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O que é Marketing de Performance e como usar para potencializar os seus resultados

O que é Marketing de Performance e como usar para potencializar os seus resultados
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Estabelecer estratégias de marketing é muito importante para o sucesso de uma marca nas redes sociais e no ambiente digital. Uma empresa consciente sabe que o cumprimento de metas e o alcance de clientes exige investimentos em marketing. 

Mas como saber se os seus objetivos serão alcançados? Como entender, de fato, o que realmente impacta na conquista de clientes e visibilidade? É aí que entra o Marketing de Performance! 

Esse conceito faz parte de um planejamento estratégico que busca, por meio da mensuração de resultados, calcular e estimar a eficiência das ações e melhorar cada vez mais o seu desempenho. 

O que é marketing de performance 

Marketing de Performance como o nome sugere trata-se do marketing baseado no desempenho, ou seja, são ações — baseadas em dados — implementadas com o foco nos resultados. 

Essas ações permitem a mensuração de retorno de uma campanha por meio da análise de métricas como CPC (custo por clique), CPA (custo por aquisição), ROI (retorno sobre o investimento), entre outras. 

Esse tipo de marketing está diretamente ligado às mídias de performance que entregam dados de performance precisos e permitem acompanhar todos os passos de uma campanha. 

imagem de um banner publicitário com chamada para testar o recurso impulsionar da mLabs

Tipos de marketing de performance 

O objetivo do marketing de performance é garantir que você pague pelo que recebe.  Existem vários modelos fundamentais para fazer com os objetivos sejam atingidos. Confira os principais!  

Impressões 

Impressão é uma das métricas mais utilizadas no marketing digital. Ela considera o número de vezes que uma peça foi exposta aos usuários, ainda que tenha alcançado mais de uma vez a mesma pessoa. 

É muito comum confundir as métricas de Impressões com Alcance e Cliques, mas na verdade, elas são bem diferentes. 

O alcance de um anúncio não implica, necessariamente, em impressões ou interações. Significa apenas que o anúncio passou no feed do usuário. Se ele viu, de fato, ou interagiu com ele é outra história. 

Já se você tem uma diferença muito grande entre as suas taxas de impressões e de cliques, cuidado! Isso pode ser um mau sinal. 

Pois demonstra que o usuário foi apresentado a um determinado anúncio, mas o criativo não despertou a sua atenção nem seu interesse a ponto dele querer interagir com a peça. 😰 

Cliques 

O clique é uma métrica que mede a interação entre o usuário e o anúncio. 

Quando o conteúdo desperta a atenção e o usuário clica para descobrir mais sobre aquele produto ou serviço, um clique é contabilizado. 

Altas taxas de cliques indicam que o anúncio está cumprindo o seu papel! 👏 

Da mesma forma, uma taxa baixa significa que a publicidade não está atraindo a atenção do internauta ou que a segmentação do anúncio não foi feita corretamente. 

Quando isso acontece, não importa tão incrível seja o anúncio, ele simplesmente está sendo exibido para as pessoas erradas. 

Engajamento 

Comentários, compartilhamentos, cliques, curtidas e reações formam o que chamamos de engajamento. taxa de engajamento é a relação de interações com a quantidade de usuários alcançados pelo anúncio. 

Para aumentar o engajamento com o público, as marcas devem: 

Leads 

O número de leads é uma métrica que mostra quão efetiva está sendo uma marca em atrair potenciais clientes. 

Essa taxa é contabilizada quando o usuário assina uma newsletter, baixa um e-book, se cadastra em um Webinar, entre outros materiais ricos que podem ser ofertados como troca de informações sobre o usuários. 

Vendas 

As vendas são o resultado da conversão dos leads em clientes reais. Elas são o fruto de estratégias de marketing bem desenvolvidas. 

Dessa maneira, a cadeia de vendas envolve diversas etapas, desde os anúncios até a configuração do relacionamento entre cliente e marca. 

Benefícios do marketing de performance 

Dá uma olhada na quantidade de benefícios que você tem ao utilizar o marketing de performance e esquecer de vez as abordagens de marketing tradicionais! 

Análise em tempo real 

A maioria das plataformas de Ads permite acompanhar o desempenho dos anúncios em tempo real. Ao saber o desempenho de cada criativo com um público-alvo você consegue se adaptar e reagir ao feedback durante a campanha. 

Você pode observar, por exemplo, se um determinado título dá uma taxa de cliques mais alta do que outros, para otimizar os resultados ainda mais. Os testes A/B ajudam a fazer essa análise para otimizar os resultados da campanha. 

Aumento do alcance 

Um plano de marketing de performance ajudará a alcançar um público maior e mais diversificado que não seria possível alcançar com a publicidade tradicional.  

Especialmente se a marca tiver um programa de marketing de afiliados, em que o resultado pode trazer um público maior, atrair tráfego altamente direcionado e gerar mais vendas. 

Baixo risco, você para apenas pelos resultados 

Ao invés pagar uma quantia fixa antecipadamente, no marketing de performance a cobrança será feita apenas quando a ação ou meta desejada for atingida.  

Normalmente, o pagamento acontece com base no custo por impressão, assim você tem a garantia de que seu dinheiro não foi desperdiçado. Isso independentemente do seu objetivo, seja direcionar tráfego para o site, aumentar os downloads do app mobile, gerar leads etc.  

