Os brasileiros estão quase sempre conectados. Passamos uma média de 9 horas e 13 minutos por dia na internet. Só estamos atrás da África do Sul, que lidera com 9 horas e 24 minutos, de acordo com o Relatório Digital 2024: 5 billion social media users.
E quando o assunto são redes sociais, o Brasil não fica para trás: estamos em terceiro lugar mundial no tempo gasto nessas plataformas, com uma média de 3 horas e 37 minutos por dia dedicadas a redes sociais.
Mas não se engane, porque nem todas as redes sociais têm o mesmo impacto por aqui. Para entender o que realmente faz sucesso no Brasil e quais plataformas dominam o nosso feed, acompanhe as informações do nosso guia.
Explicaremos quais são as 10 redes sociais mais usadas entre os brasileiros e descobrir o que faz cada uma delas ser tão irresistível para nós.
Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil?
O DataReportal publicou recentemente o estudo Digital 2024: Brazil, com dados sobre as maiores plataformas de rede social usadas no Brasil.
Segundo a pesquisa, 76,6% da base total de usuários de internet brasileira (independentemente da idade) usa pelo menos uma dessas plataformas. No total, 55,6% dos usuários são mulheres, enquanto 44,4% são homens.
Essa pesquisa não considerou os números do Whatsapp, mas em números absolutos podemos dizer que ela ocupa, como veremos mais adiante, o primeiro lugar entre as redes sociais mais populares.
Vejamos como ficou o ranking atual 10 das redes sociais mais usadas no Brasil:
- Whatsapp – 147 milhões de usuários;
- Youtube – 144,0 milhões;
- Instagram – 134,6 milhões;
- Facebook – 111,3 milhões;
- TikTok – 98,59 milhões;
- LinkedIn – 68,00 milhões;
- Facebook Messenger – 56,95 milhões;
- Pinterest – 37,14 milhões;
- Twitter (X) – 22,13 milhões;
- Snapchat – 6,84 milhões.
Agora, veja os motivos pelos quais essas plataformas estão na rotina dos brasileiros.
1. Whatsapp – 147 milhões de usuários
O WhatsApp está instalado em 99% dos celulares no Brasil. Isso mesmo! Com 147 milhões de usuários, o “zapzap” é praticamente onipresente por aqui. Mas o que faz desse aplicativo um verdadeiro fenômeno?
Primeiro, a simplicidade é a chave. O WhatsApp permite enviar mensagens de texto, áudio e vídeo, fazer chamadas e compartilhar arquivos com muita facilidade.
Além disso, ele é totalmente gratuito tanto para usuários comuns quanto para empresas (na versão Whatsapp Business) e não precisa de muito espaço no celular.
Outra razão para sua popularidade é a função de grupos, que permite reunir familiares, amigos e até colegas de trabalho em um só lugar.
E não podemos esquecer das famosas “mensagens de voz” – em vídeo publicado nas redes sociais, Mark Zuckerberg, o CEO da Meta, afirmou que o brasileiro envia 4 vezes mais mensagens de voz no aplicativo.
2. Youtube – 144,0 milhões
O YouTube se tornou a plataforma de vídeos mais relevante para os usuários brasileiros e para as empresas que apostam nos vídeos como estratégias de marketing.51,4% do público de anúncios do YouTube no Brasil é feminino, e 48,6% é masculino.
O sucesso dos formatos de conteúdo vai além dos tradicionais vídeos longos e inclui tutoriais, análises e vídeos curtos, como os YouTube Shorts, que têm se mostrado eficazes para capturar a atenção em poucos segundos.
As marcas têm a oportunidade de produzir seus próprios vídeos, o que permite o desenvolvimento de um senso de comunidade com o público.
Uma estratégia que também tem feito sucesso é o patrocínio de vídeos em canais que são populares entre o público da marca. Esse tipo de parceria é uma maneira inteligente de se conectar com audiências específicas e aumentar a credibilidade da mensagem
3. Instagram – 134,6 milhões
Mesmo após o surgimento do TikTok, o Instagram não para de crescer e se firmou como a rede social preferida entre Millennials e Gen Z. A demografia da plataforma no Brasil é predominantemente feminina, com 58,4% do público sendo mulheres e 41,6% homens.
No quesito tempo gasto diariamente, o Instagram ultrapassa todas as plataformas, sendo responsável por 36% do tempo gasto com celulares em um só dia entre os usuários brasileiros (dados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de Apps no Brasil – Maio de 2023).
4. Facebook – 111,3 milhões
O Facebook ainda tem um lugar especial no smartphone dos brasileiros. Apesar das novas redes sociais que surgem, o Facebook continua firme e forte.
O alcance dos anúncios do Facebook no Brasil é equivalente a 59,2% da base de usuários locais da internet (independentemente da idade). 53,8% do público é feminino, enquanto 46,2% é masculino.
O que mantém a rede em alta é uma variedade de aspectos. Primeiro, o Facebook continua sendo um destino para armazenar e compartilhar conteúdos. As comunidades formadas na plataforma oferecem a possibilidade de as pessoas se conectarem em grupos que variam de hobbies a causas sociais.
