“Quais são os melhores horários para postar no Instagram?”. Se você fizesse essa pesquisa no Google, em meados de 2020, iria encontrar uma resposta bem geralista que apontava que o melhor horário estaria entre a faixa de: 19h e 21h.
Entretanto, nos últimos três anos muita coisa mudou, inclusive essa resposta e os fatores que envolvem o melhor horário para fazer publicações na rede social.
A questão principal é que esses horários de pico existem, mas será que isso quer dizer que postar nesses momentos é garantia de maiores resultados?
Vamos entender como utilizar esses dados com inteligência e quais são os horários de pico do Instagram para cada nicho.
Existe melhor dia e hora para postar no Instagram?
Sim, existem dias e horários que podem apresentar maior audiência no Instagram.
Só que o que ninguém nunca fala é que esses horários de pico na rede social não devem ser sua bússola ao criar um cronograma de postagem. Doido, né? Mas calma que vamos te explicar o motivo!
O algoritmo do Instagram não permite que todos os posts sejam exibidos para toda a audiência online de forma proporcional.
Ou seja, além de entender o horário em que seu público está online, é preciso pensar em como ser priorizado pelo algoritmo.
Afinal, o horário de pico terá uma maior competição entre os anúncios, assim como os posts orgânicos.
Se estiver difícil entender, pense sobre a dinâmica dos canais de TV: quanto mais audiência tiver em um horário específico de transmissão, mais marcas irão desejar fazer anúncios nessas grades e mais valorizado o espaço ficará.
Assim como a TV, o algoritmo não consegue entregar 100% do que é anunciado/postado.
Sendo assim, ele filtrará o que é relevante para decidir quais conteúdos serão entregues para a audiência.
Nesse filtro, os fortes prevalecem e perfis com altos índices de engajamento ganharão mais destaque na rede social.
Tá, mas como encontrar o melhor horário para a realidade de uma marca/perfil? A resposta é simples: faça testes planejados e evite a concorrência!
E como testes precisam levar em conta os dados, iremos trazer os melhores horários para cada nicho no Instagram, de acordo com a Sprout Social.
Qual é o melhor horário para postar no Instagram?
O estudo realizado pela Sprout Social, atualizado em 2022, nos dá as informações necessárias para montar a estratégia e chegar ao melhor horário para publicar no Instagram.
Observe o gráfico de engajamento na rede social, sendo o maior índice de engajamento representado pelas cores mais escuras e menor pelas cores mais claras.
Nota:
- AM = período das 00 às 11h59;
- PM = período das 12h às 23h59.
Leitura do gráfico (dados GLOBAIS):
- Melhores dias e horários: segunda-feira às 11h da manhã, terça e quarta-feira entre 10h e 14h e quinta e sexta-feira das 10h às 12h;
- Melhor dia: terça e quarta-feira;
- Pior dia: domingo.
Como você pôde ver pelos dados globais, o engajamento em um post pode ter uma diferença grande dependendo do dia e horário que ele for postado. Mas a pesquisa da Sprout foi mais a fundo, mostrando as diferenças que cada nicho deve considerar ao planejar suas postagens.
Vamos nos aprofundar ainda mais nesses dados valiosos para a sua estratégia de marketing?
Melhores horários para postar no Instagram para bens de consumo
- Melhor dia e hora: domingo, entre 15h e 16h;
- Melhor dia: domingo, segunda e quinta-feira;
- Pior dia: sábado.
Ao analisar o gráfico, é possível observar que os horários de maior engajamento no segmento e bens de consumo são domingo, segunda e quinta-feira.
Um fato curioso é o final de semana, que possui o pior (sábado) e o melhor (domingo) dia e hora para postar uma foto no Instagram.
Melhores horários para postar no Instagram para área da educação
- Melhor dia e hora: terça-feira às 10h;
- Melhor dia: terça, quarta e sexta-feira;
- Pior dia: domingo.
