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7 vantagens das redes sociais para empresas

7 vantagens das redes sociais para empresas
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Não é de hoje que muitas empresas querem saber, de fato, como promover suas marcas nas redes sociais. Para as empresas, as redes sociais são verdadeiros instrumentos de relacionamento e conquista de novos clientes!

A partir de estratégias bem desenvolvidas, profissionais de comunicação e marketing conseguem atrair novos clientes e fidelizá-los. Este processo ajuda a fortalecer e consolidar todo o sistema de comunicação, divulgação e vendas – e cria ainda mais reconhecimento da marca.

Quais são a vantagens das redes sociais para as empresas?

Você já deve ter percebido que, diante desse novo perfil de comportamento dos consumidores, as empresas não podem deixar de lado as redes sociais, certo?
E para te ajudar a entender a importância disso, fizemos uma lista de vantagens que provam como as redes sociais podem ajudar as empresas. Veja!

Consolidação da marca

Desenvolver e fortalecer a imagem de uma empresa é um trabalho bastante complicado.

Mais do que criar um conceito, é preciso trabalhar a imagem e aproximar a empresa das pessoas.

E as redes sociais são excelentes para isso, já que elas permitem trabalhar a marca por meio de diversas estratégias e mídias.

Tanto as postagens quanto comentários e compartilhamentos permitem desenvolver o relacionamento com os clientes.

As postagens – seja em texto, foto, áudio ou vídeo – são excelentes mecanismos para desenvolver o conceito e humanizar a marca; e o conjunto do trabalho de comunicação consegue consolidar a imagem corporativa.

Engajamento com clientes

As redes sociais têm como premissa a construção de relacionamentos.

E as empresas, ao criarem seus perfis nessas plataformas, também precisam se relacionar com seus seguidores e clientes. Isso é uma estratégia bastante interessante para fortalecer o sistema de vendas.

Por meio de conteúdo relevante e de qualidade, é possível chegar até as pessoas e estimulá-las, de forma natural, a curtir, comentar e compartilhar a publicação.

Além de interação com os consumidores, é possível aumentar a audiência, o alcance das postagens e tornar sua marca ainda mais relevante na internet.

Prospecção de novos consumidores

A internet é hoje, um dos principais canais para atrair e conquistar novos clientes.

As pessoas acessam a web para pesquisar produtos e serviços, comparar preços e definir os melhores lugares para a compra.

Diante de toda essa audiência é preciso desenvolver estratégias para se destacar.

Afinal, não basta oferecer as melhores condições para compra (isso já é feito por qualquer empresa). É necessário atrair os consumidores por meio de conteúdo de qualidade e que possa acrescentar alguma coisa na vida das pessoas. Para isso, as redes sociais e os blogs são excelentes alternativas.

Fidelização de clientes

As redes sociais são plataformas que permitem manter um canal de contato direto com os clientes, já que eles podem expressar suas opiniões no chat privado das fan pages, nos comentários de publicações e até mesmo nas marcações feitas no Facebook, InstagramTwitter e outros recursos de comunicação.

Com isso, as empresas têm mais uma possibilidade de estreitar o relacionamento com seus consumidores (tirando dúvidas, oferecendo conteúdos únicos, criando campanhas de remarketing, etc).

Esse atendimento personalizado aumenta consideravelmente as chances de fidelizar seus consumidores e, o melhor, ganhar promotores da sua marca.

Aumento de tráfego

Os sites são uma das principais ferramentas da web para qualquer empresa.

Além de reunirem todas as informações institucionais do negócio, eles também são excelentes ferramentas de venda. Mas, para ter os resultados esperados é preciso direcionar tráfego para ele.

E as redes sociais funcionam como um catalisador de tráfego.

Ao compartilhar em seus perfis as publicações do seu website ou blog você conseguirá direcionar um número maior de pessoas para esses canais, envolvendo-os, fazendo-os navegar por suas páginas e, consequentemente, melhorando o posicionamento orgânico nos buscadores como o Google. É, basicamente, um efeito bola de neve positivo!

Aumento da satisfação do cliente

Já falamos que as redes sociais são pensadas para facilitar os relacionamentos. Com isso, aumentam as chances de fechar negócios e fidelizar clientes. E vai além: também contribuem para aumentar a satisfação do cliente.

As pessoas não querem apenas comprar, mas sentir que são bem atendidas, que podem ser ouvidas!

Os consumidores gostam de ter seus comentários respondidos de maneira personalizada, de ter suas dúvidas tiradas com agilidade e de se sentirem importantes para as marcas.

A partir das interações geradas pelas suas publicações é possível demonstrar a cada instante o bom atendimento que possui e aumentar a satisfação dos clientes.

Mais conhecimento sobre o público-alvo

A melhor forma de desenvolver uma estratégia de marketing e vendas de alta performance é conhecer bem suas personas. E as redes sociais oferecem esses dados de várias maneiras.

A primeira delas é por meio da análise de métricas, que entrega o perfil de seus consumidores e o resultado alcançado pelas suas ações.

Por outro lado, também é possível conhecer o seu público ao observar e analisar o comportamento deles por meio dos conteúdos que mais gostam, das opiniões que eles te oferecem e da maneira como se posicionam. Com esses Insights fica mais fácil desenvolver estratégias assertivas!

Como gerenciar redes sociais de empresas?

Se você chegou até aqui, já deve estar convencido que as redes sociais são importantes para as empresas, certo?

Mas, para usufruir desse potencial, não adianta sair criando perfis e postando de forma aleatória.

O primeiro passo para montar sua estratégia é entender quais são as diferenças entre as redes sociais, como atuar em cada uma delas e, só então, escolher quais são as melhores redes sociais para ter um perfil.

Feito isso, crie uma estratégia (com objetivos definidos), define um tom de postagem e construa um calendário editorial.

Escolher uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais é outro passo importante. Ela te ajudará a agendar posts, analisar os resultados, interagir com seus seguidores, etc.

Agora que você entendeu as vantagens das redes sociais para empresas, vamos começar? Crie sua estratégia e agende seus posts nas redes sociais com a mLabs!

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