Segundo pesquisa do Opinion Box de 2023, quase metade dos usuários concorda que passam muito tempo na plataforma, e 18% acessam a rede pelo menos uma vez por dia.
Outro ponto forte são os classificados no Marketplace da rede, que facilitam a compra e venda de itens locais.
Mas talvez o ponto chave seja a integração do Facebook com o Messenger, Instagram e WhatsApp, o que oferece uma experiência digital unificada para os usuários da Meta.
5. TikTok – 98,59 milhões
O TikTok no Brasil já se consolidou de vez. Desde seu lançamento em setembro de 2016 pela empresa chinesa ByteDance, o aplicativo tem experimentado um crescimento meteórico. 54,8% do público-alvo no Brasil é feminino, enquanto 45,2% é masculino.
Uma pesquisa do Opinion Box revela que 8 em cada 10 usuários abrem o app pelo menos uma vez por dia, ou seja, a maioria deles faz um uso diário e constante.
Aproximadamente 37% dos usuários utilizam a plataforma para acompanhar e curtir vídeos de marcas e empresas que apreciam, e 1 em cada 3 usuários já comprou algo que conheceu através do TikTok.
6. LinkedIn – 68,00 milhões
O LinkedIn é a principal rede social voltada para o ambiente profissional. Com uma divisão quase equilibrada entre gêneros no Brasil, sendo 49,2% de mulheres e 50,8% de homens, a plataforma se tornou muito comum para networking e recrutamento de profissionais.
No marketing das empresas, o LinkedIn é particularmente interessante para campanhas e marketing de conteúdo tanto B2C quanto B2B, pois permite segmentar o público com base em cargos, indústrias e habilidades específicas.
7. Facebook Messenger – 56,95 milhões
O Facebook Messenger não é apenas um complemento do Facebook. Com 56,95 milhões de usuários no Brasil, ele conquistou seu próprio espaço como uma rede social independente.
Apesar disso, para usar o aplicativo, você precisa ter uma conta no Facebook, pois ele está integrado à plataforma e utiliza sua lista de contatos para facilitar a comunicação.
Do ponto de vista dos usuários, os maiores atrativos são a comunicação rápida via mensagens de texto, além de chamadas de vídeo e jogos.
Para as empresas, a maior vantagem do Facebook Messenger está na possibilidade de responder dúvidas e ajudar consumidores com o auxílio de bots e respostas inteligentes.
8. Pinterest – 37,14 milhões
Uma das plataformas mais legais para encontrar e guardar ideias, no Pinterest você pode descobrir inspirações para decoração, receitas, moda e muito mais. Para as empresas, isso é uma grande chance de se conectar com pessoas que estão procurando inspirações.
No Brasil, o Pinterest tem uma presença marcante no público feminino, com 66,8% do público de anúncios composto por mulheres, enquanto 25,7% é masculino.
As marcas geralmente utilizam pins patrocinados e campanhas de visualização para promover produtos e serviços. As funcionalidades de segmentação garantem que os anúncios sejam direcionados e alcancem exatamente quem pode se interessar pela marca.
9. Twitter (X) – 22,13 milhões
Com uma base de usuários grande, o X (antigo Twitter) continua sendo um ponto central para conversas e atualizações rápidas. No Brasil, 43,9% do público é feminino, enquanto 56,1% é masculino.
Apesar de a plataforma ainda desempenhar um papel importante no cenário digital, o alcance potencial dos anúncios no X tenha diminuído no Brasil em 2,2 milhões de pessoas (-8,9%) entre o início de 2023 e o início de 2024.
Vale destacar que os números nas ferramentas de planejamento do X podem variar bastante em curtos períodos, o que pode afetar a precisão e a confiabilidade desses dados.
10. Snapchat – 6,84 milhões
O Snapchat, lançado em 2011, já foi um grande fenômeno no Brasil, chamando atenção dos usuários com seu formato de posts temporários e filtros criativos.
No entanto, com o tempo, a plataforma viu sua popularidade declinar, especialmente após o Instagram adotar o formato de Stories, que trouxe uma funcionalidade similar para uma audiência muito maior.
Apesar da perda de protagonismo, o Snapchat ainda mantém uma base fiel de usuários. No Brasil, 71% do público é feminino, enquanto 24,8% é masculino.
Quais são as redes sociais mais usadas no mundo?
Segundo pesquisa da Statista, o ranking das 10 redes sociais mais usadas no mundo é o seguinte:
- Facebook – 3 bilhões de usuários;
- YouTube – 2,5 bilhões;
- Instagram – 2 bilhões;
- WhatsApp – 2 bilhões;
- TikTok – 1,58 bilhão;
- WeChat – 1,34 bilhão;
- Facebook Messenger – 1 bilhão;
- Telegram – 900 milhões;
- Snapchat – 800 milhões;
- Douyin – 755 milhões.
Embora muitas dessas redes sejam conhecidas e utilizadas no Brasil, algumas têm uma popularidade maior em outras regiões do mundo e podem não ser tão conhecidas aqui.
