O interesse em trabalhar com redes sociais aumentou, e não faltam vozes para dizer que o mercado de social media está saturado. Mas a verdade é que o mercado nunca esteve tão em alta.
60% da população global usa pelo menos uma rede social, e o gasto médio de tempo nas redes sociais é de 2 horas e 27 minutos por dia.¹
Somado a isso, a demanda de marcas que precisam da ajuda de especialistas em marketing digital nunca foi tão alta: 66% das micro e pequenas empresas brasileiras continuam nos níveis iniciais de maturidade digital, segundo a pesquisa Maturidade Digital das MPEs Brasileiras 2023, da ABDI.²
Ao contrário de um mercado saturado, o que estamos vendo é um aumento da competitividade e do nível de profissionalismo.
Diferente de alguns anos atrás, o nível de profissionalismo e a pressão para se destacar são maiores do que nunca. As empresas buscam profissionais que conheçam um arsenal de ferramentas e consigam precificar de forma justa os seus serviços.
Se você quer entender o que faz um social media e como se tornar um profissional da área querido por todos, acompanhe nosso guia definitivo. Vamos explicar de uma vez por todas o que é, o que faz, quanto ganha e como se tornar um social media!
O que é social media?
Social media é o responsável por criar e gerenciar conteúdo para perfis de mídias sociais de uma marca. Esse profissional realiza desde a produção e agendamento de posts até a interação com seguidores e a análise de métricas de desempenho.
Algo curioso sobre o nome “social media” é que a tradução dessa expressão para o português pode ser mais controversa do que parece.
Pegou entre nós brasileiros usar “social media” toda vez que queremos falar da profissão, mas no inglês ela não tem uma relação direta com uma carreira específica. A expressão inglesa se refere geralmente ao conjunto de tecnologias que permitem o compartilhamento de ideias por meio de comunidades virtuais.
Muitas vezes, ela também é usada para se referir àquilo que para nós é o significado literal de mídia social: uma mídia no formato de foto, vídeo, áudio e texto produzido, por pessoas e distribuída para outras em uma lógica de rede.
Quem dá mais detalhes sobre a raiz dessa expressão é o Rafael Kiso, CEO e fundador da mLabs, em uma edição especial do podcast Papo Social Media:
“Ao longo do tempo, todo mundo passou a criar algum tipo de post, publicação ou conteúdo. Esse conteúdo por si é uma mídia. Uma foto, um vídeo, um GIF é uma mídia assim como outras. […] Só que, dentro da rede social, a mídia é feita por quem? Pelas pessoas, e não pela própria plataforma. […] E o efeito de rede é usado para a distribuição. Portanto, mídia social significa: mídia feita pelas pessoas dentro desse sistema de distribuição de rede.”
A partir desse conceito, muitas pessoas de países que têm o inglês como idioma oficial, como os Estados Unidos, chamam as redes sociais de “social media platforms” (plataformas de mídias sociais). Da mesma forma, o responsável por fazer a gestão de mídias sociais é conhecido como “social media manager” (gerente de mídia social).
Se você fizer uma busca no LinkedIn, não será difícil encontrar anúncios de vagas para social media que usam expressões como “gerente de mídia social” ou “gestor de mídias sociais”, em uma tentativa de aproximação do significado “original” dessa ocupação.
O que faz um social media?
Apesar de muitos já saberem o que é um social media, ainda existem dúvidas a respeito sobre o que faz um social media. Como ele pode desempenhar diferentes papéis, reunimos as principais áreas de atuação dentro desse mundo complexo das mídias sociais.
Planejamento de editorias
Como o nome já diz, o foco do planejamento de editorias é a análise do mercado e das tendências. O objetivo é desenvolver estratégias de comunicação com ações específicas para atender às necessidades de cada público em cada rede social.
As atividades principais incluem:
- entender quem é o público e o que eles gostam de ver;
- desenvolver um calendário que define os dias e horários de postagem;
- escolher os assuntos que serão abordados nas postagens.
Criação de conteúdo
Essa é a mais conhecida (e uma das mais queridinhas) entre as responsabilidades de um social media. É aqui que todo o planejamento é transformado em copy, artes e legendas para transmitir a estratégia da marca e alcançar os objetivos esperados.
