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Métricas de Marketing: o que são e quais você deve acompanhar para medir os seus esforços!

Métricas de Marketing: o que são e quais você deve acompanhar para medir os seus esforços!
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Certamente você já ouviu falar sobre métricas de marketing, mas será que você realmente sabe o que são elas, como entendê-las e o quanto são importantes para o seu negócio?

Considerar indicadores e métricas é fundamental para acompanhar o desempenho de uma estratégia realizada na Internet e entender qual será o impacto no resultado de vendas da sua empresa.

Neste artigo, você verá principais métricas do marketing digital que você precisa saber para monitorar a sua performance. Elas valem para qualquer estratégia que a sua marca adotar na Internet, como o marketing de conteúdo nas redes sociais, SEO, Inbound marketing, Unbound Marketing, entre outras.

O que são métricas de marketing

Você pode estar pensando: “eu fiz humanas exatamente para fugir dos números” e quando chega o momento de pensar nas métricas tudo vira uma confusão.

Por isso, vamos ajudar! Você quer mais tráfego para o seu site?  Alcançar mais pessoas nas redes sociais? Uma taxa de cliques de e-mail mais alta?

As métricas de marketing digital vão te levar a atingir esses objetivos. Elas são informações que você consegue medir e acompanhar para saber o desempenho das suas ações de marketing na Internet.

Por que mensurar resultados é fundamental?

Estes dados são de enorme importância para saber se o planejamento está funcionando, o que pode ser otimizado ou se existe previsibilidade sobre as próximas ações. Além disso, eles também indicam o que pode estar dando errado e quais pontos necessitam de melhoria.

Com a análise dessas métricas é possível comprovar a eficiência de uma campanha ou estratégia de marketing digital, acompanhar o desempenho da equipe e atingir as metas traçadas no seu plano de marketing.

São esses números que vão nortear as próximas estapas do seu planejamento. Por isso, extrair e analisar os dados é fundamental!

Quais são as métricas de marketing digital fundamentais para o seu negócio?

Entender a importância desses números ajuda a diminuir um pouco a sensação de querer distância deles, né? Você não precisa se transformar em um gênio da matemática ou das exatas para conseguir ter mais clareza das ações de marketing da sua empresa! 

Para ser mais didáticos, vamos conferir algumas métricas do marketing digital que vão ajudar a alavancar o seu negócio, divididas em:

  • métricas de receita e vendas;
  • métricas de conversão e retenção;
  • métricas de redes sociais.

Confira a seguir quais são elas:

Métricas de receita e vendas

As métricas de receita e vendas dizem respeito aos resultados financeiros da empresa. Para além de saber quantos produtos foram vendidos ou qual receita entrou, é importante monitorar as métricas de ROI (retorno sobre investimento), CAC (custo de aquisição de clientes) e ticket médio. 

Lembre-se que estas métricas precisam caminhar em conjunto. Por vezes, analisar apenas uma isoladamente não mostrará os reais resultados.  Entenda o que são:

Retorno sobre o investimento (ROI)

O retorno sobre o investimento (ROI) é uma importante métrica de marketing digital, e analisá-la é crucial para o sucesso esperado. Por meio dela, é possível identificar se os investimentos realizados pela empresa têm gerado bons resultados.

Para calcular o ROI, é preciso utilizar uma fórmula que consiste na receita de vendas dividida pelo investimento realizado. 

Quando o resultado alcançado for menor que um, significa que há prejuízo. Nesta situação, é necessário redirecionar as ações estratégicas da empresa. 

Pensa assim, se eu estou gastando mais do que deveria para conseguir alcançar o meu objetivo, é porque a situação não está boa e precisa melhorar.

Custo de aquisição por clientes (CAC)

O custo de aquisição por clientes (CAC) é uma métrica relacionada ao valor do investimento para conquistar um cliente.

Funciona da seguinte maneira: é preciso somar os custos das áreas de marketing e vendas (incluindo campanhas, máquinas e profissionais) e dividi-lo pelo número de novos consumidores. O valor encontrado representará o quanto a empresa precisa investir para conquistar um novo cliente.

Também existe a possibilidade de verificar o CAC por área. Nesta situação, você considera os custos específicos de cada departamento (marketing e vendas) e dividi pelo número absoluto de novos consumidores. 

Esse número ajuda a perceber se os gastos feitos por cada área estão sendo compensado pela quantidade de clientes conquistados.

Ticket médio

O ticket médio demonstra a média do valor que cada cliente gasta em seus serviços e/ou produtos. Normalmente essa métrica é analisada de forma mensal para dar mais precisão aos resultados.

