Acompanhar uma ou outra métrica do Instagram, como o número de seguidores e a quantidade de views de um Reels, é o suficiente se você for como a maioria dos usuários.
Mas, para quem trabalha com redes sociais, o buraco (sempre) é mais embaixo.
Se você realmente quer entender o impacto de estratégias de marketing no Instagram, vai precisar mergulhar mais fundo nas métricas que a rede oferece.
Com 1.099 posts sendo publicados por segundo, conforme calculado pela SpectralPlex, a competição por atenção e engajamento nunca foi tão acirrada.
Para te ajudar, reunimos aqui tudo que você precisa saber sobre as principais métricas do Instagram que você deveria acompanhar. Confira e tire suas dúvidas!
O que são métricas do Instagram e como funcionam?
Métricas do Instagram são números que avaliam o desempenho das publicações e do perfil na plataforma. Elas medem várias coisas, como quantas pessoas seguem você, quantas pessoas veem suas postagens, quantas interagem com seu conteúdo, etc.
Basicamente, são uma forma de tirar a “temperatura” do seu Instagram, mostrando como o conteúdo está sendo recebido pelos seguidores e qual o impacto das atividades do perfil.
Algo importante de entender sobre métricas é que elas fornecem dados brutos. Isso significa que você recebe números puros e simples, como quantas pessoas curtiram uma foto ou quantas visualizaram um vídeo.
Esses números são importantes porque mostram de maneira direta o alcance e o impacto do conteúdo, mas eles não contam toda a história.
É necessário interpretar esses dados se quiser entender o que eles significam.
Um número alto de seguidores é bom, mas se esses seguidores não estão interagindo com suas postagens, isso pode indicar que algo precisa ser ajustado.
“O importante é não se prender apenas aos números brutos, mas sim analisar o que eles realmente significam e como podem guiar suas ações futuras.” Rafael Kiso
Quais são as principais métricas do Instagram para acompanhar?
As métricas do Instagram que você precisa acompanhar dependem diretamente dos seus objetivos. De qualquer forma, vamos te dar um overview das mais importantes.
Um detalhe: todas as métricas a seguir podem ser encontradas de forma centralizada nos relatórios da mLabs, facilitando o acompanhamento do desempenho da conta.
1. Alcance
O alcance é uma das métricas mais simples e mostra o número de usuários que viram determinada postagem. Por exemplo, se você publica uma foto e 500 pessoas diferentes a visualizam, seu alcance é de 500.
Como acessar a métrica alcance do Instagram:
- acesse sua conta comercial;
- toque no ícone com três riscos na horizontal, no canto superior direito, para abrir o menu principal do Instagram;
- na seção “Para Profissionais”, toque na opção “Insights”;
- na página “Visão Geral”, escolha a opção “Contas Alcançadas”.
2. Impressões
A métrica de impressões é o total de vezes que uma postagem (no feed, reels ou stories) foi visualizada dentro de um determinado período. Isso inclui todas as visualizações, mesmo que sejam repetidas pela mesma pessoa.
Por exemplo, se um usuário viu sua postagem 7 vezes, você terá 7 impressões.
A diferença entre alcance e impressões é que o alcance conta o número de pessoas únicas que visualizaram o conteúdo, enquanto as impressões somam todas as visualizações.
Conseguiu entender a diferença entre eles? É simples, mas buga o cérebro às vezes!
Como acessar a métrica Impressões no Instagram:
- acesse sua conta comercial;
- toque no ícone com três riscos na horizontal, no canto superior direito, para abrir o menu principal do Instagram;
- na seção “Para Profissionais”, toque na opção “Insights”;
- na página “Visão Geral”, escolha a opção “Contas Alcançadas”. Mais abaixo, aparecerá o número de impressões do período.
3. Interações
Interações são as ações diretas que os seguidores fazem nas suas postagens, como curtir, comentar, compartilhar e salvar o post para ver depois.
Quanto mais interações, mais o Instagram vê seu conteúdo como relevante e joga ele para as pessoas verem.
Como acessar a métrica de Interações no Instagram:
- acesse sua conta comercial;
- toque no ícone com três riscos na horizontal, no canto superior direito, para abrir o menu principal do Instagram;
- na seção “Para Profissionais”, toque na opção “Insights”;
- na página “Visão Geral”, escolha a opção “Contas com Engajamento”.
4. Taxa de engajamento
A taxa de engajamento possibilita descobrir o percentual de interação dos usuários com as postagens de um perfil.
Ela pode ser calculada de duas formas, sendo uma delas pública e outra real
A taxa de engajamento pública é calculada da seguinte forma: divida o número de interações (curtidas, comentários e compartilhamentos), em um determinado período, pela quantidade de seguidores do perfil no mesmo período.
Caso o perfil tenha 1.000 seguidores e, em média, receba 200 interações por postagem, sua taxa de engajamento é de 20%.