As atividades principais são:
- escrever legendas, stories, posts de blog e outros formatos de textos para o público;
- criar imagens e vídeos alinhados com a identidade visual da marca;
- fazer correção de cores em imagens, edição de som, adição de efeitos visuais e animações, entre outros.
Interação e monitoramento
Além de transmitir informações ao público, é função do social media monitorar como as mensagens da marca estão sendo recebidas pelo público. A interação direta com os seguidores também ajuda a mostrar que a opinião deles é de extrema importância.
Isso envolve as seguintes atividades:
- monitorar as redes sociais para responder a comentários e mensagens;
- utilizar ferramentas especializadas para rastrear menções à marca nas plataformas;
- identificar e responder a situações de crise que afetem a imagem da marca.
Gestão de comunidades
O social media incentiva a interação dos seguidores, lança desafios divertidos e cria enquetes para manter as conversas animadas. No mundo do marketing digital, isso é chamado de marketing de comunidade.
Algumas atividades incluem:
- criar enquetes e abrir caixa de perguntas nos stories;
- divulgar a realização de sorteios, incluindo informações sobre quais são as regras, como participar e quais são os prêmios;
- repostar ou destacar as criações dos seguidores, como fotos ou comentários sobre os produtos.
Geração de relatórios e análises
Nenhuma estratégia é eficaz se não for possível calcular qual foi o seu retorno. Na gestão de redes sociais, não é diferente. O social media pode usar dados gerados por ferramentas terceiras ou pelas próprias redes sociais para monitorar o desempenho dos perfis.
Na prática, isso inclui as seguintes atividades:
- utilizar ferramentas de gestão de redes sociais para emitir relatórios de desempenho;
- fazer a análise de métricas importantes, como compartilhamentos, visualizações de vídeos, taxa de cliques e alcance das postagens;
- interpretar o histórico de desempenho para entender o comportamento do público e a eficácia das estratégias.
Agendamento de posts
O social media pode ficar responsável por planejar e programar as postagens para serem publicadas nos melhores horários. Assim, a marca estará sempre presente nas redes sociais, mesmo quando ele não está online.
Veja quais são as principais atividades envolvidas:
- usar softwares para programar postagens de forma automática;
- analisar dados sobre quando o público está mais ativo nas redes sociais;
- garantir que todo o conteúdo agendado esteja correto e pronto para ser publicado.
Monitoramento de tendências
Um social media está sempre de olho nas novidades que mexem com o mundo digital. Esse monitoramento não é entretenimento — é pura estratégia. Nunca se sabe quando podem surgir tendências que afetem de alguma forma os perfis gerenciados.
As principais atividades desse monitoramento são:
- ler blogs, consultar o Google Trends e seguir influenciadores para mapear trends, polêmicas e hashtags em alta;
- observar o que outras marcas estão fazendo e como o público reage a essas ações;
- adaptar e incorporar novas tendências às estratégias de conteúdo da marca.
Qual é o salário de um social media?
Sim, nós sabemos que provavelmente esse é um dos principais motivos pelos quais você começou a pesquisar sobre essa área.
Não dá para responder essa dúvida de milhões de forma tão simples, mas tentaremos te ajudar!
No mercado brasileiro, dois caminhos frequentes para quem segue a carreira de social media são: ser um contratado CLT de agências e outras empresas ou atuar como freelancer. Para cada opção, há uma perspectiva de remuneração diferente:
Quanto ganha um social media contratado na CLT?
Segundo pesquisa do Glassdoor, o salário médio de um social media com carteira assinada é de R$ 2.438 por mês.
Esse valor pode variar dependendo da experiência, da empresa e da região onde você trabalha. Em São Paulo, por exemplo, a média sobe para R$ 2.875 enquanto em Salvador, a média cai para R$ 1.600.
Você pode alcançar salários mais altos ao longo do tempo. A área de mídias sociais está em constante mudança, e profissionais bem preparados têm grandes chances de se destacar e conquistar as melhores oportunidades nas empresas.
Quanto ganha um social media freelancer?
Um profissional com pouca experiência costuma cobrar entre R$ 500 e R$ 1.000 para um pacote básico mensal. Essa é a resposta de 68% dos entrevistados da pesquisa “Quanto cobrar para gerenciar mídias sociais?” da mLabs.
Já para um social media pleno, que possui mais experiência e conhecimento, o preço pode ser bem diferente. Para as mesmas atividades, o preço cobrado pode chegar a ser o dobro do que um social media júnior costuma pedir.
