Social media. Uma profissão que ganha cada vez mais força no mercado de marketing digital brasileiro. Mas, afinal, como vivem esses profissionais? Quais são suas atribuições? Quanto ganham? Qual é o seu habitat? O que comem? Hoje, no Globo Rep…. ops, intro errada. Malz aê.
Embora a gente saiba que todo social media que se preze tenha sempre um cafézinho ao alcance, não dá para tirar conclusões com base em achismo, não é mesmo?
É por essa razão que a mLabs, em parceria com a iClips, Plugcitários e Agência Koko, entrevistou quase 6 mil profissionais de social media (entre freelancers, eugências e contratados) no Brasil para criar a pesquisa Panorama Profissionais de Mídias Sociais 2024.
Nela, você saberá tudo que é necessário sobre uma das profissões do momento. Aqui no blog, você terá um gostinho com alguns dos principais insights oriundos do estudo. E então, preparado? Então coloque a sua playlist de músicas favoritas e bora lá!
Conhecendo a Gabi (Lady Likes)
Essa na imagem abaixo é a Gabi, também conhecida como Lady Likes, uma persona criada com base nos insights da pesquisa para representar o social media brasileiro. A foto foi criada por meio da ferramenta DALL-E e o nome o apelido foram sugeridos pelo ChatGPT.
Se sentiu representada? Bem, é de se esperar. Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.
Agora é que são elas
Assim como Daenerys Targaryen domina o jogo dos tronos (pelo menos até aquele final questionável), na pesquisa Panorama Profissionais de Mídias Sociais 2024 temos as mulheres no comando. 68% dos respondentes são do gênero feminino, enquanto 30% são do gênero masculino e 0,7% de não-binários.
Além disso, 57% dos respondentes se encontram na região Sudeste e 36% têm entre 36 e 50 anos.
Outro detalhe interessante é que 40% dos respondentes são freelancers, representando uma queda de 12% em relação a 2023. Ou seja, embora as eugências ainda representem uma boa parcela do mercado, há indícios de um êxodo para modelos formais de atuação. Outros 27% trabalham em empresas, 17% são donos de agência e 16% são funcionários de agência.
É importante frisar, também, que 46% possuem graduação ou técnico em Comunicação, Publicidade, Marketing ou áreas correlatas. Mais da metade dos entrevistados possuem mais de 3 anos de atuação, o que revela um desenvolvimento do mercado em geral.
Fontes de atualização
Para 29% dos entrevistados, os sites e blogs são a principal fonte de atualização. Os conteúdos e cursos de creators aparecem logo na sequência, com 28%, e os cursos de formação completam o pódio com 27%.
Rafael Kiso foi o principal criador de conteúdo citado, ao passo em que o blog da mLabs foi citado como principal blog para consulta e atualização. O RD Summit foi o evento mais lembrado pelos respondentes.
Presença das redes sociais
Entre os entrevistados, a principal rede social utilizada é o Instagram (99%), seguida pelo Facebook (73%) e LinkedIn (49%).
Serviços prestados
Os três principais serviços ofertados em gestão de mídias sociais são:
- Planejamento estratégico de conteúdo (79%);
- Criação de copy para posts, legendas, capas e avatares (70%);
- e criação de arte para posts, capas e avatares (63%).
Entre os menos citados, estão monitoramento de menções e análise de sentimento (20%), análise de concorrência e benchmarks (33%) e gestão de mensagens diretas (34%).
Dores e desafios
Para os freelancers, o principal desafio enfrentado é a conquista de clientes (62%). Já para social medias que atuam em empresas ou agências, o grande obstáculo é a manutenção da produção de qualidade que gera resultados (80%).
Ferramentas de trabalho
Em relação às ferramentas, 88% dos respondentes utilizam-nas para criação visual, 69% para gestão de redes sociais e 65% para gestão de tarefas.
A mLabs foi a principal plataforma de gestão de mídias sociais citada (53%) e a mLabs DashGoo liderou na criação de relatórios e dashboards (45%).
Na criação, o Canva é utilizado por 53% dos social medias. Já a iClips é a ferramenta mais utilizada para gestão integrada de agências (59%). O Trello é a preferida dos respondentes para gestão de tarefas (53%) e o Buzzmonitor é a referência em social listening (48%).
Surpreendendo um total de zero pessoas, o ChatGPT ficou em primeiro quando a pergunta é relacionada ao uso da inteligência artificial generativa (84%).
Indicadores de performance e canais
Falando em métricas, o crescimento de seguidores é o principal indicador de sucesso na ótica de clientes ou liderança (19%). Já para os profissionais, o principal KPI é o engajamento (26%).
Precificação e salários
A principal forma de captação de clientes é a indicação para 51% dos entrevistados. Além disso, 63% dos freelancers dizem faturar menos de R$ 3000,00 por mês e 32% dos assalariados ganham de um a dois salários mínimos.
E então, curtiu os insights da pesquisa Panorama Profissionais de Mídias Sociais 2024? Então saiba que essa é só uma pequena fatia do bolo. Para ter acesso a outras informações e insights dos melhores profissionais da área, baixe o estudo completo!