Mais de 70% das empresas dependem das redes sociais para manter uma comunicação com seu público-alvo, segundo um estudo destacado pela Forbes.
Quase 90% dos executivos entrevistados no mesmo estudo concordam que as empresas que não investem nas redes sociais estão, inevitavelmente, fadadas a ficar para trás.
No entanto, cá entre nós: manter as redes sempre atualizadas é um desafio e tanto. A rotina agitada, combinada com a necessidade de criar conteúdo e responder interações, pode transformar essa tarefa em uma verdadeira corrida contra o tempo. 😮💨
E mesmo que uma empresa conte com o melhor profissional de social media, sem uma ferramenta para agendamento de postagens, os resultados podem ser decepcionantes.
Até mesmo os profissionais mais capacitados correm o risco de se ver limitados pelo tempo, recursos e imprevistos do dia a dia sem automatizar a rotina de publicações.
E se você ainda não tem familiaridade com essa ferramenta, não se preocupe! Vamos explicar tudo sobre o agendamento automático e como planejar seu conteúdo para as redes sociais de forma estratégica, mesmo nos dias mais corridos.
É possível agendar posts em quais redes sociais?
É totalmente possível programar postagens nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter (X), e isso pode ser feito de duas maneiras: usando ferramentas nativas que essas redes oferecem ou uma plataforma de agendamento de posts.
O Estúdio de Criação do Facebook é um bom exemplo de ferramenta nativa das redes sociais para quem gerencia contas no Facebook e no Instagram.
Com ele, é possível programar postagens, escolher datas e horários e até visualizar como suas publicações aparecerão no feed antes mesmo delas irem ao ar. É uma maneira simples de manter sua agenda organizada e garantir que seu conteúdo seja distribuído.
Mas aqui vai um alerta: o Estúdio de Criação pode ser limitado em termos de gerenciamento, segmentação e personalização avançada.
Se você precisa de recursos como análises mais detalhadas de desempenho, programação baseada em insights de audiência ou a capacidade de gerenciar várias contas e equipes de forma integrada, então é hora de considerar o uso de ferramentas externas.
Além disso, posicionamento digital exige estar em mais de uma rede social, ter integração de vários canais em um só lugar é primordial para um agendamento eficiente.
Como funcionam ferramentas para agendamento de postagens?
Ferramentas para agendamento de postagens são plataformas pagas que permitem a usuários individuais ou equipes inteiras programar datas e horários da publicação de posts (stories ou posts no feed) em várias contas de redes sociais ao mesmo tempo.
Essas plataformas também oferecem funcionalidades extras que vão muito além do simples agendamento, e é isso que as diferencia das funcionalidades nativas das redes sociais.
Entre os recursos mais comuns das ferramentas para agendamento de postagens, estão:
- análises sobre o desempenho das publicações e acompanhamento de métricas;
- gestão de múltiplas contas de redes sociais em um único local;
- agendamento de posts em formatos variados, como vídeos, carrosséis e imagens;
- sugestões de melhores horários para postagens;
- recursos de monitoramento de comentários e interações;
- criação de relatórios personalizados;
- fluxos de aprovação (workflow);
- automação de postagens, para que você possa criar sequências de publicações;
- suporte a campanhas pagas;
- agendamento de postagens em várias redes sociais simultaneamente;
- biblioteca de conteúdo onde você pode armazenar posts e ideias para reutilização.
Com diferentes opções de planos, desde os mais básicos para quem está começando até os mais robustos para agências e grandes empresas, essas ferramentas são flexíveis o suficiente para atender todas as suas necessidades.
Normalmente, os planos mais básicos oferecem o agendamento de poucas contas e mais recursos simples, enquanto os planos premium incluem funcionalidades mais avançadas, como relatórios personalizados e suporte prioritário.
E o mais importante: elas te dão a liberdade de personalizar as postagens para que cada uma seja única e adaptada ao público em cada rede social.
Usar ferramentas de agendamento diminui o alcance do post?
Uma dúvida comum que frequentemente surge quando o assunto são ferramentas de agendamento automático é se isso pode diminuir o alcance orgânico dos posts. Segundo Rafael Kiso, CEO da mLabs, não existem comprovações que indiquem esse risco.
Sabemos que vários fatores podem diminuir o alcance de uma postagem nas redes sociais, como a baixa qualidade do conteúdo, a falta interação do público e até o timing ruim de uma publicação. O agendamento automático não é um desses fatores.
Mas, para comprovar essa hipótese, seria necessário realizar um teste científico para comparar posts publicados simultaneamente no mesmo perfil: um utilizando agendamento automático e o outro sendo publicado manualmente.
Ambos os posts precisariam ser expostos exatamente às mesmas variáveis do algoritmo da rede social, algo que não é viável na prática. Essa complexidade impossibilita afirmar com certeza que agendar posts resulta em um alcance menor.
O que realmente importa para o alcance orgânico das suas postagens são fatores relacionados à qualidade do conteúdo, ao horário de publicação em cada rede social e ao planejamento por trás das publicações.
Ou seja, não basta simplesmente agendar uma publicação e esperar os bons resultados. Sem um acompanhamento diário das respostas, dos compartilhamentos e dos comentários, você não tem chance de entender o que está errado na sua estratégia.
Qual a melhor plataforma de agendamento de posts?
Existem muitas opções de plataformas para agendamento de posts no mercado, incluindo diversas alternativas estrangeiras, mas uma que se destaca é a mLabs.
Com uma interface totalmente em português, ou inglês, ou espanhol, a mLabs se tornou a escolha preferida de mais de 145 mil marcas e profissionais de marketing.