Como freelancer, é sempre importante considerar seu nível de experiência e o tipo de serviço que você oferece. Com o tempo e o aprendizado, você pode aumentar seus preços e conquistar melhores oportunidades.
É necessário fazer faculdade para ser social media?
Não, não é necessário ter feito uma faculdade específica para exercer as atividades de um social media. Na verdade, essa é uma das profissões mais flexíveis e com menos burocracia no mercado. Não existem “diretrizes oficiais” sobre a formação necessária ou a remuneração, o que significa que você tem a liberdade de moldar seu caminho.
Mas, ao mesmo tempo em que isso dá uma certa flexibilidade para quem deseja entrar na área, também exige que os profissionais sejam proativos em buscar conhecimento e se manterem atualizados.
Embora não seja preciso ter um curso superior específico, a gente entende que ter alguma formação inicial é fundamental para começar.
Um social media sem qualquer formação pode se ver limitado ao entrar no mercado e lidar com questões relacionadas ao uso das principais ferramentas, estratégias de comunicação, design e mídias sociais.
Então, por onde começar? A compreensão básica sobre os desafios da profissão de social media pode ser obtida nos cursos superiores em áreas relacionadas, como Marketing, Comunicação Social ou Publicidade e Propaganda.
Mas, se você quer algo mais rápido e direto ao ponto, cursos livres de instituições renomadas no mercado digital são uma excelente alternativa.
Na mLabs, você pode ter acesso a cursos online e gratuitos que permitem a emissão de um certificado de participação ao final.
É uma oportunidade incrível para aprender com os melhores e ganhar aquele selo de qualidade no seu currículo.
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Quais são as habilidades valorizadas em um social media?
Ser social media não é apenas postar fotos bonitas e esperar curtidas. A profissão exige uma série de habilidades que fazem toda a diferença no dia a dia.
Capacidade de gerenciar vários projetos
Seja contratado por uma empresa, seja na atuação como freelancer, um social media gerencia as redes sociais de mais de uma marca ao mesmo tempo.
Para cada projeto, o profissional precisa lidar com uma linguagem e um público diferente.
Uma parte importante de participar de vários projetos é saber delegar e colaborar. Muitas vezes, você trabalhará com designers, redatores e outros profissionais. Saber comunicar suas ideias e trabalhar em equipe fará parte da sua rotina.
Afinidade com as redes sociais
O social media não é um usuário comum de redes sociais, pois precisa ter um conhecimento mais profundo do que a média sobre essas plataformas, o que envolve acompanhar atualizações nos algoritmos e estudar novas ferramentas.
Não é só “amar as redes sociais”, é ser um heavy user de todas as redes importantes. É necessário conhecer funcionalidades avançadas, ter boas referências de social nesses canais e, por que não, ser um grande “fuçador”.
Ser extremamente atualizado
As redes sociais mudam mais rápido do que a moda. Novos algoritmos, tendências, memes e desafios surgem o tempo todo.
Por isso, ser atualizado é crucial. Um social media precisa estar sempre ligado nas últimas novidades sobre as plataformas e sobre o que está acontecendo no mundo.
Domínio da língua portuguesa
Nada de “vc” no lugar de “você” e muito menos “concerteza” no lugar de “com certeza”. O domínio da língua portuguesa é fundamental para um social media.
Erros gramaticais e de ortografia podem prejudicar a imagem da marca e afastar seguidores.
Um social media requisitado no mercado também sabe como adaptar a linguagem para cada rede social e público. Nada de textão formal no Twitter, hein!
Como começar uma carreira de social media?
Para aqueles que amam as redes sociais, essa profissão pode ser um verdadeiro sonho.
Mas exercer com qualidade essa função exige dedicação e muito estudo. Aqui estão as nossas dicas para dar os primeiros passos.
Invista em uma formação
Já vimos aqui que não precisa se preocupar em entrar numa faculdade de quatro anos, mas ter uma base sólida é fundamental.
Existem várias plataformas online que oferecem cursos gratuitos, como a mLabs, que ainda te dá um certificado para você exibir com orgulho no seu currículo.
Faça networking
Ame ou odeie, o networking é necessário para quem quer se tornar um social media. Além de fazer com que você seja visto como uma referência, ele ajudará a garantir mais oportunidades de crescimento e ser convidado para novos projetos.