Para isso, divida a receita do mês pelo número de clientes do mesmo período. O ideal é que o ticket médio seja alto para gerar mais receita, mas também é importante comparar os resultados mês a mês para saber se os clientes estão gastando mais com o seu negócio ou não.

Métricas de conversão e retenção

As métricas de conversão e retenção se referem à evolução dos leads e clientes no funil de vendas, desde a geração até a fidelização. Acompanhe agora a explicação de cada métrica:

Taxas de conversão

A taxa de conversão se refere ao percentual de usuários que realizou a ação que você queria, entre aqueles que acessaram uma página, viram um post ou receberam um e-mail. Essa taxa pode ser calculada em qualquer canal do marketing digital.

Geralmente, quando se fala em conversão, pensamos logo em venda. Mas a conversão pode ser qualquer ação que a marca defina como objetivo: baixar um e-book, preencher um formulário de newsletter, deixar um comentário no blog ou gerar um cadastro pelas redes sociais. A cada conversão realizada, o lead fica mais próximo da compra.

No Google Analytics, é possível configurar as ações que você define como conversão, monitorar quantos usuários convertem, o percentual em relação ao número de visitantes e quais canais contribuem mais para gerar conversões.

Taxas de conversão no funil de vendas

Uma vez que sua empresa adota uma estratégia de Inbound Marketing, é preciso que ela esteja atenta à taxa de conversão no funil de vendas.

Para tanto, é importante considerar as três fases do funil (topo, meio e fundo) e determinar quais são as principais estratégias que levam o lead de uma fase para a outra.

Quando uma Landing Page converte um lead do topo para o meio do funil, por exemplo, o contato prossegue no processo de qualificação. Essa conversão, por sua vez, pode e deve ser analisada com o objetivo de observar a escalabilidade do processo.

Para que haja efetividade no cumprimento desta métrica, a produção de conteúdo deve respeitar cada etapa. Isso vai permitir que a empresa diferencie claramente as conversões de topo, meio e fundo do funil de vendas.

Quando o lead estiver finalmente pronto para ser encaminhado do fundo do funil para a área de vendas, ele passará a ser uma oportunidade de venda!

Leads gerados

Você sabe o que são leads? Eles são os visitantes do seu site ou blog que se interessaram por seu conteúdo e, por isso, ofereceram seus contatos em troca de algo — como um e-book, uma assinatura de newsletter, um pedido de teste, o contato de um consultor, etc.

A geração de leads é uma das principais métricas de marketing digital, já que indica o número de pessoas com quem você pode começar um relacionamento e, mais tarde, realizar uma oferta de venda. 

Captar leads é fundamental para o sucesso de um processo de venda. Quanto mais pessoas fornecerem contatos, mais chances de conquistar seu objetivo final e aumentar seus resultados.

No entanto, é preciso ir além do número absoluto de leads. É necessário ter atenção à taxa de conversão dos visitantes em leads. Por exemplo, de nada adianta receber um número grande de visitantes que não estejam convertendo para seu objetivo final. 

Caso perceba que a métrica de leads é baixa, significa que pode ter algo de errado com a sua estratégia.

Como solução, vale a pena analisar se a sua buyer persona está certa, se suas chamadas de ação (call to action) estão realmente atrativas e até mesmo se a sua página tem botões de conversão posicionados de forma clara. 

Outra forma de gerar leads é usar as redes sociais para publicar Landing Pages. Levando o tráfego dos seus canais para este local, você certamente verá seu número de leads crescer.

Taxa de retenção de clientes

Aqui, estamos falando sobre os clientes que retornam à empresa para comprar de novo. Ou seja, caso essa métrica seja baixa, pode significar que os clientes não estão satisfeitos com os produtos que compraram ou com o atendimento que receberam.

Porém, também pode indicar falta de investimento naquele serviço/produto, falta de divulgação, público-alvo errado etc.

A taxa de retenção é fundamental para um e-commerce não ter seus carrinhos abandonados no momento da compra, por exemplo. Além disso, ela ajuda no cálculo para descobrir o valor médio investido para ter um cliente.

Métricas de redes sociais

As redes sociais oferecem uma infinidade de métricas sobre quantos usuários a sua marca alcança, engaja e converte.

Para ajudar a monitorar sua performance, a mLabs concentra em um só lugar os dados da sua marca em todas as redes sociais. Você pode gerar relatórios completos e customizados para fazer melhores análises da sua presença social.

