Pode ser que você nunca tenha pensado sobre o assunto, mas a opinião do consumidor sobre a sua loja pode ser uma ótima ferramenta de marketing.
Por quê? Pense no seguinte: hoje, com a evolução tecnológica e uso massivo das redes sociais — mais do que nunca — o cliente tem voz. O que ele diz sobre você, seja bom ou ruim, pode alcançar milhares de pessoas que nunca ouviram falar da sua marca.
Além disso, os consumidores estão cada dia mais empoderados, e não tomam decisões de compra sem antes pesquisar bem sobre a loja ou produto que desejam.
Pensando nisso, preparamos este artigo especial para mostrar como transformar a opinião do consumidor em uma arma poderosa para o marketing do seu negócio!
Como incentivar a opinião do consumidor nos canais digitais da sua loja?
Você pode estar se perguntando: como fazer com que seus clientes deixem comentários sobre a experiência que tiveram com sua loja.
Afinal, para usar a opinião do consumidor na sua estratégia de marketing, você precisa primeiro que eles deem suas opiniões, certo?
Certo! E, na verdade, conseguir a opinião dos seus clientes não é nenhum bicho de sete cabeças: basta pedir!
Bem, não é exatamente “só isso”. A forma como você pede, os meios de comunicação que utiliza e o momento ideal faz toda a diferença.
Confira as principais dicas para pedir a opinião do consumidor:
Estabeleça um fluxo
O ideal é solicitar a opinião do consumidor logo após o recebimento da compra. As formas mais comuns de fazer isso são por e-mail (você pode configurar uma mensagem automática em uma plataforma de e-mail marketing), mas também pode ser feito por uma mensagem no celular, dando um toque mais pessoal para quem tem poucos clientes.
Torne o processo fácil
Quanto mais obstáculos o consumidor encontrar pelo caminho, maiores as chances dele desistir de falar o que pensa. Torne o processo mais fácil e elimine o máximo de etapas. Por exemplo, envie um link direto para o formulário ou página onde ele possa escrever a sua opinião, garantindo que seja rápido, prático e intuitivo.
Incentive os consumidores
Recompense os clientes que tirarem um tempinho para deixar suas opiniões. Pode ser um cupom de desconto, um material exclusivo ou mesmo o compartilhamento da opinião nas redes sociais (com a devida autorização deles), mostrando o quanto a sua empresa valoriza o feedback.
É claro que essas não são as únicas formas de conquistar reviews para a sua loja virtual. Os consumidores de hoje gostam de contar para outras pessoas sobre suas experiências de compra (especialmente quando foram muito boas ou muito ruins).
Isso significa que você também receberá muitas opiniões orgânicas — aquelas que chegam sem você nem precisar pedir. Mas o que fazer com elas? Vamos ao próximo passo!
3 dicas para usar a opinião do consumidor na estratégia de marketing da sua loja
Após colher várias opiniões dos seus consumidores, você precisa saber o que fazer com elas.
Veja algumas dicas de como transformar essas opiniões em ações efetivas de marketing para atrair mais clientes, conquistar mais credibilidade e vender mais!
1 – Crie uma página de depoimentos
Criar uma página de depoimentos dentro da sua própria loja virtual vai passar mais segurança para quem está conhecendo sua loja pela primeira vez, e até pode incentivar que mais depoimentos sejam feitos.
Outra dica é compartilhar as principais reviews de clientes nas suas redes sociais, elas possuem grande potencial para aumentar a sua visibilidade exagerar aproximação com clientes.
Isso não só vai melhorar a reputação da sua marca, como também incentiva outros consumidores a deixarem suas opiniões!
2 – Estabeleça filtros e protocolos para respostas
Antes de publicar todas as opiniões que a sua marca recebe, você deve considerar a criação de filtros e pensar que em alguns protocolos que te ajudarão a ter mais controle das ações.
Pense bem, nem todas as opiniões serão positivas, e mesmo aquelas que são positivas podem não ser tão interessantes para publicar.
Então, é importante ler todos os depoimentos e escolher os que mais destacam os diferenciais do seu produto ou da sua loja.
Mas antes de publica peça autorização para divulgar o comentário de um cliente. Para não correr riscos recomendamos que você estudo mais sobre LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Lembre-se comentários negativos também aparecerão. É natural e é importante saber lidar e aprender com eles também.
Responda a essas opiniões e tente entender porque a experiência não foi positiva. Mostre que está buscando melhorar e solucionar o problema.
Isso, muitas vezes, pode ajudar a mudar a opinião do consumidor sobre o seu negócio e, quem sabe, fazer ele voltar para uma nova compra.
3 – Monitore os canais em que sua loja está
Lembre-se de checar plataformas como o Facebook, Twitter ou outras páginas específicas de opiniões de consumidores.
Principalmente aquelas onde o cliente pode dizer o que pensa sobre sua loja sem que você tenha muito controle sobre o que é ou não publicado.
No caso de avaliações, você também pode usar ferramentas online específicas na sua própria loja virtual, que ajudam a transmitir confiança.
Esses recursos são independentes e garantem que todas as avaliações (sejam positivas ou negativas) sejam mostradas, como a Trustvox ou o selo Ebit.
Faça sempre uma pesquisa do nome da sua loja para buscar possíveis reviews que tenham passado batido e lembre-se de oferecer um atendimento humanizado a todos que dedicaram um tempinho do seu dia para dar a opinião sobre a sua empresa, ou sobre os seus produtos/serviços.
Esse texto foi escrito por Loja Integrada