Desde a gravação de um podcast até participar da equipe de redes sociais de um grande evento, tudo é possível para quem está disposto a se socializar.
Crie um portfólio
O portfólio é o meio pelo qual você poderá apresentar um pouco da sua história profissional para possíveis clientes. Nessa vitrine, é possível mostrar habilidades, qualificações, paixões e formação por meio de trabalhos feitos para outros clientes.
Para criar um portfólio, você pode usar os seguintes canais:
- Canva;
- Wix;
- Squarespace.
Não se esqueça de manter esse espaço atualizado para garantir que os interessados em te contratar vejam sua evolução profissional.
Mantenha-se atualizado
O aprendizado não para! O mundo digital está em constante evolução, então, quanto mais conhecimento você adquirir, melhor.
Invista tempo em entender as ferramentas, as melhores práticas e as novidades do mercado.
Algumas das áreas mais relevantes para quem quer atuar como social media são:
Participe de webinars, leia livros sobre marketing digital e siga influenciadores da área. Se você se sentir perdido, lembre-se de que até os melhores profissionais são eternos aprendizes!
Precifique o seu serviço (para freelancers)
Se você está pensando em seguir a carreira de social media como freelancer, um dos passos mais importantes é saber precificar seus serviços.
Você não quer sair por aí oferecendo seus talentos de graça, certo? Então, valorize o seu trabalho!
No blog da mLabs, temos um o guia “Qual é o preço para a gestão de redes sociais?”. Nele, você encontra as principais formas de precificação para o social media (preço fixo, por pacote ou tempo de trabalho) e pode ver qual deles tem mais a ver com a sua rotina.
Ferramentas e softwares utilizados pelo social media
Para auxiliar com atividades do dia a dia e monitorar o desempenho das estratégias em mídias sociais, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado.
É possível encontrar aplicações que atendam cada uma das áreas de trabalho, como curadoria de conteúdo, análise de concorrência, apoio na criação de conteúdo visual, monitoramento de métricas e agendamento de publicações.
A seguir, confira algumas das ferramentas mais utilizadas por quem faz social media.
Ferramentas nativas das redes sociais
As ferramentas nativas são aquelas que vêm embutidas nas próprias plataformas sociais. Elas são essenciais para gerenciar suas contas e interagir com o público eficientemente.
Confira abaixo algumas sugestões.
- Facebook Creator Studio: para agendar posts e gerenciar conteúdo no Facebook e Instagram;
- Instagram Insights: oferece métricas sobre engajamento e desempenho de posts;
- X Analytics: ajuda a acompanhar o desempenho de tweets e interações;
- LinkedIn Analytics: para entender como suas publicações estão performando na rede profissional.
Ferramentas de gestão
Se gerir uma rede social já é trabalhoso, imagine cuidar de várias redes de diversos clientes?
É por isso que as ferramentas de gestão são as queridinhas de muitos profissionais de social media.
Com elas, é possível organizar o planejamento mensal de publicações, agendar e acompanhar posts nas redes sociais, além de analisar os resultados.
A mLabs é a maior plataforma desse segmento da América Latina, com mais de 140 mil marcas assinantes, nós ajudamos a fazer tudo isso e muito mais com o melhor custo-benefício do mercado.
Se você quer saber sobre a nossa ferramenta, acesse nosso site ou faça um teste grátis de 14 dias para entender como essa plataforma é essencial para a gestão de redes sociais.
Ferramentas de criação e design
Criar conteúdo visual é fundamental nas redes sociais. Essas ferramentas são indispensáveis para quem quer se destacar como social media design.
Na lista abaixo, estão nossas sugestões de ferramentas.
- Canva: plataforma fácil de usar para criar gráficos, posts e até vídeos;
- Adobe Photoshop: clássico para edição de imagens, ideal para criar visuais de alta qualidade;
- Adobe Illustrator: perfeito para criar ilustrações e gráficos vetoriais com precisão;
- CorelDraw: ótima opção para design gráfico, muito usado por profissionais para criar artes complexas.
Ferramentas de análise de mercado
É impossível oferecer um conteúdo diferenciado no mercado sem saber o que seus concorrentes estão fazendo. Por isso, utilize ferramentas de análise de mercado na rotina como social media para garantir conteúdos de valor.
Confira alguns exemplos desse tipo de ferramenta.