Selecionamos aqui os principais dados que você deve olhar para avaliar o desempenho das suas estratégias de social media. Confira agora quais são as principais métricas de redes sociais:

Alcance nas redes sociais

O alcance nas redes sociais informa quantas pessoas foram impactadas pelo seu perfil como um todo ou pelas suas publicações avulsas.

É essencial acompanhar essa métrica para saber se a sua marca está sendo conhecida por mais pessoas, que podem se tornar seguidores ou até clientes.

Mas olha, alcance é diferente de impressões — que também é uma métrica de marketing digital bastante usada em social media.

Enquanto o alcance informa o número de contas únicas alcançadas, as impressões mostram quantas vezes o post foi exibido, mesmo que uma mesma pessoa tenha recebido mais de uma vez. Portanto, as impressões tendem sempre a ter um número maior que o alcance.

Engajamento

O engajamento é um dos objetivos mais perseguidos pelas marcas nas redes sociais. Essa métrica do marketing digital se refere ao número de interações dos usuários com o perfil da marca ou com cada publicação. 

Todas querem uma taxa de engajamento alta! A taxa de engajamento divide o número absoluto de interações pelo alcance do perfil ou das publicações.

Em cada rede social, o cálculo do engajamento considera diferentes ações dos usuários. No Facebook, por exemplo, essa métrica considera as reações, comentários, compartilhamentos e cliques.

Já o Instagram engloba curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos no feed; respostas e compartilhamentos nos stories; curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos no IGTV.

Para aumentar o engajamento nas redes sociais, é preciso trabalhar cada plataforma com seus diferentes formatos, mas com uma estratégia consistente entre todas elas.

Crescimento do perfil

Olhar o número de seguidores não diz muita coisa. Afinal, com a redução gradual do alcance orgânico das redes sociais nos últimos anos, ter uma grande base de seguidores não significa que eles estejam recebendo o que você publica.

Por isso, mais importante é monitorar o crescimento do número de seguidores, que ajuda a identificar se você está criando conteúdos que despertam interesse.

Se você percebe que houve uma queda ou um crescimento expressivo, vale a pena analisar de perto o que aconteceu nesse período e, então, ajustar a estratégia.

Tráfego das redes sociais

O tráfego das redes sociais mostra quantos visitantes do seu site estão vindo do Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter ou LinkedIn. Você pode monitorar esse dado no Google Analytics, que mostra as fontes do tráfego do seu site como um todo ou página por página.

Acompanhar essa métrica é uma forma de entender se os seus seguidores estão indo além das redes sociais e visitando o seu site.

Talvez eles queiram saber mais sobre a empresa, buscar informações sobre os produtos ou ler artigos do blog, por exemplo. Qualquer uma dessas ações é um bom sinal de que eles querem se envolver mais com a marca.

Menções à marca

Será que as pessoas estão comentando sobre a sua marca nas redes sociais? Sobre o que elas conversam? Estão falando bem ou mal? As menções à marca, aos seus produtos ou às suas campanhas podem mostrar isso.

O monitoramento de redes sociais informa o volume de citações e os sentimentos associados às publicações dos usuários. Assim você pode saber se a sua marca está na boca do povo e se está motivando conversas positivas nas redes sociais.

Taxa de conversão nas redes sociais

A taxa de conversão que apresentamos antes também pode ser aplicada nas redes sociais. Você deve definir o que é conversão para a sua marca, de acordo com seus objetivos, como:

  • clicar em um link no post;
  • deslizar para cima nos stories (para acessar um link);
  • assistir a um vídeo até o final;
  • enviar uma mensagem direta à marca;
  • cadastrar-se em um formulário.

Então, se você dividir o número absoluto dessas métricas pela audiência que visualizou a publicação (conversões / alcance), terá a taxa de conversão.

Assim como o tráfego das redes sociais, você também pode medir quantas conversões do seu site vieram de lá. Então, você sabe como elas contribuem para gerar mais leads ou vendas.

Se você instalar o pixel de conversão das redes sociais, os relatórios das plataformas trazem essa informação para você.

Enfim, as métricas de marketing digital que apresentamos aqui vão ser essenciais para melhorar sua performance. No seu site, nas redes sociais, no Inbound ou no Outbound Marketing, não existe estratégia de sucesso sem análise de dados.

Utilize a DashGoo by mLabs para analisar suas métricas de marketing digital de forma prática! 

Analisar e acompanhar as principais métricas de marketing digital são essenciais para evoluir em sua estratégia e pensar em ações para melhorar a performance. Não importa o canal de atuação ou a metodologia, nada funciona sem uma boa análise de dados.  

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