Ao adentrar o mundo do Marketing Digital, Ana Júlia adorou cada uma das estratégias e ações. Com sede de conhecimento, ela continuou a devorar artigos e vídeos sobre o assunto. Porém, depois de um tempo, começou a se deparar com algumas siglas desconhecidas que a fizeram ficar mais perdida do que você quando assistiu “A Origem” pela primeira vez.
Pois é, essa é uma situação muito comum para iniciante em Marketing na Internet e, na verdade, até mesmo para profissionais mais experientes.
Se você quer saber o que é CPC, CPM, CPA e outras siglas que fazem fritar os miolos, não se preocupe. A seguir, você verá o melhor glossário sobre Marketing Digital disponível na WWW (ou World Wide Web). Continue a leitura e confira!
O que é KPI?
KPI ou Key Performance Indicator é o mesmo que Indicador-Chave de Performance. Geralmente, é a primeira sigla com a qual temos contato.
Isso, porque um KPI indica quais são as principais métricas a serem avaliadas para avaliar o sucesso de uma ação. Ou seja, números que devem ser monitorados com regularidade. Eles devem ser acessíveis e mensuráveis numericamente.
O que é CPC?
CPC ou Custo por Clique é um método de pagamento de links patrocinados na Internet. Isso significa que a cada clique em um link em uma plataforma de mídia paga, o anunciante terá debitado o valor definido.
Em uma campanha no Google AdWords, por exemplo, a cobrança é feita quando um usuário clica em um anúncio em um resultado de busca ou inserido em algum site parceiro.
Vale lembrar que o método de pagamento é determinado pelo anunciante, que deve levar em conta o objetivo da estratégia para fazer a escolha.
O que é CPM?
CPM ou Custo por Mil Impressões é um método de pagamento de links patrocinados na Internet. Diferente do CPC, o gatilho que ativa a cobrança não depende de uma ação direta do usuário.
Nesse caso, impressões é o mesmo que visualizações. Assim, a cada mil vezes que um anúncio é visualizado, o valor é debitado da conta do anunciante.
O que é CPA?
CPA ou Custo por Aquisição é um método de pagamento de links patrocinados na Internet. Aqui a cobrança é realizada mediante a uma ação mais complexa do usuário, ou seja, uma conversão.
O anunciante escolhe aquela que é a ação necessária. Isso pode representar a inscrição em uma newsletter, download de um arquivo, uma venda ou qualquer outra atividade que pode ser medida.
O que é CTR?
CTR ou Click Through Rate é o mesmo que Taxa de Cliques. Essa métrica é utilizada para medir a performance de um elemento digital, podendo ser um anúncio, uma página de conversão ou uma mensagem de e-mail.
O cálculo realizado é o número de cliques dividido pelo número de impressões. Um anúncio com muitas visualizações e poucos cliques, por exemplo, deve ser reajustado.
O que é CRO?
CRO ou Conversion Rate Optimization são técnicas que visam otimizar a Taxa de Conversão. Para isso, são , são utilizados testes A/B para descobrir melhores cores para botões, chamadas, imagens e CTAS.
O que é CAC?
CAC ou Custo de Aquisição de Cliente representa o valor gasto pela empresa para adquirir cada cliente. O objetivo, claro, é deixar o valor o mais baixo possível .
No marketing digital deve-se considerar todo o valor gasto nas ações de mídia (incluindo pessoas e ferramentas) e dividir pelo número de clientes adquiridos a partir dessas ações.
O que é CRM?
CRM ou Customer Relationship Management é o mesmo que Software de Relacionamento com o Cliente. Ou seja, um produto tecnológico desenvolvido para gerir a base de clientes.
Existem diferenças entre eles, mas, geralmente, organizam diferentes informações, facilitando a comunicação e aumentando a retenção de compradores. Alguns exemplos são Salesforce e Hubspot CRM.
O que é ROI?
ROI ou Return on Investment é o mesmo que Retorno sobre o Investimento. Ou seja, é uma métrica que traz à tona o quanto a empresa ganhou em relação ao que foi gasto.
A fórmula para o cálculo é a seguinte: Receita – Custo / Custo.
O que é SEO?
SEO ou Search Engine Optimization é o mesmo que Otimização para Mecanismos de Buscas. São técnicas utilizadas para posicionar páginas em motores de pesquisas como o Google e o Bing.
O que é SERP?
SERP ou Searching Engine Results Page é o mesmo que Página de Resultados de Mecanismos de Buscas. É a página exibida quando o usuário faz uma busca em um motor de pesquisa. Ela contém um ranking de links.
O que é SEM?
SEM ou Search Engine Marketing é o mesmo que Marketing para Mecanismos de Buscas. São técnicas que visam posicionar links nos motores de buscas, seja por meio da mídia paga, seja organicamente.
O que é SMO?
SMO ou Social Media Optimization é o mesmo que Otimização para Redes Sociais. São técnicas que têm o objetivo de aumentar a exposição da marca em plataformas como o Facebook, Instagram e Twitter.
O que é CTA?
CTA ou Call to Action é o mesmo que Chamada para a Ação. É um convite ao usuário para realizar uma ação desejada, como o clique em um link, um comentário em um post ou uma compra.
O que é API?
API ou Application Programming Interface é o mesmo que Interface de Programação de Aplicativos. São padrões criados quando um software tem a intenção de interagir com outro programa. A mLabs, por exemplo, pode ser integrada à RD Station.
O que é NPS?
NPS ou Net Promoter Score é uma metodologia de satisfação dos clientes. Basicamente, ela mede a lealdade dos clientes por meio de uma análise de probabilidade de indicação para outras empresas em uma escala de 0 a 10.
Pronto! Agora que você já sabe o que é CPC e outras siglas importantes para o Marketing Digital ficou mais fácil aplicá-las em sua estratégia, não é mesmo? Se quiser conhecer outra lista como essa, veja nosso post sobre ferramentas de marketing digital!