- BuzzSumo: para descobrir quais conteúdos estão em alta e quem está falando sobre o que;
- SEMrush: ferramenta para análise de SEO e monitoramento de concorrentes;
- Social Blade: oferece insights sobre o crescimento e a performance de perfis em diferentes plataformas;
- Google Trends: para acompanhar o que está em alta em tempo real.
Ferramentas de inteligência artificial
Sim, a inteligência artificial chegou na produção de conteúdo para redes sociais, e pode te ajudar a otimizar processos, automatizar burocracias e economizar em mídias pagas. Confira alguns exemplos.
- ChatGPT: para gerar ideias de conteúdo e até auxiliar na criação de textos;
- Canva Magic Write: ferramenta que usa IA para auxiliar na criação de textos e legendas;
- Lately: utiliza IA para gerar conteúdo a partir de posts anteriores;
- Copy.ai: ajuda a criar cópias de anúncios e conteúdos.
Ferramentas de geração de relatórios
Os relatórios são uma etapa importante para o sucesso de uma rede social — e para o trabalho do social media. Sem elas, fica difícil saber se você está indo na direção certa.
Algumas das plataformas que oferecem esses resultados são o Facebook Ads, o Google Analytics e a queridinha dos profissionais de social media: a DashGoo by mLabs!
Com a DashGoo, por exemplo, é possível ter:
- relatórios personalizados: mescle as fontes de dados que desejar, insira análises de texto entre gráficos e automatize o envio dos relatórios;
- indicadores de performance de anúncios: gere dashboards de performance extraindo dados do Facebook Ads, Google Ads e mais;
- dashboards para clientes: além do envio dos relatórios por e-mail (ou via link), seu cliente terá acesso a um ambiente personalizado para acompanhamento dos dados em tempo real.
Mercado de atuação do social media
Na era da informação, o social media está em ascensão. É possível encontrar desde startups e pequenas empresas até empresas de grande porte envolvidas no processo de planejamento, concepção e monitoramento das redes sociais.
Muitas vezes, as empresas já contam com um setor interno especializado e exclusivo para atender a essas demandas.
Abaixo, expliquemos algumas das principais oportunidades para os profissionais de social media em início de carreira.
Startups e pequenas empresas
Com um orçamento muitas vezes enxuto, o social media tem que ser criativo, usando memes, vídeos curtos e posts divertidos para engajar o público. Aqui, cada curtida conta e cada comentário é uma vitória!
E-commerce
Para as lojas virtuais, o social media pode ser uma peça-chave para levar os usuários das redes sociais para as páginas de produtos no site. Ele utiliza estratégias para promover produtos, criar campanhas, interagir diretamente com os consumidores etc.
Empresas de grande porte
Em corporações maiores, o social media gerencia uma imagem já estabelecida. O trabalho pode envolver manter a reputação da marca e lidar com crises. Essas empresas frequentemente têm equipes maiores e processos mais estruturados.
Agências de marketing
As agências trabalham com vários clientes e campanhas. O social media deve desenvolver conteúdos e colaborar com as equipes de marketing. Cada projeto oferece a chance de aplicar estratégias diferentes.
Autônomo
Ser um social media autônomo permite escolher clientes e definir horários. Essa liberdade é vantajosa, mas é necessário ter disciplina e habilidades de gerenciamento para garantir que tudo funcione bem. É uma boa opção para quem busca mais independência na carreira.
Potencialize resultados e obtenha mais produtividade com a mLabs!
Se você já começou a trabalhar com redes sociais e quer profissionalizar o seu trabalho, ou se ainda está procurando opções para se aprofundar sobre o assunto, não deixe de conhecer a mLabs.
Nossa plataforma organiza e simplifica a gestão de conteúdos, enquanto a DashGoo by mLabs permite a extração de informações para otimizar processos, aumentar a produtividade e resultados.
E dá para acessar a mLabs diretamente do seu celular! Isso significa que você pode gerenciar suas redes sociais de qualquer lugar, a qualquer hora.
Para quem continua na dúvida, a mLabs oferece a possibilidade de fazer um teste grátis.
Isso mesmo, você pode experimentar todas as funcionalidades da plataforma sem nenhum custo inicial e ver por si mesmo como ela pode ajudar na sua rotina como social media.
E por você ter chego até aqui, vamos liberar um cupom de teste estendido para você! É só criar uma conta utilizando o cupom BLOGMLABS ou clicar aqui.