Gerenciar redes sociais requer conhecimento técnico, criatividade, dedicação e, cada vez mais, capacidade de tomar decisões baseadas em dados.
É o famoso Data Driven Marketing que tanto se fala por aí. Mas, e na prática? Como é que os profissionais da área, social medias, ou mesmo os empreendedores que estão aí lutando para posicionar suas marcas no digital fazem isso?
A verdade é que quase todo mundo acha que isso é um bicho de 7 cabeças. Um problema designado aos raros – e valiosíssimos – profissionais com capacidade técnica para olhar para os dados, entendê-los, analisá-los e tomar decisões mais assertivas.
Mas, nós, aqui da mLabs, discordamos radicalmente disso. Para tornar tudo isso mais acessível – tanto em relação aos investimentos quanto à capacidade técnica – adquirimos a DashGoo, uma ferramenta avançada para criação de relatórios de mídias sociais.
O que é a DashGoo
A DashGoo é uma ferramenta avançada para criação de relatórios e dashboards de mídias sociais. Com ela, é possível criar relatórios 100% personalizáveis de mídias como Google Ads, Facebook e Instagram (Ads e contas business), YouTube, Google Analytics e muito mais.
Além da possibilidade de personalização dos relatórios , a DashGoo permite a inserção de dados de fontes externas, como uma planilha de excel, por exemplo.
Mas, para além da possibilidade de criar relatórios de mídias sociais que a mLabs ainda não tem, a DahsGoo entrega valores que podem tornar a gestão de redes sociais de qualquer marca mais “inteligente”.
Relatórios criados a partir de templates customizáveis
Com a DahsGoo é possível gerar relatórios em poucos minutos a partir de modelos prontos ou do zero, de forma totalmente personalizada.
Os graus de personalização de um relatório variam desde a inclusão do logo de uma marca (e da agência) até a inserção de textos com análises de cada gráfico, escolha das métricas e indicadores de cada canal e a inserção de dados de fontes externas.
Relatórios de performance
Além da incrível variedade de relatórios, a DashGoo traz um importante adicional para quem já usa a mLabs: a possibilidade de acompanhar dados de performance e gerar relatórios de canais como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e outros.
A DashGoo permite também a comparação da performance de diferentes períodos, o acompanhamento de indicadores de um site (como metas e conversões, fontes de tráfego, desempenho nas buscas) e muito mais.
Relatórios com envio automatizado
Com a DahsGoo é possível programar a geração automática e garantir o envio desse relatório periodicamente.
Além do agendamento do envio, é possível gerar um link do relatório, PDF ou PPT. A ferramenta permite também o envio dos relatórios via WhatsApp.
Dashboard para acompanhamento
Além dos relatórios, os usuários DashGoo podem acompanhar os dados através de Dashboards atualizados em tempo real.
Esses Dashboards ficam alocados em um portal whitelabel, que pode ser acessado por clientes ou por membros da equipe.
Como os clientes mLabs podem ter acesso aos relatórios avançados da DashGoo
Os clientes mLabs que contrataram o plano completo mLabs, que custa R$29,90/mês, possuem acesso a todos os recursos da DashGoo. O acesso à ferramenta é liberado de forma automática dentro da mLabs e a integração deve ser feita através do novo Diretório de Aplicativos da mLabs.
A contratação do serviço também é feita dentro da plataforma, através do menu Planos e Serviços. Nosso time terá o maior prazer em esclarecer as suas dúvidas e te ajudar nessa contratação através do chat, dentro da mLabs. #tamojunto 👊
Como integrar a DashGoo à mLabs e gerar relatórios avançados – Passo a passo
O tutorial que mostraremos a seguir é para os nossos queridos mLovers 🧡, mas se você ainda não é cliente – claro que não vamos te deixar na mão – ative o seu teste grátis na mLabs e aproveite para conhecer TODOS os recursos!
Para integrar a DashGoo à mLabs é muito simples. Acesse a mLabs, clique na opção APP DIRECTORY localizado no menu superior.
Perceba que nesta tela você tem uma visão geral de todos os Apps disponíveis para integração na mLabs. Vá até o card da DashGoo, clique em “Ver detalhes” para ter mais informações, ou em “Contratar” para aderir ao plano.
Após fazer a contratação, você será direcionado automaticamente para a plataforma da DashGoo.
Essa é a tela de bem-vindo que você irá encontrar ao logar pela primeira vez na DashGoo, para começar clique no botão “Vincular Conta”.
Em seguida, você será direcionado para tela de vinculação da conta, para prosseguir clique no botão “Adicionar uma nova conta”.
