Quem entra na área de social media muitas vezes não imagina que vai ter que lidar com números, percentuais, tabelas e gráficos. Não é isso que se espera de uma área tão criativa, não é mesmo?
Só que os relatórios do Instagram cumprem um papel essencial. Com eles, você consegue acompanhar o desempenho da marca na rede social, saber se as estratégias estão dando certo, corrigir erros e mostrar ao cliente os resultados do seu trabalho.
A verdade é que números e a criatividade devem andar juntos no trabalho do social media. Por isso, goste ou não, você precisa saber criar relatórios de redes sociais.
Mas não precisa fazer a Nazaré confusa, não! Vamos ajudar você a montar um relatório de Instagram com as métricas que realmente importam para fazer uma apresentação impecável dos resultados.
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Relatório Instagram: 5 motivos para criar um
Criar relatórios do Instagram pode ser uma ótima maneira de acompanhar o desempenho da sua conta, entender o seu público e melhorar a sua estratégia de marketing.
Alguns dos motivos e benefícios para criar relatórios do Instagram são:
- Medir o alcance e o engajamento das suas publicações, stories e reels, e ver quais tipos de conteúdo geram mais interação e conversão.
- Analisar os dados demográficos, geográficos e comportamentais dos seus seguidores, e descobrir quais são os seus interesses, preferências e hábitos de consumo.
- Avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) das suas campanhas pagas, e otimizar o seu orçamento, segmentação e criativos para alcançar os seus objetivos.
- Identificar as tendências, oportunidades e ameaças do seu mercado, e ajustar o seu posicionamento, diferenciação e proposta de valor.
- Gerar insights e recomendações para aprimorar a sua presença digital, aumentar a sua autoridade e reputação, e fortalecer o seu relacionamento com os seus clientes e parceiros.
Quais métricas colocar no relatório do Instagram?
Ao olhar os relatórios das redes sociais, você pode até se perder — e o seu cliente também — em meio a tanta informação. Afinal, eles oferecem uma infinidade de dados sobre os seus perfis.
Por isso, vamos ajudar você a selecionar o que realmente interessa no relatório do Instagram. Veja agora quais são as principais métricas que você deve considerar:
Dados demográficos do público-alvo
Gênero, idade e localização, esses são os principais dados demográficos do seu público no Instagram! Com eles, você começa a entender o perfil da sua persona para ajustar a linguagem e os conteúdos direcionando as ações de comunicação e interagindo de maneira mais assertiva.
Além disso, os dados demográficos ajudam na segmentação do público para as campanhas de mídia paga, ou seja, quando estiver preparando sua próxima campanha você já saberá qual público se interessa mais pelo seu perfil e, com isso, causará maior impacto e terá mais chances de conversão.
Visitas ao perfil
É o número de usuários que chegou até o seu perfil. Nesse momento, eles veem o feed, os stories, as informações da marca e, se ainda não são seguidores, decidem se vão seguir ou não.
Acompanhar o crescimento de visitas mês a mês ajuda a entender, por exemplo, se o seu perfil está atrativo o suficiente para transformar usuários em seguidores.
Também é possível saber de onde eles vêm, como por exemplo: busca, hashtags, sugestões, links externos, etc. Assim, você consegue direcionar os esforços de marketing para os canais ou as ações que mais trazem seguidores.
Crescimento de seguidores mês a mês
O crescimento de seguidores ao longo do tempo mostra a rapidez com que você consegue aumentar a sua base. Se a velocidade diminuir, é preciso repensar as estratégias, pois pode ser que menos pessoas estejam se interessando ou mais pessoas estejam dando unfollow.
Perceba que é bem diferente de analisar o número de seguidores por si só, que não diz muita coisa. O crescimento mensal, por sua vez, ajuda a entender se o conteúdo está interessante, se você está promovendo bem a sua página ou se há sazonalidades ao longo do ano.
Engajamento geral dos posts
Engajamento é uma das métricas que não pode ficar de fora do relatório do Instagram. Afinal, mostra se o público está interagindo com o perfil, que é um dos grandes objetivos das marcas nas redes sociais.
O engajamento geral dos posts mede o número de interações com as publicações do feed (curtir, comentar, salvar). É importante acompanhar o crescimento desse número para saber a evolução do engajamento da página e quando é preciso rever os conteúdos.
Postagens com melhor desempenho
Além do engajamento geral dos posts, também fique de olho no desempenho de cada publicação. O número de interações de cada post ajuda a perceber quais tipos de conteúdo agradam mais o seu público. É interessante fazer um período de testes para avaliar cada variável, como assuntos, formatos, linguagens etc.
Alcance
O alcance do perfil é o número de pessoas que viram alguma publicação da marca no Instagram. É diferente das impressões, que mostram o número de vezes que as publicações foram visualizadas, mesmo que um único usuário visualize várias vezes.