No segmento de educação, o cenário é diferente. Os dias letivos ganham destaque na tabela, com terça-feira sendo, sem dúvidas, o dia em que os usuários deste nicho estão mais presentes e participativos na plataforma.
Quarta-feira ao meio-dia e sexta no período da noite costumam ser ótimos para o engajamento.
Melhores horários para postar no Instagram para organizações sem fins lucrativos
- Melhor dia e hora: quarta-feira das 9h às 15h e domingo às 9h;
- Melhor dia: terça e quarta-feira;
- Pior dia: sábado.
Para organizações sem fins lucrativos, vemos que o engajamento é bom em vários momentos da semana. Mas isso não significa que os melhores horários para postar no Instagram devem ser ignorados.
Já que a entrega de conteúdos aparenta ser maior no meio da semana, esse dado pode ser usado na sua estratégia para definir um cronograma de postagens!
Melhores horários para postar no Instagram para área da tecnologia
- Melhor dia e hora: quarta-feira às 8h e sexta-feira às 10h;
- Melhor dia: quarta-feira, sexta-feira e sábado;
- Pior dia: domingo.
Na área de tecnologia vemos um engajamento muito forte na parte da manhã de quarta e sexta-feira, sendo dias em que a rede está bombando com usuários pertencentes a este nicho.
Já nos finais de semana, a pesquisa mostra uma queda na entrega de conteúdo – possivelmente porque os profissionais dessa área preferem se desconectar das redes.
Melhores horários para postar no Instagram para a área de saúde
- Melhor dia e hora: quinta-feira às 7h;
- Melhor dia: terça, quinta e sexta-feira;
- Pior dia: segunda-feira.
Na área de saúde, os posts costumam ter um engajamento mais baixo. Entretanto, a pesquisa da Sprout Social mostra uma entrega melhor dos conteúdos no início da quinta-feira, seguido de terça-feira.
Por ter menos engajamento que os demais segmentos, é preciso se planejar com antecedência para criar posts interessantes pensados estrategicamente para os dias certos. E, claro, realizar muitos testes!
Melhores horários para postar no Instagram para finanças
- Melhor dia e hora: quarta-feira às 6h;
- Melhor dia: quarta-feira;
- Pior dia: de quinta-feira até domingo.
Mais um perfil com um engajamento mais baixo e mais planejamento envolvido. Não há dúvidas que a manhã de quarta-feira é o horário com maior engajamento no Instagram, seguido de terça e segunda-feira.
Melhores horários para postar no Instagram para turismo
- Melhor dia e hora: quarta-feira às 12h;
- Melhor dia: quarta e sexta-feira;
- Pior dia: domingo.
Todos amamos ver um post com dicas de lugares para conhecer ou comidas típicas de diferentes países. Mas isso não significa que qualquer horário de postagem no Instagram renderá um bom engajamento.
Quarta e sexta-feira são os dias com mais engajamento para as áreas de viagem e turismo, sendo importante fazer testes nesses dias para entender os melhores horários, que costumam ser no período da manhã.
Melhores horários para postar no Instagram para Stories
Os melhores horários para postar nos Stories seguem a mesma lógica que os citados acima.
Isso pois o estudo é um indicativo do comportamento geral dos usuários na ferramenta e demonstra que estão dispostos a engajar mais nos períodos destacados, seja pelo feed ou stories.
Qual o melhor horário para postar Reels?
Outro espaço no Instagram que pode gerar dúvidas sobre os melhores horários de postagem são os Reels, formato de vídeo em ascensão. Para conseguir um engajamento até 300% maior que um vídeo regular no Instagram, esse formato de conteúdo também pede um cuidado especial no horário da postagem.
De acordo com um experimento da Hootsuite, onde eles analisaram os dados de dois anos de postagem de Reels, os melhores horários para postar no Instagram foram às 9h e às 12h de segunda a quinta-feira.
