Você deixaria 186 milhões de usuários de fora das suas estratégias? Pois se a sua marca não está no Twitter, você está fazendo exatamente isso. 🤷♀️
Esse é o número de usuários da rede social no segundo trimestre de 2020. E essas pessoas estão atrás de uma das principais características da rede social: a interação em tempo real.
Entender o que é engajamento no Twitter é fundamental para uma boa estratégia de social media e precisa considerar mais do que o número de seguidores. Continue com a gente e saiba mais!
O que é engajamento no Twitter?
Engajamento no Twitter é baseado nas interações dos usuários com o perfil e suas publicações. Estas são as principais métricas de engajamento:
- curtidas;
- retweets;
- respostas;
- cliques no link;
- cliques na hashtag;
- cliques em mídia (foto ou vídeo).
A partir dessas métricas, você consegue saber se o perfil está conseguindo envolver os usuários.
Ao avaliar a taxa de engajamento, por exemplo, é possível entender quantas pessoas interagiram com suas publicações. Mas como fazer isso?
É simples, existem duas maneiras para calcular o nível de engajamento: pelo alcance do post ou pelo total de seguidores do perfil.
O primeiro é mais específico e considera mais detalhes, como o total de pessoas (não seguidores) que foram atingidos pela publicação. O segundo, considera a média de engajamento por post sob o total de seguidores do perfil.
Mas lembre-se que os resultados de engajamento só significam o sucesso de uma estratégia, para ter essa visão completa é preciso cruzar os dados de engajamento com os objetivos de marketing da marca!
Como aumentar o engajamento no Twitter?
Quer conhecer o segredo para aumentar o engajamento no Twitter? Selecionamos algumas dicas para melhorar a sua atuação na rede social. Confira!
Seja frequente e consistente
Mantenha uma frequência de publicações para manter o perfil ativo na timeline dos usuários.
Diferente do Instagram e do Facebook, os conteúdos publicados no Twitter são entregues para 100% dos seus seguidores!
Logo, manter a frequência de publicação é muito valioso para causar a lembrança da marca na rede social.
Crie conteúdo relevante
Manter a frequência não significa publicar qualquer coisa só para cumprir o seu calendário. Toda publicação precisa ser pensada para a persona.
Por isso, a importância de ficar de olho nos assuntos mais comentados do momento, os Trending Topics, para participar das conversas.
A Netflix é fera nisso. Aproveitando o trending contra o racismo, criou um tweet para divulgar um de seus filmes na rede social.
Se dizem que Deus é uma mulher negra, eu posso provar: o filme The Forty-Year-Old Version é escrito, dirigido e protagonizado por Radha Banks, que também empresta seu nome à personagem principal. Onipresente sim, senhora! 🙌🏾 pic.twitter.com/AI60RTk9eq
— netflixbrasil (@NetflixBrasil) October 20, 2020
Vá além do RT
O Twitter é como se fosse uma praça, e a sua publicação é como uma pessoa que fala algo solto ao vento. Nesse cenário, o retweet significa replicar, é como se a pessoa que te ouviu espalhasse para os outros e aumentando o seu alcance.
Retweetar é uma das reações básicas na rede social, inclusive temos um artigo com 7 dicas para ganhar retweets no Twitter.
Você pode usar esse recurso para indicar um tweet de outro perfil às pessoas ou para valorizar o UGC, Conteúdo Gerado pelo Usuário, fazendo com que ele se sinta notado pela marca!
Quando fizer isso, aproveite para incluir um comentário ou um link no retweet para agregar ainda mais valor a essa interação.
Saiba usar as call to actions a seu favor
Acredite as CTAs, Chamadas para Ação, têm poder! Elas direcionam o usuário para aquilo que você quer que ele faça: responder, retweetar, clicar no link, assistir ao vídeo.
nEntão, Não perca a chance de gerar engajamento que você deseja! Chame a galera para participar da sua publicação em todos os tweets que achar importante.
Quer um exemplo? Se a Lu do Magalu pede para deixar uma resposta, os usuários deixam!
Bom dia! 💙 É cedo demais pra começar a falar do Natal?
