Se você chegou neste post, provavelmente envia ou cogita enviar mensagem automática no Instagram.
Afinal, é um recurso de comunicação muito utilizado, que permite escalabilidade da comunicação e maior divulgação de seu perfil entre os seguidores.
Que mal pode fazer, não é mesmo?
A resposta para essa pergunta é: pode fazer muito mal! Antes, a prática era natural entre as marcas e os profissionais de marketing, inclusive, nós já abordamos as suas vantagens para o aumento da produtividade, porém, o cenário mudou.
O Instagram, agora, considera o envio automatizado de mensagens como uma forma maliciosa de aumentar o alcance na rede. Portanto, o seu algoritmo passou a punir os usuários que praticam tal ação com bloqueios e penalizações que impactam negativamente de várias formas.
Para entender melhor o porquê o envio de mensagem automática pode ser considerado uma prática maliciosa e como evitar a ação bloqueada do seu perfil, continue lendo as informações deste post. Acompanhe!
O que é uma mensagem automática no Instagram?
Como o próprio nome indica, mensagem automática no Instagram é uma maneira de se comunicar com os usuários de forma automática, enviando a mesma mensagem para mais de um perfil.
Para quem já está há algum tempo utilizando o Instagram, sabe muito bem quais são essas mensagens.
As famosas DM (Direct Message ou Mensagens Diretas) que recebemos logo depois que começamos a seguir uma página, sabe?!
Em geral, elas são usadas por perfis comerciais com o intuito de criar relacionamento, divulgar conteúdo, produtos e serviços, e prestar atendimento aos usuários.
Por que enviar mensagem automática pode ser prejudicial à sua conta?
Já não é segredo que o Instagram nunca foi muito fã de serviços de automação, principalmente se tratando de ferramentas que fazem quase tudo de forma automática (ganho de seguidores, envios de mensagens em massa e interações automatizadas).
Por isso, a rede social reforça sua posição punindo os usuários que ferem as diretrizes da comunidade, termos de uso do Instagram e/ou Políticas da Plataforma, através do seu algoritmo.
Todas as ações consideradas como interação “não humana” vão diretamente contra o propósito do Instagram, que é promover a relação de forma autêntica e natural entre os seus usuários – de pessoa para pessoa, sabe?
Por isso, as mensagens automáticas no Instagram não são muito bem aceitas por seu algoritmo.
Mas afinal, como saber o que pode e não pode ser feito na rede social? Veja a resposta no próximo tópico.
Quais ações são consideradas automações maliciosas pela rede social?
Como falado, há algumas ações condenáveis pelo Instagram, que você precisa entender para evitar bloqueios e outras punições na rede.
Conheça as principais delas que ferem as diretrizes do Instagram.
Seguir ou deixar de seguir vários usuários em curto espaço de tempo
Quer dizer que não posso seguir ou deixar de seguir os usuários? 😱
Não é bem assim, o problema dessas ações é que – se repetidas com certa frequência – o algoritmo pode entender que são automatizadas e, provavelmente, realizadas por ferramentas de automação no Instagram (que nós da mLabs não fazemos, ou seja conosco você não corre esse risco).
O uso dessas ferramentas de automação leva a punições severas ou até mesmo ao bloqueio do perfil.
Mas não se preocupe, um estudo realizado pelo Blog MonsterPost indica a quantidade de follow/unfollow que levam ao bloqueio da ação:
Contas antigas
- máximo de 60 curtidas por hora;
- máximo de 60 comentários por hora;
- máximo de 60 novos seguidores por hora;
- máximo de 60 mensagens por hora.
Contas novas
- máximo de 30 curtidas por hora;
- máximo de 30 comentários por hora;
- máximo de 30 novos follows/unfollows por hora.
Enviar comentários e DM em grande quantidade
Comentários e DMs são ótimos canais para divulgar seu perfil, porém você deve ter muita cautela ao gerenciá-los.
O excesso de comentários e mensagens diretas é considerado uma prática prejudicial aos usuários, afinal, ninguém gosta de receber um monte de mensagem comercial, não é mesmo?
