O LinkedIn foi criado com o objetivo de unir pessoas em torno de negócios, ou seja, é focado no mundo corporativo. Mas, assim como em outras redes sociais, essa plataforma também tem seu espaço para a criação de anúncios, o LinkedIn Ads.
E, apesar de muitas marcas ainda não apostarem nessa rede social estrategicamente, o LinkedIn é um dos melhores canais para marketing B2B e também é um canal incrível para o fortalecimento de marca, atração de talentos e relacionamento com parceiros.
Saiba mais sobre LinkedIn Ads e entender como anunciar na maior rede social de profissionais do mundo.
O que é LinkedIn Ads?
O LinkedIn Ads é a ferramenta para empresas da rede usada impactar mais usuários e gerar resultados de acordo com o objetivo de cada marca.
Para utilizá-lo, é necessário ter uma company page e acesso ao gerenciador de campanhas do LinkedIn.
Por que você deve anunciar no LinkedIn Ads
Para você ter uma ideia da importância do LinkedIn, 92% dos profissionais do segmento B2B a consideram como a mais importante, acima até das demais redes sociais.
O LinkedIn é fundamental para quem está buscando atingir um público segmentado por cargos, profissões, empresas e até mesmo investidores que tenham a ver com o perfil de uma empresa e/ou marca.
Isso porque, o LinkedIn é a única que tem o viés profissional e foi criada exatamente para fazer conexões profissionais.
E existem muitas outras vantagens em anunciar no LinkedIn Ads:
- concorrência: como não há tantas marcas investindo em LinkedIn Ads, principalmente no Brasil e no idioma português, existe um maior alcance com menor investimento;
- segmentação: o LinkedIn é uma das únicas redes sociais que solicitam o cargo e outros dados profissionais para os cadastrados. Sendo assim, é possível atingir os tomadores de decisão ou um público profissional específico para o seu negócio;
- foco profissional: enquanto Facebook, Instagram, Twitter e outras redes sociais são utilizadas prioritariamente para interesses pessoais, no LinkedIn as pessoas se cadastram justamente para tratar sobre negócios e receber novas oportunidades. Isso significa que elas estão naturalmente abertas para contatos de desconhecidos, mensagens de pessoas e marcas.
Basicamente, o LinkedIn é um recanto de leads qualificados. A própria rede social oferece recursos exclusivos para captação de leads, como o LinkedIn Sales Navigator.
Tipos de anúncios disponíveis no LinkedIn Ads
O LinkedIn Ads oferece diversos tipos de anúncios, desde anúncios gráficos e de vídeo até anúncios de texto. E é claro, que você pode adaptar de acordo com a marca e objetivo.
Os anúncios que envolvem imagens e vídeos acabam sendo os mais populares na rede, mas está se difundindo outros tipos como os anúncios de documentos!
E quem nunca viu aquele textão no LinkedIn e acabou entrando na conversa pelos comentários?
Esses tipos também são populares, pois permitem uma maior conexão e aproximação com o público, dependendo do conteúdo.
Não existe exatamente uma opção pior ou melhor, tudo depende da estratégia e dos objetivos planejados.
Mas vamos entender mais como funcionam cada tipo de anúncio do LinkedIn Ads?
Sponsored Content
O Sponsored Content (conteúdo patrocinado) permite anunciar no local de maior visibilidade no LinkedIn: o feed de notícias do usuário. Ou seja, no mesmo lugar onde aparecem as atualizações e postagens regulares.
Esse formato é indicado para aumentar o alcance do conteúdo. Além disso, é muito utilizado para gerar tráfego, atrair leads qualificados e trabalhar ações de branding.
Com ele, você pode adotar os seguintes formatos:
- Imagem única
- Documento
- Vídeos
- Carrossel
- Evento
Sponsored Messaging
As mensagens patrocinadas são utilizadas para quem quer atingir o seu público diretamente através do chat da plataforma.
Com a introdução de um convite, a apresentação de um produto/serviço ou até mesmo a divulgação de uma vaga, esse recurso pode ser muito bem explorado e gerar uma comunicação próxima.
Dynamic Ads
Já os Dynamic Ads (anúncios dinâmicos) são chamados assim pois podem ser personalizados de acordo com o perfil do usuário. Ou seja, várias pessoas podem receber diferentes anúncios dependendo de suas atribuições.
Com esse formato, pode-se criar downloads para geração de leads direto na plataforma do LinkedIn, por exemplo. Também é possível aumentar o número de seguidores na rede social e gerar conversões para landing pages, aplicativos ou sites.
Text Ads
Os Text Ads (anúncios em texto) aparecem nas barras laterais do LinkedIn ou em outros locais voltados à publicidade, mais ou menos como o Facebook Ads.
São anúncios simples, muito parecidos com aqueles criados para o Google Ads, conhecidos como links patrocinados. Basicamente, levam os usuários a uma página de destino e podem ser criados de forma muito rápida. O pagamento para esse formato de anúncios pode ser feito por cliques ou a cada mil impressões.
Como criar um anúncio no LinkedIn Ads
Agora que você viu como a plataforma é importante e pode ajudar a complementar sua estratégia, chegou a hora de entender mais sobre como usar o LinkedIn Ads.