Quanto mais pessoas você alcançar, mais relevância o seu conteúdo tem e mais visibilidade a sua marca ganha na rede social.
Também é importante medir a taxa de alcance em relação ao número de seguidores da página, para saber quantos estão efetivamente recebendo o conteúdo.
Impressões
Se as impressões se referem ao número de vezes que as publicações foram visualizadas, mesmo que por um mesmo usuário, esse número sempre será maior que o alcance.
Muita gente acaba dando mais importância ao alcance. Mas um usuário que vê o post várias vezes tem mais chances de lembrar da marca e do conteúdo, certo? Então, vale a pena também acompanhar as impressões para entender a força da sua mensagem junto ao público.
Alcance dos Stories
Aqui estamos falando do número de pessoas que viu alguma publicação do seu perfil especificamente nos Stories do Instagram. Se o alcance dos Stories está aumentando, significa que o seu conteúdo está sendo relevante para os usuários e que o Instagram está dando mais visibilidade a ele.
Cliques em URL
Cliques em URL é o número de cliques dos usuários em qualquer link do seu perfil — em anúncios, no link da bio, nos links dos stories ou ainda do Instagram Shop.
O número de cliques mostra o interesse dos usuários em saber mais sobre os seus conteúdos. Para ter uma ideia mais precisa dos resultados que isso gera para o negócio, analise também os números de tráfego e conversão do site ou loja virtual cuja origem é o Instagram.
Hashtags mais engajadas
As hashtags mais engajadas são aquelas que são usadas nos seus posts de maior alcance, impressões e interações. Você pode usar hashtags próprias, que ajudam a reforçar a sua marca e engajar os usuários, ou utilizar algumas que já são tendência na rede social, para atrair mais usuários ao seu perfil.
Formatos de posts que mais fazem sucesso
Imagem, vídeo ou carrossel: qual desses formatos você acha que o seu público gosta mais? O relatório do Instagram deve trazer também essa informação para que você possa direcionar os esforços para os formatos que geram mais engajamento dos usuários.
Melhores horários para publicar
Os melhores horários para publicar são aqueles em que os seguidores mais interagem com as suas publicações. Por isso, é importante acompanhar os gráficos de interações dos seguidores por hora e por dia da semana para identificar quando eles estão mais propensos a se engajar.
Como fazer um relatório do Instagram?
Agora que você já conhece as principais métricas de um relatório do Instagram, veja como montá-lo da maneira correta.
Mas não pense que você já vai começar coletando os dados e criando o layout. Antes, é preciso planejar o relatório, identificar os objetivos, público-alvo e saber como definir as informações de maneira organizada. Bora?
Qual é o objetivo do documento?
Para montar o relatório do Instagram e definir as métricas mais importantes, é preciso responder algumas perguntas.
Primeiramente, quais são os objetivos de campanha do cliente: aumentar brand awareness, engajar o público, gerar conversões? É isso que mostra quais são os KPIs da estratégia que devem ser selecionados entre as métricas.
Além disso, o próprio documento também cumpre algum objetivo. Você está fazendo um relatório de ações contínuas ou de uma campanha pontual? Ele será enviado por e-mail ou apresentado em uma reunião? Você quer apenas prestar contas ou pleitear mais orçamento para as ações?
Para cada objetivo, você pode montar o relatório com um foco diferente, com métricas e gráficos diferentes, que melhor se adequem ao contexto.
Para quem você vai apresentar o relatório?
O público-alvo do documento também é determinante. Apresentar o relatório ao seu gestor, ao analista de marketing do cliente e ao dono do negócio são coisas bem diferentes! Cada nível de atuação exige uma abordagem, um tom de voz e um aprofundamento diferente.
O dono do negócio, por exemplo, quer saber mais de retorno financeiro que detalhamentos de campanhas. Geralmente também exige mais formalidade e clareza, sem jargões e abreviações do marketing.
Além disso, com mais tempo de trabalho, você vai perceber o perfil de cada pessoa. Tem gente que gosta de explicações detalhadas, outros preferem ver dados resumidos e em destaque. É importante se adaptar para passar as informações da melhor forma.
Qual o melhor formato para o seu cliente?
Não existe um formato certo. De acordo com os objetivos do relatório e com o perfil do cliente, além da maturidade da equipe com cada ferramenta, você vai definir o formato ideal. O relatório geralmente pode ser feito em Excel, Word, PowerPoint, Google Slides ou ferramentas próprias.
Onde encontrar os dados do relatório na rede social?
Agora é hora de ir atrás dos dados para preencher o relatório. Mas onde encontrá-los? A própria rede social oferece uma ferramenta de monitoramento, o Instagram Insights.
Somente os perfis comerciais têm acesso a essa ferramenta. Depois de migrar para uma conta comercial, basta clicar em “Informações” no menu que você já vai encontrar vários dados, com algumas das principais métricas que apresentamos antes.