Só que, mais uma vez, reforçamos o ponto que: esse número pode variar de acordo com a sua audiência e nicho. Então utilize a pesquisa como uma fonte de dados para facilitar o planejamento da sua estratégia, ao invés de apenas seguir o que foi afirmado pela Hootsuite.
Leia também: Entenda como programar post no Instagram com a mLabs e economizar tempo no dia a dia!
Você também pode entender quais são os melhores horários para postar no Instagram através do Instagram Insights, entendendo melhor com dados reais de seu perfil como os usuários costumam se comportar nos stories.
Como descobrir o melhor dia e hora para postar foto pelo Instagram Insights?
O Instagram Insights é uma ótima ferramenta para analisar os dados do seu perfil no Instagram, e o melhor de tudo é que ela fornece informações relacionadas ao horário de maior engajamento também.
Além de fornecer outras métricas importantes para sua estratégia de marketing, como alcance dos posts e perfil da audiência, por exemplo.
Para acessar esse relatório, basta seguir o passo a passo a seguir:
Entre em sua conta e selecione o ícone com três linhas horizontais disponíveis no canto superior direito da tela.
Toque em “Informações”. Em seguida, toque em “Público”.
Na aba “Público” você encontrará cinco seções: Crescimento, Principais localizações, Faixa etária, Gênero e Seguidores.
Role a tela até chegar em “Seguidores” e toque em “Horas” para ter acesso ao gráfico com horários, toque em “Dias” para visualizar o gráfico de melhores dias, aqueles que seus seguidores mais interagem com seu perfil.
Com essas informações, você conhece melhor o comportamento do seu público para se comunicar melhor com ele, postar nos melhores dias, além de aprimorar a segmentação dos seus anúncios na plataforma.
Melhor horário para postar no Instagram: boas práticas
Apesar das audiências das empresas no Instagram serem diferentes e terem hábitos distintos, existem algumas boas práticas que você pode considerar na hora acertar nos horários para postar no Instagram.
Confira quais são elas!
Migre para uma conta business
O Instagram for business é a ferramenta do Instagram dedicada a empresas que fornece dados e Insights relevantes para atuação de uma marca na plataforma.
Migrar para uma conta de empresa é fundamental para gerenciar melhor sua conta na rede. Inclusive, a ferramenta Instagram Insights – que abordamos no tópico anterior – só pode ser acessado por uma conta comercial.
Além de liberar acesso às métricas e informações sobre o público, o Instagram for business permite que você pode realizar anúncios, uma alternativa para alcançar mais pessoas e gerar mais visibilidade para o negócio.
Realize seus próprios testes sempre que possível
Apesar das boas práticas acima, não é possível definir uma regra geral e sacramentar quais são os melhores horários para postar no Instagram.
À medida que você for postando, confira a ferramenta de Insights do Instagram e entenda como o seu público está interagindo em diferentes momentos e dias da semana.
Sempre que possível faça testes A/B. Defina dois horários diferentes de publicação para o mesmo conteúdo e analise os resultados.
Lembre-se de eliminar fatores sazonais que possam interferir no engajamento do post.
Monitore o comportamento do público
Estar sempre de olho na atividade de seu público é fundamental
A importância em se atualizar em relação a tendências em seu segmento deve estar sempre em sua mente ao trabalhar qualquer estratégia de marketing e comunicação.
Mas como faço para monitorar o comportamento do público?
Há algumas formas de fazer isso, acompanhe:
- Lendo comentários, reações e perguntas no direct feitas pelos seus seguidores: fazer isso permite com que você tenha controle sobre o que o público pensa sobre o perfil e como eles se comportam frente às publicações;
- Fazendo pesquisas periódicas: a melhor forma de entender o comportamento de uma pessoa, é fazendo perguntas! O adesivo de perguntas oferecidos pelo Stories por exemplo, é uma ótima forma de entender que tipo de conteúdo seus seguidores mais gostam e quais temas querem que sejam abordados!