O WeChat, em 6° lugar no ranking mundial, é conhecido como o “WhatsApp dos chineses” e é uma parte fundamental da vida cotidiana na China e em outras áreas da Ásia.
Além de suas funções básicas de mensagens, o WeChat integra serviços de pagamento móvel, redes sociais e muito mais. Ele está disponível para os usuários brasileiros no Google Play e na App Store.
O Douyin, em 10° lugar, é a versão chinesa do TikTok, desenvolvida pela mesma empresa, a ByteDance. Ambos os aplicativos permitem a criação e o compartilhamento de vídeos curtos, mas o Douyin possui características e conteúdos adaptados às preferências dos usuários na China.
Como escolher os canais em que uma marca deve atuar?
Pode parecer que todo mundo está em todas as redes sociais ao mesmo tempo, mas isso não significa que as marcas precisem seguir o mesmo caminho.
De fato, estar em muitas plataformas não garante sucesso: o segredo está em escolher as redes que realmente trazem retorno. Para acertar nessa escolha, você deve considerar alguns pontos importantes:
Avalie a jornada de compra do cliente
Nem todo o público de uma marca está pronto para fazer uma compra imediatamente. Para uma compra ser feita, existe uma jornada que o cliente percorre.
Esse processo pode incluir o uso de várias redes sociais para a descoberta inicial do produto até a consideração e a decisão final.
Por exemplo, no caso de uma marca que vende produtos para emagrecimento, alguns clientes podem começar apenas procurando informações sobre saúde e bem-estar.
Nesse caso, o YouTube pode ser um ótimo canal para encontrar tutoriais de dietas e exercícios. Conforme eles se aproximam da fase de decisão, o Instagram pode ser o lugar certo para mostrar depoimentos de clientes satisfeitos e promoções.
Cada rede social pode desempenhar um papel específico na jornada de compra, ajudando a engajar e “conquistar” a persona em diferentes etapas. Entender como as plataformas podem apoiar esse caminho ajuda a criar uma estratégia alinhada com as necessidades dos clientes.
Analise o perfil dos usuários das redes
Cada rede social tem um perfil de usuários diferente. Se uma plataforma é popular entre mulheres jovens, e o produto de uma marca é voltado para um público mais velho, como fraldas geriátricas, essa rede pode não ser a melhor escolha.
É importante estar presente nos espaços onde a persona da marca realmente está. Isso garante que você esteja falando diretamente com as pessoas que têm maior probabilidade de se interessar pelo seu produto ou serviço.
Faça um benchmarking
Observar onde os concorrentes diretos da marca estão investindo é uma estratégia para entender quais redes sociais são relevantes para seu mercado.
Se os concorrentes estão investindo em certas redes sociais e obtendo bons resultados, pode ser um sinal de que esses canais são importantes para o seu setor.
Então, faça um benchmarking e veja onde eles estão atuando. Analise o que eles estão fazendo e como a marca pode adaptar algumas estratégias aos seus próprios canais.
Um ponto importante da análise da concorrência é não limitar as suas próprias estratégias às ações dos concorrentes. Você talvez consiga ter insights que o marketing de outras marcas ainda não perceberam.
Por exemplo, se todos os concorrentes estão focados apenas no Instagram, você pode encontrar uma oportunidade no TikTok. Esse tipo de análise permite ajustar a estratégia para não apenas acompanhar, mas superar a concorrência.
Invista em produção de conteúdo nas diferentes redes sociais
Quando se trata de marketing nas redes sociais, o conteúdo é rei! Investir na produção de conteúdo de qualidade pode transformar a maneira como uma marca é percebida e, mais importante, como ela se conecta com o público.
Uma estratégia que se tornou muito comum é criar peças de conteúdo “master” que podem ser reaproveitadas e adaptadas para diferentes formatos e plataformas.
Ou seja, em vez de começar do zero a cada vez, você pode criar um conteúdo central e dividi-lo em várias partes menores.
Por exemplo, grave um vídeo completo para o YouTube sobre um tópico relevante.
Esse vídeo pode ser desmembrado em vídeos curtos para Instagram Reels e TikTok, trechos destacados para posts em blogs, e até mesmo pode virar uma série de posts em redes sociais com dicas e insights.
Como gerenciar várias contas ao mesmo tempo?
A complexidade e a chance de cometer erros crescem muito se ao fazer gestão de redes sociais não contar com uma plataforma que centraliza todas as atividades.
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- calendário de posts;
- controle o fluxo de criação e aprovação de posts;
- interação com o público no Facebook, Instagram e Google Meu Negócio;
- análise dos perfis da concorrência;
- geração de relatórios de desempenho;
- Suporte via e-mail, WhatsApp ou chat na plataforma.
Além dessas funcionalidades, você pode assinar planos da mLabs que oferecem recursos extras, como a criação de legendas automáticas no mLabs Insights e a elaboração de relatórios de mídia paga com o mLabs DashGoo.
Agora que você já conhece as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo, é hora de focar no que realmente importa: escolher as redes que têm mais a ver com o público da marca.
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