Você também já ficou de queixo caído quando viu um mosaico no Instagram? Aquela técnica que utiliza a grade do feed para “fatiar” uma imagem e apresentá-la aos usuários de uma maneira muito instigante. Sabe? Se você não sabe do que estamos falando, dá uma olhada nesse exemplo do perfil da série 3%:
Bacana, não é?
Já falamos, aqui no blog, como um feed organizado, uma boa foto de perfil e uma bio otimizada são importantes para o reconhecimento da marca na rede social.
Mas, para dar um tiro certeiro nas suas estratégias de marketing nas redes sociais é importante pensar além do visual do feed. Os objetivos e a identidade da marca também devem estar em pauta.
Então, vem o desafio: como ser criativo – com foco nos objetivos da marca – em uma rede social que trabalha com recursos visuais? Uma das formas é usar o mosaico no Instagram. Mas nem todo mundo sabe usar essa técnica e, muitas vezes, o que era para ser incrível vira #fail.
Então, preparamos algumas dicas e inspirações para você saber como criar um mosaico de cair o queixo, que também funcione para os objetivos da marca. Acompanhe!
Preciso ter um mosaico no Instagram?
Antes de baixar apps e selecionar imagens, a primeira pergunta a ser feita é: “a marca precisa mesmo fazer um mosaico no Instagram?”. Que fique claro: esse recurso não é uma obrigação.
Quando os mosaicos começaram a ser utilizados, muita gente gostou da ideia. Mas algumas marcas começaram a usá-los “só porque as outras estavam usando”, sem pensar no seu objetivo e na sua eficiência. Assim, surgiram vários perfis com mosaicos desastrosos, que simplesmente não se encaixavam ou onde os posts não faziam sentido de maneira avulsa.
Então, é preciso ter alguns cuidados para que o mosaico não seja um tiro no pé. A seguir, vamos listar os pontos mais importantes que você deve pensar e, se a resposta for “não” para todas (ou algumas) destas perguntas, talvez não valha a pena fazer um mosaico, ok?.
Os posts fazem sentido de maneira isolada?
Aí está um ponto importante: quando você corta a imagem para criar o mosaico, é preciso pensar se cada parte dela faz sentido sozinha. Afinal, elas serão entregues no feed dos usuários como posts avulsos, não necessariamente em sequência. E você não pode esperar que todos eles vão até o seu perfil para ver o grid completo. Grande desafio, não é?
Um dos cases de sucesso de mosaico no Instagram é o da Reynolds Kitchens. A marca criou uma “mesa infinita”, em que cada post traz um prato ― ou seja, as imagens funcionam bem de maneira avulsa.
O mosaico tem impacto visual?
Como o mosaico causa um impacto visual no feed, ele deve ser usado com imagens que impressionem quem chega ao perfil da marca. Para isso, a imagem não deve apenas ter apelo junto ao público, mas também uma boa resolução.
Lembre-se, a imagem será cortada e cada pedaço será ampliado na publicação de cada post. Então, se você não tem imagens impactantes com qualidade, será que vale a pena fazer um mosaico?
Um exemplo é o perfil do Evo Morales. Cada post do feed é um vídeo que inicia com uma imagem que compõe o mosaico. No vídeo, a imagem aparece, logo de cara, e depois é apresentado algum conteúdo sobre o seu governo. É interessante observar que, quando o post não é um vídeo, a foto mostra o rosto de Evo ― e, assim, faz sentido de maneira isolada.
O mosaico atende aos objetivos da marca?
Será que ter um mosaico no Instagram é a melhor forma de transmitir a informação que você deseja e atingir os objetivos de marketing? Muitas vezes, outros formatos de conteúdo no Instagram (vídeo, carrossel, story) podem ser mais eficientes.
Então, não tente usar essa técnica só porque outros perfis ou, até mesmo, o concorrente está usando, pense em alguma campanha que faça sentido. E, se não fizer, tudo bem não usá-la.
A série Rick e Morty, por exemplo, criou um mosaico no Instagram para um objetivo de marketing específico, o lançamento da nova temporada. A marca lançou um jogo, que convida os usuários a interagirem com o mosaico e cumprirem os desafios para serem recompensados com previews dos episódios. Um convite à diversão e à interação!
Lembre-se, é preciso pensar na estratégia de comunicação da marca antes de criar o painel de fotos no Instagram. Se, depois de ler isso, você acha mesmo que vale a pena investir nessa técnica, então, siga em frente para saber como fazer isso.
Passo a passo para criar um mosaico no Instagram
Criar um mosaico até pode ser simples para quem já sabe mexer com Photoshop ou outro software de edição de imagens. Mas nem todo mundo que trabalha com redes sociais sabe mexer nesses programas, não é?
Para salvar o social media, existem vários apps para celular que fazem esse trabalho em apenas alguns segundos. Você pode baixar algum destes:
- Giant Square for Instagram (Android e iOS);
- Grid-It (iOS);
- Grid Maker for Instagram (Android);
- IG Grids (iOS);
- Photo Grid for Instagram (Android).
Agora, que você já tem uma lista de indicações, vamos mostrar o passo a passo para criar um mosaico no Instagram com o Giant Square for Instagram. Acompanhe:
Baixe o aplicativo na Play Store. Abra o app e clique em “open gallery” para selecionar a imagem na sua galeria. Depois de selecionar, você pode escolher o tipo de mosaico (2×1, 2×2, 3×3 etc.) e movimentar o grid para escolher o enquadramento.
Então, o app vai mostrar a imagem “fatiada”, e você pode escolher se deseja salvar as imagens (será criada uma pasta do app no seu dispositivo) ou publicar diretamente no Instagram. Se optar pelo compartilhar no Instagram, você ainda pode editar a imagem como qualquer outro post.
Então, gostou da ideia de criar um mosaico no Instagram? O segredo é planejar bem o conteúdo, alinhar aos seus objetivos e escolher uma foto com boa qualidade. Quando o trabalho é bem elaborado as chances de gerar um buzz positivo para a marca só aumentam!
Agora, que você sabe como criar um mosaico na plataforma conheça outros aplicativos para Instagram que vão deixar os seus conteúdos ainda mais incríveis!