Fazer marketing para loja de roupas vai muito além de trabalhar com a vaidade das pessoas, é preciso desenvolver aspectos fundamentais para atrair clientes potenciais e incentivar as vendas.
É provável que você tem peças incríveis no estoque, e que exista um consumidor com muito interesse em compra-las, mas por algum motivo, essas duas partes não se encontram.
Para entender e solucionar esse problema, separamos as melhores dicas de como criar estratégias de marketing para a sua loja de roupas. Acompanhe!
Marketing para loja de roupas: por que investir nisso?
Antes de mais nada, porque há muitas lojas de roupas. Não que isso seja problema, afinal, roupa é algo que todo mundo precisa.
Acontece que cada loja tem o seu cliente perfeito e vice-versa. Não adianta tentar alcançar o maior número de pessoas possível, você precisa de um plano de ação direcionado para chegar aos clientes certos, de preferência, na hora certa.
A Internet, ou melhor ainda, as redes sociais são plataformas perfeitas para colocar o seu plano em prática e colher resultados positivos. Por meio delas, você consegue alcançar muitas pessoas sem muito orçamento.
Antes de mais nada, busque identificar qual é o diferencial da marca. Assim que você tiver essa informação ficará mais simples entender que tipos de pessoas querem fazer negócios com você.
Há peças voltadas para quem gosta de um estilo mais clássico com aquela velha história do “menos é mais”, outras mais luxuosas que combinam com o estilo Glam, têm também aquelas rasgadas que fazem um estilo Rocker e por aí vai.
Não dá para agradar todas essas pessoas, nem tente fazer isso. Descobrir a persona que se identifica com o que você vende é essencial para apostar as suas fichas de marketing nela.
Confira nossas dicas para melhorar suas ações de marketing nas redes sociais!
1. Segmente o seu público e gaste menos
Já falamos sobre isso no começo, mas vale reforçar!
Para garantir que suas ações de marketing sejam efetivas, você deve chegar no ponto de ser capaz de fechar os olhos e imaginar o seu público, tamanha a proximidade da relação entre vocês.
Mas só saber quem é o seu público não basta, é preciso saber como segmenta-lo. Com ações direcionadas você tem mais possibilidades de otimizar os resultados gastando menos.
Nas campanhas do Facebook Ads, por exemplo, você pode segmentar seu público escolhendo:
- faixa etária;
- classe social;
- gênero;
- localização: por país, estado, município, cidade, distrito e código postal;
- idioma;
- interesses: se você administra uma página focada em moda, pense em outros interesses que seu público também tem e selecione palavras-chave e páginas relacionadas, como, por exemplo, beleza, maquiagem, acessórios, etc.
Ainda existem opções personalizadas em que você pode fazer o direcionamento detalhado e incluir ou excluir pessoas com base em dados demográficos, interesses e/ou comportamentos.
Para saber mais sobre o tema, veja nosso post como segmentar público no Facebook Ads.
2. Comunique-se de maneira adequada
Não é à toa que você deve conhecer muito bem quem é o seu público. Na hora de criar posts para as redes sociais, isso conta muito.
As pessoas interagem com páginas e conteúdos com os quais se identificam, e não com frases de efeito e publicidade genérica, isso causa o efeito contrário.
As redes sociais funcionam como canais de relacionamento com o público. É preciso ter muito conhecimento sobre os seus seguidores para adaptar o tom de voz e criar uma estratégia de comunicação mais assertiva.
3. Ofereça descontos e facilite o marketing para loja de roupas
Engana-se quem pensa que descontos só atingem uma parcela do público. Desde os consumidores mais humildes até os compradores de artigos de luxo, todo mundo adora saber que fez um bom negócio! 💰
Além disso, com cupons de desconto você pode fidelizar os clientes. Esse tipo de estratégia faz com que você aumente o seu reconhecimento de marca nas redes sociais e, consequentemente, o seu resultado em vendas.
Uma maneira de fazer isso – que dá muito certo – é através de campanhas com influenciadores digitais nos Stories do Instagram. É claro que você deverá negociar previamente com o influenciador a abordagem correta para o seu público.
Antes de colocar em prática, verifique as regras de sorteios e distribuição de prêmios da Caixa Econômica Federal.
4. Tenha uma estratégia de conteúdo nas redes sociais
Fazer marketing nas redes sociais requer muito planejamento estratégico. Afinal, não é só criar posts e sair publicando sem ter objetivos definidos. Você precisa criar estratégias que funcionem nos diversos canais.
👉 Cada plataforma é um meio de contato com o seu consumidor.
As redes sociais, o blog, o e-commerce, os e-mails são canais distintos e precisam ter planos de ação separados para trazer visibilidade, engajamento e tráfego para a marca.
5. Use os recursos shopping das redes sociais
Por último, mas não menos importante, use os recursos que as redes sociais criaram para ajudar você a vender mais.
Algumas plataformas apresentam o recurso de compras com inúmeras funcionalidades que facilitam a experiência do consumidor. Veja mais a fundo a particularidade de cada uma delas:
Ao criar sua loja nas redes sociais você terá mais facilidade para compartilhar os seus produtos usando etiquetas de preços, descrições detalhadas, informações técnicas e muito mais.
Além de simplificar a comunicação e se aproximar dos clientes com o atendimento via Direct do Instagram ou Messenger do Facebook.
Enfim, conhecer as pessoas que compram seus produtos é essencial para entender sua vaidade e seus desejos. Afinal, essas pessoas confiam em você para ajudá-las a expressar sua identidade por meio das roupas.
Mas isso só vai acontecer se você investir em marketing para loja de roupas da maneira certa. Para isso, confira o nosso post com as tendências e apostas do mercado digital e saiba onde investir suas fichas!