Caso você tenha mais dúvidas de como explorar esse recurso, acesse a central de ajuda do Instagram clicando aqui.
Mas essa ferramenta serve mais para o acompanhamento do social media no dia a dia e menos para a montagem de relatórios, pois há uma limitação: você não pode extrair os dados em uma planilha.
Dessa maneira, se você quiser montar um relatório personalizado, precisa coletar as métricas e preencher o documento na unha, dado por dado. Nada produtivo, não é mesmo?
As 3 melhores ferramentas de análises para relatório do Instagram
Se você quer saber como está o desempenho do seu perfil no Instagram, nada melhor do que usar as melhores ferramentas de análises para relatório do Instagram.
Essas ferramentas te ajudam a entender o que funciona e o que não funciona na sua estratégia, além de fornecer dados valiosos sobre o seu público, o seu engajamento, o seu alcance e muito mais.
Neste artigo, vamos apresentar três das melhores ferramentas de análises para relatório do Instagram que você pode usar para otimizar os seus resultados. Confira!
1 – Meta Business Suite
A Meta Business Suite é uma ferramenta completa que te permite gerenciar, monitorar e analisar o Instagram.
Com ela, você pode acompanhar as métricas de engajamento, alcance, impressões, seguidores e muito mais.
Além disso, você pode gerar relatórios personalizados com os dados mais relevantes para o seu negócio, exportar em PDF ou Excel e compartilhar com sua equipe ou clientes.
2 – mLabs
A mLabs é uma das ferramentas de análises para relatório do Instagram mais completas e populares do mercado.
Ela te permite gerenciar várias contas do Instagram em uma única plataforma, agendar posts e stories, responder comentários e mensagens diretas, criar relatórios personalizados e muito mais.
A mLabs te oferece dados detalhados sobre o seu desempenho no Instagram, como crescimento de seguidores, taxa de engajamento, alcance orgânico e pago, melhores dias e horários para postar e mais.
Você também pode comparar o seu perfil com o dos seus concorrentes e ver o que eles estão fazendo de diferente.
A mLabs oferece um teste grátis de 14 dias, mas com nosso cupom exclusivo, você tem 30 dias de teste grátis! Aproveite:
3 – mLabs DashGoo
A mLabs DashGoo é uma ferramenta que te permite criar relatórios profissionais e personalizados utilizando ferramentas avançadas. Com integração ao Instagram, Google Analytics, Google Ads, Meta Ads e YouTube, você consegue analisar as campanhas de mídia paga em um só lugar!
Ela é integrada à mLabs e te permite escolher entre vários modelos de relatórios prontos ou criar o seu próprio do zero. Você pode adicionar gráficos, tabelas, imagens, textos e outros elementos visuais para deixar o seu relatório mais atrativo e fácil de entender.
Você também pode exportar o seu relatório em PDF ou enviar por e-mail para os seus clientes ou parceiros.
Como gerar um relatório de Instagram pela mLabs?
Relatórios personalizados demandam ferramentas específicas. Você quer montar um relatório com o crescimento de seguidores mês a mês? Ou quer saber quais formatos de posts têm melhor desempenho? No Instagram Insights, só dá para extrair esses dados manualmente e isso tomará um tempo precioso do seu dia.
Mas existem outras soluções que podem te ajudar, como a mLabs por exemplo. Essa ferramenta de gestão de redes sociais permite criar relatórios personalizados com as métricas que realmente importam para o cliente e gráficos simplificados que facilitam o entendimento.
Os relatórios abrangem todo o histórico de desempenho do perfil, para você fazer análises comparativas e provar o valor do seu trabalho. Você também pode comparar com dados de perfis concorrentes para saber como está sua atuação em relação ao mercado.
A ferramenta ainda destaca algumas informações que te ajudam a otimizar as publicações, como os melhores dias, horários, hashtags e formatos para postar, além de dados de influenciadores que podem ser potenciais parceiros.
Intergração mLabs e DashGoo – melhor custo-benefício para gestão inteligente de mídias sociais
Além dos relatórios apresentados acima, a mLabs adiquiriu recentemente a DashGoo e com essa integração os usuários podem criar relatórios inteligentes 100% personalizáveis de mídias sociais, como Google Ads, Facebook e Instagram (Ads e contas business), YouTube, Google Analytics e muito mais.
Além da possibilidade de personalização dos relatórios avançados, com a DashGoo você pode inserir dados de fontes externas na sua análise, como uma planilha de excel, por exemplo.
Também é possível selecionar a frequência de envio e deixar o relatório automatizado, sem a necessidade de acessar a plataforma todo mês para refazer o documento. Tudo isso pelo adicional de apenas R$ 5,90 por perfil (marca). 😉
Então, quer conhecer a plataforma da mLabs para montar relatórios personalizados do Instagram sem dor de cabeça? Faça um teste grátis para conhecer melhor as inúmeras as funcionalidades da ferramenta e conta pra gente o que achou!