“Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante”. O músico Raul Seixas parecia prever a realidade das plataformas digitais quando compôs um de seus mais famosos hits.
Pois é, as coisas mudam o tempo inteiro no mercado digital. Você pode nem perceber, mas o Facebook recebe pequenas atualizações todos os dias.
No entanto, agora a rede social anunciou uma mudança drástica: um total “redesign” para a versão desktop.
O novo visual está disponível para uma base de usuários selecionada, mas com o tempo deve dominar os navegadores.
Saber como lidar com esse novo design é essencial tanto para usuários quanto para empresas que se beneficiam da ferramenta.
Então, se você quer descobrir como é o funcionamento e o layout do novo Facebook 2020, continue a leitura!
Novo Facebook 2020: o que muda?
As mudanças previstas para o novo Facebook 2020 são muitas.
Mais clean e intuitivo, ele pode causar certa estranheza em uma primeira impressão. No entanto, deve cair nas graças dos Internautas daqui a um tempo.
Afinal, houve uma limpeza no número de elementos, o que ocasiona em um melhor desempenho das páginas e maior satisfação na experiência do usuário.
Interface
Visual clássico do Facebook
Novo visual do Facebook 2020
Logo de cara, é possível notar uma diferença na quantidade de espaços em branco na tela. O distanciamento entre o menu da esquerda e a timeline cresceu. Ele foi “empurrado” para a extrema esquerda da interface.
Os ícones também estão maiores e a antes predominante cor azul perde bastante força.
O número de elementos do menu também foi reduzido. O foco agora são as páginas, os grupos, o marketplace e os vídeos. Além, é claro, dos grupos, listados logo abaixo. Aqui também percebemos que as fontes desse elemento de página foram aumentadas.
As abas “gaming” e “watch” foram transferidas para o topo da tela. Repare, também, que não há mais letras no menu superior. Os botões de “página inicial” e “criar” foram trocados por ícones.
A barra de buscas também desapareceu e foi trocada pelo símbolo de lupa. Para abri-la, basta clicar no ícone indicado.
Contatos do Messenger
No novo Facebook 2020, o layout volta a dar destaque aos contatos do Messenger.
A coluna da direita, na qual apareciam informações de página, anúncios e publicações recentes, foi extinta.
Agora o foco é nas pessoas que estão online, elas aparecem com foto e pequenas bolinhas indicativas. Além disso, um botão de busca foi adicionado aos contatos.
Manteve-se, no entanto, a indicação dos aniversários, mostrando que o Facebook se preocupa com as interações na rede social.
Modo escuro
Uma mudança muito interessante no novo Facebook 2020 é a possibilidade de ativar o modo escuro.
Nesse caso, há uma total inversão na paleta de cores. Assim, as fontes ficam brancas e o plano de fundo preto. Nessa parte, há diferentes tonalidades que variam para o cinza para diferenciar os elementos de tela.
Para ativar o modo escuro, basta clicar sobre a foto do perfil no canto superior direito e ativar a chave com o indicativo.
Esse recurso é ativado para melhorar a experiência do usuário em ambientes de pouca luz, normalmente durante a noite. Por conta disso, também é chamado de “modo noturno”. A opção é ideal para quem assiste vídeos na plataforma.
Perfil
Ao visitar o perfil de alguém, você notará mudanças ainda mais radicais. A foto do perfil agora se posiciona no centro da tela, mantendo a sobreposição da foto da capa.
No entanto, o nome da pessoa ganha grande destaque, logo abaixo da foto do perfil. Além disso, informações do contato foram adicionadas pouco abaixo do nome.
O espaço em branco que separa o topo da página do feed e da apresentação também aumentou.
Na sequência, o menu superior do perfil ganhou uma nova aba: vídeos. Isso mostra como a plataforma se preocupa cada vez mais com o formato.
Por fim, as fontes da apresentação e dos posts foram aumentadas. Elas mantém o padrão de duas colunas lado a lado
Grupos
Os grupos não ficaram de fora da nova atualização do Facebook.
Ao abrir uma das páginas, a barra de chat do Messenger desaparece.
Além disso, um problema rotineiro foi corrigido. Há um botão para alterar do perfil pessoal para o perfil da fanpage. Esse sistema deve facilitar a vida do administrador, já que antes era confuso o método para adicionar comentários.
Algumas abas do menu à esquerda foram transferidas para o topo do grupo, logo abaixo da imagem de capa. Foi o caso de “sobre”, “discussão”, “avisos”, “membros”, “eventos”, “mídia” e “arquivos”.
No menu, elas foram substituídas por outras funções. Para gerenciadores, há agora opções como “solicitações de entrada”, “aprovações automáticas de membros” e “perguntas de participação”.
Já o menu à direita foi reduzido a uma pequena caixa com informações sobre o grupo. Anteriormente, existia uma lista de atividades que se estendia ao rolar a página.
Velocidade de carregamento
Alguns usuários relatam que, com as novas mudanças no visual do Facebook 2020, as páginas apresentam melhor performance.
Os elementos são carregados com maior velocidade. Ao clicar na busca, a sugestões são realizadas quase simultaneamente, o que corrige uma das grandes reclamações dos cadastrados.
Além disso, as transições de página também foram otimizadas.
Fanpage
Outro recurso que sofreu alterações foi a página corporativa no Facebook, também conhecida como Fanpage.
Aqui os espaços foram melhor utilizados. Novamente a barra de chat é excluída ao acessar esse local.
Agora a imagem do perfil se sobrepõe parcialmente à capa de maneira totalmente diferente à anterior, quando se posicionava ao lado.
O menu à esquerda mantém boa parte dos itens, mas sua disposição foi alterada. Além disso, foi levado até o limite da interface.
Também podemos notar uma mudança no formato do feed. Agora as duas colunas apresentam diferentes configurações.
A da esquerda (onde antes estava o feed), agora é composta por uma box simples com as fotos publicadas. Na direita, as postagens regulares.
Assim, a antiga barra da direita, onde havia sugestões de grupos e uma vasta lista de informações, foi removida.
Como acessar o novo Facebook 2020?
O próprio Facebook notifica o usuário quando a opção de acesso está disponível.
Assim, ele só precisa aceitar a sugestão para acessar o novo Facebook 2020.
Se você leu esse post, provavelmente quer saber como multiplicar seus ganhos por meio da rede social, não é mesmo? Nesse caso, veja também como fazer Marketing no Facebook e amplie as suas possibilidades de negócios na rede social.