🎄 - Já quero o meu panetone
✋ - Calma, ainda falta muito tempo
Me falem aqui nas respostas! 👇🏻— Lu do Magalu (em 🏠) (@magazineluiza) October 20, 2020
Use hashtags estratégicas
Os 280 caracteres dos tweets não permitem abusar das hashtags. Mas nem precisa: a TrackMaven mostrou que tweets com apenas uma hashtag têm mais engajamento (em média, 90 interações por post).
Rola de usar uma ou duas hashtags de marca (que identifiquem seu nome, slogan ou campanha) ou hashtags em alta (que façam o tweet aparecer no Explorar).
Veja como a Nike usou a hashtag da sua própria campanha em um tweet para divulgar o vídeo oficial.
Nothing can stop what we can do together. You can’t stop sport. Because #YouCantStopUs.
Join Us | https://t.co/fQUWzDVH3q pic.twitter.com/YAig7FIL6G
— Nike (@Nike) July 30, 2020
Seja mais amigável e menos formal possível
Em geral, as redes sociais permitem uma linguagem mais informal, porque pessoas gostam de interagir com pessoas, não com robôs. Essa linguagem aproxima os usuários!
No Twitter, está liberado fazer brincadeiras, usar gírias, memes e falar como qualquer pessoa — só não perca a linguagem e o tom de voz da marca, ok?
Veja o exemplo do Nubank, com uma linguagem super descontraída a marca promove a interação com os usuários referente a um de seus serviços.
pelos meus cálculos
∆ = b² - 4 a c
-b± √∆
x1;x2 = ————
2aestá na hora de você registrar suas chaves Pix no Nubank
— Nubank (@nubank) October 8, 2020
Navegue na onda das novidades
Memes e os trending topics são perfeitos para o Twitter, entendam!!!
A HubSpot, por exemplo, aproveitou que todo mundo estava falando sobre o documentário “O Dilema das Redes” para conversar com o seu público.
Who’s watched The Social Dilemma on Netflix? What did you think?
— HubSpot (@HubSpot) October 18, 2020
Mantenha conversas e interações
Rede social é feita para interagir. Não adianta usar o Twitter só para divulgar links do blog e divulgar seus produtos.
As pessoas estão lá para conversar sobre assuntos que interessam a elas e estão bombando no momento. Então, não força a barra — que é gostar de você. 🎵
Interaja, responda às pessoas, use as menções, curta os tweets, dê RTs e incentive o engajamento dos usuários.
4 ferramentas para aumentar o engajamento no Twitter
Então, quer uma ajuda para aumentar o seu engajamento no Twitter? Algumas ferramentas vão facilitar a sua vida e melhorar os resultados por lá. Confira!
Twitter Analytics
O Twitter Analytics é a ferramenta de análise de dados nativa da rede social, que permite saber como a audiência está reagindo à sua estratégia.
Ela traz estatísticas sobre o perfil e cada tweet, como o número de retweets, respostas, visualizações de vídeo, total de interações e taxa de engajamento.
A ferramenta oferece ainda o rastreamento de conversões para monitorar os passos dos usuários no seu site.
BuzzSumo
BuzzSumo é uma ferramenta de análise de dados e tendências. Ao buscar por uma hashtag ou palavra-chave, a plataforma traz os dados de engajamento de posts e links que abordam o assunto.
Assim, você pode descobrir conteúdos que engajam mais e termos que performam melhor, identificar influenciadores, monitorar concorrentes e acompanhar a performance do seu perfil.
TwitHelper
Se você quer criar imagens que convertam e engajem no Twitter, o TwitHelper vai te ajudar.
A plataforma oferece uma galeria de imagens no tamanho certo para a rede social. Você pode facilmente inserir um texto, editar a fonte e publicar na rede social com a integração da ferramenta.
Agora você já sabe entendeu o que é engajamento no Twitter e conhece as principais dicas e ferramentas para melhorar seu desempenho, comece a planejar a sua atuação na rede social — o sucesso depende de um bom planejamento e da definição dos seus objetivos por lá.
Agora, aproveite para se manter atualizado e saiba quais foram as novidades lançadas pelo Twitter nos últimos meses!