- Utilizando uma ferramenta de monitoramento como o Facebook Insights: essa ferramenta desenvolvida pelo Facebook é gratuita e fornece insights essenciais para o melhor entendimento do desempenho de suas estratégias.
Reflita sobre postar no horário comercial
Postar em horário comercial (das 9h às 18h) ou não?
Essa é uma dúvida frequente e ainda há discussões a respeito. Em geral, é melhor entender a rotina e os padrões de comportamento do seu público para definir com mais precisão se deve postar ou não, e é aí que entram os testes.
Nota: vale ressaltar a importância de considerar o fuso horário caso a empresa atue em mais de um estado, pois isso pode afetar em quando você faz as publicações e no engajamento delas.
Além disso, existe um motivo para muita gente apontar a faixa entre as 19h e as 21h como ideal. Fora do horário comercial as pessoas tendem a utilizar mais o smartphone, seja em casa ou voltando do trabalho.
Lembre-se que o Instagram é uma rede social pensada para dispositivos móveis!
Estude a concorrência direta
Antes de entrar em mais detalhes, entenda o que é concorrência direta.
A concorrência direta consiste nos concorrentes do seu nicho de mercado que oferecem um produto ou serviço similar ao seu, compartilhando do mesmo público-alvo e tipos de conteúdo também.
Devido à essa proximidade com seu público e segmento de atuação, os concorrentes diretos enfrentam as mesmas dificuldades que você enfrenta ou enfrentará durante a execução de estratégias nas redes sociais.
Portanto, ao monitorar os concorrentes você pode usar as estratégias dele como aprendizado para o planejamento de marketing que você pretende seguir.
Vamos supor que você deseja testar a publicação de posts no feed, mas ainda não encontrou o dia e hora ideais para publicá-las.
Uma forma de validar o período antes mesmo de começar os testes, é mapear os posts de seus concorrentes diretos e avaliar em quais datas e horários seus posts tiveram maior engajamento.
Dessa forma, você pode ter testes mais assertivos e aprender com os erros e acertos de seus concorrentes.
Utilize uma ferramenta de gestão de redes sociais
Se você quer um caminho mais simples para descobrir os melhores horários para postar no Instagram sem ter que fazer inúmeros testes manuais, a melhor maneira é contar com a inteligência de uma ferramenta de gestão de redes sociais.
No gráfico de “Melhor período para postagem” da mLabs, você terá essa informação com base no comportamento da sua audiência.
Após realizar inúmeros testes e com uma base de clientes muito grande, a ferramenta fornece a você dados precisos de forma simples e objetiva, economizando seu tempo e recursos!
Para ter dados cada vez mais concisos com a plataforma, sugerimos que você comece a estratégia postando em horários variados.
Isso ajudará a ferramenta a comparar posts em diferentes dias e horários, aumentando a assertividade dos Insights!
Após descobrir seus horários a plataforma oferece a opção rápida de agendamento para você não perder os melhores dias e horários para postar.
Além disso, a mLabs conta com um suporte mais amplo, fornecendo Insights sobre quais conteúdos no Instagram mais geram engajamento.
Além disso, a mLabs conta com uma ferramenta para simplificar a análise de dados: a DashGoo by mLabs.
Com a integração mLabs e Dashgoo, é possível gerar relatórios avançados e dashboards do Instagram (além de outras redes sociais) para aumentar o controle e facilitar a tomada de decisões.
Com essa ferramenta, por exemplo, é possível mesclar as fontes de dados que desejar, inserir análises de texto entre os gráficos e até automatizar o envio dos relatórios. Tudo isso com o melhor custo-benefício do mercado.
Se o sucesso de uma estratégia de marketing digital é garantido pela capacidade de observar números e identificar micro e macro tendências, que tal investir na ferramenta que trará esses resultados com mais foco e simplicidade?
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