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Descubra agora o que significa TBT nas redes sociais e como utilizar estrategicamente para marcas! 

Descubra agora o que significa TBT nas redes sociais e como utilizar estrategicamente para marcas! 
Avatar de Laura Queiroz

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“Hoje é dia de #tbt…” entrar nas redes sociais e não ver essa frase é quase impossível. Mas o que significa o tal “TBT” que a gente tanto vê no Instagram, Twitter (ou X) e Facebook

E como o #tbt pode ser aplicado na estratégia de comunicação da marca?  

Não é novidade que os usuários usam as tendências das redes sociais para se comunicar e viralizar. Mas como ser assertivo e ter resultados positivos em meio a tantas novidades ainda é um mistério para muitos. Quer saber como conseguir essa façanha? Continue lendo e veja o que significa o TBT nas redes sociais e como usá-lo nas estratégias de marketing da marca. Acompanhe! 

O que significa TBT nas redes sociais? 

A famosa sigla TBT é para “Throwback Thursday” que em português é traduzido como “Quinta-feira do Retorno”. 

É uma das siglas mais populares da Internet, geralmente usada como hashtag pelos usuários para marcar publicações que sejam do passado, que deixaram saudades e que foram boas lembranças.  

O conteúdo pode ser o mais diversificado possível, desde fotos pessoais de uma festa divertida até mesmo vídeos corporativos de campanhas anteriores. O que importa é recordar

Quando surgiu o TBT? 

A hashtag TBT surgiu primeiro no Twitter e depois foi se disseminando por outras redes sociais, como o Instagram e Facebook. 

Em termos de história, a versão mais reconhecida é que a empresa de tênis Nice Kicks foi a criadora da famosa hashtag em 2006. Na época, a empresa de calçados fez uma série de posts divulgando modelos de tênis antigos. 

O objetivo da campanha era aumentar o volume de vendas dos tênis retrô, apelando para a nostalgia de seus clientes de longa data. A estratégia deu resultado para a marca que conseguiu fisgar os fãs do modelo.   

Um detalhe interessante é que além de apresentarem modelos antigos, as publicações tinham outro ponto em comum. Todas elas tinham uma data fixa para acontecer, o que se tornou a regra para o uso do TBT: ser postado às quintas-feiras.  

A primeira postagem usando #ThrowBackThursday no Instagram – rede social onde o TBT é mais popular em todo o mundo – foi em fevereiro de 2011. As hashtags “ThrowBackThursday” e “TBT” só começaram a ser popularizadas e ter repercussão no final do mesmo ano. 

o-que-significa-tbt-nas-redes-sociais-1: print do primeiro post no instagram usam #ThrowbackThursday

Agora você sabe que a história do TBT começou bem antes! E aí, você já esperava que fosse assim tão antiga?! 

Qual é o dia certo de usar o TBT? 

Apesar da sua popularidade, muitos usuários que fazem uso do #TBT costumam não prestar atenção no dia certo da postagem. E assim, fazem suas publicações no fim de semana com legendas do tipo “hoje é dia de TBT” – cometendo uma grande gafe… Isso acontece muito, acredite! 😂 

Como falado no tópico anterior, essa hashtag tem sim um dia específico para ser publicada que é justamente as quintas-feiras para fazer jus ao termo original da sigla.  

Além do TBT, existe outra hashtag, menos popular, que se chama #FBF e significa Flashback Friday ou Sexta-feira da Retrospectiva. E, como o próprio nome já diz, deve ser usada nas sextas-feiras

Por que usar o TBT nas estratégias de marketing? 

A hashtag TBT pode ser usada em diversas estratégias de marketing nas redes sociais. Ou seja, é possível delimitar diferentes objetivos e alcançar diferentes resultados. Uma dica valiosa é usar #TBT e também #ThrowbackThursday nas postagens. 

Mas vamos direto ao que interessa! Veja a seguir porque usar o #TBT deve ser levado em consideração na hora de elaborar as estratégias de marketing

Aumentar a visibilidade 

Uma das formas mais comuns e populares de usar o #TBT no marketing é para aumentar a visibilidade das publicações da marca.  

Como as redes sociais permitem que os usuários “sigam” hashtags, ao usar o termo você consegue aumentar o alcance do post que passa a ser visualizado por mais pessoas. Com isso pode até conseguir novos seguidores a depender do alinhamento da marca com os gostos pessoais do novo público alcançado. 

Gerar lembrança da marca 

Como falamos no início, o #TBT é usado para marcar momentos importantes que aconteceram há um certo tempo.  

A finalidade é, justamente, lembrar um ponto marcante da história e gerar um sentimento nostálgico nos seguidores.   

Você pode fazer isso publicando algum conteúdo que gere memórias da marca para o seu público. E, assim, criar lembranças que mantêm a imagem da marca positiva na mente dos clientes. 

