O marketing digital deixou de ser uma opção para as empresas e passou a se tornar uma obrigação para quem deseja se destacar no mercado. Independente da área de atuação, é inegável o impacto que uma boa estratégia de marketing digital pode ter no crescimento e consolidação da sua corporação.
Se você quer entender mais sobre essa área para garantir seu sucesso, você chegou no lugar certo! Vamos entender como usar essa ferramenta?
O que é marketing digital?
O marketing digital tem como objetivo construir um relacionamento entre público e empresa, de forma que a promoção de produtos, serviços e marcas aconteça naturalmente.
Isso significa que ao invés de você ver aqueles flashes de propagandas que geram um leve sustinho enquanto assiste a um programa de televisão, sua marca terá objetivos cada vez mais focados para atração e relacionamento com seus clientes.
Justamente por isso, ele acontece em canais onde a comunicação é de mão dupla. Ou seja, a marca fala, o público responde e vice-versa. E onde isso acontece? Redes sociais, blogs, fóruns, grupos, e-mail marketing e até mesmo vários tipos de anúncios.
Com todas essas possibilidades digitais, as empresas, agências e profissionais autônomos conseguem elaborar estratégias focadas em públicos muito específicos, ou seja, que vão direto ao ponto que o cliente necessita.
Também vale ressaltar que esse tipo de trabalho não acontece com uma bola de cristal. Atualmente existem muitas ferramentas, estudos e pesquisas para apoiar e embasar o trabalho feito pela área de marketing digital. Com isso, é possível medir os resultados com maior precisão e rever o ponto exato da estratégia que deve ser alterado.
Quais termos do marketing digital eu preciso conhecer?
É claro que pelo marketing ser uma área de atuação, é impossível colocar todos os termos relevantes em um único artigo. Entretanto, existem algumas palavras que podem te ajudar a melhor compreender esse universo:
- Buyer Persona: personagem que representa o cliente ideal de uma empresa. Sua construção tem como base dados reais, levantados por meio da compreensão dos consumidores da marca e de pesquisas.
- CAC: o Custo de Aquisição de Clientes é o valor que você precisa investir para transformar um lead (um possível cliente) em um cliente.
- Engajamento: um dos principais termômetros para o marketing, ele indica um nível de adesão da audiência ao que foi proposto. É a somatória das interações em redes sociais, como curtir, comentar e compartilhar.
- Indicador de Performance (KPI): definição de métricas como meta em determinado tempo. Também conhecido como Indicador de sucesso ou indicador-chave de performance, eles servem para correção de rota ou tomada de ações.
- Reconhecimento de Marca: também conhecido como Awareness, ele objetiva o aumento da taxa de consciência, ou seja: o quanto seu público é capaz de reconhecer a sua marca.
Se você quer saber outros termos relevantes, vale a pena conferir nosso artigo “Glossário do Marketing Digital: termos do dia a dia que devem estar na ponta da língua”.
Quais os benefícios de investir no marketing digital?
Agora que você entendeu o que é marketing digital, vamos entender quais são os benefícios desse tipo de investimento?
Segmentação do público
Segundo a pesquisa TIC Domicílios, o Brasil tem mais de 126,9 milhões de pessoas com acesso à internet. Isso significa que é possível alcançar, por meio do marketing digital, mais da metade da nossa população.
O grande diferencial do marketing digital para empresas é a personalização. Com tanta gente online, ganha quem sabe segmentar o público, e preparar uma estratégia de comunicação adequada para cada etapa do funil de vendas.
Fidelização de clientes
As estratégias de marketing digital permitem fidelizar clientes por meio de diversas ferramentas mantendo o contato ativo, estimulando a recompra ou a recomendação da marca para outras pessoas.
A fidelização de clientes, por si só já é muito vantajosa para uma estratégia de negócio, já que costuma valer mais a pena que o processo de aquisição, que normalmente é mais trabalhoso e possui custos mais elevados.
Ótimo custo-benefício
Vamos ser sinceros: todos queremos chegar no final do mês com dinheiro no bolso, né?
Para as empresas, o marketing digital é uma ótima maneira de divulgar a marca com um investimento significativamente menor que mídias tradicionais.
O marketing digital foi um divisor de águas para muitas marcas por revolucionar o modelo antigo e tradicional de marketing, em que era preciso investir grande capital em publicidade televisiva, outdoors e anúncios impressos.
No universo online é possível gerar bons resultados para diversos objetivos de marca com baixos orçamentos.
Como criar uma estratégia de marketing digital?
