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Conheça as redes sociais novas que prometem bombar nos próximos anos!

Conheça as redes sociais novas que prometem bombar nos próximos anos!
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Nos últimos anos, as redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter, entre outros, tiveram um boom de crescimento. 

E, apesar disso trazer vantagens para o seu marketing de conteúdo, não podemos ignorar que mais gente também implica em mais concorrência, não é mesmo? 

Afinal, hoje em dia tem muita gente com dificuldade de ter resultado nas redes sociais mais “tradicionais” já que está todo mundo lá tentando vender o seu peixe. 

Nessa hora, pode ser uma boa conhecer as principais redes sociais novas que estão surgindo e dando o que falar👀 

Até porque, não sabemos se alguma delas pode virar o próximo Instagram ou quem sabe TikTok, não é mesmo? 

Então, para que você fique a par das novidades, conheça neste post as principais redes sociais novas que já estão bombando entre as pessoas! 

As redes sociais que você deve ficar de olho

Apesar da ascensão de algumas redes sociais por aí, diversas outras foram surgindo e conquistando seu espaço entre o público. Entre elas temos: 

  • Be Real; 
  • Tik Tok Now; 
  • Reels do Instagram; 
  • Vero; 
  • TikTok; 
  • WeChat; 
  • Twitch TV; 
  • Medium; 
  • Reddit; 
  • Houseparty; 
  • MeWe; 
  • Quora; 
  • Hello; 
  • Caffeine. 

A seguir, falamos mais dessas redes sociais que prometem ser tendência nesse ano. Fique ligado e já comece a pensar no seu plano de marketing digital

Be Real 

redes-sociais-novas-1: be real

Vamos começar falando dessa rede que surgiu especialmente para competir contra as grandes redes de hoje: TikTok e Instagram. 

A Be Real surgiu para ser uma plataforma onde você compartilha com seus amigos a sua vida como ela é. 

Sem filtro. Sem edição. Sem dancinhas inusitadas.💃 

Para isso, todos os dias o app gera um alerta em horários diferentes onde você tem apenas 2 minutos para tirar e compartilhar uma foto daquele momento do seu dia. 

E às vezes, ela pode até sugerir um desafio único no momento de capturar seu dia. 

Assim, ela se torna uma das poucas redes sociais que mostra a vida como ela é, de forma autêntica e espontânea. 

Hoje a Be Real está conquistando principalmente quem já está cansado do aspecto mais superficial que o Instagram e o TikTok possuem. 

Mas, uma dessas redes já sacou a jogada da Be Real e “criou” sua solução, como você vê na próxima rede da lista🤫 

Tik Tok Now

redes-sociais-novas-3: tiktok now

O Be Real fez sucesso e acabou cutucando o TikTok, que foi lá e criou uma versão da sua própria rede social com uma pegada mais espontânea. 

E assim surge o TikTok Now, que funciona literalmente como o Be Real.🙃 

Com ele os usuários recebem um alerta diário para compartilhar um vídeo de 10 segundos ou uma foto totalmente sem filtros. 

Aqui, ele te dá até 3 minutos para fazer essa captura e postar. 

Reels do Instagram 

redes-sociais-novas-2: reels do instagram

Essa aqui não é uma rede social nova, mas sim um recurso criado para competir com o querido TikTok. 

O Instagram Reels é uma funcionalidade onde você pode compartilhar vídeos de até 90 segundos. 

Além disso, a função vem com ferramentas novas de criação para você editar seu vídeo e usar efeitos especiais. 

E quem usa o Reels hoje tem mais chances de alcançar pessoas novas e assim ganhar mais seguidores. 

Isso acontece porque o Instagram permite que pessoas que não seguem você vejam seu vídeo no Feed e em Explorar. 

Assim ele se torna uma opção interessante se você quer criar um conteúdo que engaja e atrai mais seguidores

Vero

redes-sociais-novas-4: vero

A rede nasceu em 2015, mas começou a ganhar notoriedade em 2018, quando famosos e influenciadores digitais passaram a utilizá-la. 