Por isso, tome cuidado com excessos e procure elaborar mensagens e comentários que te aproximem do público de forma mais humanizada.
Publicar excessivamente no Feed e nos Stories
Sim, não venha com publicações em massa porque o Instagram não conseguirá diferenciar essa prática de um robô, e quer uma dica: também não é muito legal para seus seguidores!
Tente manter a periodicidade nas publicações e foque na qualidade de cada uma delas, ao invés de quantidade. Isso permite que os seguidores acompanhem o perfil com mais facilidade e engajem mais com a marca.
Inclusive, a mLabs não permite o agendamento de posts no mesmo horário, tanto para o Feed como para os Stories, assim a ferramenta só habilita a função de “agendar post” quando há um intervalo mínimo entre as publicações. Mais uma vez, garantindo a sua segurança na rede social. 🙏
Ganhar muitos seguidores em pouco tempo
Os famosos seguidores fantasmas ou fakers, são muito prejudiciais ao seu perfil e o Instagram está cada vez mais esperto para detectá-los.
Tome cuidado com as contas falsas que seguem seu perfil no Insta, a rede social pode ver isso como uma prática mal intencionada para conseguir seguidores e você pode ser punido por isso.
Como o Instagram está agindo contra esse tipo de automação?
O Instagram sempre foi bem claro em suas diretrizes sobre o uso de ferramentas de automação e a execução de ações automáticas.
No tópico “Promova interações sinceras e significativas” das suas diretrizes, é esclarecido que se deve evitar comentários ou tipos de conteúdos repetitivos, além de outras práticas consideradas como spam na rede.
Como já abordamos, o grande objetivo dessas restrições é preservar e otimizar a experiência dos usuários na rede social de forma humana e sincera entre os participantes.
Portanto, é muito importante respeitar as diretrizes do Instagram, não apenas pelo medo de punição, mas pelo entendimento de que os usuários estão na rede para interagir com pessoas, não robôs.
Como medida corretiva, a rede social está penalizando os perfis com bloqueio parcial das postagens e bloqueio total, impedindo o usuário de logar no perfil.
Caso sua conta tenha sido bloqueada, saiba que infelizmente não há um prazo definido pela rede social para realizar o desbloqueio. O Instagram pode desbloquear a ação já no dia seguinte, ou podem levar semanas, depende de cada caso.
Mas se você acredita que foi injustiçado, é importante relatar o ocorrido para a rede social. Para isso, acesse o APP, clique nas três linhas no canto superior direito. Vá até as configurações e clique em ajuda.
Na sequência, toque em relatar um problema e escolha um motivo e relate o ocorrido.
Pronto! Seu problema será informado para a rede social.
Como a mLabs se posiciona referente ao uso de serviços de automação no Instagram?
A mLabs é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais e não pratica nenhum tipo de automação que possa ser interpretada por uma ação não humana na rede social.
Para o agendamento de posts e Stories, a mLabs emula uma ação humana de postagem. Isso explica, por exemplo, porque há um intervalo de tempo entre seus agendamentos de Stories sequencias, como descrevemos nos tópicos anteriores.
O nosso objetivo é assegurar que não haja má interpretação do Instagram, garantindo que o intervalo de tempo entre um Story e outro seja compatível com o intervalo de um Story por uma pessoa de maneira manual. 😉
Também temos o cuidado de não permitir que o agendamento de post para o mesmo perfil no mesmo dia e horário.
Inclusive, esse é principal motivo pelo qual não oferecemos muitos recursos pedidos pelos usuários como “respostas automáticas no direct”, “comentários e interações automáticos”, entre outros.
Sabemos que esses bloqueios estão diretamente ligados à violação das regras do Instagram e às falhas da penalização algorítmica, por isso buscamos garantir a segurança dos nossos clientes.
Ufa! Esperamos que você tenha entendido o porquê deve evitar o uso de mensagem automática no Instagram.
Quer saber mais informações sobre o tema? Veja nosso post específico sobre ação bloqueada no Instagram com mais exemplos que devem ser evitados!