Já a taxa de engajamento real é calculada pelo número de interações dividida pelo alcance da postagem, tornando o número mais próximo do real.
5. Engajamento por post
Se você já entendeu a taxa de engajamento geral, então o engajamento por post vai ser fácil de entender. Essa métrica é simplesmente o número total de interações que um único post recebe dividido pelo alcance que ele teve durante um período específico.
Por exemplo, se um post teve 200 curtidas, comentários e compartilhamentos, e alcançou 1.000 pessoas, o engajamento por post seria de 20%.
6. Crescimento de seguidores
A métrica de crescimento de seguidores mostra quantas novas pessoas começaram a seguir seu perfil durante um período específico.
Para uma análise mais completa desse crescimento, é importante considerar não apenas o número bruto de novos seguidores, mas também o saldo líquido, que considera o número de pessoas que deixaram de seguir o perfil (unfollows).
Em dois meses, se o perfil ganhou 500 novos seguidores e perdeu 100, o saldo líquido de crescimento de seguidores seria de +400. Isso significa que seu perfil cresceu em 400 novos seguidores durante o período analisado.
Como acessar o número de seguidores em determinado período:
- acesse sua conta comercial;
- toque no ícone com três riscos na horizontal, no canto superior direito, para abrir o menu principal do Instagram;
- na seção “Para Profissionais”, toque na opção “Insights”;
- na página “Visão Geral”, toque em “Últimos X dias”, no canto superior esquerdo do painel para ver um calendário;
- selecione o período da análise dos dados na parte superior da tela e toque em “Atualizar”;
- volte à página “Visão Geral” e escolha a opção “Total de Seguidores”.
7. Cliques na URL
O número de cliques na URL indica quantas vezes o link inserido na sua bio do Instagram foi clicado pelos seus seguidores.
É uma das poucas formas de ter URLs clicáveis diretamente no Instagram, já que links em legendas e comentários não são clicáveis, a menos que seja um anúncio ou produto do Instagram Shopping).
A taxa de cliques na URL da bio pode estar diretamente ligada à taxa de conversão do site. Se o perfil direciona os seguidores para a página de compra através do link da bio, o número de cliques nesse link pode indicar o interesse direto gerado pelo seu conteúdo.
Como acessar o número de clicks no link da bio no Instagram:
- acesse sua conta comercial;
- toque no ícone com três riscos na horizontal, no canto superior direito, para abrir o menu principal do Instagram;
- na seção “Para Profissionais”, toque na opção “Insights”;
- na página “Visão Geral, selecione “Contas Alcançadas” e role até o final para ver “Toques de links externos”.
8. Visualizações
O número de visualizações é uma métrica importante para o desempenho de vídeos e stories. Elas simplesmente contam quantas vezes seu conteúdo foi assistido.
Mas é sempre bom lembrar que uma pessoa pode passar por um vídeo no feed ou nos Stories sem necessariamente assistir. Nesse caso, conta-se uma impressão, mas não uma visualização completa.
Enquanto as visualizações mostram quantas vezes seu vídeo foi assistido completamente, as impressões contabilizam todas as vezes que o vídeo foi exibido, mesmo que não tenha sido assistido até o final.
Como acessar o número de visualizações de Reels e Stories:
- acesse sua conta comercial;
- toque no ícone com três riscos na horizontal, no canto superior direito, para abrir o menu principal do Instagram;
- na seção “Para Profissionais”, toque na opção “Insights”;
- na página “Visão Geral”, encontre o vídeo para acessar suas visualizações.
9. Desempenho de hashtags
Quais hashtags atraem mais visualizações, curtidas, comentários e até novos seguidores? Fazer esse monitoramento pode fundamentar o uso de hashtags relevantes e aumentar as chances do perfil ser descoberto por um público maior.
Se você notar que certas hashtags estão gerando mais engajamento, pode usá-las com mais frequência ou usar outras similares para ver se elas também trazem bons resultados.
Mas, afinal, como fazer isso? Uma das melhores maneiras de identificar as hashtags mais relevantes é usando os relatórios da mLabs DashGoo.
Essa ferramenta da mLabs fornece insights sobre quais hashtags foram mais usadas em determinado perfil durante um período específico e como elas estão relacionadas ao desempenho das postagens em termos de alcance, impressões e interações.
10. Audiência por localização
É possível identificar as cidades e países onde os seguidores de um perfil do Instagram estão localizados, além do percentual de seguidores em cada lugar.
Com esse monitoramento, você pode ver de onde vem a maioria do público e pensar em como personalizar as publicações para melhor atender aos interesses específicos de diferentes grupos geográficos.
Como acessar as localizações dos seguidores do perfil no Instagram:
- acesse sua conta comercial;
- toque no ícone com três riscos na horizontal, no canto superior direito, para abrir o menu principal do Instagram;
- na seção “Para Profissionais”, toque na opção “Insights”;
- na página “Visão Geral, selecione “Total de Seguidores” e role a tela até encontrar os dados sobre a localização dos seguidores.