Essa popularidade não é à toa, viu?! A plataforma oferece um arsenal de funcionalidades que vão além do simples agendamento automático, como:
- calendário de posts;
- geração de relatórios;
- impulsionamento de postagens;
- interação com o público;
- legendas para postagens com ferramenta de IA;
- gestão de equipes;
- fluxo de aprovação.
As funcionalidades da mLabs podem maximizar o impacto das publicações e a gestão das mídias sociais como um todo. Um exemplo da eficácia da mLabs pode ser visto com clientes como a Sicoob Central Crediminas, que adotou nossa plataforma em 2023.
Desde então, a cooperativa implementou um processo de gerenciamento de mídias sociais que reduziu o tempo gasto com o agendamento de posts. Em apenas um ano, conseguiram economizar mais de R$ 50 mil e aumentar sua produtividade em impressionantes 83%.
Se você ainda não a experimentou, talvez seja a hora de descobrir como essa ferramenta pode transformar como você gerencia mídias sociais.
Como agendar posts pela mLabs?
Se você ainda não tem uma conta na mLabs, a boa notícia é que pode fazer um teste grátis e experimentar todas as funcionalidades da plataforma por 14 dias! Após realizar o login, você perceberá que agendar posts é um processo bem simples:
- Na tela principal, clique na aba “Agendar Post”;
- Selecione um ou mais perfis de redes sociais onde deseja agendar o post. Verifique se escolheu os perfis corretos;
- Escolha um ou mais canais para o agendamento. Lembre-se de que o formato do arquivo precisa ser compatível com todos os canais selecionados;
- Na caixa de texto, escreva a legenda do post. Você pode usar uma única legenda para todos os canais ou customizar a legenda para cada rede social clicando no ícone da rede correspondente.
- No campo “Mídias”, clique em “Imagens e Vídeos” para fazer upload do arquivo ou use o Studio ou Canva para criar ou editar seu post;
- No campo “Data e horário das publicações”, você pode definir uma data e horário iguais para todas as redes ou clicar em “Incluir mais dias e horários” para personalizar cada uma;
- Clique em “Configurações” na parte inferior da tela de agendamento para ajustar detalhes extras;
- Para finalizar, clique em “Agendar Publicação” e seu post estará pronto para ser publicado no horário que você escolheu.
Seguindo esses passos, agendar postagens na mLabs é fácil e rápido!
Como alcançar a melhor performance com os posts agendados?
Se você começou a usar ferramentas para o agendamento de postagens, está no caminho certo. Mas, se quiser tirar o máximo desempenho desses posts, precisará de mais.
Agendar posts não é apenas uma questão de programar e esquecer. Para obter os melhores resultados com alcance e interações, será necessário pensar em vários fatores que influenciam o engajamento do seu público.
Algumas maneiras de elevar a performance nas redes sociais a um novo patamar são:
Publique nos melhores horários
O melhor horário para publicar é aquele que você consegue interagir com o usuário. É o que defende Rafael Kiso, um dos maiores especialistas na área. Além disso, ele explica sobre como aproveitar as estatísticas e sair na frente da concorrência:
“Estudo recente mostra que 26% dos brasileiros acessam o Instagram entre 20h e 0h, sugerindo o horário de pico. Mas, e se postar neste horário fosse como entrar em um engarrafamento?
Imagine o feed do Instagram como uma grande avenida em hora de pico. Postar às 20h é lutar por um espaço onde todos querem estar. O algoritmo, como um sinal de trânsito, seleciona o que passa, priorizando o conteúdo mais relevante. Ou seja, é mais difícil passar.
A dica é postar um pouco antes do pico, como sair de casa antes do rush, para que seu conteúdo já esteja circulando quando a maioria entrar no app. Isso aumenta suas chances de ser visto quando todos estiverem online. Faz sentido?”
Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs
Ou seja, existem diversos meios de entender quando a audiência está mais ativa, mas não quer dizer que esses serão os horários mais estratégicos. Por isso é necessário testar!
A mLabs é uma ferramenta que faz o agendamento automático de posts e ainda oferece análises sobre os melhores horários para postar, baseadas no comportamento do seu público. Então, use essas informações a seu favor!
Use conteúdo gerado pelo usuário (UGC)
Nada engaja mais do que conteúdo autêntico. E quem melhor para criar esse tipo de conteúdo do que seus próprios seguidores?
Incentive seu público a criar e compartilhar conteúdo relacionado à sua marca. Pode ser uma foto usando seu produto, um vídeo de unboxing ou até mesmo uma avaliação sincera.
Além de fortalecer a comunidade, o UGC (User Generated Content) é uma prova social poderosa, mostrando que outras pessoas confiam e gostam do que a marca oferece.
Priorize conteúdo de qualidade
Não se engane achando que mais postagens significam melhores resultados. Em vez disso, concentre-se em usar o Marketing de Conteúdo para criar postagens que realmente incentivem alguma forma de interação.
Isso pode significar dedicar mais tempo a uma postagem para garantir que ela seja atraente e tenha uma mensagem.
Analise quais tipos de postagens geram mais engajamento e tente replicar esse sucesso, ajustando conforme necessário para manter o interesse sempre em alta.
Agora que você conhece essas dicas, está na hora de ver a diferença que a ferramenta para agendamento de posts pode fazer. Lembre-se que o segredo não está apenas na frequência, e sim em entender o público e oferecer conteúdo relevante. Boa sorte e bons posts!
Quer experimentar todas as funcionalidades da mLabs? Aproveite uma condição exclusiva e teste por 30 dias grátis plataforma!
Use o cupom BLOGMLABS ou clique aqui.