento de Relatórios do Instagram pela mLabs será a de resumo geral, onde reunimos várias métricas para serem verificadas sempre que necessário:
- Alcance
- Engajamento
- Compartilhamentos
- Visitas
- Interações
- Salvos
- Respostas
- Impressões
- Curtidas
- Comentários
- Clique em links do perfil
- Toques no link do site
Seguidores
Na mLabs, é possível ver, por exemplo, como foi o crescimento da página no Instagram em comparação ao período anterior. Você poderá selecionar qual período quer analisar e fazer o comparativo.
Outro ponto importantíssimo quando se fala de crescimento é entender a taxa de crescimento, que também aparece no relatório.
Perfil Demográfico
Os gráficos de perfil demográfico da mLabs, reúnem informações sobre aspectos importantes do público-alvo.
Ao acompanhar quem os perfis estão alcançando, fica mais fácil validar se a marca está impactando as pessoas certas.
No relatório de Instagram da mLabs, é possível acessar os seguintes dados demográficos:
- Gênero
- Faixa etária
- País
- Cidade
Stories
Os dados de melhores Stories podem te direcionar para um formato de conteúdo que é mais interessante para o público.
Com estes gráficos é possível, em poucos cliques, chegar aos números de: interações, médias de interações, melhores posts por dia e hora e melhores posts por tipo (foto ou vídeo)
Reels
O relatório de Reels e Vídeos do TikTok da mLabs fornecem números e taxas de interação, média de visualizações por período e melhores conteúdos por dia e hora.
Por meio da tabela comparativa é possível entender qual foram os melhores e piores desempenhos por período analisado.
Posts
Com a análise de posts pela mLabs é possível acompanhar os melhores formato entre: fotos ou carrossel, além do total de interações, o melhor post do período, a média de interação por post, posts por hashtags e o ranking de posts baseados no desempenho.
Concorrentes
Independentemente da métrica que você escolher para acompanhamento, uma coisa é certa: para observá-las corretamente, você deve monitorar a concorrência.
Na mLabs, em algumas mídias, é possível acompanhar o gráfico comparativo de seguidores e envolvimento, em relação aos concorrentes que você cadastrar na plataforma.
Crie relatórios com a mLabs e DashGoo by mLabs
Como dissemos, não existe uma receita de bolo ou um modelo de relatório para redes sociais que sirva para todos.
Na internet, existem modelos para isso, mas, sinceramente, não recomendamos que você baixe um modelo pronto e use.
Relatórios devem ser customizados para responder à pergunta: a estratégia está alcançando os objetivos propostos?
Nossa sugestão é usar os recursos da mLabs para criar relatórios com blocos de dados, gráficos, texto e imagem. O funcionamento é totalmente intuitivo e simples, ao ser baseado em recursos de arrastar e soltar.
A mLabs adquiriu recentemente a DashGoo e com essa integração os usuários podem criar relatórios inteligentes 100% personalizáveis de mídias sociais.
É possível gerar dados a partir do Google Ads, Facebook e Instagram (Ads e contas business), YouTube, Google Analytics e muito mais.
Com a DashGoo, você personaliza os seus relatórios avançados, e ainda adiciona dados de fontes externas na sua análise, como uma planilha de Excel, por exemplo.
Também é possível selecionar a frequência de envio e deixar o relatório automatizado, sem a necessidade de acessar a plataforma todo mês para refazer o documento.
Tudo isso é possível no plano completo da mLabs por R$ 29,90/mês!
Bom, agora você já sabe quais são os principais elementos que devem estar nos seus relatórios para redes sociais.
Use esse conhecimento para apresentar aos clientes, com maior propriedade, os resultados alcançados pelas estratégias.
Que tal experimentar uma ferramenta que pode ajudar a gerar relatórios de maneira automática? Teste a mLabs de graça por 14 dias!