A Vero oferece uma excelente vantagem: não tem anúncios e não usa algoritmos. Motivos pelos quais ela tem se tornado a aposta de muita gente. 

Mas engana-se quem acha que as empresas não podem aproveitá-la. Apesar de não permitir anúncios, é possível sim vender produtos e, para isso, a rede social cobra uma taxa sobre a venda. 

A rede social pode ser utilizada apenas na versão mobile, como aplicativo! O site da marca contém apenas informações institucionais. 

TikTok

redes-sociais-novas-5: tiktok

Essa é uma das redes sociais novas mais badaladas do momento! 

Segundo um relatório da empresa We Are Social, são 800 milhões de perfis ativos no mundo! E hoje, a rede já possui 3 bilhões de downloads do app no total. 

A agência de notícias Bloomberg informou também que o TikTok chegou a ter um valor estimado em 100 bilhões de dólares. 

A facilidade em criar conteúdo alavancou diversas pessoas ao patamar de influencers e isso também chamou a atenção de marcas que estão começando a investir em marketing no TikTok e a anunciar na rede. 

WeChat

redes-sociais-novas-6: wechat

Este aplicativo é o queridinho na China. E como tudo que bomba na China, algum momento se espalha para o resto do mundo, é de se esperar que ele comece a se popularizar por estes lados. 

Hoje, o WeChat é apenas mais um mensageiro para nós. Mas na China ele é conhecido como um Super App, com diversas funções essenciais para o dia a dia. Veja algumas: 

  • acessar a serviços públicos; 
  • agendar consultas médicas; 
  • transferir dinheiro pelo WeChat Pay; 
  • alugar bicicletas e serviços de táxis; 
  • usar no transporte público; 
  • agendar de voos; 
  • comprar ingressos de cinema; 
  • pedir comida; 
  • adquirir produtos de grandes redes ou de comércios locais; 
  • reservar hotéis; 
  • encontrar liquidações relâmpagos; 
  • fazer compras compartilhadas com outros amigos; 
  • pesquisar por produtos usados; 
  • descobrir casas para alugar ou vender. 

A Tencent, desenvolvedora do app, já afirmou que a intenção é espalhar boa parte dessas funcionalidades para o resto do mundo. Se for assim, será que em breve poderemos ter um aplicativo para substituir o Whatsapp e muitos outros de uma vez só? 

É algo a se pensar🤔 

Twitch TV

redes-sociais-novas-7: twitch

A Twitch TV surgiu como uma plataforma que permite que qualquer pessoa crie seu canal de streaming. 

Hoje em dia, quem toma conta do pedaço são os gamers que usam a rede social para transmitir suas partidas ao vivo. 

No entanto, a plataforma permite diversos tipos de conteúdo, sendo um prato cheio para marcas que desejem criar streamings e conteúdos on demand em canais próprios. 

Medium

redes-sociais-novas-8: medium

Até aqui vimos diversas redes sociais novas que permitem que você crie um conteúdo mais rápido de consumir ou em vídeo. 

Mas, para quem curte mais um conteúdo em texto e tem ou já teve um blog, pode se encantar e muito com o Medium. 

Essa plataforma é uma mistura de blogs e redes sociais, onde você consegue criar publicações em texto, consumir os posts de outros criadores e segui-los. 

E olha que o conteúdo postado lá costuma ser bem mais autêntico. Por lá o pessoal compartilha suas experiências e passa seus ensinamentos adiante. 

Para quem cria conteúdo para a área da tecnologia vale a pena conferir essa rede. 

Nela você consegue encontrar uma grande comunidade de desenvolvedores compartilhando tutoriais e novidades da área. 

Então, se sua marca cria conteúdos em texto e deseja formar uma comunidade fiel, que consome o que você publica, o Medium pode ser uma ótima escolha. 