Antes de tudo, você precisará criar uma página corporativa no LinkedIn. Sem ela, não é possível fazer nenhuma campanha de anúncios.
Para isso, basta ter um perfil pessoal nessa rede. Depois, siga os seguintes passos:
- clique em “Soluções” no canto superior direito da sua página;
- selecione “Crie uma Company Page”;
- coloque o nome, escolha uma URL e aceite os termos de representação oficial da marca.
Depois disso, você terá que fornecer alguns dados, criar uma descrição e inserir a logo da sua empresa.
O processo é bem simples, mas não se esqueça de caprichar, pois é com ele que as pessoas alcançadas pelos anúncios terão contato.
Agora que você já sabe como criar uma página, bora para o anúncio?
1 – Acesse o gerenciador de anúncios
Para criar anúncios no LinkedIn Ads, primeiramente você precisa acessar o gerenciador de campanhas do LinkedIn.
Caso você nunca tenha entrado antes, aparecerá uma página para cadastro. Para isso, basta selecionar a página que deseja vincular à conta.
2 – Selecione o objetivo do anúncio
A partir de agora, você terá que clicar em criar anúncio e selecionar o objetivo que quer publicar. São eles:
- Alcance
- Consideração
- Conversão
O que determinará o objetivo do anúncio, será a ação que você quer que o usuário tome ao entrar em contato com ele.
No caso dos objetivos de alcance, o objetivo não é uma ação em si, mas uma lembrança de marca.
3 – Segmente a sua campanha
Ao contrário de outras redes sociais que muitas vezes permitem somente a segmentação por perfil comportamental, demográfico ou geográfico, o LinkedIn Ads vai mais a fundo.
A partir das campanhas, é possível alcançar o público desejado por meio do direcionamento profissional.
Veja, a seguir, quais são as segmentações disponíveis:
- localização: somente pessoas em uma determinada região. Ex.: Minas Gerais, Salvador;
- nome da empresa: apenas funcionários de uma determinada empresa. Ex.: Coca-Cola, Ambev;
- setor da empresa: apenas funcionários de um determinado setor. Ex.: marketing, vendas;
- tamanho da empresa: apenas pessoas de empresas com um número determinado de funcionários. Ex.: até 200 funcionários;
- cargo: somente profissionais do cargo selecionado. Ex.: gerente, CEO;
- nível de experiência: somente profissionais com o nível de experiência desejado. Ex.: júnior, sênior;
- competências: somente profissionais com as competências selecionadas. Ex.: webwriting, marketing digital;
- instituições de ensino: somente profissionais que frequentaram determinada instituição de ensino. Ex.: Fundação Getúlio Vargas, UFSC;
- formações: apenas profissionais com a formação desejada. Ex.: engenheiro elétrico, publicitário;
- grupos: apenas profissionais que participam de determinados grupos no LinkedIn;
- gênero: apenas profissionais do gênero selecionado. Ex.: masculino ou feminino;
- idade: apenas profissionais no intervalo de idade selecionado. Ex.: entre 25 e 32 anos;
- anos de experiência: apenas profissionais com a experiência desejada.
4 – Defina o formato de anúncio
Ao definir o público, o próximo passo é configurar o tipo de anúncio, anexando as imagens, vídeos, textos ou elementos que seu anúncio terá!
Como já informamos aqui, os tipos de anúncios disponíveis na plataforma são:
- Sponsored Content
- Sponsored Messaging
- Dynamic Ads
- Text Ads
5 – Defina o orçamento e agenda da campanha
Depois de segmentar sua campanha, é hora de definir seu orçamento e quando ela será veiculada.
Para pagamento, o LinkedIn Ads tem duas opções de lance:
- CPC (custo por clique) – você especificará um valor máximo para pagar por cada clique dado no anúncio. Lembre-se de que CPC é um leilão, ou seja, o alcance do seu anúncio será maior se o seu lance for maior;
- CPM (custo por mil impressões) – você pagará o lance a cada 1000 vezes que seu anúncio for exibido, independentemente do número de cliques recebidos.
Você também terá que preencher o seu orçamento máximo (o LinkedIn te informará qual é o mínimo para essa campanha e te dará dicas de valores para CPC e CPM).
A dica aqui é: comece testado um valor equivalente – ou um pouco maior – que o lance sugerido.
Feito isso, escolha a data de início e término da sua campanha e o orçamento total – que é o máximo que você pretende gastar na campanha.
Você também poderá deixar a campanha rolando por tempo indeterminado. Ela irá encerrar quando seu orçamento total for alcançado.
Faça a análise da sua campanha no LinkedIn Ads com a DashGoo by mLabs!
Além de criar, pensar no público, configurar e botar o anúncio pra rodar, também é importante analisar os resultados e otimizar os anúncios conforme os aprendizados que essas análises trouxerem.
Na DashGoo by mLabs, você consegue gerar relatórios do LinkedIn Ads em segundos, com dashboards personalizadas e templates prontos!
Com nossa ferramenta de análise de dados, você tem acesso às ferramentas profissionais de geração de relatório, podendo usar dessa inteligência e economia de tempo para ficar à frente do mercado.
Teste a plataforma gratuitamente e descubra na pática tudo o que a DashGoo by mLabs pode proporcionar para o seu resultado no LinkedIn Ads.
Clique aqui e crie sua conta agora mesmo para começar!