Flexibilidade dos fluxos de receitas 

Além de todos os benefícios abordados acima, o marketing de performance é muito versátil. Você pode alternar instantaneamente entre os canais digitais em busca de melhores resultados.  

Isso significa que você não precisa gastar o seu orçamento em campanhas ineficazes, quando um canal não performa bem, seus outros canais de marketing podem ser opções de troca para gerar o volume de vendas de que você precisa. 

Canais mais usados para marketing de performance 

Agora que você sabe o que é o marketing de performance, veja os diferentes canais que podem ser usados ​​como parte de uma campanha para esse tipo de marketing. 

Google Ads 

A plataforma do Google Ads permite anunciar e veicular anúncios em formatos de links — product list advertising (PLA), banner, vídeo etc — nos quais o próprio usuário escolhe o seu lance. 

A forma de cobrança é feita conforme os resultados recebidos. Também é possível segmentar quem verá o conteúdo. 

Facebook Ads 

plataforma de anúncios do Facebook permite campanhas também no Instagram e em alguns sites parceiros. A cobrança é semelhante ao Google Ads. 

Instagram Ads 

Instagram Ads permite anunciar no feed e nos Stories em diversos formatos (imagem, vídeos, carrossel). 

Nessa plataforma, o pagamento dos anúncios é realizado conforme o tempo em que eles ficam disponível para os usuários e de acordo com o número de conversões obtidas. 

Publicidade nativa 

A publicidade nativa não se parece com um anúncio, é um tipo de conteúdo projetado para se confundir bem com o meio em que é publicado.  

De acordo com o conteúdo que o usuário está lendo, os anúncios nativos aparecem como conteúdo contextualmente relevante e está comprovado que funciona.  

Marketing de afiliados 

Marketing de afiliados é a relação comercial na qual uma pessoa divulga um produto de uma empresa em troca de receber uma comissão pela venda realizada. 

Já viu algum anúncio do tipo “Ganhe comissão pela venda de nossos produtos”? Então, essa abordagem é bastante comum por empresas que trabalham com o marketing de afiliados em suas estratégias de marketing. 

Marketing de busca ou SEM (Search Engine Marketing) 

Esse tipo de marketing digital também é conhecido como PPC (pagur por clique) ou e usa anúncios nativos por meio de resultados de pesquisa patrocinados para combiná-los com outros tipos de marketing. 

O anunciante seleciona palavras-chave e paga pelos cliques que obtém em anúncios publicados em motores de busca como Google, Yahoo e Bing. 

Como utilizar o marketing de performance? 

Veja algumas dicas para colocar em prática tudo que você está aprendendo sobre Marketing de Performance. 

Diminua os seus segmentos 

Quanto mais segmentos você inclui em um anúncio, mais chances você tem de alcançar um monte de gente desqualificada. 

A lógica é simples. Quanto mais o seu anúncio for específico e voltado para a persona, maiores serão as chances dele ser relevante para os seus destinatários. 

Ao criar suas campanhas pelo Facebook Ads, pense cuidadosamente na segmentação por interesses e, claro, acerte em segmentos básicos como idade, gênero, localização, etc. 

Opte pelo SKAG 

O SKAG é uma estratégia que opta pela adoção de apenas uma palavra-chave para um grupo de anúncios do Adwords. 

Infelizmente, muitas publicidades não dão certo justamente porque o anunciante inclui diversas palavras-chave, acreditando que vai alcançar um público maior. 

Isso é um erro e pode acabar reduzindo a qualidade do anúncio e o índice de classificação nos motores de busca, por exemplo. 

Escreva bons títulos 

Artigos compartilhados em anúncios devem conter títulos bem elaborados. 

Isso não significa que a linguagem deve ser rebuscada e formal. Pelo contrário, deve ser redigido em uma linguagem clara e objetiva para o leitor, mas que tenha um apelo chamativo e atraia a atenção e o interesse do usuário. 

Vá além do Google e do Facebook 

Não faça anúncios pensando apenas no Google e Facebook. 

A popularidade dessas plataformas é alta, mas não significa que todo o nicho de mercado está apenas nesses dois lugares. 

Podemos citar o LinkedIn como exemplo, a maior rede social profissional do mundo e um canal perfeito para empresas do segmento B2B

Compare as melhores horas 

A conversão exige uma ação por parte do usuário e, dependendo do momento do dia, é possível atrair mais ou menos pessoas para o seu anúncio. 

Por isso, é importante conhecer o público e pesquisar os horários do dia em que o CTR — taxa de cliques — costuma ser mais elevado. 

Use listas de Remarketing para anúncios de Rede de Pesquisa (RLSAs) 

Os anúncios de Rede de Pesquisas tornam possível o ranqueamento de um anúncio pelos seus termos mais amplos. Isso pode e deve ser feito por meio das listas de remarketing. 

Como decorrência, a publicidade só se tornará visível para aqueles que já acessaram o site previamente. 

Desta maneira, torna-se possível utilizar lances para termos amplos, já que eles poderão ser alcançados pelos usuários. 

E, de quebra, a empresa economiza dinheiro porque esses anúncios serão disponibilizados para uma audiência personalizada. 🤑 

Gostou de saber como o Marketing de Performance pode te ajudar a atingir objetivos de negócios? Então, continua no nosso blog e leia também sobre Métricas de marketing digital e saiba quais você deve acompanhar para medir os seus esforços! 

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