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Guia para o marketing de conteúdo nas redes sociais: saiba como começar! 

Guia para o marketing de conteúdo nas redes sociais: saiba como começar! 
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Uma estratégia de marketing de conteúdo nas redes sociais é focada na criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair, envolver e reter o público por meio das mídias sociais. 

O marketing de conteúdo se tornou uma parte indispensável para as empresas, dada a capacidade de fornecer ao público respostas para seus problemas.  

Junto com a ascensão das mídias sociais, essa metodologia também ganhou destaque por oferecer o que as plataformas mais querem: pessoas e empresas engajadas em produzir conteúdos para garantir maior retenção dos usuários.

Entenda agora o que é o marketing de conteúdo nas mídias sociais e como começar a colocar em prática essa estratégia.

O que é marketing de conteúdo nas redes sociais? 

O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair, envolver e reter um público-alvo definido

Essa estratégia vai além do tradicional marketing direto.  

A proposta é oferecer valor aos consumidores por meio das diferentes mídias sociais como: Instagram, Facebook, TikTok, Twitter, Pinterest, entre outras!

O objetivo central é suprir as necessidades de informação e entretenimento dos usuários, enquanto simultaneamente a marca é promovida de forma sutil. 

Qual a relevância do marketing de conteúdo nas redes sociais? 

A distribuição de conteúdo no marketing digital ocorre por diversos canais, inclusive nas redes sociais. Mas a relevância dessas plataformas não é apenas essa. 

A seguir, descubra como o Instagram, o TikTok e as outras redes podem contribuir com uma boa estratégia de marketing de conteúdo. 

Colocar sua marca no radar 

Muitas pessoas, que talvez nunca tenham tido qualquer interação prévia com uma marca, acabam tendo seu primeiro contato por meio das redes sociais

Imagine o seguinte: um conteúdo viral, compartilhado organicamente, impulsiona a visibilidade da marca e atrai a atenção de um público mais amplo.  

A surpresa e o interesse despertados proporcionam à marca a oportunidade de moldar a percepção inicial de novos leads

Capitalizando o potencial das redes como portas de entrada para o público, você pode criar as bases para uma conexão duradoura com clientes em potencial. 

Mas é claro que a criação de uma impressão positiva não é um ponto isolado no tempo. Manter e cultivar essa conexão inicial requer consistência.  

Aqui, a persistência na publicação de conteúdo relevante passa a ser a força motriz por trás do crescimento sustentável da base de seguidores. 

Interatividade 

Uma característica que nenhum outro canal tem tão forte é a interatividade. As marcas estão nas redes sociais para conversar com os consumidores

O marketing de conteúdo se torna uma via de mão dupla, pois os usuários não apenas recebem informações, eles interagem e participam das conversas online. 

Um conteúdo gerado pelos usuários (como reviews, comentários e marcações) é uma das armas para ganhar credibilidade nas redes sociais e conhecer melhor o seu público

Um bom exemplo acontece aqui na mLabs. 

Nossa equipe busca sempre provocar a participação dos seguidores com os conteúdos dos nossos perfis. E, sempre que um post gera boas interações, valorizamos cada comentário. 

marketing-de-conteudo-nas-redes-sociais-1: post instagram mlabs

Promoção do conteúdo de outros canais 

Outro papel importante das redes sociais no marketing de conteúdo é promover os conteúdos dos outros canais da marca. 

Por exemplo, um perfil no Instagram pode divulgar produtos e conteúdos que levem às pessoas para o blog, site, newsletter, webinars ou e-books da mesma empresa. 

Assim, os usuários das redes deixam de ser apenas seguidores e podem se tornar consumidores prontos para oportunidades de negócio

A Rock Content, por exemplo, tem um dos principais blogs sobre marketing digital. 

No Instagram, você verá vários posts da Rock Content direcionando o seu público para a plataforma principal da empresa e para materiais especializados do seu blog. 

marketing-de-conteudo-nas-redes-sociais-1: post instagram rock content

Reforço da marca 

A interação nas redes sociais não é apenas sobre vender produtos, é sobre construir uma relação duradoura.  

Ao se posicionar como uma parceira dos usuários, a marca passa a ser percebida como uma amiga, uma conselheira ou até mesmo uma fonte de inspiração.  

Essa humanização reforça o branding, porque é uma oportunidade de a marca criar uma identidade mais autêntica e próxima do público

Cultivando essa relação nas redes sociais, você tem a chance de criar uma base sólida de clientes fiéis que atuem como verdadeiros promotores da marca. 

Para ilustrar como isso acontece, veja um vídeo que a Netflix compartilhou no TikTok em celebração ao Dia do Orgulho Nerd, incorporando o universo da série Stranger Things.  

Essa estratégia mostra como as publicações podem ser mais do que simples anúncios, reforçando a afinidade entre a plataforma de streaming e sua audiência. 

Quais os benefícios do marketing de conteúdo nas redes sociais? 

Ainda não tem uma estratégia de conteúdo definida? Entenda por que investir no marketing de conteúdo vale seu tempo e dedicação. 

Visibilidade e reconhecimento da marca 

Para empresas mais novas, um dos principais benefícios do marketing de conteúdo é garantir que clientes potenciais encontrem seus materiais de forma orgânica

A visibilidade orgânica, nesse caso, significa que a empresa está sendo encontrada pelos usuários sem depender de anúncios pagos.  

Esse encontro espontâneo é potencializado pela relevância do conteúdo oferecido, pela consistência na publicação e pela estratégia de SEO aplicada. 

O aumento na visibilidade se dá por meio dos vários canais que a empresa usa para publicar conteúdos e criar conexões com seu público. 