Reddit

redes-sociais-novas-9: reddit

O Reddit é uma daquelas redes que faz sucesso estrondoso internacionalmente, mas ainda não deslanchou por aqui, o que pode ser uma ótima oportunidade para quem chegar primeiro por lá. 

A rede possui uma base de 52 milhões de usuários ativos diariamente e cresceu 44% em relação a 2019, ao contrário de outras plataformas que perdem usuários e relevância ao passar dos anos. 

Lá o usuário pode participar de fóruns de temas diversos, criando votações e encontrando espaço para debater sobre qualquer coisa. Um excelente lugar para marcas buscarem tendências e ver o que seu público está pensando. 

Houseparty

redes-sociais-novas-10: house party

Mais uma rede social nova que explodiu nos últimos anos. O Houseparty permite algo que não existia em aplicativos como Instagram, Messenger e Whatsapp: chamadas em vídeo entre até 8 pessoas. 

Com essa possibilidade e contando com jogos e interações dinâmicas, o app virou febre entre os jovens, que puderam se aproximar de outras pessoas. 

MeWe

redes-sociais-novas-11: mewe

Uma das grandes preocupações dos usuários hoje em dia é quanto à privacidade e à segurança dos dados. 

Então, o MeWe trouxe uma inovação que é o não armazenamento de cookies. Isso quer dizer que os seus dados não ficarão 100% armazenados no aplicativo, apenas aqueles que você mesmo oferecer. 

A interface é muito parecida com o Facebook, bastante intuitiva. Agora, quem quiser usar algumas funções extras da rede precisa pagar uma taxa cujo valor depende do plano escolhido. 

Quora

redes-sociais-novas-12: quora

Há pouco tempo atrás, quando você fazia alguma pergunta no Google, era muito comum aparecer como resultado o Yahoo Respostas, não é mesmo? 

O Quora é bastante parecido com o antigo Yahoo Respostas, só que é voltado para fins profissionais. 

Portanto, se você está começando em uma carreira e não entende muito bem sobre alguns termos ou conceitos, por exemplo, você pode pesquisá-los ou pedir ajuda pelo Quora. 

Dele fazem parte grandes nomes e personalidades como o ex-presidente Barack Obama. Já pensou ter uma dúvida respondida por ele? E, se você acha que o Quora é novidade no Brasil, saiba que ele está ativo por aqui desde 2009. 

Como o marketing nas redes sociais está em constante atualização, com lançamentos de recursos e ferramentas, é sempre bom dar uma olhada no que as pessoas estão conversando por lá a esse respeito. 

Hello

redes-sociais-novas-13: hello

O responsável pela criação do Hello é, ninguém mais ninguém menos, que o mesmo fundador do Orkut, em conjunto com um grupo de engenheiros do Google. 

A ideia é proporcionar um ambiente seguro para amizades realmente sinceras e criar um espaço onde o “medo e ódio não têm lugar”. 

Uma das metas é bater de frente com o Facebook e atrair os usuários da rede, principalmente porque o Hello não permite anúncios na sua plataforma. 

Além disso, o algoritmo é baseado em pessoas. Isso quer dizer que a rede social visa aproximar pessoas com interesses em comum e não necessariamente que tenham amigos em comum. 

A Hello já está disponível no Brasil e, de acordo com o próprio desenvolvedor, os principais interesses dos brasileiros são: música, animais, café, carros, jogos e futebol. 

Caffeine

redes-sociais-novas-14: caffeine

Antigos designers da Apple se uniram e criaram a Caffeine.tv, uma rede social que tem como objetivo proporcionar experiências em tempo real para usuários. 

O app surgiu com base no sucesso das lives, muito utilizadas em outras redes sociais por pessoas comuns até influencers e celebridades. 

O diferencial da rede é que ela promete dar maior visibilidade para as transmissões com maior engajamento. Isso quer dizer que o número de visualizações e inscritos não serão as principais métricas. 