11. Cliques em links (Stories)
Como o nome já indica, o número de cliques em links nos Stories mostra quantas vezes os espectadores interagiram diretamente com o link inserido no seu Story.
Com o recurso “arrastar para cima”, você adiciona um link clicável em um Story para direcionar os espectadores para sites externos.
Até outubro de 2021, essa função estava disponível apenas para contas verificadas ou com mais de 10 mil seguidores. Desde então, o Instagram liberou a figurinha de links para todos os usuários.
Como acessar o número de links inseridos nos Stories:
- acesse sua conta comercial;
- toque no ícone com três riscos na horizontal, no canto superior direito, para abrir o menu principal do Instagram;
- na seção “Para Profissionais”, toque na opção “Insights”;
- na página “Visão Geral”, clique no story para a qual deseja rastrear os toques no link;
- role para baixo até ver a aba de interações do Story;
- encontre o número de cliques no link para sua postagem específica.
12. Períodos mais ativos
Saber quando os seguidores estão mais ativos no Instagram é uma das informações mais valiosas que você pode ter. O Instagram fornece esses dados divididos em duas partes: por horas e por dias.
Com os dados por hora, você consegue ver quantos seguidores estão ativos em cada faixa horária de cada dia da semana. Já nos dados por dia, você fica sabendo quantos seguidores se conectam em cada dia da semana.
Com esses dados, você pode planejar as postagens para os dias e horários em que mais pessoas estão online.
Como acessar:
- acesse sua conta comercial;
- toque no ícone com três riscos na horizontal, no canto superior direito, para abrir o menu principal do Instagram;
- na seção “Para Profissionais”, toque na opção “Insights”;
- na página “Visão Geral”, selecione a opção “Total de Seguidores” e confira um gráfico com dias e horários em que os seguidores estão mais ativos.
Por que é importante fazer a análise de métricas do Instagram?
Quem acompanha a gente aqui na mLabs sabe que sempre batemos na mesma tecla: para obter resultado nas redes sociais, é preciso olhar para os dados. No Instagram, isso não poderia ser mais verdade.
Vejamos alguns motivos para não deixar de lado a análise de métricas.
A publicação de conteúdo depende do que atrai o público
Cada público é único, e o que funciona para um perfil pode não funcionar para outro.
Por isso, é importante realizar uma análise das métricas para entender quais tipos de postagens geram mais interações, como curtidas, comentários e compartilhamentos.
Com base nos resultados, você pode fazer ajustes estratégicos no planejamento de conteúdo para o Instagram.
O cálculo do ROI exige o monitoramento de métricas
As marcas investem em campanhas pagas nas redes sociais, e o ROI ajuda a determinar se esses investimentos foram bem-sucedidos em termos de retorno financeiro.
Mas, para calcular o ROI de uma campanha no Instagram, é necessário monitorar uma série de métricas-chave, como taxas de engajamento, cliques em links, conversões e até o valor estimado de cada transação gerada por meio da plataforma.
O monitoramento é a melhor maneira de antecipar mudanças
O Instagram está sempre mudando, e o comportamento do público também. Monitorar métricas te dá um panorama atualizado de como as publicações e as campanhas estão performando e como a audiência está reagindo.
Os ajustes maximizam o impacto das publicações
Uma das maiores vantagens de analisar métricas é a chance de fazer ajustes em tempo real.
Se você perceber que as postagens não estão tendo o desempenho esperado, pode ajustar a estratégia imediatamente, seja mudando o horário de publicação, ajustando a legenda ou usando hashtags diferentes.
Qual a melhor maneira de acompanhar as métricas do Instagram?
Bom, sejamos sinceros: se você produz uma quantidade considerável de conteúdos, acompanhar todas essas métricas do Instagram na unha não será nada fácil.
Não que seja difícil fazer a extração dos dados. O ponto aqui é: o que você fará com eles depois?
A partir das informações que a plataforma te dá, você consegue obter os melhores insights?Descobrir qual formato te dá mais engajamento? Ou qual a média de interações por post?
Sério, isso dá trabalho, e muito. Mas existem alternativas.
Com a DashGoo by mLabs você poderá acessar diversas métricas de stories de forma super intuitiva e facilitada com dashboards personalizáveis.
Além disso, pode gerar relatórios para envio agendado e também pode baixar apresentações prontas com os dados já tratados.
A própria plataforma da mLabs também oferece insights sobre o desempenho no Instagram, incluindo análises de concorrentes que ajudam a contextualizar as estratégias do perfil.
Não deixe de aproveitar todos os insights que as métricas do Instagram têm a oferecer! Com uma ferramenta como a mLabs, você pode acessar relatórios que tornam a gestão no Instagram mais ágil e orientada por dados.
Quer testar os relatórios da mLabs sem pagar nada? Faça um teste de 14 dias gratuitos na DashGoo.