Se você está pensando em criar um plano de marketing digital, existem alguns passos que precisam ser tomados para que esse planejamento tenha um resultado positivo. São eles:
- Pesquisar por oportunidades internas e externas
- Definir os objetos a serem alcançados com a campanha. A metodologia SMART pode lhe ajudar a melhor escolher e organizar suas metas
- Elaborar as buyer personas que serão o alvo da sua campanha
- Realizar uma análise SWOT para entender os pontos fortes e fracos da sua estratégia
- Planejar KPIs a serem atingidos por meio do plano de marketing digital
- Escolher profissionais de qualidade para administrar todas as etapas do processo
- Montar um cronograma para garantir que as atividades aconteçam dentro do esperado
Esses são os principais passos para criar uma estratégia de marketing digital, mas dá para saber mais sobre o assunto com o nosso artigo Plano de marketing digital: guia completo para criar o seu e ter mais resultados.
Quais são os 8 Ps do marketing digital?
Os 8 Ps do marketing digital complementam os pilares básicos que guiam toda estratégia de marketing no mundo digital. É por meio deles, que você pode garantir um plano completo e integrado para promover a marca e fazer com que os objetivos sejam alcançados.
São eles:
- Pesquisa: é necessária para entender o comportamento dos consumidores e definir o público a ser alcançado.
- Planejamento: com base nos dados coletados na pesquisa, é hora de planejar as estratégias que serão utilizadas para atingir o público.
- Produção: no terceiro P, será necessário colocar as mãos na massa – ou seja, colocar o planejamento em prática
- Publicação: com a produção iniciada você já pode avançar para o 4º P do marketing digital, a publicação. Esse é o momento de ativação do seu projeto, quando ele vai para a prática.
- Promoção: com as campanhas feitas, é o momento de utilizar todos os canais possíveis para promover os conteúdos e atrair clientes.
- Propagação: aqui voltamos para o conhecido marketing boca a boca, estimulando quem viu e curtiu os conteúdos a compartilhar a publicação
- Personalização: é normal que, ao longo da campanha, sejam necessárias personalizações e adaptações do plano para que ele melhor se adeque ao público
- Precisão: o último e mais precioso P do marketing digital é a precisão, ou seja, mensurar os resultados de suas ações para saber o retorno gerado pelo seu investimento aplicado.
3 erros para se atentar no marketing digital
1. Não se fazer disponível onde e quando ele desejar
Calma que não estamos falando para você viver para o trabalho! O se fazer disponível, nesse caso, é entender os canais que conseguirão entregar uma mensagem relevante e adequada às suas expectativas
Isso não quer dizer que você não deva fazer um banner ou mesmo aparecer no pré-vídeo no YouTube com uma publicidade, mas sim saber quando aparecer, para quem, que horas e, principalmente, como apresentar uma mensagem de claro entendimento e que gere identificação entre a marca e o expectador.
2. Não estar atento às mudanças do mercado
“Futebol sem bola, marketing digital sem inovação, sou eu assim sem você”.
É impossível ter o marketing digital como meta se você não se preocupar em se manter atualizado com o que está acontecendo e se preparar para o que está vindo.
Quer um exemplo? Se você trabalha na área de saúde, não pode ignorar que o Apple Watch já vem com um recurso para acompanhar os batimentos cardíacos. Ou seja, sempre trate ambos termos como irmãos.
3. Não dar atenção aos dados ou dar atenção demais
A internet nos fornece tantas possibilidades de captação de dados que, muitas vezes, não sabemos por onde começar ou mesmo para quais indicadores devemos olhar.
Aqui temos duas possibilidades de erro: não avaliar dados suficientemente ou ter muitos indicadores de sucesso de forma indiscriminada.
Quando não usamos dados suficientes, ficamos cegos. Quando usamos demais, ficamos paralisados.
Não é à toa que a área que mais cresce hoje dentro do mercado digital é a de dados, e os profissionais mais buscados são os que sabem trabalhar com eles.
Conseguir determinar quais dados mensurar e como medi-los é essencial para qualquer ação de marketing on-line bem-sucedida. Mas tome cuidado também para não olhar demais para os dados e esquecer da experiência, criatividade e até mesmo intuição!
Como trabalhar com marketing digital?
Engana-se quem acha que trabalhar com marketing digital é passar horas na internet ou ser um usuário ativo nas redes sociais. Além do óbvio conhecimento desse tipo de tecnologia, algumas habilidades são indispensáveis.
A primeira e, talvez, a mais importante delas, é ser altamente adaptável.
As coisas acontecem rápido no ambiente digital e, consequentemente, mudam rápido também, fazendo com que o mercado esteja em constante evolução. Isso exige do profissional acompanhar um grande volume de informações, adaptando a si mesmo e os projetos que atua com a mesma agilidade.