Alguns exemplos de post são: 

  • Como começou X como está indo; 
  • Evolução de um determinado produto ao longo dos anos; 
  • Um produto antigo que foi sucesso de vendas e o público ama. 

Compartilhar momentos estratégicos 

Além de gerar lembrança positiva da marca, você também pode usar o #TBT para compartilhar momentos estratégicos.  

Esses momentos podem ser os mais diversos possíveis. No entanto, eles devem registrar algo no passado que realmente foi importante para a marca.  

Confira, alguns exemplos em que o uso da hashtag cabe muito bem:  

  • lançamento de um novo produto;  
  • inauguração da sede, filial, escritório ou loja;  
  • participação em eventos, Webinars ou reuniões;  
  • datas em que a empresa bateu uma meta importante. 

Aumentar o engajamento 

O termo TBT também pode aumentar o engajamento com o público. Ao publicar fotos de momentos antigos você pode estimular uma conversa com os seguidores. Sabe aquela frase clássica “Como eu queria estar e como eu estou?” ou “Onde eu estava e onde eu estou?”.   

Então, essas legendas criativas geram envolvimento e interação dos usuários com a publicação. Usar a hashtag para relembrar momentos marcantes e perguntar para o público “E você? Onde estava e onde conseguiu chegar? Conta pra gente!” por exemplo, é uma ótima maneira de incentivar mais interação no perfil. Pense nisso! 

Acontece toda semana 

Diferente de algumas datas sazonais ou grandes campanhas que acontecem poucas vezes ao ano como queimas de estoque, Natal, Black Friday, campanha de lançamento, etc, o TBT acontece semanalmente

Ou seja, toda semana é uma oportunidade para pensar numa estratégia de comunicação e promover a marca usando a famosa hashtag. Incrível, né?! 

Mas calma lá, cuidado para não virar spam! Se TODA SEMANA um TBT for postado, o conteúdo fica maçante, deixa de ser uma novidade e já não fica mais tão atrativo. Fique atento nisso também. 

Humaniza a marca 

Aderir à hashtag TBT que é amplamente usada por usuários comuns no Instagram, Twitter e Facebook, é uma forma de trazer mais humanização à marca e se aproximar do público

Além disso, postar um TBT que mostre um antes e depois, por exemplo, é uma chance de apelar para uma linguagem divertida e descontraída, que se aproxime das pessoas.  

Exemplos de TBT’s estratégicos para marcas 

Como pudemos ver um pouco acima, a hashtag TBT pode ser usada nas estratégias de marketing, seja pela própria marca ou mesmo por um criador de conteúdo ao fazer uma publi ou para gerir a própria imagem. 

O uso do TBT pode ser mais uma tática para que suas postagens sejam entregues para mais pessoas, podendo ajudar a aumentar o engajamento da sua publicação.   

Por isso que além de vermos por aí perfis pessoais, celebridades, influenciadores postando seu #TBT toda quinta-feira, é fácil encontrar empresas e marcas que entram nessa moda também.  

Veja algumas que usaram a hashtag ao seu favor para promover o seu produto: 

o-que-significa-tbt-nas-redes-sociais-2: campanha ifood usando #tbt
o-que-significa-tbt-nas-redes-sociais-3: influencer thaynara OG usando #tbt em parceria com a cerveja Devassa
o-que-significa-tbt-nas-redes-sociais-4: samsung usando #tbt para promover a presença do Galaxys23 no BBB23
o-que-significa-tbt-nas-redes-sociais-5: samsung usando #tbt como estratégia para promover o Galaxy Z Flip 4.
o-que-significa-tbt-nas-redes-sociais-6: Mc Donalds usando #tbt para sua presença no BBB 23

Outras hashtags e trends pra você se inspirar! 

As hashtags servem como uma etiqueta de identificação. Utilizando em suas publicações, facilita que seu conteúdo seja encontrado de uma maneira mais fácil, como se fosse rastreado.  

E é aí que a mágica acontece, afinal, quem não quer que seu conteúdo seja otimizado para que seja visto pela maior quantidade de pessoas possíveis?!

Esse é um dos principais motivos pelo qual o uso de hashtags em seus posts deve ser pensado de maneira estratégica.  

Segue a leitura que vou te contar quais outras são bastante usadas! 

#GRWM 

Se você é heavy-user de rede social, com toda certeza já viu muito dessa hashtag correndo por aí. A sigla GRWM é para “Get Ready With Me” que em uma tradução livre, significa, arrume-se comigo.  

O “Get Ready With Me” é uma trend que surgiu no famoso “app vizinho” (leia-se Tiktok), que criadores de conteúdo mostram se arrumando para alguma ocasião, apenas para mostrar seu look do dia e como se arrumam para sair. 

