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Loja virtual no Facebook: passo a passo para criar a sua

Loja virtual no Facebook: passo a passo para criar a sua
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Ter uma loja virtual no Facebook é uma ótima escolha para empreendedores que querem vender pela Internet.

Com ela você consegue aumentar o seu alcance e expor seus produtos para diferentes públicos. Um mais qualificado que já segue a sua Fan Page ou que já é cliente, e outro que ainda não te conhece, mas procura por produtos parecidos com o seu.

E, o melhor de tudo, você não paga nada para manter esse espaço na maior rede social do mundo. Uma oportunidade gigantesca para aumentar suas vendas, sem precisar de estrutura física e investimento financeiro.

Ok, você não precisa pagar nada para abrir sua loja, mas precisa investir tempo em estratégias de marketing que funcionam.

Então, confira, neste post,  um tutorial completo para criar sua loja virtual no Facebook, com o pé direito!

Por que é importante ter uma loja virtual no Facebook?

Basicamente, porque o processo de busca para que os consumidores encontrem seu e-commerce é um pouco tortuoso.

A busca orgânica funciona, mais ou menos, assim: as pessoas procuram no Google por palavras-chave relacionadas aos produtos que querem comprar.

Se a sua loja virtual aparecer nessas buscas, elas clicam e gastam um tempo no site procurando pelos produtos.

Mas as chances da sua loja não aparecer são grandes, já que a concorrência é imensa e a maior parte dos concorrentes gasta uma fortuna mensal com mídia paga.

No Facebook, o processo de compra é mais objetivo! Uma simples interação do usuário com a sua marca pode aguçar nele a curiosidade, levando-o à sua loja.

Todas as etapas da jornada de compra acontece dentro da plataforma, desde a busca, as interações, até a própria compra . Isso simplifica muito as coisas!

Para isso, você pode deve trabalhar estratégias de marketing eficientes com campanhas bem elaboradas que dêem visibilidade a sua loja.

E, mesmo que você escolha investir em anúncios na rede social, vai encontrar inúmeras opções que combinadas com as suas estratégias gerais trarão resultados mais rápidos do que simplesmente anunciar no Google Ads.

Por último, vale lembrar que não é pouca gente que acessa a plataforma diariamente. O número de usuários do Facebook já está na casa dos bilhões de pessoas. 😱

Como criar uma loja virtual no Facebook?

No passo a passo, consideramos que você já tenha uma conta pessoal no Facebook. Aliás, hoje em dia, quem não tem?

Também consideramos que você já tenha uma página para a sua marca e que está com as configurações em dia. Se você ainda não possui uma Fan Page, veja o tutorial de como criar uma página sem cometer erros.

Agora, mãos à obra: abra a sua página do Facebook em uma guia ao lado desta e siga a leitura enquanto realiza cada uma das etapas da abertura da sua loja virtual.

Passo 1: adicione uma guia loja

Faça o login, acesse sua página e clique em”Configurações”. Em seguida, procure pela opção “Modelos e guias”, no menu à esquerda da tela.

Loja virtual no Facebook: imagem da página de configurações da Fan Page.
Loja virtual no Facebook: imagem da página de configurações da Fan Page.

Selecione a opção “Editar”. Em seguida, vai aparecer um variedade de modelos para você escolher.

Clique no modelo “Compras”. Confirme essa opção clicando em “OK” novamente.

Loja virtual no Facebook: imagem da página de configurações da Fan Page.

Pronto, a sua loja já existe! Agora você deve informar ao Facebook que tipo de loja ela vai ser.

Passo 2: configure a sua loja

Uma das maiores vantagens da loja virtual do Facebook é que você pode customizá-la para atender às necessidades do seu negócio sem ter que entender de códigos de programação, como acontece na criação de e-commerces.

Isso permite que você modifique a estrutura do comércio virtual com base nas necessidades que os seus compradores apresentam.

Eles costumam ficar em dúvida sobre os prazos de entrega? Você pode adicionar essas informações no banner e na descrição, por exemplo.

Os seguidores enviam muitas mensagens em busca de um produto específico que já está à venda, porém eles não o encontram? Destaque esse produto na sua página principal.

Antes disso, veja como configurar a sua loja, mas entenda que essas configurações não são definitivas, ok? 😉

Na tela principal da sua página, clique em “Loja”, na lateral esquerda. Leia e aceite os termos e as políticas do vendedor. Clique em “Continuar”.

Loja virtual no Facebook: imagem da página de configurações da seção da loja

Na sequência, será solicitado que você escolha os métodos de pagamento e a moeda que a sua loja vai aceitar. Depois de escolher esses dados, preencha o campo “Descrição” para que as pessoas saibam o que você vende.

Loja virtual no Facebook: imagem da página de configurações da seção da loja
imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Passo 3: adicione os produtos

O processo de cadastro de produtos é bem simples. Aqui, você deverá cadastrar: nome do produto, imagem, preço e descrição.

Loja virtual no Facebook: imagem da página de adicionar produtos à loja

Você também deve especificar se tem o produto em estoque naquele momento. Essa opção de estoque pode ser alterada facilmente informando a venda do produto, sem ter que cadastrá-lo novamente.🙌

Passo 4: aguarde a avaliação

Demora um tempinho para que cada novo produto seja aprovado pelos algoritmos do Facebook, então se programe para cadastrá-los com uma certa antecedência.

No geral, bastam alguns minutos para a aprovação acontecer. Se ao fazer o cadastro do seu produto você viole, mesmo que sem querem, alguma regra das políticas da plataforma, será preciso alterar as especificações até que sejam aceitas, por isso é indicado ter um pouco de antecipação.

Assim que aprovado, você receberá uma mensagem confirmando a operação. 👊

Loja virtual no Facebook: imagem da página de adicionar produtos à loja

Lembre-se que as vendas pela Internet não acontecem aleatoriamente. Se você quer construir uma audiência e ganhar dinheiro com a loja online, tem que separar um tempo para pensar em uma estratégia de marketing para as redes sociais e ser resiliente para mantê-la.

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