Principais tendências de Redes Sociais 2022 

Na hora de fazer um bom marketing de conteúdo é fundamental estar atento às principais tendências atuais. 

Assim, você conseguirá adaptar melhor a sua estratégia nos canais que usa hoje e nas redes sociais novas que você pode entrar no futuro. 

Sendo assim, separamos neste post as 3 principais tendências que saíram em uma pesquisa da Hubspot para você manter o olho aberto na hora de trabalhar com as redes sociais novas! 

1. TikTok está mudando as outras redes 

Essa é talvez a tendência mais esperada para 2022. O sucesso dessa rede social nos anos anteriores só ajudou a mostrar que ela realmente veio para ficar. 

E isso pode ser observado pelo simples fato de que por causa do surgimento e popularidade do TikTok, as demais redes estão se adaptando e criando soluções parecidas. 

Esse é o caso do Instagram Reels ou do Youtube Shorts, que são basicamente uma cópia do formato de conteúdo do TikTok. 

Elas viram a necessidade de realizar essa adaptação já que o TikTok se tornou o primeiro app, sem ser o Facebook, a ter 3 bilhões de downloads. 

Além disso, só no primeiro semestre de 2021, o TikTok recebeu um aumento nas suas menções de 61%, mostrando que ele se mantém forte na conversão de novos usuários. 

Frente a isso, o que podemos fazer para melhorar a estratégia de conteúdo é apostar nesse formato, já que grande parte do público está nela e ela estará cada vez mais presente nas demais redes sociais. 

2. O marketing de influência ficará mais consolidado 

Se antes as empresas recorriam ao influenciadores em alguns momentos específicos, agora já podemos ver esse movimento mudar. 

O marketing de influência já virou uma estratégia dominante e muitas empresas levam ela muito a sério. 

Esse é o caso da Louis Vuitton, que tornou o grupo BTS a embaixadora da sua marca devido a sua grande influência no público. 

Mas, apesar do TikTok ser a rede do momento, o Instagram consegue ganhar dele quando o assunto são influenciadores. 

Segundo uma pesquisa do Influencer Marketing Hub, cerca de 67% dos entrevistados usam o Instagram para seu marketing de influenciadores. 

3. As comunidades vão dominar 

Por fim, outra grande tendência para as redes sociais são as comunidades. 

Afinal, quem não gosta de se unir em um grupo com características parecidas? 

E sobre isso, a rede social que já preparou o terreno para as comunidades foi o Facebook, que desde 2018 está investindo bilhões para que os usuários criem mais grupos. 

A estratégia da empresa, na verdade, faz parte da experiência do Metaverso, onde os grupos acabam se tornando a parte central do modelo. 

Mas, é possível realizar adaptações e criar ou fazer parte de comunidades nas demais redes sociais. 

Como planejar ações nas redes sociais? 

Agora que você já conhece as redes sociais novas que prometem bombar em 2022, chegou a hora de planejar as ações que serão executadas em cada uma delas. 

E para que as suas ações realmente tragam os resultados que você deseja, é interessante que você siga 7 boas práticas no seu planejamento, como: 

  1. Definir suas metas e quais indicadores vai consultar para analisar o desempenho; 
  2. Estudar seu público-alvo e entender em quais redes eles estão e como eles preferem consumir o conteúdo; 
  3. Listar as principais redes sociais que o seu negócio pode investir agora; 
  4. Definir qual é a frequência ideal para realizar publicações; 
  5. Criar um cronograma de conteúdo estratégico; 
  6. Monitorar suas ações e realizar testes com o conteúdo; 
  7. Analisar os resultados e implementar melhorias 😎 

Mas, se você quiser ser fera mesmo nas suas ações das redes sociais, precisa conhecer o Curso de Planejamento de Conteúdo para você aprender a criar uma boa estratégia e assim crescer nas mídias! 

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