#DIY 

Voltando a um passado um pouco distante, a hashtag “Do It Yourself” traduzido como “Faça você mesmo”, ficou bastante conhecida no Youtube, onde você encontrava diversos vídeos de tutoriais. Mas esse formato de conteúdo acabou ficando e se transformou em um clássico e pode ser produzido para vídeos curtos! 

Tendo o passo a passo um DIY de uma capinha de celular ou até mesmo como você pode fazer uma luminária para a sua casa. 

#NoFilter 

A hashtag “NoFilter” significa “Sem Filtro” e é usada quando a imagem não possui filtros, claro. 

Geralmente é usada para fotos de paisagens, comidas, e também pode ser adaptada para selfies, mostrando o rosto real oficial, do jeitinho que veio ao mundo! 

#FY ou #FYP 

Essas duas siglas se popularizaram no Tiktok.   

A #FY é uma abreviação de “For You”, que significa “Para Você”, e #FYP é a sigla para “For You Page”, que tem praticamente o mesmo significado, “Página para Você”.  

Essas abreviações se referem a aba início, na versão inglês da rede social, que nela é disponibilizada conteúdos personalizados para cada usuário com base em seus interesses.  

Por conta disso, os usuários começaram a usar as hashtags em suas legendas para atrair mais pessoas.  

Mas é sempre bom ficar atento ao que a própria plataforma recomenda, pois dependendo, a hashtag pode ser entendida como algo muito genérico e assim, dando preferência a conteúdos com hashtags mais específicas e diferenciadas. É bom sempre dar uma mesclada! 

Dito isso, tenho uma dica valiosíssima: Entenda quais são os atributos para fazer um conteúdo que venda.  

Mas você deve ter se perguntado: “Ok, mas o que você quer dizer com isso?”  

Bom, vamos seguir no papo que já tivemos bastante por aqui. Sobre conteúdo e como criar algo que as pessoas queiram ver.   

Para te ajudar, trouxe um resuminho que acredito que vai te destravar na hora de pensar em como fazer seu post de maneira diferenciada. 

o-que-significa-tbt-nas-redes-sociais-7: porcentagem dos atribudos de conteúdos que mais vendem

Para entender maiores detalhes, leia mais em: Tendências de mídias sociais para 2023

5 Ferramentas para buscar tendências e monitorar hashtags! 

Além de sugerir outras hashtags interessantes para usar nos posts e incrementar a estratégia de marketing, vamos um ir pouquinho além e te indicar ferramentas para analisar tendências, buscar e monitorar hashtags! Com isso, seu planejamento de marketing vai mais longe. 

  1. Neontools: A Neontools oferece uma ferramenta chamada Hashtag Analyzer, que encontra hashtags relacionadas e informa o volume de posts associados a elas. 
  1. MetaHashtags: A MetaHashtags é uma ferramenta, com versão gratuita e paga, que mostra as hashtags relacionadas e os posts publicados com elas. Ela é muito útil na geração de ideias de hashtags com boa performance para inserir nas suas publicações. 
  1. Tagboard: A Tagboard é uma ferramenta de criação de dashboards em tempo real com publicações de redes sociais incluindo a hashtag que você deseja acompanhar. 
  1. Top Hashtags: A plataforma Top Hastags fornece informações sobre hashtags populares nas redes sociais, em especial no Instagram e TikTok. 
  1. Tags Finder: O Tags Finder é mais uma opção de ferramenta que auxilia na busca a análise de hashtags para investigar as tendências e assuntos do momento nas redes sociais. Você pode fazer a busca das hashtags mais usadas de acordo com a localização desejada.   

Agende e analise seus TBT’s com a mLabs! 

Agora que você já sabe o que significa #tbt nas redes sociais, viu outras hashtags que sempre bombaram e outras que estão em alta, chegou a hora de botar tudo em prática, bora?   

E depois de pensar no post que encaixa perfeitamente na sua estratégia, é hora de publicar, mas fique atento, perder o dia do TBT pode prejudicar a sua estratégia, por isso, já deixe seu post agendado pela mLabs.  

Além de agendar previamente o conteúdo de diversos perfis ao mesmo tempo, a plataforma contempla diversas outas funções que otimiza a gestão de redes sociais, como:    

  • Agendamento para Facebook, Instagram (Feed, Stories, Carrossel e Reels com capa), LinkedIn, TikTok, YouTube (+Shorts!), Twitter, Google Meu Negócio e Pinterest;  
  • Geração de relatórios de performance de forma simples e intuitiva, onde você poderá analisar como foi a performance de cada um de seus posts, além de conseguir comparar diferentes períodos.  

Vamos nos conhecer? Ganhe 14 dias de graça para experimentar! 

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