Usar o Pinterest é apenas um passatempo para você? Pois saiba que a maioria dos usuários pesquisam e publicam pins com uma intenção clara: encontrar algo para comprar. É por isso que a rede está investindo cada vez mais no Pinterest Shopping.
Para entender o porque disso, veja alguns dados revelados pelo Pinterest:
- 52% dos usuários criam wishlists de produtos de decoração;
- 49% usam o Pinterest para descobrir espetáculos, filmes e livros para consumir;
- 46% procuram na rede por acomodações para as suas próximas férias.
Já pensou se essas pessoas estiverem no Pinterest e forem levadas diretamente para a página de venda dos produtos que elas desejam comprar?
A experiência na rede social seria mais positiva, e os resultados para quem está vendendo seriam enormes!
E é isso mesmo que acontece hoje. O Pinterest oferece alguns recursos de venda para as marcas, que permitem ao usuário comprar rapidamente o que vê na rede. Em poucos cliques, o pin já está a caminho da sua casa!
Seria a versão do Instagram Shopping, só que para o Pinterest (e mais legal!).
Então, vamos conhecer esses recursos do Pinterest Shopping para que você também possa colocar os seus produtos à venda na plataforma.
Pins de Produto: o formato básico do Pinterest Shopping
Os pins de produtos são o primeiro recurso que o Pinterest lançou voltado para vendas. Consiste na publicação de posts com algum produto da marca, em que é possível adicionar um link para a página de venda.
Esses pins mostram não apenas o produto, mas também o preço do item e a sua disponibilidade no estoque. Essas informações são atualizadas em tempo real, conforme os dados disponibilizados no site do vendedor.
Ao fazer uma pesquisa no Pinterest, você pode filtrar os resultados para que apareçam apenas pins de produtos. Para isso, digite o termo da busca na barra de pesquisa e, depois, selecione “Pins de produto”.
Os resultados da busca mostram apenas itens em estoque, que você pode comprar naquele momento. Se você quiser pesquisar mais, também pode navegar entre os pins similares que o app exibe.
Como adicionar Pins de Produto no Pinterest?
Para as marcas no Pinterest, é importante saber que você não precisa informar a descrição, o preço, o estoque e o link de cada produto.
O aplicativo colhe essas informações sobre o produto diretamente do seu e-commerce. Mas, para isso, é preciso adicionar uma tag do Pinterest Shopping nas suas páginas de produtos.
Vale ressaltar que esses pins são orgânicos, ou seja, você não precisa pagar para publicá-los. Mas eles só estão disponíveis para contas business (então, se você ainda não fez isto, migre o quanto antes!).
Passo a passo para publicar Pins de Produto
- Adicione marcações Open Graph ou Schema.org na seção <head> e </head> no HTML de cada página que você deseja ativar para Pins de Produto;
- Use o validador do Pinterest para ter certeza que o aplicativo consegue visualizar os dados do seu produto;
- Se tudo estiver ok, clique em “Apply Now” e, em algumas horas, o seu pin de produto estará disponível no Pinterest.
Veja um exemplo das marcações Open Graph para o produto “Marcador de Livros de Cobre De Young”:
Para fazer a mesma coisa, usando as marcações do Shcema.org, ficaria assim:
Eu sei que todos esses códigos podem parecer complexos para você. Mas, acredite, você não precisará explicar muita coisa para um programador. É uma implementação bem simples pra quem é da área!
Ao fazer esse processo para um link do seu site, todas as outras URLs serão validadas. Mas vale a pena conferir se todas as páginas estão funcionando bem.
Neste link, você pode ver todos os detalhes para adicionar Pins de Produto no seu Pinterest.
Shop the Look: recurso de venda para produtos de moda e decoração
Assim como os Pins de Produto, os pins Shop the Look também direcionam o usuário para a página de venda. A diferença é que aqui você pode marcar diversos produtos em uma mesma publicação. Além disso, eles são focados nos nichos de moda e decoração.
Os produtos são identificados no pin com um pontinho branco sobre os itens. Ao clicar nesse pontinho, os usuários podem visualizar as informações do produto, como preço, disponibilidade e o link para compra.
Portanto, o Shop the Look é mais um recurso do Pinterest Shopping para gerar tráfego e vendas de maneira orgânica a partir do aplicativo.
Como adicionar pins Shop the Look no Pinterest?
Logo que foi lançado, o Shop the Look estava disponível apenas para grandes marcas. Elas deveriam utilizar sites parceiros (Olapic e Curalate) para terem acesso a esse tipo de pin.
Em setembro de 2018, porém, a plataforma facilitou o acesso ao Shop the Look para todas as marcas. Agora, elas podem marcar os produtos manualmente nos pins publicados, por meio de uma ferramenta disponibilizada para as contas business. O processo é simples:
- Ao criar um novo pin, clique no ícone que representa uma etiqueta de preço;
- Clique no produto que você deseja marcar na foto;
- Adicione a URL da página de venda e uma imagem específica do produto;
- Repita os passos 2 e 3 em todos os produtos que você deseja marcar na foto;
- Finalize as marcações e escolha um board para adicionar o seu pin Shop the Look.
Com a mudança, não é mais necessário utilizar os sites parceiros, embora eles ainda sejam recomendados para as grandes empresas automatizarem a marcação dos produtos.
Pinterest Lens: pesquisa visual de produtos do mundo real
Esse recurso não é especificamente focado em shopping. Mas ele pode ajudar muito a encontrar na internet os produtos que você vê por aí.
Basicamente, o Lens consiste em um recurso de pesquisa visual. Funciona assim: ao ver um objeto no mundo físico, você pode usar a câmera do aplicativo do Pinterest para fotografá-lo.
Então, a plataforma busca imagens semelhantes ao objeto entre os pins publicados na rede. E, nos resultados da busca, você pode encontrar os pins de produto, que informam o link para compra.
O Pinterest Lens é um dos passos mais consistentes do aplicativo para se transformar em uma poderosa ferramenta de busca para os usuários. A integração com recursos de venda, então, colabora para que a experiência do usuário seja completa, desde a pesquisa até a compra.
Enfim, agora você já sabe como usar o Pinterest Shopping para conquistar ainda mais vendas pela internet.
O contexto de venda no Pinterest é o ideal: as pessoas estão lá pesquisando ativamente por produtos que gostam. Elas estão abertas a comprar! Então, se você aparece nesse momento com o produto certo e com poucos passos para adquiri-lo, as chances de venda são grandes.
Leia também sobre como conseguir mais seguidores no Pinterest ― afinal, eles são os seus potenciais compradores!