Esta adaptabilidade é também exigida quando se pensa na própria execução das atividades de rotina.
Ou seja, além do conhecimento técnico em marketing digital, você precisará se aprofundar no nicho de mercado dos seus clientes – e eles podem acabar sendo de segmentos completamente distintos!
Trabalhar nessa área também exige um mix de habilidades em humanas e em exatas. Afinal, os seus esforços de trabalho são voltados para a comunicação, mas todas as suas ações são altamente mensuráveis – e as suas decisões devem ser tomadas com base na análise dos dados coletados!
3 cursos sobre marketing digital
Gratuito? Não.
Nível do curso: Intermediário/Avançado (indicado para pessoas que possuem um conhecimento mínimo de marketing digital e redes sociais).
Calma que essa não é uma propaganda oportunista. Mas não podíamos deixar de falar do curso para social media mais completo de todos: o Social Media Exponencial – pelo nome já dá para imaginar o nível do aprendizado que você terá!
Criado pelo nosso fundador e CMO, Rafael Kiso, o Social Media Exponencial é mais que um curso: é uma jornada de aprendizado profunda 100% online e ao vivo, baseada nos resultados dos 20 anos de experiência no mercado digital do nosso big boss.
Idealizado com foco na gestão das agências de marketing e na maior – e mais amada 🧡 – ferramenta de gestão de redes sociais do Brasil, o treinamento possui conteúdos práticos de forma didática e interativa. Assim, você aprende tudo que precisa para executar a sua estratégia de redes sociais e ter resultados exponencias!
Embora, seja voltado à profissionalização do social media, o curso se encaixa bem nas expectativas de outros profissionais de marketing das redes sociais, por tratar temas como fundamentos do marketing nas redes sociais, estratégias de resultados para marcas de diferentes portes e geração de conteúdos que atraem, engajam e convertem seguidores em clientes!
Gratuito? Sim.
Nível do curso: Básico (indicado para iniciantes em marketing digital).
A Rock Content é uma das grandes — senão a maior — referências em conteúdo e marketing digital no cenário brasileiro.
Seu crescimento foi estratosférico mesmo para o padrão de uma startup, e ele se baseou na noção de que a alma da comunicação entre empresas e clientes é o conteúdo. Assim, a Rock se especializou na entrega de textos, elaboração de Storytelling para organizações e hoje tem atuação internacional.
Em sua plataforma de cursos, a Rock University, é possível encontrar opções gratuitas e pagas. O curso de Inbound Marketing dura aproximadamente 5 horas, e detalha o funcionamento de uma das mais importantes técnicas para atrair clientes na Internet.
Como o Inbound tem um pressuposto conceitual que envolve o conteúdo como motor das suas máquinas, ele é uma ótima opção para quem está começando no universo do marketing digital.
Gratuito? Sim.
Nível do curso: Intermediário (indicado para pessoas que possuem um conhecimento mínimo de marketing digital e Inglês).
Se trata de um guia completo do próprio Facebook que aborda todos os passos para que você aprenda como realizar um anúncio de sucesso.
Além do curso de Facebook Ads, a rede social de Mark Zuckerberg oferece mais de 90 cursos gratuitos para quem quer aplicar o marketing no Facebook.
Eles são voltados para o social media que trabalha para empresas de qualquer segmento ou tamanho. São muitas as opções, com aulas bastante específicas para cada objetivo de negócio, mas, infelizmente, ainda em inglês.
O Facebook Blueprint tem uma proposta interessante: ser uma espécie de escola do Face para empresas. No entanto, ela deixa a desejar em alguns aspectos, o que faz com que a gente não ache que ela é a melhor opção para iniciantes.
O primeiro é que muitos cursos não têm legenda em português, o que certamente afasta boa parte do público. Outro problema é que muitos conteúdos são genéricos, oferecendo aspectos que são largamente discutidos em outros sites na Internet.
No entanto, há diversas vantagens de acompanhar o conteúdo do Blueprint. Ele é uma espécie de marco zero do conhecimento sobre as redes sociais de Zuckerberg, e sempre que o conteúdo online sobre esse tema parecer confuso, é lá que você vai encontrar a informação mais fidedigna.
Agora você já sabe o que é marketing digital!
É claro que ainda falta muita coisa para você aprender sobre o que é marketing digital, mas essa é uma ótima base para você se destacar na área como profissional ou empresa. Aproveite para conferir outros conteúdos: Inteligência Artificial no Marketing Digital | 51 Ferramentas de Marketing Digital | Tudo sobre automação no Marketing Digital