Logo de cara, aparecem as principais ferramentas de análises e anúncios de marketing digital. Caso você use uma ferramenta que não apareça nesta tela, não se preocupe, é possível adicionar mais opções.
Selecione a conta que você deseja associar, no exemplo, nós selecionamos o Google Analytics.
Conecte a sua conta escolhida e clique no botão “Permitir”.
A conta conectada aparecerá na próxima tela. É possível conectar mais contas na plataforma. Para adicionar outra conta do Google Anaytics ou de outra ferramenta de sua preferência, clique no botão “Adicionar uma nova conta”.
Depois de conectar as suas contas, clique em “Acesso Rápido”, localizado no menu superior, para adicionar um cliente.
Preencha as informações do cliente: logo, nome, e-mail, website, contas associadas ao cliente (conexões), gerente de contas/analista responsável e clique no botão “Salvar”.
Na tela de “Clientes”, selecione o cliente para o qual deseja emitir o relatório e clique no botão “Novo Relatório”.
Configure o seu novo relatório preenchendo os campos indicados: nome, template, período da análise, inserção do logo do cliente e da agência no cabeçalho, idioma, período de comparação e clique no botão “Salvar”.
Você pode escolher um template pronto ou criar um do zero, na segunda opção, é preciso selecionar e arrastar os Widgets, que aparecem no menu lateral à esquerda, para compor o seu relatório de acordo com as suas necessidades.
No exemplo abaixo, nós selecionamos o Widget “Visão Geral”. Ao arrastá-lo para o relatório aparece uma tela de configuração do Widget que precisa ser preenchida com os dados que você deseja mostrar no relatório. Após configurar o seu Widget clique em “Salvar”.
As informações do relatório são editáveis, para personalizá-las clique em “Opções Avançadas”, na tela de configuração do Widget, e faça os ajustes nas informações. Você pode mudar a ordem dos dados, inserir símbolo de moeda nos campos com custo, entre outras alterações.
Veja como o relatório vai tomando forma conforme você seleciona os Widgets e configura os dados. Na imagem abaixo, o relatório está preenchido com o Widget “Visão Geral” do Google Analytics.
Além dos Widgets, é possível alterar as opções de Layout. Dá para inserir quebra de página e alterar as colunas do documento para organizar as informações na ordem que você pretende apresentá-las.
Para acessar as opções de “Layout”, vá até o menu lateral esquerdo abaixo dos “Widgets”, selecione a opção desejada e arraste para o documento.
Após montar todo o seu relatório, clique no botão “Editar folha de rosto do PDF”.
A folha de rosto é uma espécie de capa para o seu relatório, ela exibe as seguintes informações: logo da agência, nome do Gerente de Contas, intervalo de tempo e data de comparação.
Você também pode inserir título, subtítulo e informações adicionais na sua capa. Após preencher os dados, clique em “Salvar”.
Terminou o seu relatório? Agora, você tem quatro opções de envio para o cliente: (1) gerar o arquivo em PDF, (2) enviar o link do relatório digital e (3) agendar o envio do relatório automaticamente e (4) enviar o arquivo em PDF direto da plataforma.
Na opção “Agendar relatório” é possível selecionar a frequência de envio e deixar o relatório automatizado, sem a necessidade de acessar a plataforma todo mês para refazer o documento.
Pronto! Agora, você tem um relatório completão, com as informações que realmente importam para os seus clientes e, MELHOR AINDA, programado para ser enviado automaticamente.
Aproveite mLabs e DashGoo para exponenciar seus resultados!
Com a união mLabs e DashGoo você só tem ganhos!
Principalmente se você faz parte de uma agência de marketing que precisa apresentar os resultados para os clientes com mais objetividade e oferecer recursos avançados.
Fora que você economiza tempo ao criar e automatizar relatórios em questão de segundos podendo se concentrar em realizar análises ao invés extrair os dados.
Além de relatórios, as funções da mLabs também automatizam muitas atividades do dia a dia como:
📅 Agendar posts em múltiplos formatos para as principais redes sociais (incluindo Reels e TikTok).
💡Criar posts a partir de templates prontos (e integração com o Canva).
🎯Impulsionar postagens no Facebook e Instagram (junto com o agendamento!)
🔗Criar página de Link na Bio (com formulário para captar contatos!)
💭 Fazer gestão de comentários, direct e inbox.
✅Aprovar conteúdo de forma simplificada e organizar fluxo de trabalho.
E MUITO MAIS!
Para aproveitar o benefício de 7 dias grátis na mLabs e DashGoo, basta clicar neste link e fazer seu teste grátis na mLabs para conhecer todas as funcionalidades na prática! 💥