Se você pensa que o Instagram é só uma rede social de fotos, stickers e Stories engraçadinhos, o seu pensamento está ultrapassado!
Hoje, fazer publicidade no Instagram é mais do que uma tendência, é um fenômeno que as empresas utilizam nos mais diversos formatos e abordagens.
Mas, para ter sucesso nessa rede, é preciso investir em mídia paga de forma estratégica. Depender apenas das publicações orgânicas, para alcançar seu público alvo, é um erro comum de principiantes. Não caia nessa!
Se você quer fazer publicidade no Instagram é preciso aumentar o seu alcance! Para isso, a rede social traz uma série de benefícios, que potencializam os seus anúncios, aumentam o reconhecimento de marca e melhoram o engajamento com o público.
Então, trouxemos algumas dicas e inspirações para você explorar melhor os recursos de publicidade no Instagram Ads e ter os melhores resultados. Siga conosco!
1. Explore todos os tipos de anúncios no Instagram
Quanto mais interessante for a sua publicação mais retorno você terá para a sua campanha. E, essa regra não se aplica só nos posts orgânicos.
Nos posts patrocinados você também precisa planejar conteúdos incríveis, capazes de engajar o seu público e motivar a tomada de ação.
Ou seja, é preciso criar anúncios que não pareçam anúncios, entende? Conteúdo com cara de publicidade afasta as pessoas.
Por isso, pense em conteúdos que se misturem aos posts orgânicos e ofereçam uma experiência de valor para o usuário.
E, se você pensa que só existe o impulsionamento direto no feed, mais uma vez você ficou para trás! As opções são bastante ricas para os anunciantes:
- Stories: com eles você compartilha fotos e vídeos, durante um período de 24h, em tela cheia ou em formato vertical para envolver os usuários com seu conteúdo. Quando bem feitos, esses anúncios nem parecem publicidade;
- Foto (no feed): é o formato padrão de anúncio e, provavelmente, o que você mais vê ao rolar seu feed. Esses anúncios são imagens únicas que não interferem na experiência do usuário, conforme ele navega pelo feed;
- Vídeo (no feed, com até 60s): os vídeos são importantes para despertar a atenção dos usuários. Esse formato consegue aumentar alcance, tráfego e conscientização da marca, mas precisa ser bem elaborado para dar certo;
- Carrossel (no feed, com 2 a 10 fotos ou vídeos): o anúncio em formato carrossel podem mesclar fotos e vídeos e é ótimo para marcas com muito apelo visual (restaurantes, lojas de roupas etc), mas não se restringe a elas. Também é possível mostrar ao público aspectos dos valores da marca;
- Coleção (no feed, com CTA de venda): anúncios em coleção facilitam descoberta, navegação e compra de produtos pelo dispositivo móvel. Esse formato também oferece o canvas Vender Produtos: layout de grade, para que os clientes naveguem pelos itens de venda;
- Explorar: quem navega pela aba “Explorar” já está mais disposto a descobrir algo e também está mais aberto à publicidade. Por isso, a seção é ideal para investir em anúncios e alcançar públicos novos;
- IGTV: esse formato de vídeo vertical e mais longo permite criar narrativas profundas e conexões mais fortes com os potenciais clientes. É outra opção para ser descoberto pelos usuários;
- Instagram Shopping: facilita a venda de produtos pelo próprio app do Instagram. As imagens dos produtos contém o ícone de uma “bolsinha”que ao ser clicada disponibiliza mais informações sobre produtos, chegando até a efetuar a compra;
- Lives: são indicadas para fazer a conexão direta com o público-alvo e também com os fãs da marca. Esse formato de anúncio promove experiências mais genuínas e mais próximas do público que os outros formatos anteriores, como fotos ou vídeos simples.
2 – Defina os objetivos de mídia estrategicamente
Uma campanha de publicidade no Instagram não tem sentido se não trouxer resultados para a marca.
É claro que todo mundo gosta de likes, visualizações e comentários, não é? Mas o que interessa mesmo é atingir os objetivos.
Por isso, na hora de elaborar a sua campanha, a plataforma pergunta “qual é o seu objetivo de marketing?”. Então, aparecem as seguintes opções:
- Reconhecimento;
- Consideração;
- Conversão.
Esses objetivos estão alinhados às etapas da jornada de compra dos consumidores.
No “Reconhecimento”, eles estão no início da jornada, ainda conhecendo algumas soluções para a sua necessidade.
Na “Consideração”, eles já estão selecionando marcas que podem resolver o seu problema. E na “Conversão”, eles já estão prontos para comprar.
E agora, qual você deve escolher? Para tomar essa decisão, você precisa considerar os objetivos comerciais da empresa e o conteúdo que o anúncio traz.
Se você quer despertar o interesse na sua marca, o ideal é selecionar o “Reconhecimento”. Dessa forma, seu anúncio vai aparecer para o maior número de pessoas segmentadas, e você vai entrar no radar do target no início da jornada.
Esse foi o objetivo do anúncio da Sprite, que aumentou seu brand awareness com o público jovem.
Como você estará falando com pessoas que ainda não conhecem a marca e ainda não estão prontas para uma compra, foque em entregar algo de valor nessa fase. Pode ser um conteúdo, um e-book, um convite para evento, um sorteio, etc.
Já o objetivo de “Consideração” é ideal para anúncios que tragam mais detalhes sobre a marca ou produto, ou aumentem a proximidade com o público. O Nubank, por exemplo, utilizou esse objetivo para gerar mais cadastros no site e, depois, converter os leads em clientes.
A “Conversão” é a última etapa da jornada, quando o consumidor já está decidido a comprar. Então, esse objetivo deve ser escolhido para vender produtos ou fazer as pessoas visitarem a sua loja.