Com posts no Facebook, por exemplo, quanto mais alto os conteúdos estiverem nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs), mais pessoas poderão encontrá-los. 

Relacionamento com a audiência 

O marketing de conteúdo gira em torno de atrair e manter uma conexão constante com os clientes.  

A razão para isso é simples, mas importante: os clientes têm uma tendência maior de confiar e comprar de marcas com as quais se sentem conectados. 

70% dos consumidores afirmam que compram de marcas que acreditam refletir os seus próprios princípios

Os dados são do relatório Ipsos Global Trends, pesquisa que coletou respostas de consumidores de 25 países diferentes. 

Pense nisso como contar uma história para amigos. Se a história for interessante e os mantiver envolvidos, eles provavelmente vão querer passar mais tempo com você.  

O marketing de conteúdo funciona de maneira semelhante, mantendo seus clientes interessados e conectados a uma marca. 

Veja o que Rafael Kiso, CEO da mLabs, diz em um vídeo publicado no Instagram sobre a conexão das marcas com o público: 

“O que verdadeiramente importa é a qualidade, a conexão genuína com seu público, oferecendo algo que agregue valor real e transforme seus seguidores em verdadeiros promotores da sua marca.” 

Impacto no funil de vendas 

Um ótimo conteúdo fornece às pessoas as informações de que elas precisam para dar o próximo passo com segurança na jornada de compra

Para alcançar esse objetivo, muitas empresas aplicam a regra do 80/20 em sua estratégia de marketing de conteúdo. 

A regra do 80/20, também conhecida como Princípio de Pareto, sugere que 80% dos resultados vêm de 20% dos esforços.  

No marketing de conteúdo, essa regra é usada para concentrar 80% dos esforços na entrega de materiais valiosos e educativos para o tipo do funil de vendas. 

Enquanto isso, os 20% restantes são dedicados a conteúdos promocionais mais diretos para o meio e fundo do funil (consumidores mais avançados na jornada de compra). 

Quais as melhores táticas de marketing de conteúdo nas redes sociais? 

Vai começar a produzir conteúdo para as redes? Descubra como planejar os passos para uma estratégia de marketing de conteúdo bem planejada. 

Defina os objetivos e KPIs 

Estabeleça metas claras e indicadores-chave de desempenho (KPIs) para avaliar o progresso em direção aos resultados desejados. 

relatorios

Crie as buyer personas 

Desenvolva personagens semi-fictícios que representem seu cliente ideal. Utilize dados reais do público para embasar as características das buyer personas

Planeje palavras-chave e SEO 

Identifique termos relevantes para sua audiência e otimize seu conteúdo para motores de busca, mantendo o foco na qualidade. 

Faça conteúdo para cada etapa do funil de vendas 

Adapte seu conteúdo às diferentes fases da jornada do consumidor, respondendo às dúvidas específicas de cada etapa. 

Escolha os formatos de conteúdo 

Varie os formatos de conteúdo, incluindo e-books, webinars, vídeos, fotografias, ilustrações, infográficos e áudios, conforme o comportamento da persona. 

Defina outros canais de distribuição de conteúdo 

Utilize diversos canais, alinhando-os para criar uma experiência integrada para sua audiência. Na lista abaixo, confira algumas sugestões além das redes sociais. 

  • blog: um blog centraliza conteúdos mais extensos e detalhados para atrair visitantes e contribuir para um bom posicionamento nos motores de busca; 
  • site: o site hospeda landing pages de conversão e oferece recursos exclusivos; 
  • e-mail: o e-mail é perfeito para estratégias de segmentação e personalização para nutrir leads e fidelizar clientes. 

Pense sempre na interconexão entre os canais, como a geração de tráfego das redes sociais para o blog ou para uma página de compra no site. 

Ao seguir esses passos, sua estratégia de marketing de conteúdo estará focada em atrair, envolver e converter sua audiência ao longo do tempo. 

Se você quer se aprofundar no assunto, o nosso Curso de Planejamento para Mídias Sociais será perfeito para isso! Nosso Fundador e CMO, Rafael Kiso, explica todos os passos de uma estratégia eficaz. Inscreva-se gratuitamente!

Quais as melhores ferramentas para o marketing de conteúdo nas redes sociais? 

As ferramentas de marketing de conteúdo servem para conduzir o usuário ao longo da jornada de compra. Confira a lista de ferramentas que selecionamos para você! 

mLabs 

A mLabs é a maior ferramenta de gerenciamento de redes sociais do Brasil. Ela oferece todos os recursos para você fazer uma gestão inteligente das mídias sociais. 

As funcionalidades incluem agendamento de posts, calendário de publicações, workflow, relatórios, interações no feed e área para responder a mensagens privadas. 

Canva 

O Canva serve para facilitar a vida do social media por fornecer recursos fáceis de usar e modelos no tamanho para cada tipo de post das mídias sociais.  

BuzzSumo 

O BuzzSumo é a ferramenta do social media para pesquisar assuntos em alta e descobrir quais geram mais engajamento.  

Ubersuggest 

O Ubersuggest é uma plataforma de pesquisa de palavras-chave desenvolvida por Neil Patel, um dos maiores nomes do marketing digital. 

ManyChat

O ManyChat é uma plataforma autorizada que permite a automação de mensagens pré-programadas, por meio de um gatilho no Instagram.

Com as nossas dicas de marketing de conteúdo nas redes sociais, as marcas podem organizar a produção de conteúdo de maneira estratégica, sempre com o objetivo de criar uma presença digital sólida e acelerar a jornada de compra. 

Quer aprender mais sobre como planejar conteúdos para as redes sociais? Aproveite para fazer sua inscrição no curso da mLabs de planejamento de conteúdo para social media! 

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