Caso você tenha ficado com dúvidas, veja também o nosso post que aborda de maneira mais detalhada todos os objetivos de campanha do Gerenciador de Anúncios do Facebook.
3 – Crie anúncios que pareçam ser nativos
O investimento na publicidade nativa (native ads) cresceu muito nos últimos anos isso porque, além de não serem invasivas, funcionam.
Esses anúncios são semelhantes, em aparência e em função, ao formato da mídia em que são exibidos (plataformas de streaming, sites de notícias etc).
Frequentemente, surgem nos feeds das redes sociais ou nas páginas da Internet, como “Conteúdo Recomendado”.
Além de não interromper a experiência do usuário enquanto consome conteúdo, a publicidade nativa não é cansativa como os anúncios patrocinados.
E se bem elaborada com conteúdo relevante ela tem alto potencial de envolvimento com o usuário.
Alguns consumidores entrevistados pelo Sharethrough viram os anúncios nativos com 53% mais frequência do que anúncios de display.
E mais: 32% dos entrevistados afirmam que compartilhariam a publicidade nativa com um amigo ou membro da família, contra os 19% que compartilhariam anúncios gráficos.
4 – Teste os recursos de segmentação e alcance as pessoas certas
A segmentação do público é outro passo essencial para fazer publicidade no Instagram de maneira estratégica.
É nesse momento que você define quem deve ver os seus anúncios. Você deve estar se perguntando, qual público devo escolher?
A resposta é: aquele que tem mais chances de realizar a ação que você definiu nos seus objetivos: visitar o site, comprar um produto, cadastrar seu e-mail, etc.
Para realizar essa segmentação, o Instagram Ads oferece algumas opções de direcionamento, como:
Localização e Dados demográficos
A cidade que a pessoa mora é importante para a sua campanha? O produto que você vai divulgar é exclusivo para o público feminino? Faz mais sentido engajar apenas quem é solteiro?
Então, em casos como esses, os dados demográficos podem ser úteis para a sua segmentação. Mas esse é só o começo! Combine essas definições com as outras opções de segmentação para ter mais precisão na mira.
Interesses
Ao selecionar os “Interesses”, você consegue reduzir a amplitude do target. Afinal, dentro de um público de mulheres que moram em Curitiba, por exemplo, existem vários perfis diferentes. Então, aqui você define se quer direcionar apenas para vegetarianos, para quem gosta de jogar futebol ou para quem costuma sair à noite.
Públicos Personalizados
Já ouviu falar em remarketing? É para isso que servem os “Públicos Personalizados”, que permitem alcançar pessoas que já conhecem a sua marca.
Você pode criar públicos a partir de uma lista de clientes: os que já visitaram seu site, que utilizaram seu app, que interagiram em canais off-line ou que se engajaram no Facebook ou Instagram.
Qual a vantagem disso? Eles já demonstraram interesse na sua marca, então estão mais avançados na jornada. Assim, você tem mais chances de converter!
Públicos Semelhantes
Os “Públicos Semelhantes” também garantem bastante precisão. Em vez de definir quem você quer atingir, a plataforma capta as características de determinado público (fãs da página, por exemplo) e entrega os seus anúncios para pessoas parecidas com eles.
Direcionamento Automático
No “Direcionamento Automático”, o trabalho está nas mãos da plataforma! O próprio Instagram Ads, com base em inteligência artificial, define o público que tem mais chances de interagir com seus anúncios.
Essa tem sido a recomendação da rede, especialmente para os iniciantes alcançarem a melhor performance com publicidade no Instagram.
5 – Impulsione os seus posts orgânicos com melhores performances
Entender a performance dos seus posts orgânicos é fundamental para descobrir como o público reage ao seu conteúdo. Ao analisar os dados você tem Insights relevantes para otimizar a sua estratégia.
Para consultar os seus resultados orgânicos você pode usar o Instagram Analytics. A ferramenta nativa do Insta que apresenta informações sobre público, conteúdos publicados e atividades dos usuários no seu perfil.
A extração desses dados na ferramenta acontece de maneira manual e um tanto quanto trabalhosa, já que não é possível obter dados de longo período e a sua extração não é feita por completa.
6 – Acompanhe o desempenho da sua publicidade no Instagram
Anunciar no Instagram não é apenas colocar os anúncios no ar. O trabalho continua com a mensuração dos resultados e otimização das campanhas.
No Gerenciador de Anúncios, você pode visualizar relatórios em diferentes níveis: Conta, Campanhas, Conjunto de Anúncios e Anúncios.
Então, com os relatórios em mãos, você pode avaliar se alcançou os resultados esperados (conforme os objetivos definidos), analisar tendências de comportamento do público e verificar o retorno sobre os investimentos.
É com base nesses dados também que você vai ajustar o público, os posicionamentos, o orçamento e as mídias para obter o melhor desempenho, tanto nas campanhas atuais quanto nas futuras.
Você pode identificar que as suas campanhas ganham mais cliques em épocas de férias e feriados (no caso de um destino turístico, por exemplo). Então, vale a pena direcionar as suas campanhas de “Conversão” para esses períodos.
Você também pode olhar com atenção para o comportamento do público. Se você direcionar os anúncios para todo o estado da Bahia, mas perceber que tem mais público interagindo na região litorânea, o que você pode fazer?
Restringir o público para essa região, do litoral, ou criar um anúncio específico para lá. E, assim, você terá mais resultados com um investimento menor.
Pronto, agora você já sabe como explorar melhor os recursos de publicidade no Instagram!
A plataforma de anúncios da rede oferece uma infinidade de possibilidades, em que a criatividade ganha espaço para surpreender o público e encontrar as melhores soluções para os negócios.